Autor Tópico: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era Re: Dantas)  (Lida 19708 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
E interessantemente coerente a crença calvinista, apesar de estou com Dbohr em falar que um Deus desse nao mereceria minha adoracao.

Ora bolas. E quem disse que o universo não gira mais em torno do homem hein!?

Uma pergunta: Como e conciliada o conceito de infinitamente justo e bondoso com o conceito de escolher alguns para salvar e deixar os outros serem condenados, sendo que existe a capacidade de salvar a todos e o conhecimento nescessario para tal (onipotência e onisciência)?

Que Ele quer que todos cheguem à salvação, mas nem todos chegarão.

Pensamento paradoxal baseado em textos Bíblicos.

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Mas foi deus quem criou o mal não o homem. Foi ele quem criou a serpente e a finalidade disso, podemos dizer sem engano, foi provocar "a queda".

Ele sendo onisciente, de antemão tinha total conhecimento de todas as consequências, mas mesmo assim decidiu aceitá-las. Logo, não é o homem o responsável por sua desgraça, mas sim deus.

Ele (deus) poderia ter escolhido outra maneira de fazer as coisas (ele é onipotente), mas não o fez. Logo, podemos afirmar também que ele preferiu que as coisas fossem assim (pecado original => morte física => morte espiritual) e, nessas circunstâncias, é muito difícil considerar um deus que assim procede como bom.

Desculpe, mas já respondí isso em algum lugar do tópico.

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era
« Resposta #152 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:56:08 »
E Deus, especificamente o de Abraão, para mim é um conceito autocontraditório que não tem muito a ver com qualquer um dos dois.

Pense autocontraditóriamente que tudo se resolve  :biglol:

Eu já tentei.  Não serve para mim; o preço a se pagar é alto demais.  Tudo fica muito vago e sem sentido.

Muito mais fácil é entender POR QUE em algumas situações se faz votos no Budismo de tentar renascer em algum dos infernos... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
Luz mora em BH, salvo engano meu.

Ahn! É que talvez eu vá pra Santa Catarina ano que vem. Ia convidá-la para minha igreja!  :oba:

huahuahuahuahuahuahua

:lol:

Eu iria à sua Igreja, mas não posso ir para ela - minha religião não permite.  :lol:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Eu já tentei.  Não serve para mim; o preço a se pagar é alto demais.  Tudo fica muito vago e sem sentido.

Muito mais fácil é entender POR QUE em algumas situações se faz votos no Budismo de tentar renascer em algum dos infernos... :)

É muito interessante. Pra vc creio que posso falar e acho que irá acreditar no que digo.

Eu analiso a coisa de ponta a ponta e pra mim não é autocontraditório e nem intragável.

Offline calvino

• Nível 37
  • *

Eu iria à sua Igreja, mas não posso ir para ela - minha religião não permite.  :lol:

Manda o dízimo que já tá bom  :twisted:

Luz

• Visitante

Manda o dízimo que já tá bom  :twisted:

Minha religião também não permite.  :lol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Ora bolas. E quem disse que o universo não gira mais em torno do homem hein!?

Claro que se Deus existir, Ele pode fazer o que quiser comigo. Mas ainda sustento que gostaria de uma entrevistazinha antes de ser mandado pro Inferno :-)

Como já disse noutro tópico, "não queria ofender, só queria entender!" :-D

Que Ele quer que todos cheguem à salvação, mas nem todos chegarão.

Pensamento paradoxal baseado em textos Bíblicos.

Houve uma época em que eu cheguei à essa mesma conclusão. Só poderia continuar acreditanto em Deus se estivesse disposto a aceitar o conselho de Paulo e acreditar num Deus que se manifestasse de maneira totalmente contraditória, que subvertesse a razão e que confundisse os sábios.

Mas, tal como Frei Guilherme de Baskerville, acredito que a razão seja santa e a sabedoria, a maior dádiva de Deus. Então não podia compreender nem aceitar que o próprio Deus fizesse isso -- embora pudesse, se assim quisesse.

Daí para a Navalha de Occam e a descrença foi um passo pequeno :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #158 Online: 14 de Janeiro de 2008, 11:14:27 »
É muito interessante. Pra vc creio que posso falar e acho que irá acreditar no que digo.

Eu analiso a coisa de ponta a ponta e pra mim não é autocontraditório e nem intragável.

Ora, é CLARO que eu acredito em você, Maykon, e fico feliz em ver que você percebe isso.

Se você não estivesse sendo sincero, nunca passaria pelos constrangimentos que os mal-entendidos e a desconfiança latente jogam no seu caminho ao frequentar fóruns como este.  Não com a classe e a serenidade que mostra.

Você não está errado.  Eu só não concordo.  Por estranho que pareça, a questão da existência ou não de Deus (e por extensão, qual seria a sua vontade) é estritamente pessoal e particular, embora se possa aprender muito com diálogo respeitoso com outros a respeito das suas próprias perspectivas.

Há pelo menos duas formas de explicar esse fenômeno.  A que eu prefiro é aceitar que Deus é uma criação humana e não uma verdade transcendente.  A que suponho que você prefira é que Deus é tão superlativamente transcendente que transcende não apenas a lógica (como já vimos), mas também a própria existência... :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Minha religião também não permite.  :lol:

Herege...  :diabo:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Sim, de fato. Ou simplesmente não reduzido ao nosso potencial lógico ou racional.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos". Isaías 55.8 e 9.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Mas, tal como Frei Guilherme de Baskerville, acredito que a razão seja santa e a sabedoria, a maior dádiva de Deus. Então não podia compreender nem aceitar que o próprio Deus fizesse isso -- embora pudesse, se assim quisesse.

