Ocorre que os times do interior daqui são curralzinhos de políticos, bicheiros e cartolas. Não tenho nada contra o América FC, tradicionalíssimo e simpático time do Rio, ou contra os igualmente tradicionais Olaria, Bonsucesso, Ferroviários, etc. Mas esses times estão às moscas; por não terem conseguido se administrar bem nem se adaptar aos novos tempos da lei do Passe-Livre. O resultado é essa decadência da tradição, enquanto aberrações como o Americano de Campos, time de estimação do infame Caixa D'água e alimentado por dinheiro das falcatruas dele está aí enquanto o América morre aos poucos.
A única coisa "boa" dessa nova fórmula do Várzea-Guanabara e do Várzea-Rio é que time grande agora só joga na capital. Digo "boa" porque os estádios desses timecos de aluguel são horríveis; e praticamente era o que salvavam-nos de goleadas nos anos anteriores. Só que é uma puta injustiça.
Eu espero que a FERJ acorde para o fato que o nível deste campeonato está horrível e trate logo de mudar isso. O Rio não merece mais esta