Autor Tópico: Deus não é culpado  (Lida 27743 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re: Deus não é culpado
« Resposta #150 Online: 02 de Abril de 2008, 17:01:46 »
O Jetro é esquisito... Ele compara as contradições e atrocidades bíblicas a uma obra de um pintor em uma moldura mal-acabada, (Não ponha palavras na minha boca) mas ao mesmo tempo afirma que se fosse seguir as instruções do 'manual perfeito escrito por deus' estaríamos perdidos.(Não ponha palavras na minha boca) O que resta, então? Ficar só bajulando deus e dizendo que ele é infinitamente sábio e inspirou um manual da vida que se fôssemos  segui-lo estaríamos perdidos?

Sua mente é muto confusa.
Você discerne as coisas de maneira muito contrárias.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #151 Online: 02 de Abril de 2008, 17:34:23 »
Errado.

Jetro,
Vou resumir o que entendi da sua posição:
-A Bíblia tem partes inspiradas por Deus e partes que resultam de preconceitos e má interpretação dos autores.
-É possível distinguir umas das outras e você sabe exatamente como fazer.
-Você tem certeza do que diz, portanto tem certeza de que quem discorda de você está errado.
Eu disse que  "leia o post #1".

Mas Jetro, essa parece ser exatamente a sua posição! Lá no post #1 você escreveu:
Citação de: Jetro
Portanto, nem toda vez que você ler “Deus fez isto ou aquilo” ou, “Deus endureceu o coração de Faraó”, ou “Deus matou as crianças”, saiba que não foi Deus quem fez o mal e isso é fruto do falho discernimento do escritor Bíblico que, talvez ainda fascinado por poder “ouvir” a voz de Deus, imbuído da novidade, atribuiu tudo o que “viu” como sendo a “Vontade de Deus” e assim, erroneamente o transcreveu. Como saber então o que vem de Deus ou o que não vem de Deus? Use seu discernimento. Sem dúvidas isso não é uma tarefa fácil e eu posso conversar sobre isto em outra ocasião. Meu objetivo neste contexto é explicar algo que vem atrapalhando muitas pessoas de “aceitarem” Deus por não concordarem com “Suas” ações.

Para poder concluir o que você concluiu acima, é preciso primeiro supor que exista uma entidade (deus) que existe e possui características que independem do texto bíblico (para ser claro: da mesma forma que, digamos, James Bond não existe fora do contexto dos livros e filmes).
Um cético (isto é, alguem que lê a Bíblia sem se guiar por uma crença prévia acerca dessa entidade) só pode construir uma imagem de deus,
mesmo que seja como personagem literário, com base na evidência textual. E o texto, pelo menos do AT, frequentemente descreve uma entidade
egoísta, ciumenta, sanguinária e violenta.

O que você chama de discernimento parece consistir em seguir uma linha de pensamento assim: "O trecho A da Bíblia mostra deus agindo de forma
contrária ao que eu espero de um ser bondoso, ergo esse trecho corresponde a um erro de interpretação ou a um equívoco do autor.
O trecho B da Bíblia mostra deus agindo como um ser bondoso, portanto ele corresponde a uma descrição precisa de deus.

Será que você não percebe que se trata de um raciocínio circular? "Deus é bom porque os trechos B, C, D e E da Bíblia são corretos e mostram
deus como sendo bondoso. Os trechos B, C, D e E são corretos porque descrevem um deus bondoso."

EDIT: Mudei "consiste" para "parece consistir".

« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 17:45:12 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 02 de Abril de 2008, 17:38:40 »
Este post retrata a postura da maioria dos ateus que dialogam nos forums.
Acompanhe a linha de conversa desde o inicio e constate por si mesmo.

