Cláusula permite que equipes fiquem de fora de 3 GPs, revela EcclestoneGraças ao novo Pacto da Concórdia, os times podem se ausentar de até três corridas. Essa pode ser a brecha para que a Campos mantenha sua vaga na F1 até resolver seus problemas A incerteza sobre a presença de algumas equipes na temporada 2010 da F1 pode se estender por mais algumas semanas. Tudo por causa de uma cláusula no novo Pacto da Concórdia que foi revelada por Bernie Ecclestone em entrevista ao jornal britânico “Daily Express”. O mandachuva da categoria afirmou que o acordo permite que qualquer time se ausente em, no máximo, três provas do Mundial.
Isso dá a brecha para que a Campos fique fora da abertura do campeonato, no Bahrein, no dia 14 de março, e de mais dois GPs enquanto não paga suas dívidas e arranje os recursos necessários para levar sua equipe à uma etapa da F1. Mas Ecclestone falou que os espanhóis podem não ser os únicos a usar esse artifício como benefício.
“Eu acho que não vamos ver a Campos e os americanos [USF1]. Eles vão pedir para ficarem de fora de três corridas. No Pacto da Concórdia, os times podem se ausentar de três provas”, contou o dirigente.
Apesar da sobrevida garantida no documento assinado pelos times, a Campos tem pouco tempo para quitar sua dívida com a Dallara.
Depois do ultimato feito pela construtora italiana com relação ao atraso de pagamentos na última sexta-feira (5), a equipe de Adrián Campos conseguiu negociar um novo prazo. Agora, o time espanhol tem até esta quarta-feira (10) para acertar as contas com a empresa responsável pela concepção e desenvolvimento do modelo que será usado pela escuderia. De acordo com o jornal espanhol "AS", a quantia necessária para satisfazer os compromissos contratuais é de cerca de € 4 milhões.
Uma cifra que parecia garantida por parte do acordo com Tony Teixeira. O diário esportivo confirmou ainda que o dono da A1GP adquiriu, de fato, parte da equipe de Bruno Senna, contradizendo a revista alemã “Auto Motor und Sport”, que negava o negócio. E, apesar da transação, a parceria ainda não é capaz de assegurar os pagamentos à Dallara.
Se a dívida não for paga, a Dallara deve passar os projetos à Stefan, equipe sérvia que já anunciou o lançamento de seu carro – no dia 25 – mesmo sem ter vaga garantida no grid. Adrián negou veementemente essa possibilidade, mas admitiu que está trabalhando duro para colocar seu time no grid do GP do Bahrein.
Os "Piratas da Sérvia" tem o apoio declarado de Ecclestone e acerto com a Toyota, pretendendo usar todo o pacote da montadora japonesa para a temporada 2010.
No caso de "roubar" a Dallara da Campos, restaria uma dúvida: sobre qual estrutura que o time comandado pelo "pirata" Zoran Stefanovic deve usar – se ficará com os chassis da construtora italiana, se utilizará o pacote técnico da Toyota ou fará um híbrido.
Se os espanhóis aparecem constantemente na mídia graças aos problemas financeiros, a USF1 provoca desconfiança por não aparecer tanto assim. Por isso, o time vem divulgando vídeos mostrando que está trabalhando no desenvolvimento de seu carro, que tem nome: Type 1.
Fora dos primeiros treinos coletivos da F1 em 2010, os norte-americanos anunciaram que iriam fazer seus testes iniciais no circuito de Barber, no Alabama, nos EUA. Porém, as datas dessas sessões e do lançamento do Type1 ainda não foram confirmadas.
O único piloto da USF1 confirmado para o Mundial é José María López, que traz investimento do governo da Argentina.
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