Autor Tópico: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?  (Lida 268541 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?
« Resposta #1075 Online: 25 de Julho de 2009, 13:57:39 »
É nem.... Ta é brado.... Acreditar em babáu geralmente é coisa de criança sim, mas não se preocupe que sou um cara relex.... Não tenho asinhas.  B-)

Não estou afirmando que é o diabo ou o espírito da dona Maricota que desencarnou. Não entremos nesse mérito. Isso é uma discussão entre crentes e espíritas. O que trago aqui é o fenômeno. Há um fenômeno e ele não se enquadra em charlatanismo, auto-sugestão ou transtorno psiquiátrico. Uma sugestão que eu daria é que o interessado freqüentasse por um tempo um ambiente onde este tipo de coisa acontece com freqüência. Vá com um intuito de pesquisar. Analise por um tempo o comportamento de uma pessoa dita "incorporada". Dispa-se dos preconceitos e analise imparcialmente. Não parta do pressuposto de que há um espírito ou não há um espírito. Apenas observe. Depois forme uma opinião.
Em que se baseia pra dizer não se tratar de autosugestão e/ou transtorno psiquiatrico??

Você acha mesmo que só tem disturbios mentais os loucos do hospicio?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1076 Online: 25 de Julho de 2009, 17:28:07 »
Em que se baseia pra dizer não se tratar de autosugestão e/ou transtorno psiquiatrico??
Pela observação

Você acha mesmo que só tem disturbios mentais os loucos do hospicio?
Com certeza há muitos casos de distúrbio ou transtorno mental, drogas, charlatanismo e auto-sugestão, mas a experiência me leva a crer que há aqueles que não se enquadram nestes casos (e não são poucos).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1077 Online: 25 de Julho de 2009, 17:31:24 »
E vc acha que minhas opniões vieram do nada...? Mas de qualquer forma nao entendi porque vc descartou logo de cara "charlatanismo, auto-sugestão ou transtorno psiquiátrico".... Como o cara lá de cima disse, somos todos sugestionáveis. Ignorantes e iludidos mais ainda. E pode sim ser charlatanismo ou transtorno psiquiátrico (provavelmente será um dos trÊs).

Eu não descarto esses casos, apenas afirmo que há casos que não se enquadram aí.

Quanto à sua experiência, poderia compartilhar?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1078 Online: 25 de Julho de 2009, 17:53:41 »
Em suma, todos os casos são semelhantes: Agitação excessiva, "troca de personalidade" e esse tipo de coisa. Nada novo. 

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1079 Online: 25 de Julho de 2009, 18:53:19 »
E vc acha que minhas opniões vieram do nada...? Mas de qualquer forma nao entendi porque vc descartou logo de cara "charlatanismo, auto-sugestão ou transtorno psiquiátrico".... Como o cara lá de cima disse, somos todos sugestionáveis. Ignorantes e iludidos mais ainda. E pode sim ser charlatanismo ou transtorno psiquiátrico (provavelmente será um dos trÊs).

Eu não descarto esses casos, apenas afirmo que há casos que não se enquadram aí.

Quanto à sua experiência, poderia compartilhar?
Famado, esse é o problema! voce afirma baseado na sua opinião tendenciosa. Sua opinião vale tanto quanto a minha, NADA!!

Voce tem que apresentar evidencias! Evidencias apontam para transtornos mentais e nada mais, como eu postei antes, e voce achar que não não muda absolutamente nada a realidade!

Ou seja, voce não diminuiu nem uma minuscula fração as possibilidades das hipoteses naturais que apresentamos. Voce nem tem conhecimento suficiente sobre transtornos mentais para afirmar isso, ou voce é formado em psiquiatria?.

Apresente alguma evidencia e não a sua opinião, senão as únicas hipoteses provaveis continuam sendo a que apontamos aqui.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1080 Online: 26 de Julho de 2009, 13:59:07 »
Em suma, todos os casos são semelhantes: Agitação excessiva, "troca de personalidade" e esse tipo de coisa. Nada novo.  

Normalmente agitação excessiva não é um sintoma. A não ser que a pessoa não esteja acostumada com as “manifestações”. Quando ela se acostuma ou mesmo busca a coisa, a dita “incorporação” é até bem suave. O que me parece ser a característica mais marcante é a mudança de personalidade.
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 14:06:10 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1081 Online: 26 de Julho de 2009, 14:05:07 »

Famado, esse é o problema! voce afirma baseado na sua opinião tendenciosa. Sua opinião vale tanto quanto a minha, NADA!!
Minha opinião é baseada na observação de muuuuuuitos casos.   

