Autor Tópico: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era Re: Dantas)  (Lida 19712 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Eu não sou ateu :-)

Tirando isso, discutir as atrocidades da Bíblia e de Deus seria desviar um pouco deste tópico. Podemos fazê-lo em outro, se preferir.

É o que? Agnóstico?

Pergunto-me quantos calvinistas há de fato (em vez de apenas no nome) e quantos ateus e agnósticos (de novo, de fato).

Começa a contar então. 1... (eu aqui)  :biglol:

Você mora em que cidade, mesmo? :-)

Rio Claro, interior de SP

Abraços
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Maycon,

Pode até não parecer, mas eu conheço muito bem o cristianismo :wink:

Nunca disse o contrário.

Não que eu tenha feito um curso de teologia tão completo qto o seu, mas eu realmente estudei e me dediquei ao tema :hihi:

O meu é fraquinho. Nem é reconhecido pelo MEC aquela porcaria.

Não vou ficar te citando passagens e comprovações pq respeito seu direito de continuar acreditando na bondade divina e eu sei (por experiência própria) o quanto é chato ficar pertubando as pessoas com dúvidas, a gente pode acabar achando uma ofensa onde não há

Não Suyndara. Você apenas colocou um argumento e eu o joguei contra você.

Você poderia ter usado outros tantos para falar das maldades e crueldades de Deus. Eu sei.

e por respeito ao Apodman, eu não vou me meter a brigar contigo... ::)

Isso mesmo. A Bíblia diz que as esposas devem ser submissas aos seus maridos  :chicote:

Brincadeira! Brincadeira!  :biglol:

Vc me disse que às vezes zoa muito, bem, eu tbm  :wink:

Um dia eu briguei com deus e o desafiei, e naquela época eu realmente esperava que ele me respondesse pq pra mim doía muito abandonar a minha fé e eu busquei muito antes de tomar essa decisão, até que percebi que eu brigava com o vento, deus não estava lá pra me ouvir e eu estava fazendo papel de boba :P

Olha que lindo, um testemunho  :biglol:

A verdadeira fé é aquela que pode ser testada, provada e por isso disse que te admiro por mantê-la :ok:

Obrigado.

O ateísmo filosófico é um caminho sem volta, enfim.

Existem muitos ex-ateus filosóficos. Mas enfim. Eu entendí o que você quis dizer.

As pessoas continuam as mesmas, mas as idéias mudam :ok:

Se isso é verdade, o que você disse acima então não se aplica  :biglol:

(não podia deixar essa passar).

Só uma pergunta final, pq essa mania de sectarismo entre cristãos? (não digo vc, mas a maioria) :?

HHHmmmmm poderia explicar melhor?

Abraços.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
É o que? Agnóstico?

Ay-up!

Isso mesmo.

Suyndara

• Visitante
Mas Maykon,

Seu curso só precisa ser aprovado pela sua congregação, o Mec que se dane nesse caso  :lol:

E meu argumento se aplica sim, eu sempre fui e continuo sendo uma menina boazinha e bacana  :biglol:

O que eu quis dizer é que abandonar a fé não significa se tornar cruel como muita gente já me sugeriu  :ok:

Eu sou submissa o c*@#$  |( . O Carlos sabe muito bem quem manda na casa  :hihi:

É que respeitar é diferente de obedecer  :P

Ora, sectarismos..."vc é do mundo, eu sou de deus", pq evangélicos adoram fazer essa distinção?  :hein:

[]s

Offline mig

• Nível 02
  • *
Começo a achar que o calvininismo é o Zen do cristianismo.

Offline mig

• Nível 02
  • *
Bom, minha razão para não acreditar a predestinação é simples: observamos processos estocásticos na Natureza o tempo todo. Ainda que tivéssemos computadores mágicos, capazes de realizar infinitas operações com infinita precisão em tempo zero, mesmo assim haveriam certos processos que permaneceriam indefinidos e, portanto, impossíveis de prever.

Se Deus existe, Ele fez o Universo assim :-)

Amigo. Se estamos falando de um ser fantástico, não há necessidade de uso de lógica e capacidades humanas. Não é?

Abraços.

Vejam... nada na manga

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Depois que a gente fala em "muleta psicológica", se ofendem.....

Offline mig

• Nível 02
  • *
Não se podem ofender ideias religiosas.. não sabias?
Mas o Seu Madruga me parece boa pessoa. Não quer impor nada. É apenas uma cosmovisão como ele diz. Na verdade, a ciencia não favorece também a ideia do livre arbitrio. Crer nisto é fé também. Mas, como diz o filosofo Ronald De Sousa... quando se invoca algo como o ser fantástico do seu madruga... é como jogar Ténis sem rede, aí... os ateus também podem jogar o mesmo jogo e dizer "Deus é uma panqueca voadora mentirosa... por isso não posso acreditar no que ele diz". Obviamente a discução acaba. De qualquer forma ela tem de termonar em algum ponto.

