Cada um pensa o que quer. Pra mim não tem nada a ver. Vejo uma coisa ciência e a outra religião.
Mas espiritismo é religião. Para começar, se autodenomina espírita.
Sim, mas eu não poderia colocar novamente a consciênciologia, muitos a consideram como sendo espiritismo, só me aproveitei disso que considero uma confusão para abordar a temática. As idéias básicas são as mesmas, mas a manifestação social e jurídica e bem diferente, uma como ciência e a outra como religião.
Define objetos invisíveis, improváveis e os classifica como alma, nacseu de fatos explicados com crenças (as mesas girantes), enquanto o mesmo fato foi explicado por Faraday utilizando a física.
Faradya seria mais uma pessoas dando a sua explicação com base em outro paradigma, outra base teórica. Sei que essa palavra é chata e muito mal utilada, mas ela está também na base da epistemologia de Lakatos sobre MPPC (metodologia dos programas de pesquisa científica. E mais curioso ainda é que encontrei uma página na internete, com uma defesa do espiritismo como ciência com essa mesma argumentação, a teoria Lakaniana.
E além disso postula um deus criador de tudo. Veja no primeiro livro de Kardec "O Livro dos Espíritos", na Introdução diz:
Vamos resumir, em poucas palavras, os pontos principais da doutrina que nos
transmitiram, a fim de mais facilmente respondermos a certas objeções.
“Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
“Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e
“imateriais.
“Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo, e os seres imateriais, o
“mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos.
“O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente
a “tudo.
“O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter jamais
“existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita.
“Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro material perecível, cuja
“destruição pela morte lhes restitui a liberdade.
“Entre as diferentes espécies de seres corpóreo, Deus escolheu a espécie humana
“para a
das “aparições.
Essa é a merda e a podridão do espiritismo, para mim. Por isso que a consciênciologia, sendo agnótica, é muito diferente. Me lembro que abandonei o espiritismo por causa dessa abobrinha teísta, da idéia de criação. Pra mim isso não desce e por isso o ateísmo é fundamental.
Já a dualidade mente/corpo e a até mesmo a reencarnação são propostas filosóficas, que estão em vários sistemas de pensamento, como a teosofia por exemplo, entre outras inúmeras. Essa é uma área que tenho que estudar muito ainda, já que não tem nada a ver com o que já me aprofundei, que é a teoria monista, a mente produto do cérebro.
Assim, não digo que nenhuma alternativa é a verdadeira, me aproprio do agnosticismo em relação a deus que muitos usam, para um agnosticismo em relação a relação entre mente e corpo, que continua ainda uma das grande discussões na filosofia da mente.