Jetro - Continuo aguardando vc julgar as atitudes do Deus Bíblico sem usar a Bíblia...  :hihi:
A minha moral me diz que matar inocentes para castigar um culpado é imoral.
Não usei a Bíblia para isto.
Jetro - Quem te revelou então que Deus "matou inocentes"?  :olheira:
Se foi Davi que pecou e Deus matou 70 mil de seus súditos, algo está errado.
Se foi Davi que pecou e Deus matou seu filho pequeno, algo está errado.
Ou você prefere assumir que uma criança era tão má que Deus tinha que matá-la?
Eu disse uma? Foram milhares ao longo da Bíblia. Nenhuma era inocente?
Jetro - Amigo. Desculpe. Mas somente este post o descreve com precisão.
Auto-análise é a palavra da vez.
Considero isto um elogio.

Reitero o que disse o Fernando. Inocente é alguem que não tem culpa. Se foi Davi, e não seu filho que pecou, então
o filho de Davi era inocente. Portanto, nesse trecho deus matou um inocente. O mesmo vale para o outro exemplo.
Isso para mim é cristalino. Não consigo imaginar qual seria a outra possibilidade...  :hein:

E um aviso camarada: cuidado com os ad hominen.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 02 de Abril de 2008, 17:42:43 »
O Jetro é esquisito... Ele compara as contradições e atrocidades bíblicas a uma obra de um pintor em uma moldura mal-acabada, (Não ponha palavras na minha boca) mas ao mesmo tempo afirma que se fosse seguir as instruções do 'manual perfeito escrito por deus' estaríamos perdidos.(Não ponha palavras na minha boca) O que resta, então? Ficar só bajulando deus e dizendo que ele é infinitamente sábio e inspirou um manual da vida que se fôssemos  segui-lo estaríamos perdidos?

Outro aviso camarada:
Sugiro a você (e NÃO estou sendo sarcástico!) que denuncie o forista citado à moderação, caso considere
o seu post um insulto. Temos tido muito problemas com ad hominens aqui recentemente, por isso acho que qualquer possível
sofisma ou insulto deve ser denunciado imediatamente por quem se sentir ofendido. É melhor do que criar uma flame war.