Offline mig

• Nível 02
  • *
é fé... hehe

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era
« Resposta #259 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:36:21 »
Mas o Seu Madruga me parece boa pessoa. Não quer impor nada. É apenas uma cosmovisão como ele diz.

Hehehee.... Sinceramente? Não confio hehehe.... Aqui.... Na frente da galera, quem sabe.... E eu levo um pouco a sério o que ele mesmo fala sobre cobrar dízimos hehehe... (Com única intenção de ganhar dim-dim, claro). Isso é o que eu acho dele, porque conheci alguns pastores que... putz.... É uma longa história hehe... Sei que nem todos são assim, mas... Não vejo motivo pra afirmar com tanta veemência o que vc afirmou... Se ele quiser ou se sentir ofendido com essa mensagem, eu a edito ou podem excluir. Repito, não por ele ser religioso, mas por ser pastor... (Acredito que ele seja evangélico, acho).

E é até um tanto que estranho vc dizer que ele não quer pregar nada, sendo ele pastor...

(Perâê... Vc é pastor, né, Seu Madruga?) 

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Vejo um complicador na justificativa que os desígnios de deus são perfeitos e estão além da nossa compreensão, que a nossa lógica e moral não se aplicam a ele, etc.

A razão é simples. Partindo dessa idéia pode-se justificar as atrocidades do antigo testamento,  as fogueiras da inquisição, o 11 de setembro e o martírio dos homens-bomba, o fato de que deus cria seres humanos para depois lançá-los em um lago de fogo por toda a eternidade, ou qualquer outra situação análoga. Esse argumento é simplesmente uma forma de isentar deus de qualquer culpa e justificar qualquer ato seu ou de seus seguidores que possa ser considerado com injusto ou cruel.

O crivo seria a Bíblia. Não se pode sair fazendo qualquer coisa, como você disse.

Concordo com você. Justamente, as situações que eu citei são bíblicas ou baseadas em interpretações bíblicas (e os livros sagrados permitem infinitas interpretações - aí reside o perigo).

Mas esse argumento (da intangibilidade dos desígnios divinos) pode ser usado também por qualquer outra religião para, do mesmo modo, justificar as ações de seu(s) deus(es) ou de seus seguidores. Por isso citei o exemplo do 11 de setembro e dos homens-bomba.

Eu poderia dizer, por exemplo, que o sacrifício de crianças aos deuses astecas não era um ato de barbarismo e crueldade, mas um lindo exemplo de fé dos seus seguidores, já que a moral dos deuses é superior a nossa moral, nossa inteligencia é tão atrasada que somos incapazes de compreender seus desígnios. Usando o mesmo argumento, eu poderia ainda justificar as maiores atrocidades contidas nos códices , os livros sagrados dos astecas.  
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Ay-up!

Isso mesmo.

Aliás, és de onde?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Hehehee.... Sinceramente? Não confio hehehe.... Aqui.... Na frente da galera, quem sabe.... E eu levo um pouco a sério o que ele mesmo fala sobre cobrar dízimos hehehe... (Com única intenção de ganhar dim-dim, claro). Isso é o que eu acho dele, porque conheci alguns pastores que... putz.... É uma longa história hehe... Sei que nem todos são assim, mas... Não vejo motivo pra afirmar com tanta veemência o que vc afirmou... Se ele quiser ou se sentir ofendido com essa mensagem, eu a edito ou podem excluir. Repito, não por ele ser religioso, mas por ser pastor... (Acredito que ele seja evangélico, acho).

E é até um tanto que estranho vc dizer que ele não quer pregar nada, sendo ele pastor...

Deve ser difícil não ter argumentos e ter de partir pro ataque pessoal.

Fiquei ofendido sim e estou lhe denunciando à moderação.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Concordo com você. Justamente, as situações que eu citei são bíblicas ou baseadas em interpretações bíblicas (e os livros sagrados permitem infinitas interpretações - aí reside o perigo).

Mas esse argumento (da intangibilidade dos desígnios divinos) pode ser usado também por qualquer outra religião para, do mesmo modo, justificar as ações de seu(s) deus(es) ou de seus seguidores. Por isso citei o exemplo do 11 de setembro e dos homens-bomba.

Eu poderia dizer, por exemplo, que o sacrifício de crianças aos deuses astecas não era um ato de barbarismo e crueldade, mas um lindo exemplo de fé dos seus seguidores, já que a moral dos deuses é superior a nossa moral, nossa inteligencia é tão atrasada que somos incapazes de compreender seus desígnios. Usando o mesmo argumento, eu poderia ainda justificar as maiores atrocidades contidas nos códices , os livros sagrados dos astecas.  

Bom, baseei o que disse pelo livro sagrado do suposto deus que sigo. As informações nele contidos me serviram para formular as sentenças que expus.

