Autor Tópico: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era Re: Dantas)  (Lida 19711 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Só um lembrete: Calvinismo NÃO é a mesma coisa que crença em predestinação.  Há muitas outras coisas envolvidas - como, por exemplo, crença em Jesus e na Bíblia.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante

Aproveitando o tópico, para não criar outro por uma simples pergunta - vocês que já leram a Bíblia, conseguem conciliar o Velho e Novo Testamento ou só a mim, parecem "religiões" completamente diferente?  :umm:

Suyndara

• Visitante
O problema é que eu não sou um ser perfeito, sou mortal e a única forma de amor puro e verdadeiro que eu conheço (a que tenho pelo meu filho) não é nem de longe o amor que o pretenso deus e pai da humanidade demonstra ter :ok:

Por isso sou mais malteísta, eu sei amar, o deus bíblico não :wink:

Eu mataria e/ou morreria pelo meu filho, o deus bíblico despreza e humilha seus filhos e eu, na minha mortalidade e imperfeição humana me acho no direito sim de achar que a humanidade criou um deus muito injusto :ok:

Ou ele é perfeitamente cruel, ou simplesmente não existe e nos dois casos não cabe a ele meu respeito ou admiração!

Muito embora eu respeite e admire as pessoas de fé pela coragem de mantê-la :)

[]s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Não vejo nada de mais em perceber diferenças na postura religiosa de escrituras escritas com séculos de diferença.  Isso é natural e louvável.

Estranho é querer que ela seja coerente e inerrante...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Respeitosamente discordo. Mas, mesmo que fosse isso, o que torna essa escolha mais ou menos válida do que qualquer outra baseada em algo tão subjetivo?

;-)

Quanto a isto é verdade. E que fique claro de que nunca (eu pelo menos), tive a pretensão de considerar a crença, seja ela no que for, como algo não subjetivo.

Não que isto deva acabar com os debates, muito pelo contrário  :D

Como indiquei antes, aceito perfeitamente a hipótese. Aceito perfeitamente a idéia de uma hierarquia com um ser perfeito no comando. O que eu não aceito é que me seja negado discordar, ainda que esteja errado, já que o ser perfeito não deixou instruções lá muito claras para mim.

Se quiser pensar que isso é Antropocentrismo, é um direito seu. Eu prefiro pensar que é até uma postura humilde, que admite que não sabemos o suficiente sobre o Universo para afirmar a existência desse ser superior com tanta certeza, já que a evidência indireta aponta para o contrário.

;-)

Agora chegamos num acordo Dbhor. Entendí perfeitamente. Está tudo certo.

O único ponto que continuo achando interessante é que não só no seu caso, mas de muitos outros ateus, agnósticos, etc's, sempre vejo citado: Eu simplesmente não admito, ou aceito, isto, aquilo ou aquilo outro.

O que pra mim tudo bem.

Eles acham isso certo quando se relacionam a eles, mas não admitem tal hipótese para Deus. Eles podem não querer ou não admitir tais e tais coisas, mas Deus não  :biglol:

Não estou falando que é seu caso. E não acho que seja, pois você mesmo disse o contrário.

Só estou, comentando  :oba:

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
É realmente muito estranho toda esta predestinação e a onipotência divina.Realmente, se deus existe, ele é muito contraditório.

É isso mesmo: cada tem suas idéias, acha uma coisa e pensa de um jeito.Mas só tem uma coisa que pega: é quando este mundo fantástico e pessoal extrapola os limites da vida privada e vai pro público: políticos, cientistas, etc. tentando moldar teorias científicas às suas crenças pessoais.

É  uma teocracia velada: temos que tratar com o devido respeito as religiões.Quem as questiona, é capaz de ser acionado judicialmente por ofensa.Damos argumentos contrários, existem livros por aí que refutam Deus e/ou deuses brilhantemente.

'Deus' já era! Na minha opinião(rs), deveríamos questionar se existe uma espiritualidade mesmo e se há vida após a morte de verdade com critérios científicos, pesquisa científica e metodologia idem.Chegou a hora de dizermos adeus à Teologia! Ou seria melhor mitologia! Abraços!!!

Amigo não entedí bolhufas.

Você foi de políticos e cientistas ao fim da religião.

Acalme-se e tente novamente  :)

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Só um lembrete: Calvinismo NÃO é a mesma coisa que crença em predestinação.  Há muitas outras coisas envolvidas - como, por exemplo, crença em Jesus e na Bíblia.

Sem dúvidas. E pra ser mais exato, calvinismo é uma cosmovisão.

