Autor Tópico: Deus não é culpado  (Lida 27744 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re: Deus não é culpado
« Resposta #175 Online: 08 de Abril de 2008, 12:02:56 »
Está na Bíblia e você aceita a Bíblia como tendo sido parcialmente inspirada por Deus. Enquanto você não apresentar um critério claro para separar a bosta das pérolas, ficará sendo apenas sua opinião. E  nós continuaremos a achar que tudo vem do seu "deus" por não termos motivos para distinguir um coisa da outra.
Mais claro impossível.
Aja como quiser.
Abraço.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #176 Online: 08 de Abril de 2008, 12:06:49 »
A Bíblia é considerada a palavra de Deus e o relato de seus atos.
você se esqueceu de dizer que ela narra a história do povo de Deus...    ...e seus atos.

A diferença é que você se acha em condições de distinguir o que vem de Deus e o que vem dos homens, só que não provou.
Não preciso provar nada.
Porém, existe pelo menos, relevância no que eu disse no post #1 e, se você fosse realmente "livre de cadeias mentais" não mais ficaria pregando que "Deus é isso ou aquilo" de acordo com seus anseios pessoais.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 08 de Abril de 2008, 12:17:09 »
Mas perco muito tempo tentando exlicar coisas óbvias acerca da Bìblia a fim de ajudar a compreensão.
Aparentemente não são óbvias para nós. Talvez você devesse admitir que há algum problema com sua argumentação. A outra opção é que somos todos uns tapados.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #178 Online: 08 de Abril de 2008, 12:25:33 »
Não lembro se fui eu quem disse isso, mas o correto seria dizer que você não pode
usar a Bíblia para provar a veracidade da Bíblia, da mesma forma que não posso usar
O Senhor dos Anéis para provar a existência de elfos.
Seja razoável.
...Se eu falar algo do "Senhor dos Anéis" acerca de sua personalidade, de onde mais eu haveria de obter informações se não fosse pelo Livro? ...e você, de onde obteria as respectivas respostas?

Não questiono isso. O que questiono, repito, é você escolher o que vai aceitar como uma descirção do "caráter" divino e o que não vai.

...o seu erro está em reinterpretar os trechos que vão contra o seu argumento com base
em argumentos ad hoc (um erro de tradução aqui, um erro de interpretação acolá, etc.).
Neste caso, penso que você deveria, no ato em que perceber o "ad hoc" refutar cobre ele.
Isto sim, seria razoável.

Exemplo de um ad hoc que você usou: sua interpretação da punição de Davi (a morte de seu filho).

Você não disse com essas palavras, mas o sentido era o mesmo, olhe só:
Agora, você certamente questionará, "Porque eu acredito  que não foi Deus quem fez
aquilo e tão somente mandou um recado a Davi?" e eu respondo: Pelo "Caráter" de deus
descrito ao longo da Bíblia.

Ou seja você não leva à sério (no sentido de aceitar o trecho bíblico que mostra uma imagem
negativa de deus como uma descrição fiel do "caráter" divino).
A Bíblia é explícita quanto ao Caráter de Deus em João 3:16, nos 10 mandamentos ou em outras tantas passagens similares...

Ok, vamos ver:

Citação de: desconhecido, atribuído a João
16. Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer
não pereça, mas tenha a vida eterna.
17.   Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

Isso não diz muito acerca do dito caráter divino: deus amou o mundo. Os 10 mandamentos nos fornecem uma imagem melhor:

Citação de: desconhecido, atribuído a Moisés
   1. Eu sou YHWH, teu Deus [Elo.hím], que te fiz sair da terra do Egipto, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim [o Deus de Abraão].
   2. Não farás imagem esculpida [em hebraico péshel, referindo-se a ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos ceús, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adora-las-á, nem prestar-lhes-á culto, por que eu, YHWH, teu Deus, sou Deus zeloso ["Deus que exige devoção exclusiva" ou "Deus ciumento"; em hebraico El qan.ná e em grego Theós zelotes], e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.
   3. Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão [ou "dum modo fútil", blasfêmia], pois YHWH não considerá impune aquele que tomar seu nome em vão.
   4. Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado [em hebraico, shab.báth] de YHWH, teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez YHWH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso YHWH abençoou o dia do Sábado, e o santificou.
   5. Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHWH, teu Deus, te dá.
   6. Não assassinarás [ou cometer homicídio, em hebraico lo tir cá.vit].
   7. Não cometerás adultério [em hebraico lo tin.àf].
   8. Não furtarás.
   9. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.
  10. Não cobiçarás [em hebraico, lo thahh.módh] a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo...