Voce tem que apresentar evidencias! Evidencias apontam para transtornos mentais e nada mais, como eu postei antes, e voce achar que não não muda absolutamente nada a realidade!

Ou seja, voce não diminuiu nem uma minuscula fração as possibilidades das hipoteses naturais que apresentamos. Voce nem tem conhecimento suficiente sobre transtornos mentais para afirmar isso, ou voce é formado em psiquiatria?.
Não sou psiquiatra, mas tenho metodologia.

Apresente alguma evidencia e não a sua opinião, senão as únicas hipoteses provaveis continuam sendo a que apontamos aqui.
Já falei, pesquise por um tempo. Vá a um ambiente onde se invocam entidades. Observe o fenômeno e forme uma opinião baseada na observação, não em uma idéia preconcebida.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1082 Online: 26 de Julho de 2009, 14:11:10 »
Pra fechar esse assunto, algo simples: Quando surgir algo que realmente não tenha relação com o que um ser humano possa fazer naturalmente (berrar, pular, bater, falar como se fosse outra pessoa e etc), aí sim daremos créditos à manifestações babauónicas.  Mas só enquanto isto, então...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1083 Online: 26 de Julho de 2009, 15:17:32 »
Sua opinião continua não valendo naaaaada. Cade as provas.

E voce considera sua metodologia melhor que a de um profissional da área? Sua metodologia não considera as hipóteses mais viáveis, poortanto ela é falha.

Já falei, pesquise por um tempo. Vá a um ambiente onde se invocam entidades. Observe o fenômeno e forme uma opinião baseada na observação, não em uma idéia preconcebida

Já fiz isso e inclusive já invoquei uma "entidade", a conclusão já te expuz e é clara, bullshit.

Então! alguma refutação ou argumento de verdade?

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1084 Online: 27 de Julho de 2009, 09:43:39 »
Já fiz isso e inclusive já invoquei uma "entidade", a conclusão já te expuz e é clara, bullshit.

Cara, vc não fez nada. Não deu pra perceber que aquilo era brincadeira? No FRealidade, a gente fica de sacanagem o tempo todo. É tudo gozação.

Porque vc não faz o que estou sugerindo? Sei que não quer perder tempo indo a reuniões espíritas ou mesmo à IURD às sextas feiras, mas talvez valha pela pesquisa.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1085 Online: 27 de Julho de 2009, 09:44:56 »
Pra fechar esse assunto, algo simples: Quando surgir algo que realmente não tenha relação com o que um ser humano possa fazer naturalmente (berrar, pular, bater, falar como se fosse outra pessoa e etc), aí sim daremos créditos à manifestações babauónicas.  Mas só enquanto isto, então...

De fato não há nada extraordinário. Mas que é estranho é.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1086 Online: 27 de Julho de 2009, 09:48:44 »

E voce considera sua metodologia melhor que a de um profissional da área? Sua metodologia não considera as hipóteses mais viáveis, poortanto ela é falha.

Cara, conheço alguns profissionais da área. O único psiquiatra ateu que conheço e o Gilson. O resto é teísta. Acho que essa área não é muito afeta ao ateísmo, como o são a física e a biologia. Já conversei com vários profissionais. Muitos já me disseram isso que eu disse aqui. Alguns casos são transtornos e outros não.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1087 Online: 27 de Julho de 2009, 09:58:24 »

Cara, conheço alguns profissionais da área. O único psiquiatra ateu que conheço e o Gilson. O resto é teísta. Acho que essa área não é muito afeta ao ateísmo, como o são a física e a biologia. Já conversei com vários profissionais. Muitos já me disseram isso que eu disse aqui. Alguns casos são transtornos e outros não.
Opinião de "muitos" sem provas continua não valendo nada...
E voce tem razão, nem todos os casos podem ser explicados pelas centenas de transtornos psicológicos que existem, os que não podem são fingimento e má-fé para enganar incautos.
Eu já conversei com um ex-obreiro IURD e um ex-pastor e eles me mostraram algumas técnicas para simular esse bullshit.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #1088 Online: 27 de Julho de 2009, 10:12:44 »
E tooooooooooooooooooooodos anedotais. :P :wink:

Ok, na metodologia de pesquisa científica, apresente os trabalhos publicados de psiquiatras que mostram a existência de espíritos ...
Quanto tempo vc quer para mostrá-los ?

