Autor Tópico: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?  (Lida 268557 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?
« Resposta #1475 Online: 06 de Agosto de 2010, 22:50:17 »
Bom, para mim deísmo está contido em teísmo. E também não vejo problema em usar Deus com maiúscula em um contexto deísta, não quer dizer que seja o mesmo deus dos cristãos, apenas que é um deus chamado Deus.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1476 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:17:52 »
E quando aparece e eles dizem que foi pela razão, usam aqueles argumentos bem conhecidos...

Bom, eu fiquei bastante tempo fora do fórum, mas todos os "ex-ateus" que eu já encontrei por aqui eram do tipo "Quando eu tinha 7 anos meu cachorro foi atropelado por uma bicicleta. Então eu concluí racionalmente que Deus era bobo, feio e mal. Mas aí, um dia, eu tive uma dor de barriga e rezei para Jesus e elle me curou, então eu voltei a acreditar em Deus, então eu entendo a sua revolta, eu já passei por essa fase." Mas isso não quer dizer que não existam pessoas inteligentes que realmente trocaram o ateísmo por alguma forma de deísmo fundamentado por argumentos racionais, mesmo que nós não concordemos com esses argumentos. Na verdade eu até conheço um caso: Anthony Flew.

Os adventistas adoram citar Anthony Flew como sendo o grande caso de ateu convertido. E afirmam que ele assim procedeu porque ele usou a razão.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1477 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:20:44 »
Sim. Agora, o que eu li das justificativas do Flew para voltar a crer em Deus sugerem que ele se deixou seduzir pelos argumentos do design inteligente, o que eu pessoalmente acho uma justificativa fraquíssima.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1478 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:23:59 »
Sim. Agora, o que eu li das justificativas do Flew para voltar a crer em Deus sugerem que ele se deixou seduzir pelos argumentos do design inteligente, o que eu pessoalmente acho uma justificativa fraquíssima.

Um adventista afirmou que Flew fez esta opção após conhecer os argumentos do fine tuning remodelado pelos teístas.
« Última modificação: 18 de Maio de 2016, 16:57:29 por Geotecton »
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1479 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:42:32 »
Um adventista afirmou que Flew fez esta opção após conhecer os argumentos do "fine tuning" remodelado pelos teístas.

É da mesma família do DI, né? O argumento teleológico, se não me engano. Minha saída para ele é que se o universo tem um ajuste fino para existir a vida, e se isso é algo especialmente misterioso; também é preciso considerar que foi preciso um ajuste fino para um deus que pudesse criar o universo tal como é. Para termos um ajuste fino, precisamos nada menos do que de um deus inteligente o bastante para essa tarefa, poderoso o bastante para isso e ainda por cima interessado nela. Não podemos imaginar um deus que não tivesse nenhum interesse especial por vida? Ou um deus que buscasse desafios maiores, tipo criar outro deus, em vez de criaturas insignificantes como nós? Não poderíamos imaginar um deus que quisesse criar um universo com vida que fosse um pouco diferente do nosso? Então propor um deus para resolver a questão da sintonia fina só complica mais a história.
Sem contar que há outras explicações alternativas para a aparente sintonia fina: uma é que talvez ela não seja tão fina assim, pode ser que hajam outros conjuntos de constantes que permitam a existência de vida. Na verdade, eu me lembro de ter lido recentemente uma edição da Scientific American que falava justamente disso, o autor do artigo fez várias simulações computacionais para prever se haveriam condições de algo parecido com uma química orgânica se desenvolver para diferentes conjuntos de constantes físicas do universo e ele encontrou "várias" ilhas de universos compatíveis com ela. Vou procurar esse artigo, e se achar posto um link ou pelo menos digo qual é a edição, o nome do(s) autor(es) e o título.
Outra possibilidade é o multiverso. Se houver uma infinidade de universos, mesmo que só exista um capaz de abrigar vida, não será nenhum mistério a razão de ele existir. Mesmo que invocar um multiverso seja tão metafísica quanto invocar deus, acho uma resposta mais elegante e parcimoniosa do que o designer, além do quê nos poupa de pensar no ajuste fino do próprio designer.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1480 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:47:23 »
Aqui o artigo de que falei:

Scientific American Brasil #93 - fevereiro 2010
A Busca pela Vida na Estranheza do Multiverso
Por Alejandro Jenkins e Gilad Perez
Universos com diferentes leis físicas, em comparação ao nosso, ainda podem ser habitáveis

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1481 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:52:06 »

Universos com diferentes leis físicas, em comparação ao nosso, ainda podem ser habitáveis

Eu li este artigo, que começa na página 24.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1482 Online: 07 de Agosto de 2010, 00:03:44 »
Um adventista afirmou que Flew fez esta opção após conhecer os argumentos do "fine tuning" remodelado pelos teístas.