Ou seja: ele ama ou mundo... mas é ciumento, não condena a escravidão, nem se incomoda se seus seguidores tratam as mulheres como
objetos. Qual o ad hoc que você usará agora?

Oras...! Não seria um "erro infantil", Tolo, descarado, instaurar os 10 mandamentos e logo em seguida contradizer-se? Este "paradoxo" levou e leva milhares de pessoas a analizar criteriosamente a Bíblia e estas tais pessoas, descobriram em unanimidade que as "Expresões de linguagens" dos escritores Bíblicos são um fato. Tudo que Moisés escreveu, foi desta forma: Atribuindo TUDO a Deus.

E quanto ao que Lucas, Mateus, Marcos e João escreveram? Porque o que eles escreveram não pode ser interpretado como uma
ficção "inspirada" por deus? Lembro a você os evangelhos apócrifos.

Fico curioso em saber como você reagiria se ouvisse alguém falar "Nossa senhora! Estou morto de fome"  ( ? )

Não acharia estranho. O que eu acharia estranho seria se alguem dissesse: "Nossa senhora mandou eu comer um bolo de chocolate",
ou pior: "Nossa senhora mandou eu massacrar os filisteus".

Literalmente, Jesus mandou "arrancar o olho de quem olhasse coisas más".
Se formos levar a Bíblia na literalidade, estaríamos perdidos. A Bìblia é um
livro que se deve ser compreendido através de um discernimento mais apurado,
assim como as poesias e as mensagens das pinturas
. Observando a Bíblia em sua
literalidade, e se atentando para fatos isolados históricos, seria como recusar
um Monet por causa do prego que ele está pendurado.
Eu não disse "Use seu discernimento" e fim. Expliquei com cuidado e ainda fiz comparação com a leitura de poesias.

O sentido é o mesmo. Você está tergiversando.

Se você for analisar os
textos bíblicos de forma imparcial, o que surge é a imagem de um deus esquizofrênico e
bizarro. A contradição está no texto e a única forma de escapar dela é através
de uma reinterpretação que só existe na sua cabeça. Por mais que você leia a
bíblia, as contradições vão continuar lá, daí que não importa se você estudou a bíblia
por dois, três ou 50 anos.

(...)

Há quem veja nisso uma desgraça... Há quem veja Uma droga... uma loucura... um delírio... sei lá...
Mas Vinícius de Moraes só teve uma intenção.

Analogia furada. Muitos poemas podem ser entendidos sob diversas interpretações (mas isso nem sempre é verdade). Isso é uma
consequência das figuras de linguagem e da intenção poética do autor. Só que boa parte da bíblia NÃO foi escrita como poesia. Esse era
o caso dos 10 mandamentos citados acima, por exemplo. Além disso, mesmo que o todo da bíblia fosse aberta a interpretações poéticas,
isso não fornece um critério para averiguar a veracidade de SUA interpretação. Você acredita que a interpreta corretamente, por causa
de sua fé. Esse tipo de fé parece inocente, mas existem muitos exemplos aterradores do poder de uma interpretação de um texto sendo
aceita como dogma. É o caso de Charles Manson, que afirmava compreender o sentido oculto da letra da música Helter Skelter, dos
Beatles.

Reconhecer que sua conclusão sobre a "inocência" de deus se baseia numa interpretação
da bíblia baseada na crença a priori na bondade de deus. Ou seja, um raciocínio circular que tenta
esconder que se baseia na fé.
Errado.
Estudo a Bíblia sem cadeias.
Vivo procurando "erros" nela a fim de estuda-los...
Não posso acreditar em algo, sem que haja alguma duvida em aberto.
...e é exatamente por isso que frequento Foruns Ateus.
A fim de ouvir opinião alheia.
Mas perco muito tempo tentando exlicar coisas óbvias acerca da Bìblia a fim de ajudar a compreensão.