Já falei, pesquise por um tempo. Vá a um ambiente onde se invocam entidades. Observe o fenômeno e forme uma opinião baseada na observação, não em uma idéia preconcebida.
Opinião continua sendo só opinião, por mais meritória, agradável ou simpática que seja.
Não é o ponto a opinião ou o convencimento pessoal de quem quer que seja, e sim explicações razoáveis.
Um curandeiro poderia dar a opinião de que um espírito maligno queria levar embora minha alma quando eu tinha 11 anos de idade - mas a realidade  é bem distante disso. E ela não se sustenta em opiniões ou crença particular.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1089 Online: 27 de Julho de 2009, 10:24:34 »

Cara, vc não fez nada. Não deu pra perceber que aquilo era brincadeira? No FRealidade, a gente fica de sacanagem o tempo todo. É tudo gozação.

Porque vc não faz o que estou sugerindo? Sei que não quer perder tempo indo a reuniões espíritas ou mesmo à IURD às sextas feiras, mas talvez valha pela pesquisa.

Não era brincadeira para voce! Pra mim foi divertido ver que a cada hora voce tentava uma desculpa diferente e tentava me dissuadir!

E eu já fui a reuniões espíritas e cultos variados, e nunca vi nada que não pudesse ser explicado por sugestões, falcatruas, trantornos mentais ou combinação dos mesmos!

Alias, os shows do Cris Angel (ilusionista) na tv são muitissimo mais impressionantes e "inesplicáveis" que as enrolações que vi nesses lugares, e olha que o Cris é muito mais honesto e declara que são truques.

Então, sua opinião, sem provas ou evidencias, não vale NADA. Até pessoas inteligentes podem ser iludidas ou se auto-iludir, o fato de voce ter visto muuuuitos casos não acrescenta peso a sua declaração.
E o fato de ser inexplicável para voce não significa que a explicação não seja mundana.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1090 Online: 27 de Julho de 2009, 11:55:26 »
Não era brincadeira para voce! Pra mim foi divertido ver que a cada hora voce tentava uma desculpa diferente e tentava me dissuadir!
Bem que eu desconfiei que vc tava levando a sério. Cada vez que eu falava uma bobagem maior, vc achava que estava provando ao contrário. Acredite, era tudo sacanagem. Pergunte ao Lord ou ao Doctor.

Então, sua opinião, sem provas ou evidencias, não vale NADA. Até pessoas inteligentes podem ser iludidas ou se auto-iludir, o fato de voce ter visto muuuuitos casos não acrescenta peso a sua declaração.
E o fato de ser inexplicável para voce não significa que a explicação não seja mundana.

Cara, não existem provas do sobrenatural. Acho mesmo que nunca existirão. Apenas estou sugerindo uma experiência pessoal. Não estou tentando provar nada. Todas as pessoas de fé, o são por experiências pessoais por que passaram. Só isso.
Essa busca de provas por parte dos ateístas é em vão. Não há como provar a existência de Deus ou de um espírito ou de mais um monte de coisas do campo religioso.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1091 Online: 27 de Julho de 2009, 11:58:22 »
Opinião continua sendo só opinião, por mais meritória, agradável ou simpática que seja.
Não é o ponto a opinião ou o convencimento pessoal de quem quer que seja, e sim explicações razoáveis.
Um curandeiro poderia dar a opinião de que um espírito maligno queria levar embora minha alma quando eu tinha 11 anos de idade - mas a realidade  é bem distante disso. E ela não se sustenta em opiniões ou crença particular.
A experiência não servirá como prova científica, mas particular. O que vc vier a experienciar valerá muito para vc, embora não valha para os outros.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #1092 Online: 27 de Julho de 2009, 13:35:06 »
Bem, se nao há como provar estas coisas é porque elas nao existem ou entao elas podem ter uma explicaçao perfeitamente racional

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #1093 Online: 27 de Julho de 2009, 14:59:33 »
A experiência não servirá como prova científica, mas particular. O que vc vier a experienciar valerá muito para vc, embora não valha para os outros.

Veja o outro lado : por causa da experiência com o natural, com a ciência e com a pesquisa, evitou-se que eu com glicemia acima de 600 tomasse soro glicosado. Isso salvou minha vida e está salvando vida de pessoas hoje. A partir dessa experiência pude ser diagnosticado e tratado.