É da mesma família do DI, né? O argumento teleológico, se não me engano.

O argumento teleologico é o equivalente metafísico do fine tuning.

Minha saída para ele é que se o universo tem um ajuste fino para existir a vida, e se isso é algo especialmente misterioso; também é preciso considerar que foi preciso um ajuste fino para um deus que pudesse criar o universo tal como é. Para termos um ajuste fino, precisamos nada menos do que de um deus inteligente o bastante para essa tarefa, poderoso o bastante para isso e ainda por cima interessado nela. Não podemos imaginar um deus que não tivesse nenhum interesse especial por vida? Ou um deus que buscasse desafios maiores, tipo criar outro deus, em vez de criaturas insignificantes como nós? Não poderíamos imaginar um deus que quisesse criar um universo com vida que fosse um pouco diferente do nosso? Então propor um deus para resolver a questão da sintonia fina só complica mais a história.

Esta questão será abordada da seguinte maneira pelos teístas cristãos: Sendo deus a causa primeira e onisciente, não existe sentido em afirmar que deus precisava de um ajuste fino.

E lembre-se que eles adoram expor o conceito de nada ontológico!

Sem contar que há outras explicações alternativas para a aparente sintonia fina: uma é que talvez ela não seja tão fina assim, pode ser que hajam outros conjuntos de constantes que permitam a existência de vida. Na verdade, eu me lembro de ter lido recentemente uma edição da Scientific American que falava justamente disso, o autor do artigo fez várias simulações computacionais para prever se haveriam condições de algo parecido com uma química orgânica se desenvolver para diferentes conjuntos de constantes físicas do universo e ele encontrou "várias" ilhas de universos compatíveis com ela. Vou procurar esse artigo, e se achar posto um link ou pelo menos digo qual é a edição, o nome do(s) autor(es) e o título.
Outra possibilidade é o multiverso. Se houver uma infinidade de universos, mesmo que só exista um capaz de abrigar vida, não será nenhum mistério a razão de ele existir. Mesmo que invocar um multiverso seja tão metafísica quanto invocar deus, acho uma resposta mais elegante e parcimoniosa do que o designer, além do quê nos poupa de pensar no ajuste fino do próprio designer.

Navalha de Ockam!
« Última modificação: 18 de Maio de 2016, 16:58:01 por Geotecton »
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1483 Online: 07 de Agosto de 2010, 00:12:45 »
Esta questão será abordada da seguinte maneira pelos teístas cristãos: Sendo deus a causa primeira e onisciente, não existe sentido em afirmar que deus precisava de um ajuste fino.

Sim, eu sei que eles diriam isso. Mas é nessa hora que eu pularia em cima da mesa e apontaria meu dedo para seu rosto gritando "Falácia! Petitio principii. E marcharia vitoriosamente em direção ao sol poente montado sobre um cavalo branco e ao som de uma música cult de filme western tocando no meu mp4 player.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1484 Online: 07 de Agosto de 2010, 00:15:57 »

Sim, eu sei que eles diriam isso. Mas é nessa hora que eu pularia em cima da mesa e apontaria meu dedo para seu rosto gritando "Falácia! Petitio principii. E marcharia vitoriosamente em direção ao sol poente montado sobre um cavalo branco e ao som de uma música cult de filme western tocando no meu mp4 player.

A essência dos argumentos teístas é isto: Petição de Princípio.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2010, 00:32:23 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1485 Online: 07 de Agosto de 2010, 14:19:18 »
Na verdade eu até conheço um caso: Anthony Flew.
Este assunto já foi bem discutido aqui. O cara já está meio gagá (e reconhece isto). Publicaram um livro que ele teria escrito justificando sua conversão ao cristianismo, mas ele não se lembra de tê-lo escrito.

E, de qualquer modo, o livro não apresenta nenhum argumento racional.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1486 Online: 07 de Agosto de 2010, 14:21:54 »
Acho legal vocês não considerarem a hipótese de um ex-ateu.