Abraços.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
O único ponto que continuo achando interessante é que não só no seu caso, mas de muitos outros ateus, agnósticos, etc's, sempre vejo citado: Eu simplesmente não admito, ou aceito, isto, aquilo ou aquilo outro.

OK. Mas você compreende, que pelo menos neste caso, é uma discordância quanto à postura de Deus, não uma imposição da minha vontade às capacidades d'Ele, correto? Afinal, te disse em algum lugar que aceito que, se Ele existir, é possível que tenha autoridade absoluta. Eu apenas me permitiria discordar da autoridade, mesmo que forçosamente tivesse que reconhecê-la

Só para deixar perfeitamente claro.

:-)

Offline calvino

• Nível 37
  • *

Aproveitando o tópico, para não criar outro por uma simples pergunta - vocês que já leram a Bíblia, conseguem conciliar o Velho e Novo Testamento ou só a mim, parecem "religiões" completamente diferente?  :umm:

Eu consigo conciliá-los perfeitamente.

Gálatas 3.24. Diz que a "Lei" (AT) nos serviu de "aio" para conduzir a Cristo. Em grego está escrito "pedagogo". Ou pra ser mais exato no texto "paidagogos".

O pedagogo era um escravo responsável pela educação dos filhos de seu senhor. Ele cuidava deles até que chegassem à maturidade, e pudessem se virar sozinhos.

Sendo assim, entendemos que o Antigo Testamento serviu para guiar o povo de Israel à maturidade cristã, para que pudesse receber a Cristo e a seus ensinos, ou "O Reino de Deus", que cristo apregoou.

Gálatas 4.4 e 5 diz que Cristo veio na plenitude dos tempos, para resgatar o povo do domínio da Lei. O que confirmaria essa nossa hipótese.

Tem isso e mais coisa, mas isso seria o principal.

É como vemos.

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era
« Resposta #234 Online: 17 de Janeiro de 2008, 09:46:17 »
Pondo de outra forma: é pelo menos curioso que Deus possa ter nos criado mas ao mesmo tempo escolhido não nos dotar da capacidade de aceitá-lo como ele é.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
O problema é que eu não sou um ser perfeito, sou mortal e a única forma de amor puro e verdadeiro que eu conheço (a que tenho pelo meu filho) não é nem de longe o amor que o pretenso deus e pai da humanidade demonstra ter :ok:

Será?

Por isso sou mais malteísta, eu sei amar, o deus bíblico não :wink:

Será?

Eu mataria e/ou morreria pelo meu filho, o deus bíblico despreza e humilha seus filhos

Bom, a Bíblia mostra que Deus matou vários povos pagãos para que Seus filhos vivessem em paz. Mas vocês chamam isso de atrocidade.

A Bíblia fala que Ele morreu por nós também.

e eu, na minha mortalidade e imperfeição humana me acho no direito sim de achar que a humanidade criou um deus muito injusto :ok:

E eu nunca lhe neguei, e nem lhe negarei este direito.

Espero que respeite o meu, de achar o contrário.

Muito embora eu respeite e admire as pessoas de fé pela coragem de mantê-la :)

[]s

Obrigado. E saiba que respeito muito também as pessoas que têm coragem de não ter fé.

É sempre preciso ter mais coragem para pertencer às minorias.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Só para deixar perfeitamente claro.

:-)

Dbhor meu caro, se você queria deixar tudo perfeitamente claro você conseguiu.

Todas as dúvidas esclarecidas. Obrigado por sua paciência.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Pondo de outra forma: é pelo menos curioso que Deus possa ter nos criado mas ao mesmo tempo escolhido não nos dotar da capacidade de aceitá-lo como ele é.

Não todos não tem essa capacidade.

Milhões ou Bilhões, sei lá em que pé está a coisa, têm.

Abraços.

*- E ninguém precisa falar aquela: "Coma merda, milhões de moscas não podem estar erradas".

Essa é velha  |(

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan

Se eu fosse listar tudo o que é curioso a respeito de Deus, chegaria à conclusão que Ele é muito caprichoso.

E se é tão diferente e tão acima dos sentimentos humanos assim, e se escolheu ocultar Sua face de nós, se Se revelou de maneiras diferentes e às vezes contraditórias para diferentes povos; se não deixou pista alguma de sua existência nas leis naturais que podemos observar, então... é apenas razoável duvidar.

Bom, a Bíblia mostra que Deus matou vários povos pagãos para que Seus filhos vivessem em paz. Mas vocês chamam isso de atrocidade.

Pensei que todo mundo fosse filho de Deus.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan

Não todos não tem essa capacidade.

Milhões ou Bilhões, sei lá em que pé está a coisa, têm.