Por outro lado o que vc propõe é que pessoas assumam uma alegação  modável e imprecisa, sobre algo que os alegadores sequer podem demonstrar  como explicação para fatos e eventos da vida. E diz que essa experiência servirá para mim, mas não para outros. Por que tal experiência induzida, fortemente influenciada pelo apelo emocional e condicionamento prévio de quem assiste seria útil para alguém ?

Reforço a observação do André Luiz com minha pergunta.
To raise your kids

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1094 Online: 27 de Julho de 2009, 15:00:59 »
Essa busca de provas por parte dos ateístas é em vão. Não há como provar a existência de Deus ou de um espírito ou de mais um monte de coisas do campo religioso.
Ateistas não querem provar que existem espiritos ou deuses como não se interessam em provar a existencia de sacis, papai noel e fadas. Os ateistas se preocupam com coisas reais.

São os teistas que vem dizer que coisas da sua imaginação existem porque eles tem uma experiencia pessoal e sabem que existe, e isso não é argumento!

Sua crença em um deus mitologico e criaturas misticas é tão válida e tem exatamente o mesmo mérito de quem acredita em sacis, fadas, ganeshi, etc, pois são todas "experiencias" pessoais.

É engraçado que as vezes um crente num deus mitológico (não estou insinuandoi que é voce) vem criticar e achar absurdo a crença em outro deus ou deuses mitológicos!

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1095 Online: 27 de Julho de 2009, 16:09:57 »
Bem, se nao há como provar estas coisas é porque elas nao existem ou entao elas podem ter uma explicaçao perfeitamente racional

Claro que não. O fato de não haver provas não prova a não existência de nada. Haja vista a eterna discussão a respeito da existência ou não de Deus. Não há como provar que Ele existe e nem que não existe.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1096 Online: 27 de Julho de 2009, 16:14:05 »
Claro que não. O fato de não haver provas não prova a não existência de nada. Haja vista a eterna discussão a respeito da existência ou não de Deus. Não há como provar que Ele existe e nem que não existe.
Esse raciocínio aplica-se perfeitamente a sacis, fadas e papai-noel! Pelo seu argumento conclui-se que as chaces de seu deus judaico-cristão existir é exatamente a mesma dessas outras criaturas misticas.
Nesse ponto eu concordo com voce, eu não acredito em seres misticos...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #1097 Online: 27 de Julho de 2009, 16:17:07 »
Cara, não existem provas do sobrenatural. Acho mesmo que nunca existirão. Apenas estou sugerindo uma experiência pessoal. Não estou tentando provar nada. Todas as pessoas de fé, o são por experiências pessoais por que passaram. Só isso.

E de outros teístas são as deles, tão absurdas e tão desnecessárias quanto as suas. Todas vindas de experiências pessoais dos grupos a que as pessoas que as alegam pertencem. Mas nenhum grupo que alegue algo acerca de um sobrenatural não pode determinar nada sobre ele. Por que o seu seria mais verdadeiro, mais significativo ? Ou por que deveria receber qualquer consideração ?

Quem disse que é ele ? Ou que é único ? Ou que se importa com vc ? Ou que é bom ?  Ou que não é o deus barata ? Isso é só sua imaginação, sua fé, influenciada por sua formação social.

Será que vc não entendeu pq o mundo é comandado pelos sacis, famado?  E que isso não é brincadeira num determinado sentido ?
To raise your kids

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #1098 Online: 27 de Julho de 2009, 16:18:23 »
Sua crença em um deus mitologico e criaturas misticas é tão válida e tem exatamente o mesmo mérito de quem acredita em sacis, fadas, ganeshi, etc, pois são todas "experiencias" pessoais.
Claro que tem. As crenças das pessoas têm muito valor e devem ser respeitadas. Pessoalmente, nunca vi ninguém que acreditasse em saci, mas fadas e duendes... tem muitos que acreditam. A Xuxa é uma delas. Eu respeito profundamente o credo das pessoas. Embora discorde muitas vezes.

É engraçado que as vezes um crente num deus mitológico (não estou insinuandoi que é voce) vem criticar e achar absurdo a crença em outro deus ou deuses mitológicos!
De fato. Acho que esse não é um bom caminho. Entendo que as pessoas devem ser respeitadas em sua liberdade de crer ou não nesse ou naquele deus.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1099 Online: 27 de Julho de 2009, 16:43:27 »
E quando coisas semelhantes à "mate qualquer um que não acreditar no nosso deus" está contido na crença ou quando distorce os fatos e etc? Devemos respeitá-la?
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 16:51:00 por Mussain! »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!