Essa conversa eu tive com um amigo de longa data, mas que eu não via há alguns anos (isso foi logo depois dele saber que me tornei ateu):
"__ Ateu? Mas você sempre foi um cara legal.
__E o que eu ser legal tem a ver com eu ser ateu?
__Normalmente os ateus são pessoas imorais que não respeitam o próximo e as leis.
__Mas nem eu e nem os muitos ateus que eu conheço são imorais e nem desrespeitam as leis.
__Não sei. Só sei que os ateus não tem limites e são capazes de matar e roubar. Isso é por causa da falta de Deus na vida dessas pessoas para lhes impor um limite. Sem esse limite o ser humano não é capaz de discernir o que é certo ou errado.
__Então quer dizer que você só não mata alguém pois seu deus diz que é errado?
__Eu não mato pois isso seria errado para com meus irmãos e errado aos olhos de deus.
__Mas e se seu deus dissesse que matar não é errado e que matar descrentes, por exemplo, é inclusive louvável. Você me mataria por exemplo?
__É... claro que não... quero dizer... hmmm... apesar disso ser contra a vontade de deus eu não te mataria pois a minha moral pessoal não me permitiria e eu acho que isso seria o certo a se fazer. Então eu acho que deus entenderia essa minha desobediência e me perdoaria.
__ Então você é uma pessoa boa por causa disso. Você tem o seu senso de moral que inclusive faria você desobedecer ao seu deus em nome de uma conduta moral pessoal sua. Se você pensar um pouco você verá que você não precisa de deus para ser uma pessoa boa.
Comigo e com a maioria dos ateus que eu conheço é exatamente assim. Nós não precisamos de nenhum deus para ditar um senso de moral. Cada um tem seus próprios valores éticos e humanos sem qualquer legislador que não seja a própria consciência. É isso que torna uma pessoa boa: a consciência e não a crença em deus."
O pior é que o cara é uma excelente pessoa, mas parece que ficou meio cego depois que se tornou evangélico. Então pra mim eu já cortei relações com ele, o que é uma pena