Abraços.

*- E ninguém precisa falar aquela: "Coma merda, milhões de moscas não podem estar erradas".

Essa é velha  |(

Vou aproveitar a sua deixa, então: será?

Digo isso sem provocação alguma. Eu penso que em muitos casos os fiéis o fazem por medo, mesmo. Medo da morte, medo da punição eterna, etc. Pelo menos uma pessoa conheci que teve a coragem de admitir que era isso mesmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Mesmo que fosse apenas 1% sem essa capacidade inata de aceitar tal conceito de Deus (e sinceramente acho que 10% ou mesmo 20% são números mais corretos), ainda assim seria estranho.  Quem criou os ateus?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
Em tempo: Dantas, aquela idéia de sentar todo mundo para conversar tá cada vez mais tentadora :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Vamos fazer uma reunião ateísta-budista-pastafarianista-agnóstica.  Se o Maykon quiser participar também, incluímos ou não o Calvinismo, a critério dele.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Se eu fosse listar tudo o que é curioso a respeito de Deus, chegaria à conclusão que Ele é muito caprichoso.

Eu também acho.

E se é tão diferente e tão acima dos sentimentos humanos assim, e se escolheu ocultar Sua face de nós, se Se revelou de maneiras diferentes e às vezes contraditórias para diferentes povos; se não deixou pista alguma de sua existência nas leis naturais que podemos observar, então... é apenas razoável duvidar.

Nunca disse que não o fosse.

Pensei que todo mundo fosse filho de Deus.

Tsc... tsc. Esses ateus precisam ler mais a Bíblia.

João 1.10-13:

“O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *

Vou aproveitar a sua deixa, então: será?

Digo isso sem provocação alguma. Eu penso que em muitos casos os fiéis o fazem por medo, mesmo. Medo da morte, medo da punição eterna, etc. Pelo menos uma pessoa conheci que teve a coragem de admitir que era isso mesmo.

Lembre-se. Os calvinistas têm a salvação garantida, independente de qualquer coisa.

Então para nós pelo menos a coisa não se aplica.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Quem criou os ateus?

Creio que coisas que existam pela simples ausência do outra não precisam ser necessariamente criadas.

Se o ateísmo é a simples ausência de crença, então...

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Em tempo: Dantas, aquela idéia de sentar todo mundo para conversar tá cada vez mais tentadora :lol:

:tintin:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Vamos fazer uma reunião ateísta-budista-pastafarianista-agnóstica.  Se o Maykon quiser participar também, incluímos ou não o Calvinismo, a critério dele.

Tendo boa comida e bebida, podem colocar o nome que quiser!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
Tsc... tsc. Esses ateus precisam ler mais a Bíblia.

João 1.10-13:

“O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

Eu não sou ateu :-)

Tirando isso, discutir as atrocidades da Bíblia e de Deus seria desviar um pouco deste tópico. Podemos fazê-lo em outro, se preferir.

Lembre-se. Os calvinistas têm a salvação garantida, independente de qualquer coisa.

Então para nós pelo menos a coisa não se aplica.

Pergunto-me quantos calvinistas há de fato (em vez de apenas no nome) e quantos ateus e agnósticos (de novo, de fato).

Tendo boa comida e bebida, podem colocar o nome que quiser!

Você mora em que cidade, mesmo? :-)

Suyndara

• Visitante
Maycon,

Pode até não parecer, mas eu conheço muito bem o cristianismo :wink:

Não que eu tenha feito um curso de teologia tão completo qto o seu, mas eu realmente estudei e me dediquei ao tema :hihi:

Não vou ficar te citando passagens e comprovações pq respeito seu direito de continuar acreditando na bondade divina e eu sei (por experiência própria) o quanto é chato ficar pertubando as pessoas com dúvidas, a gente pode acabar achando uma ofensa onde não há e por respeito ao Apodman, eu não vou me meter a brigar contigo... ::)

Um dia eu briguei com deus e o desafiei, e naquela época eu realmente esperava que ele me respondesse pq pra mim doía muito abandonar a minha fé e eu busquei muito antes de tomar essa decisão, até que percebi que eu brigava com o vento, deus não estava lá pra me ouvir e eu estava fazendo papel de boba :P

A verdadeira fé é aquela que pode ser testada, provada e por isso disse que te admiro por mantê-la :ok:

O ateísmo filosófico é um caminho sem volta, enfim.

As pessoas continuam as mesmas, mas as idéias mudam :ok:

Só uma pergunta final, pq essa mania de sectarismo entre cristãos? (não digo vc, mas a maioria) :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!