Ah é tão óbvio? Estranho que existam então tantas igrejas e denominações diferentes, com ritos e dogmas que se contradizem.
Porque será...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #179 Online: 08 de Abril de 2008, 12:29:49 »
Aparentemente não são óbvias para nós.
Eu afirmo que existe nas palavras de Moisés as suas características pessoais. Uma delas é a de atribuir TUDO que vê na sua frente, à ação de Deus.
Você discorda inteiramente disso.
Pergunto: PORQUE?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 08 de Abril de 2008, 17:10:46 »
Isso não diz muito acerca do dito caráter divino: deus amou o mundo. Os 10 mandamentos nos fornecem uma imagem melhor:
Sem falar em que há 2 listas de 10 mandamentos: a primeira, que Moisés quebrou, e a segunda. E as duas são diferentes.
Sem falar também em que  não são apenas 10 mandamentos em cada uma.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 09 de Abril de 2008, 07:19:16 »
Aparentemente não são óbvias para nós.
Eu afirmo que existe nas palavras de Moisés as suas características pessoais. Uma delas é a de atribuir TUDO que vê na sua frente, à ação de Deus.
Você discorda inteiramente disso.
Pergunto: PORQUE?
A Bíblia diz, em vários casos, que "Deus disse/fez/ordenou".
Segundo você, isto é verdade em alguns casos, mas em outros devemos entender como:
"Moisés achou que Deus tinha dito/ tinha feito/ tinha ordenado".
O seu critério parece ser o de que "se é bom, foi Deus, se é ruim, Moisés interpretou errado as palavras do bom Deus".
Não vejo motivos para aceitar seu critério, se é que é esse seu critério, ou qualquer outro que você me apresente.

Para os fatos históricos, posso checar outras fontes externas à Bíblia. Para as características de Javé, só tenho a Bíblia (bem, posso me basear também nos deuses que deram origem a Javé dos judeus, como o Javé deus da guerra cananeu).

Sugiro o livro "Deus, uma biografia", de Jack Miles, que tenta definir quem é Deus a partir do que mostra a Bíblia. 

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #182 Online: 09 de Abril de 2008, 15:58:02 »
Sem falar em que há 2 listas de 10 mandamentos: a primeira, que Moisés quebrou, e a segunda. E as duas são diferentes.
?????????

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #183 Online: 09 de Abril de 2008, 16:02:40 »
Segundo você, isto é verdade em alguns casos, mas em outros devemos entender como:
Cada caso deve ser analizado em separado.
Fale sobre algum e o estudaremos.

O seu critério parece ser o de que "se é bom, foi Deus, se é ruim, Moisés interpretou errado as palavras do bom Deus".
Não sei porque converso com você ainda... 

Não vejo motivos para aceitar seu critério, se é que é esse seu critério, ou qualquer outro que você me apresente.
Não preciso que aceite.
Mas, contraargumente com inteligencia.
Para os fatos históricos, posso checar outras fontes externas à Bíblia. Para as características de Javé, só tenho a Bíblia (bem, posso me basear também nos deuses que deram origem a Javé dos judeus, como o Javé deus da guerra cananeu).

Sugiro o livro "Deus, uma biografia", de Jack Miles, que tenta definir quem é Deus a partir do que mostra a Bíblia. 
[/quote]

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 09 de Abril de 2008, 17:45:18 »
?????????

No livro do Êxodo, logo após a apresentação dos 10 madamentos, são listadas também umas regrinhas extras:

Citação de: Éxodo 21 (João Ferreira de Almeida Atualizada)
1Estes são os estatutos que lhes proporás:

2Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça.

3Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher.

4Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho.

5Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro;

6então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar ã porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

7Se um homem vender sua filha para ser serva, ela não saira como saem os servos.

8Se ela não agradar ao seu senhor, de modo que não se despose com ela, então ele permitirá que seja resgatada; vendê-la a um povo estrangeiro, não o poderá fazer, visto ter usado de dolo para com ela.

9Mas se a desposar com seu filho, fará com ela conforme o direito de filhas.

10Se lhe tomar outra, não diminuirá e o mantimento daquela, nem o seu vestido, nem o seu direito conjugal.

11E se não lhe cumprir estas três obrigações, ela sairá de graça, sem dar dinheiro.

12Quem ferir a um homem, de modo que este morra, certamente será morto.

13Se, porém, lhe não armar ciladas, mas Deus lho entregar nas mãos, então te designarei um lugar, para onde ele fugirá.

14No entanto, se alguém se levantar deliberadamente contra seu próximo para o matar ã traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra.

15Quem ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.

16Quem furtar algum homem, e o vender, ou mesmo se este for achado na sua mão, certamente será morto.

17Quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.

18Se dois homens brigarem e um ferir ao outro com pedra ou com o punho, e este não morrer, mas cair na cama,

19se ele tornar a levantar-se e andar fora sobre o seu bordão, então aquele que o feriu será absolvido; somente lhe pagará o tempo perdido e fará que ele seja completamente curado.

20Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;

21mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu.

22Se alguns homens brigarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, não resultando, porém, outro dano, este certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e pagará segundo o arbítrio dos juízes;

23mas se resultar dano, então darás vida por vida,

24olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,

25queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.

26Se alguém ferir o olho do seu servo ou o olho da sua serva e o cegar, deixá-lo-á ir forro por causa do olho.

27Da mesma sorte se tirar o dente do seu servo ou o dente da sua serva, deixá-lo-á ir forro por causa do dente.

28Se um boi escornear um homem ou uma mulher e este morrer, certamente será apedrejado o boi e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido.

29Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono, tendo sido disso advertido, não o guardou, o boi, matando homem ou mulher, será apedrejado, e também o seu dono será morto.

30Se lhe for imposto resgate, então dará como redenção da sua vida tudo quanto lhe for imposto;

31quer tenha o boi escorneado a um filho, quer a uma filha, segundo este julgamento lhe será feito.

32Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado.

33Se alguém descobrir uma cova, ou se alguém cavar uma cova e não a cobrir, e nela cair um boi ou um jumento,

34o dono da cova dará indenização; pagá-la-á em dinheiro ao dono do animal morto, mas este será seu.

35Se o boi de alguém ferir de morte o boi do seu próximo, então eles venderão o boi vivo e repartirão entre si o dinheiro da venda, e o morto também dividirão entre si.

36Ou se for notório que aquele boi dantes era escorneador, e seu dono não o guardou, certamente pagará boi por boi, porém o morto será seu.

Ah, e onde se lê "servo", entenda-se "escravo". Os hebreus eram escravistas e viviam em meio a outros povos escravistas. Os tradutores
parecem se envergonhar disso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #185 Online: 09 de Abril de 2008, 18:02:43 »
Ah, e onde se lê "servo", entenda-se "escravo". Os hebreus eram escravistas e viviam em meio a outros povos escravistas. Os tradutores parecem se envergonhar disso.

A Bíblia registra a evolução dos métodos e das Leis desde o princípio.

Doulos = Servo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 09 de Abril de 2008, 18:10:49 »
Jetro, parece que você só vê o que quer ver.

Um escravo, por outro nome, é vítima da escravidão do mesmo jeito. Ou você acha que a CLT prevê atitudes como as abaixo?

Citação de: desconhecido, atribuído a Moisés
2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça

7 Se um homem vender sua filha para ser serva, ela não saira como saem os servos.

Agora me mostre algum trecho da Bíblia que condene explicitamente a escravidão.

EDIT: Tentei tornar o texto um pouco mais claro.

Alan Watts

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 10 de Abril de 2008, 06:52:10 »
Que tal aquele em que Javé diz a Moisés que mande os levitas saírem pelo acampamento matando parentes e amigos? E eles mataram milhares?
Que tal esta longa lista:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/atrocidades_deus.php
Não sei porque converso com você ainda... 
Nem vice-versa...
Não preciso que aceite.
Mas, contraargumente com inteligencia.
É exatamente o que eu acho que estou fazendo.
Até prova em contrário.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 10 de Abril de 2008, 07:00:49 »
?????????
Por que o espanto? Você não disse que já leu a Bíblia?
Compare Êxodo 20 com Êxodo 34. Melhor ainda:
http://www.positiveatheism.org/crt/whichcom.htm

E a longa lista de instruções para rituais idiotas, vestimentas e receitas culinárias, tipo não misturar leite e carne? Ah, já sei, Moisés apenas pensou ter ouvido Javé dizer isto.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Re:Deus não é culpado
« Resposta #189 Online: 13 de Dezembro de 2012, 03:21:11 »
             Comentário a uma parte da mensagem de Dr Manhattan acima nessa página 8 desse tópico, marcada como das 12:25:

Acho que não tem muito a ver fazer esse tipo de escândalo com a parte :"Não cobiçarás o escravo ou a escrava do seu próximo". É meio demagogia
          Isso pode perfeitamente bem ser entendido como "Você não deve cobiçar o dinheiro que o seu próximo tem para ter empregados que você não tem"
          Verdade que como eu mesma disse em outro tópico, os escravos manuais viviam uns 20% de tempo a menos que os pobres quando não-escravos  e na maioria das vezes os escravos não podiam se reproduzir, os seus donos na maioria dos casos matavam os filhos dos escravos deixando-os morrer de fome, pois era mais barato comprar outro escravo capturado do que sustentar totalmente os seus filhos por 4 anos e parcialmente por mais 8 anos, até os 12 anos do escravo. (Exceto no caso de escravos de luxo (administradores de empresas, pedagogos)  que havia na escravidão antiga e que eram relacionados aos domésticos, meio que parentes de adoção), mas a maioria dos escravos era manual e não-doméstica. É por isso mesmo que sempre continuava o tráfico em enorme proporção que sempre havia necessidade de continuar o tráfico. Então isso que certos marxistas falam de que por causa da mais-vália o assalariamento é quase a mesma coisa que a escravidão ou talvez em alguns pontos até mais duro, não é bem assim, a escravidão era sim muito pior e muito mais exploratória e não tinha nenhuma vantagem que seja para o escravo em comparação com o assalariamento (no caso dos assalariados domésticos também há uma relação meio familiar então não tem lógica comparar um escravo doméstico com um assalariado não-doméstico).
          Mas ainda assim, esse especifico trecho pode perfeitamente ser transcrito, ser entendido do modo que eu citei "Você não deve cobiçar o poder econômico do seu próximo para ter empregados que você não tem ou para ter mais empregados do que você tem"
          Na verdade o verdadeiro problema com toda essa parte do "não cobiçaras" é considerar que só cobiçar, desejar ter o mesmo que outro tem, já é praticamente a mesma coisa que roubar ou furtar o outro, verdade que às vezes pode levar a isso, mas também pode levar a se esforçar mais para pelo menos tentar melhorar de vida, e embora em grande parte das vezes, mesmo se esforçando mais isso não acontece, há casos em que se esforçar mais faz sim diferença, há casos em que a pessoa consegue mesmo melhorar se esforçando mais.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 07:34:14 por LaraAS »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 13 de Dezembro de 2012, 07:17:44 »
Notem que a mulher está no meio de uma lista de propriedades. Será que é por ordem de valor?

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #191 Online: 13 de Dezembro de 2012, 07:32:48 »
Resumo do NT - Um, Dois, Três, Vai filhão!!!...Ai caral#$@!  :lol:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #192 Online: 13 de Dezembro de 2012, 07:54:12 »
Notem que a mulher está no meio de uma lista de propriedades. Será que é por ordem de valor?

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

É bom lembrar que naquela época e lugar havia poligamia, e mesmo com as mulheres de classe média baixa e de classe baixa ajudando em tarefas relacionadas à grande economia, ainda assim, naquela época a força física era muito necessária para o trabalho pleno, então na verdade cada mulher só conseguia render 50% do trabalho físico do homem e além disso também ficava mais fraca pela dupla jornada e também por estar sempre grávida, na verdade a mulher trabalhava para a grande economia nas épocas de colheita e de plantar, metade do tempo de trabalho, o mais intenso é verdade, mas no tempo de simples manutenção das plantações, ele não trabalhava para a grande economia, o no caso do gado também aconteciam coisas do tipo, verdade que sempre havia o artesanato do tipo feminino e em parte esse era para vender, de tecidos, roupas e comidas estilo marmita ou então em restaurantes, mesmo esse rendia menos dinheiro do que o artesanato masculino, de produtos de madeira e metal.
           Então mesmo com a mulher de classe media baja ou de classe baixa ajudando em atividades relacionadas à grande economia, ainda assim o homem tinha que ajudar em 50% do sustento da esposa ou de cada esposa se tivesse mais de uma esposa e por isso os mais pobres não podiam ter mais de uma esposa, mesmo com elas trabalhando em atividades relacionadas à grande economia nessa época, não é que elas fossem umas dondocas, a maioria das mulheres da época eram de classe media baixa ou baixa (e nesses casos de esposas relativamente protegidas de abusos sexuais, trabalhavam em posses de fato  da família extensa ou então em arrendamentos com a família extensa tendo certa autonomia).
           Quer dizer, os homens mais pobres não podiam ter mais de uma esposa e não era só a questão de repressão, a maioria das próprias mulheres, voluntariamente não quereriam ter segunda esposa de um homem pobre ou de classe média baixa, e não é que fossem umas dondocas folgadas, como eu já disse, a maioria era de classe média baixa ou de classe baixa, que trabalhavam fazendo produtos para vender na grande economia, só que como eu já disse, nas condições de tecnologia da época, só rendiam 50% do trabalho masculino, então os outros 50% do seu sustento tinha que ser complementado pelo marido, assim como 70% do sustento dos filhos.
           Num caso desses, também se pode dizer como no caso dos escravos, que a questão era não ter inveja, não cobiçar o dinheiro que os mais ricos ou mais de classe média alta tinham para ter várias esposas.
           E mesmo hoje de um modo mais atenuado, os homens mais ricos e de classe média alta têm mais chances de conseguir esposas, também não é que sejam dondocas, mas as mulheres têm as carreiras prejudicadas pelo fato de gastar mais tempo para cuidar dos filhos do que os homens gastam nisso, e por isso, acabam ganhando menos e para isso, é bom ter um marido que ganhe mais, mas isso não significa que sejam casos de golpe do baú, pelo menos não na maioria dos casos. Nem tampouco é ser dondoca na maioria dos casos.
           Então nesse sentido também se pode dizer isso, que é para  um homem não ter inveja de outro que tendo mais dinheiro têm mais possibilidade de conseguir esposa.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #193 Online: 13 de Dezembro de 2012, 07:56:00 »
Resumo do NT - Um, Dois, Três, Vai filhão!!!...Ai caral#$@!  :lol:

