Caras, o pior é que ex-religiosos (como eu) de vez em quando se sentem culpados quando alguma coisa dá errado na vida e bate aquela vontade de se reaproximar, de acreditar de novo.
Estou passando por uma fase financeira bem complicada e de vez em quando me dá isso. E olhem que eu nunca tive um relacionamento problemático com a religião! Minha mulher, que é espírita, diz que isso é porque no fundo eu ainda acredito em Deus, e que esse negócio de ateísmo é mais uma tentativa de substituir uma crença por outra.
E não adianta dizer que não é isso...
Eu não sou budista mas, quando o meu pensamento crítico começou a se formar, quando eu comecei a largar a igeja, eu comecei a me interessar por psicologia e até pensei em me tornar psicólogo (eu parei de ler livros de psicologia por falta de tempo) e, não me lembro como, eu conheci o budismo e achei interessante que o budismo é mais parecido com psicologia do que com religião. Por exemplo, uma pessoa esta muito preocupada com uma determinada situação, um budista falaria que, procure alguma solução para resolver este problema mas, se não existe uma solução, então pare de pensar no problema porque, não adiante nada pensar numa situação em que você não pode mudar. Este conselho poderia ser dado por qualquer psicólogo.
Na época quando eu larguei a igreja, eu comentei com o meu amigo que também largou a igreja que, se eu falasse para um crente: "eu tenho um problema" esta pessoa falaria que eu preciso de Deus, eu tenho problema por causa do Diabo, e ela rezará por mim. Eu achava isso ridículo, eu queria alguém para me ouvir, mesmo que não soubesse o que dizer, como me aconselhar, eu queria pelo menos que me ouvisse e, não que dissesse: "eu vou rezar para você" porque isso não me fazia me sentir melhor.
Uma coisa que eu aprendi no budismo é que tudo passa, os problemas, a felicidade... tudo é passageiro. E na época eu "levei um pé na bunda" de uma garota (ela me deixou) e, eu sofri paca então, eu me lembrei desta filosofia e sempre que eu me lembrava que a minha tristeza mão dura para sempre, que irá passar, que eu iirei me esquecer desta garota, me fazia me sentir bem melhor. Então, eu procurei alguma coisa para manter a minha mente ocupada (para não pensar nela) até esquece-la. Agora, eu estou tendo um pequeno problema com a minha namorada e, eu me sinto animado quando penso que é normal acontecer algum problema e que este problema irá passar como tudo na vida, assim, logo iremos morar junto.
Quando tem algum problema, em vez de me agarrar algum Deus, eu penso que é normal acontecer problema e este problema irá passar.
A propósito, há 3 anos atrás, eu frequentava o budismo Nitiren Daishonin e as pessoas de lá falavam que eles são uma família, que as pessoas de lá ajudam uns aos outros e bla bla bla bla. Mas, eu descobri que tudo isso era mentira. QUe decepção. Então, foi a vez de usar o budismo para me livrar da mágoa que tinha do budismo.
Por isso, não se preocupe, todos tem problemas e o seu problema irá passar.