É tão... religioso  :)
Eu era ateu, mas encontrei a Jesus
http://ateusdobrasil.com.br/p/1121/

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #1487 Online: 07 de Agosto de 2010, 14:37:34 »
Eu era ateu, mas encontrei a Jesus
http://ateusdobrasil.com.br/p/1121/

Você falou mal dos gordos então não considero seu texto  :hmph:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1488 Online: 07 de Agosto de 2010, 21:46:31 »
Talvez já tenha contado, mas como no lembro, então conto "de novo":

Relato de uma bióloga/professora de biologia... quando entregou a nota de uma prova, uma aluna simplesmente se recusava a aceitar que tivesse ido tão mal. Ela dizia que era simplesmente impossível ter ido tão mal. Quando perguntada por que, explicou que tinha "baixado" o espírito de algum cientista morto para fazer a prova por ela.

O ruim é que o mais provável que se convencer que não é "médium", é racionalizar que o cientista que ela "baixou" fez isso para dar a ela uma lição de honestidade, para não "trapacear" mais na prova, mas aqui eu apenas especulo...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #1489 Online: 08 de Agosto de 2010, 16:25:10 »
Bom, para mim deísmo está contido em teísmo. E também não vejo problema em usar Deus com maiúscula em um contexto deísta, não quer dizer que seja o mesmo deus dos cristãos, apenas que é um deus chamado Deus.
Pra mim, um é um, outro é outro hauahuah...

quanto a Deus, apenas disse que por algum motivo eu havia interpretado o dito cujo como sendo relacionado ao teísmo.

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #1490 Online: 08 de Agosto de 2010, 23:23:51 »
É engraçado isso

Ja vi religioso dando uma bronca em um outro por estar falando o "nome de deus em vão"

Apesar do cara usar deus em quase todas as frases, em nenhum momento ele usou Javé  :hihi:

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #1491 Online: 12 de Agosto de 2010, 10:28:39 »

Tenho essa edição da SciAM/BR. O artigo recai no meu argumento favorito contra o "fine tune": Não temos como afirmar se realmente existe tal ajuste fino em face da nossa falta/carência atual de conhecimento. No final das contas o "fine tune", assim como o "design", são apenas uma forma mais elaborada do velho "deus das lacunas" (apelo à ignorância).
« Última modificação: 12 de Agosto de 2010, 10:44:21 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #1492 Online: 15 de Agosto de 2010, 21:00:19 »
Umas besteiras que o povo escreve no meu canal do youtube. Eu não consigo entender como eles não percebem a própria contradição. O cara diz o que deus quer e depois afirma que ninguém pode interpretar ou dizer o que ele diria.

velhoooo! quanta bobagem! Deus quer mto mais que simplesmente sejamos generosos, bondosos e essas coisas todas. isso tudo eh mto peqeno se comparado a propósito dEle! e o pior eh dizer que Ele pune as pessoas num lago eterno de fogo ¬¬ Ele não quer nos condenar... Ele quer, inclusive, nos livar disso! Deus não daria essas respostas falhas a alguém... parem de pensar que podem interpretar ou prever o q Ele diz ou diria, por que ninguém, por si só, pode fazer nenhuma dessas coisas no lugar dEle!

Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1493 Online: 16 de Agosto de 2010, 07:15:00 »
Umas besteiras que o povo escreve no meu canal do youtube. Eu não consigo entender como eles não percebem a própria contradição. O cara diz o que deus quer e depois afirma que ninguém pode interpretar ou dizer o que ele diria.

velhoooo! quanta bobagem! Deus quer mto mais que simplesmente sejamos generosos, bondosos e essas coisas todas. isso tudo eh mto peqeno se comparado a propósito dEle! e o pior eh dizer que Ele pune as pessoas num lago eterno de fogo ¬¬ Ele não quer nos condenar... Ele quer, inclusive, nos livar disso! Deus não daria essas respostas falhas a alguém... parem de pensar que podem interpretar ou prever o q Ele diz ou diria, por que ninguém, por si só, pode fazer nenhuma dessas coisas no lugar dEle!
Deus quer nos livrar do lago de fogo que ele mesmo criou com o objetivo expresso de nos castigar?
Ele não quer nos condenar, mas não tem outro jeito?

"Ser bom, generoso e essas coisas todas" não é o principal? Isto é "muito pequeno"? O que é importante para Deus, então? Babar o ovo dele?
Ah tá, não sabemos, é um mistério...
Então como saber se estamos fazendo a coisa certa, já que "ser bom e generoso" não é importante?