Daí para a Navalha de Occam e a descrença foi um passo pequeno :-)

Apenas decidiu venerar alguma outra coisa né Dbhor?

Eu apenas de maneira sincera penso se não há uma razão e sabedoria maior.

E não só no sentido de haver um Deus maior, mas de saber se nossa capacidade lógica e racional está no seu limite.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
ACRESCENTANDO: Se ela está tão desenvolvida para podermos "matar" Deus, por exemplo.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Ora, é CLARO que eu acredito em você, Maykon, e fico feliz em ver que você percebe isso.

Eu achei interessante essa coisa de o quanto uma conclusão é diferente e incompreensível para o outro. Do tipo: Mas como que o cara pode pensar assim? Ou: Como pode não entender?  :biglol:

Se você não estivesse sendo sincero, nunca passaria pelos constrangimentos que os mal-entendidos e a desconfiança latente jogam no seu caminho ao frequentar fóruns como este.  Não com a classe e a serenidade que mostra.

Obrigado.

Você não está errado.  Eu só não concordo.  Por estranho que pareça, a questão da existência ou não de Deus (e por extensão, qual seria a sua vontade) é estritamente pessoal e particular, embora se possa aprender muito com diálogo respeitoso com outros a respeito das suas próprias perspectivas.

Sem dúvidas.

Há pelo menos duas formas de explicar esse fenômeno.  A que eu prefiro é aceitar que Deus é uma criação humana e não uma verdade transcendente.  A que suponho que você prefira é que Deus é tão superlativamente transcendente que transcende não apenas a lógica (como já vimos), mas também a própria existência... :)

Eeeeeeeeeeeexacto.

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Dito isto, fica a questão: que motivo ou consequências há para a crença ou descrença em Deus, afinal?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Não exatamente. Posso facilmente conceber uma razão e uma sabedoria maior que a Humana. A arrogância de Lorde Kelvin mostrou que sempre há mais do que julga nossa vã filosofia ainda para ser descoberto; de fato, posso até conceber uma razão e uma sabedoria infinitas.

Ocorre que, do ponto de vista da observação da Natureza, não há nada que indique a existência de um Designer inteligente. Ou por outra, se esse Designer existir, camuflou Sua existência de tal forma a parecer que Ele não existe.

E de um ponto de vista da Teologia Cristã (minha formação religiosa é Luterana, vale lembrar), vi que só poderia continuar acreditando em Deus se aceitasse todos esses paradoxos. De forma que, até por amar demasiadamente o Deus que me apresentaram na infância, concluí que era justo duvidar, e justo esperar que talvez, só talvez, alguma coisa tivesse se perdido na tradução.

Então comecei a perceber que as outras religiões teístas do mundo tinham características parecidas. Atribuíam certas características contraditórias a Deus, ou deuses, e esperava-se que os fiéis aceitassem o contraditório. E isso definitivamente não é para mim. Pode até ser que Deus exista, mas gostaria que ele fosse um pouco mais claro - não creio ser justo cobrar uma postura da Humanidade quando Ele caprichosamente escolhe se ocultar e se permite ser paradoxal. Ainda que Ele seja o Senhor de toda a Justiça :-)

No final, é mais ou menos como diz uma de suas assinaturas: "há mais fé na dúvida sincera do que na metade dos credos". Não sei se minhas dúvidas são mais sinceras que os credos lá fora, mas certamente são sinceras!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Obrigado, Dbohr.  Eu havia esquecido de pôr esse ponto em evidência.  A idéia de um Deus que não escolhe ser compreendido com clareza é de fato um dos bons motivos.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 14 de Janeiro de 2008, 11:56:26 »
Pode até ser que Deus exista, mas gostaria que ele fosse um pouco mais claro

"Se Deus quer ser obedecido, ele deve se expressar melhor. Pessoas sensatas vão esperar até que ele diga claramente o que deseja antes de lhe dar atenção" (Samuel Butler - "Notebooks")

Esse papo lembrou essa. :hihi:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Pode até ser que Deus exista, mas gostaria que ele fosse um pouco mais claro

"Se Deus quer ser obedecido, ele deve se expressar melhor. Pessoas sensatas vão esperar até que ele diga claramente o que deseja antes de lhe dar atenção" (Samuel Butler - "Notebooks")

Esse papo lembrou essa. :hihi:
Agreed.

E tambem: Com base em sua resposta, so posso confirmar minha opiniao: Se um deus desses for provado existente, vou ter que me opor a ele com todas as minhas forcas. Mas pelo menos e mais coerente que na ICAR
"The patient refused an autopsy."

Offline mig

• Nível 02
  • *
e se Deus mudar de opinião? Ele pode fazer isso ou é prisioneiro de sua onisciencia?

Offline mig

• Nível 02
  • *
OWNED hehe

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #171 Online: 14 de Janeiro de 2008, 23:31:35 »
mig, vai ficando mais calmo que isso aqui nao e o RV nao. Vamos ter educacao com TODOS os foristas na medida do possivel, nao importa se eles sao ateus, agnosticos, espiritas, cristaos, mulcumanos, satanistas, budistas, etc.

Offline mig

• Nível 02
  • *
como? boiei...
de qualquer forma sempre fui polido... mesmo no rv...       

Offline Felius

• Nível 34
  • *
como? boiei...
de qualquer forma sempre fui polido... mesmo no rv...       
Falei isso pelo "OWNED". Alem disso ser internet speak (apesar de um caso nao muito grave), o que e proibido pelas regras do forum, chegar a ser um tipo de discusso um tanto agressivo.

Offline mig

• Nível 02
  • *
putz!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!