Essas terras "notoriamente desocupadas e improdutivas" estão no meio do nada.
E daí?!
TODA área produtiva já esteve alguma vez "no meio do nada", se isso fosse esse obstáculo tamanho que você coloca, não existiriam áreas produtivas.
Além disso, que luxo é esse de rejeitar terras?! De ficar fazendo exigências sobre estar perto de shopping center, ter água encanada ou TV a cabo? Eu achava que estava falando de SEM TERRAS, ou seja, de pessoas em situação de extrema pobreza ansiosas para adquirirem um pedaço de terra para produzir, mas parece que eu estava errado...
Para poderem produzir, contribuindo para o desenvolvimento do país é necessário um mínimo de infra-estrutura.
Ué, isso é o mínimo. Nada que uma estrada e um crédito agrícola (que parece já existir e ser satisfatório) não resolva. Isso não parece no momento um obstáculo escabroso para quem está interessado em trabalhar.
Além do que, históricamente, a maioria dos posseiros que ocupam essas terras são alvo fácil de grileiros. Eles não querem que a moda de "ocupar terras improdutivas no meio do nada" pegue. É um tipo de monopólio. Saca?
O MST não ocupa essas terras com medo tê-las invadidas por grileiros mas...invade fazendas ocupadas e produtivas de fazendeiros (que eles dizem ser grileiros!) sem medo! Isso não me parece coerente.
Ia me esquecendo:
É claro que eles esperam a terra ser adequada ao plantio pelos posseiros. Depois enviam seguranças que se auto-suicidam sozinhos afim de diminuir a súbita concentração demográfica.
Concordo plenamente. É exatamente o que o MST faz com os produtores rurais.