Os 10 mandamentos já estão no Velho Testamento, VT.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #194 Online: 13 de Dezembro de 2012, 07:58:41 »

Continuação da resposta para Fernando Silva:

Ah....e sem dúvida que as esposas de homens com escravos, tinham um nível de vida melhor que os escravos manuais tanto homens quanto mulheres.
         Realmente eu concordo, estava na ordem de valor.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 08:01:47 por LaraAS »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #195 Online: 13 de Dezembro de 2012, 07:59:06 »
Eu sei Lara mas o filhão tá no Novo Testamento-NT
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 13 de Dezembro de 2012, 12:45:17 »
Uma comparação entre as várias listas de 10 mandamentos:

http://www.positiveatheism.org/crt/whichcom.pdf

http://www.positiveatheism.org/crt/whichcom.htm

O "não cobiçarás..." está na lista de Êxodo 20. Já o décimo mandamento de Êxodo 34 é "Não misturar carne com leite" ("não prepararás o bezerro no leite de sua mãe")

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #197 Online: 13 de Dezembro de 2012, 13:15:07 »
Primeiro gostaria de te parabenizar pela persistência...mesmo que possa ser julgado com "teimosia" por alguns...ao menos não tomou a atitude padrão de stressar e dizer "não brinco mais com vocês"...hehehe

Me interessei principalmente por um comentário seu...que julgo ser o centro de toda a discussão desse tópico:

Isso é uma colocação tendenciosa...pois sabendo previamente a citação, você vai interpretá-la da maneira mais conveniente. É isso que sempre se faz...e isso não satisfaz (nem um pouco) os céticos.

O que gostaríamos, e isso encerraria os questionamentos a esse respeito, é o método que você utiliza para  fazer tal discernimento...
"Usar o bom-senso" foi o a sua colocação que mais se aproximou de uma resposta a essa questão.  Contudo, como você certamente sabe, o bom-senso não é comum entre as pessoas, portanto, é inadequado para julgar o que é verdade e o que não é.

Afinal...eu posso dizer o mesmo..."Lei a bíblia, use o bom-senso, se esse Deus existe...eu prefiro ficar longe dele!" - Do meus ponto-de-vista, usando o meu bom-senso, essa colocação é perfeita - mas sei que você não concorda.

PORTANTO, bom-senso não é uma resposta...mas ainda gostaria de entender uma maneira objetiva de definir o que é verdade e o que não é dentre o que está escrito na bíblia.
:)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:13:29 »
Aquele que escuta a voz do coração sabe discernir o que Deus realmente disse e o que foi confusão de algum profeta.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #199 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:19:36 »
Aquele que escuta a voz do coração sabe discernir o que Deus realmente disse e o que foi confusão de algum profeta.

É por isso que "geral" se mata em nome de deus, ambos com praticamente as mesmas crenças.
:)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!