.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2010, 07:17:28 por Fernando Silva »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #1494 Online: 17 de Agosto de 2010, 15:25:39 »
http://www.geekologie.com/2010/08/you_did_it_so_so_wrong_antievo.php

Toda vez que eu leio um negócio destes me dá vontade de gritar "Lei de Poe!"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1495 Online: 17 de Agosto de 2010, 16:14:52 »
Mas veja bem...os tomates não viraram melancias!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cacique Agnóstico

• Nível 00
  • *
  • Mim Indio ser sábio. Mim querer achar Tupã.
« Resposta #1496 Online: 17 de Agosto de 2010, 21:37:22 »
acho mais facil tomates virarem melancias doque aparecer algum Deus com uma varinha mágica e fazer aparecer um outro tomate..
Use a Razão.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1497 Online: 18 de Agosto de 2010, 07:01:30 »
http://www.geekologie.com/2010/08/you_did_it_so_so_wrong_antievo.php

Toda vez que eu leio um negócio destes me dá vontade de gritar "Lei de Poe!"
Como eu disse, o problema da Lei de Poe é que a gente só sabe que é zoação quando o autor nos informa.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1498 Online: 19 de Agosto de 2010, 12:29:05 »

<a href="http://www.youtube.com/v/2oOHZvAYmxk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/2oOHZvAYmxk</a>

Sem comentários...  :o
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Calberto

• Nível 07
  • *
« Resposta #1499 Online: 21 de Agosto de 2010, 22:39:03 »
Caras, o pior é que ex-religiosos (como eu) de vez em quando se sentem culpados quando alguma coisa dá errado na vida e bate aquela vontade de se reaproximar, de acreditar de novo.

Estou passando por uma fase financeira bem complicada e de vez em quando me dá isso. E olhem que eu nunca tive um relacionamento problemático com a religião! Minha mulher, que é espírita, diz que isso é porque no fundo eu ainda acredito em Deus, e que esse negócio de ateísmo é mais uma tentativa de substituir uma crença por outra.

E não adianta dizer que não é isso...

Eu não sou budista mas, quando o meu pensamento crítico começou a se formar, quando eu comecei a largar a igeja, eu comecei a me interessar por psicologia e até pensei em me tornar psicólogo (eu parei de ler livros de psicologia por falta de tempo) e, não me lembro como, eu conheci o budismo e achei interessante que o budismo é mais parecido com psicologia do que com religião. Por exemplo, uma pessoa esta muito preocupada com uma determinada situação, um budista falaria que, procure alguma solução para resolver este problema mas, se não existe uma solução, então pare de pensar no problema porque, não adiante nada pensar numa situação em que você não pode mudar. Este conselho poderia ser dado por qualquer psicólogo.
Na época quando eu larguei a igreja, eu comentei com o meu amigo que também largou a igreja que, se eu falasse para um crente: "eu tenho um problema" esta pessoa falaria que eu preciso de Deus, eu tenho problema por causa do Diabo, e ela rezará por mim. Eu achava isso ridículo, eu queria alguém para me ouvir, mesmo que não soubesse o que dizer, como me aconselhar, eu queria pelo menos que me ouvisse e, não que dissesse: "eu vou rezar para você" porque isso não me fazia me sentir melhor.
Uma coisa que eu aprendi no budismo é que tudo passa, os problemas, a felicidade... tudo é passageiro. E na época eu "levei um pé na bunda" de uma garota (ela me deixou) e, eu sofri paca então, eu me lembrei desta filosofia e sempre que eu me lembrava que a minha tristeza mão dura para sempre, que irá passar, que eu iirei me esquecer desta garota, me fazia me sentir bem melhor. Então, eu procurei alguma coisa para manter a minha mente ocupada (para não pensar nela) até esquece-la. Agora, eu estou tendo um pequeno problema com a minha namorada e, eu me sinto animado quando penso que é normal acontecer algum problema e que este problema irá passar como tudo na vida, assim, logo iremos morar junto.
Quando tem algum problema, em vez de me agarrar algum Deus, eu penso que é normal acontecer problema e este problema irá passar.
A propósito, há 3 anos atrás, eu frequentava o budismo Nitiren Daishonin e as pessoas de lá falavam que eles são uma família, que as pessoas de lá ajudam uns aos outros e bla bla bla bla. Mas, eu descobri que tudo isso era mentira. QUe decepção. Então, foi a vez de usar o budismo para me livrar da mágoa que tinha do budismo. 
Por isso, não se preocupe, todos tem problemas e o seu problema irá passar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!