SE os livros de outros deuses colocarem sentenças que possibilitem a formação de idéias parecidas, então sim, o que falei pode ser usado para justificar qualquer atrocidade de qualquer deus.

Mas em se falando da Bíblia, bem, a Bíblia só fala sobre Yahweh.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
E meu argumento se aplica sim, eu sempre fui e continuo sendo uma menina boazinha e bacana  :biglol:

O que eu quis dizer é que abandonar a fé não significa se tornar cruel como muita gente já me sugeriu  :ok:

Bom, eu nunca disse isso.

Eu sou submissa o c*@#$  |( . O Carlos sabe muito bem quem manda na casa  :hihi:

É que respeitar é diferente de obedecer  :P

Ih... quando começa a justificar muito assim  ::)

(brincadeira)

Ora, sectarismos..."vc é do mundo, eu sou de deus", pq evangélicos adoram fazer essa distinção?  :hein:

[]s

Porque são tontos. Nós calvinistas cremos na "graça comum".

Em resumo, cremos que Deus abençoa e dá sabedoria para os crentes e não crentes. Não há divisão entre o sacro e o profano. Para o calvinista, tudo é sagrado.

http://www.monergismo.com/textos/pneumatologia/graca_comum_grudem.htm

Abraços.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Sou do Rio de Janeiro.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Sou do Rio de Janeiro.

Um do rio, outro de brasília e o outro é caipira.

Vai ficar difícil...  :'(

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #267 Online: 17 de Janeiro de 2008, 22:12:08 »

Se ele se ofende eu não sei, mas eu estou pelo menos surpreso com toda essa vontade de pensar o pior dele.

Puxa vida, Mussolim, não recebeu o memorando?  É para nós ateus sermos o exemplo de boa vontade para com o próximo para humilhar os crentes tocar os corações dos homens de boa vontade...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Ok, vejo agora que ele ficou ofendido.  Queira por favor se moderar, Mussolim.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Citação de: Seu Madruga

CitarOra, sectarismos..."vc é do mundo, eu sou de deus", pq evangélicos adoram fazer essa distinção?  

[]s

Porque são tontos. Nós calvinistas cremos na "graça comum".

Como seria bom se todas as religiões pensassem assim.

O Papa, por exemplo, recentemente declarou que não há salvação fora da sua ICAR.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:17:50 »

Se ele se ofende eu não sei, mas eu estou pelo menos surpreso com toda essa vontade de pensar o pior dele.

Puxa vida, Mussolim, não recebeu o memorando?  É para nós ateus sermos o exemplo de boa vontade para com o próximo para humilhar os crentes tocar os corações dos homens de boa vontade...
Cara... Sei lá... Algumas pessoas eu confio, outras não.... É só isso. Eu tenho as piores referências de um pastor... Tanto por conhecer um e saber o que ele faz, como conhecer vários de vista que fazem uma @#$%@$#...

Mas pode deixar. Não custa nada ser sincero, mas vou me moderar. :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Pastor é como gente, Mussolim.  Alguns não prestam mesmo.  Outros, porém...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
É o que eu disse... "Sei que nem todos são assim, mas...". Depois do porém todo mundo sabe. Está postado.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:04:41 »
Deve ser difícil não ter argumentos e ter de partir pro ataque pessoal.
Mas já o fizeram várias vezes. Como o cara disse lá atrás, podemos justificar qualquer massacre, qualquer coisa, com essa idéia "deus é deus e pode tudo. Não sabemos, mas ele fiz "x" para o nosso bem. Apenas não conseguimos entender e bla, bla, bla...".

O calvinismo é extremamente limitado e muito fácil de ser refutado, levando-se um raciocínio lógico, claro...

Fiquei ofendido sim e estou lhe denunciando à moderação.

É um direito seu.  :ok:

Desculpa aê, mas é o que acho. Esse papo me lembrou quando um amigo meu disse: "Porra, cara! Eu não sei porque sou teu amigo... Eu não deveria ser!". Isso depois de umas verdades que eu disse para ele hehe... Sei lá... É uma chatice ter várias pessoas ao seu redor e não saber o que elas realmente pensam......

Mas apesar de tudo, foi mal aê... Prometo omitir, como deseja. :so-sorry:

Luz

• Visitante

Nossa, Mu! Parece desconfortável com um estranho no ninho...  :( 

Bom, talvez não saiba, esse tópico começou meio que de brincadeira, com a divisão de outro tópico e os foristas aproveitaram para tirar dúvidas sobre o calvinismo - a religião dele. Nunca existiu pregação e o Seu Madruga faz questão de deixar isso muito claro em seus posts.

Ele brinca com a mesma liberdade que brincamos com ele. O tópico tomou esse rumo leve, descontraído. É uma pessoa que tem demonstrado muito respeito por todos e merece a retribuição, hum.  ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!