Toda evolução biológica é centrada na espécie. Toda espécie busca se reproduzir para dar continuidade a sua sobrevivência. E esqueça o tempo de 2 anos. A questão da evolução sustentável é um tema proeminente da nossa época e que se espalha por toda a nossa cultura (basta ver a temática do filme
Avatar) e que se estenderá até a sua resolução (ou não como enxergam alguns).
Eu não entendi o que você quer dizer com isso.
Não tem nada de aleatório basta comparar a evolução de nossa espécie com a evolução de outras espécies.
Mas com que critério vamos comparar as barbatanas das orcas com a cognição humana ou o cérebro de um polvo ou a sociedade das térmites ou os dentes de um leão ?
Temos um histórico de ampliação da nossa sobrevivência muito superior a de outras espécies.
Prove.
Otimista porque você conta com o provável sucesso da espécie.
E você pessimista por que conta com o provável fracasso da espécie.
Eu não sou pessimista, você está sendo otimista e eu não estou propondo superioridade qualquer. Não faça como os religiosos que dizem que ateus temos uma religião ateísta. Estou lembrando você a considerar o provável fracasso da espécie, porque como disse já até a exaustão, como espécie a nossa é muito nova e não podemos nos comparar com o sucesso que tem sido o tubarão ou a grama.
Não posso compactuar com essa visão alarmista de que vamos sucumbir e fracassar como espécie.
Só para lembrar novamente, não é o que eu disse.
E sobre Dawkins não é uma boa referência. Apesar de ser um deus cético ele como biólogo não entende bem de biologia humana em toda a sua complexidade. Aliás como eu citei na resposta ao Dbohr a biologia é falha no estudo humano.
Adriano, um pouco mais de humildade vinha bem. Euzinho, um analistazinho de sistemas, no passado ensinei coisas sobre outras espécies, e estou sentado no ombro de gigantes como Dawkins, mas enfim... para quem quer definir 'superioridade biológica' o melhor inimigo deve ser um biólogo renomado mesmo...
Apesar da ojeriza de muitos em relação as ciências humanas vejo muito proveito nelas para o entendimento comportamental humano.
Que no caso seria completamente irrelevante, a menos que saibamos como comparar isso com a estrutural social de um formigueiro, por exemplo.