Alan Watts

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 03 de Abril de 2008, 07:13:56 »
Entre um livro escrito há milhares de anos por um povo primitivo que mistura coisas fantásticas com fatos possivelmente históricos, fico com as pesquisas arqueológicas.
Por mais "chucros" que tenham sido, viveram os fatos.
Assim como os seguidores das outras religiões - que no entanto você rejeita.
Se a ciência diz que a Terra tem 4,7 bilhões de anos e a Bíblia diz que tem 6 mil, fico com a ciência.
Mais uma prova básica de que vc somente folheou a Bìblia.
Esta é uma interpretação possível da Bíblia baseada no número de gerações. Já que você diz que é preciso entender e não tomar tudo ao pé da letra, tem que aceitar esta possibilidade como válida.
E eu reafirmo que se ela não consegue nem ser fiel aos fatos históricos, quanto mais à suposta mensagem de um suposto deus.
Você fala como um "CrenteAteu". Fanático, qualquer coisa que disserem contra a Bìblia lhe soa como verdade.
Dê um exemplo.
...encare o mundo. Seminários de teologia não são detentores da verdade.
Creio que a verdade absoluta não exista. Nem de um lado e nem do outro. Sourelativista.
Então existe a possibilidade de eu estar certo. Ou que o verdadeiro deus seja outro.
mas da mesma forma, não concordo que fique falando da Bìblia dizendo que por ela, Deus Erra.
Percebe sua incoerência?
Não. A Bíblia diz claramente que Deus matou e torturou milhões de pessoas. Você acha que eu devo interpretar isto de outra forma. Eu acho que o deus da Bíblia é um monstro.
Você tem direito à sua opinião e pode discordar da minha, mas não pode se opor à que eu divulgue a minha.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 03 de Abril de 2008, 07:30:36 »
Então você acha que eu deva falar com eles?
Antes de escolher o cristianismo (ou melhor, a sua versão do cristianismo) como verdade, deveria analisar todas as religiões que a humanidade já inventou. E talvez a religião verdadeira ainda não tenha surgido.
Mas não o quero levar a nada a não ser "Não afirmar algo acerca do Deus da Bíblia" porque você não conhece, nem acredita e não leu a Bíblia.
Isto é pedir muito?
Eu já li a Bíblia. O que você quer é que eu concorde com a sua interpretação, mas isto não vai acontecer. Quanto mais eu leio, mais enojado fico.
Assim tambem como não gostaria que você falasse sobre o Candomblé sem o conhecer profundamente.
Só posso dizer uma coisa sobre ele: a música é melhor que esses CDs de gospel que pululam por aí.
O Candomblé é só mais uma superstição até prova em contrário. Há milhares. Por que escolher uma e rejeitar as demais?
Mostre para mim um lugar onde eu tenha me expressado de tal forma que embase sua citação acima.
Amigo.. eu ja fui muito claro no meu objetivo neste tópico.
Você já deixou claro que se acha capaz de interpretar a Bíblia com base em critérios lógicos e se espanta por eu duvidar dela.
Já fiz isto por 40 anos como cristão. Aquele monte de bobagens sempre me incomodou, mas eu me dizia: "Deve estar certo de alguma forma que eu não consigo entender".
Você estava certo.
Não, estava errado por assumir como certa uma coisa que eu não conseguia analisar ou entender.
E eu sugiro: leia os outros livros "sagrados" até entendê-los (e aceitá-los).
Qual você sugere?
O Alcorão e os Vedas. O Alcorão aceita Jesus como o penúltimo profeta, mas diz que ele não é filho de Deus e nem morreu na cruz. Os Vedas e o Gita são interessantes: você vai encontrar neles a origem de muita coisa do cristianismo.
Amigo... eu disse diversas vezes que aprendi muitas coisas com Ateus.
Mas acredite: Às vezes, eles erram.
Claro. Só se aprende errando, ao contrário das religiões, que "sempre estão certas".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 03 de Abril de 2008, 07:40:59 »
Entenda de uma vez por todas: Moisés não "Exterminou ninguém" e se não me engano foi ele quem escreveu o Pentateuco.
Estou dizendo que ele escreveu a história e não a fez.
Você pode entender isto?
Até prova em contrário, a Bíblia deve ser entendida do jeito que está escrita. Se Moisés manda (por ordem de Javé) que cada um mate seus parentes e amigos, então é isto que eu entendo: que ele mandou matar parentes e amigos.
Da mesma forma, que critérios temos para filtrar
ou decodificar a verdadeira mensagem de Deus à humanidade contida nas palavras
de gente que extermina povos inteiros,  incluindo os animais, rasga a barriga das
gestantes para arrancar os fetos, poupando apenas as virgens, para estuprá-las, e diz
que seu deus o ordenou?
Amigo...
Descobri seu problema: Você está julgando George Lucas pelos erros de Darth Vader.  ::)
Minha pergunta permanece: se está escrito claramente na Bíblia que Javé mandou matar, por que entender de outra forma?
Você faz idéia do que seria o mundo hoje se a Bíblia não existisse?
Só por isto, você já deveria respeitar seu conteúdo. Mesmo sem compreender.
Difícil saber, mas a Inquisição e as Cruzadas não teriam acontecido. Nem a perseguição às bruxas (que continua até hoje).
Como já disse Christopher Hitchens: "É uma ofensa à humanidade afirmar que foi só depois que Moisés recebeu as tábuas da lei que nós descobrimos que matar e roubar era errado".
A humanidade existe há pelo menos 160 mil anos. A Bíblia, na forma escrita, existe no máximo há uns 2700 anos.
Na forma verbal, no máximo uns 1000 anos a  mais.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #157 Online: 03 de Abril de 2008, 08:39:40 »

(Não ponha palavras na minha boca)
Existem contradiões na Bíblia SIM.
Mas, nenhuma delas fere a mensagem central.
E o grande "prejuizo" é recusar um Monet por causa da moldura.

(Não ponha palavras na minha boca)
Literalmente, Jesus mandou "arrancar o olho de quem olhasse coisas más". Se formos levar a Bíblia na literalidade, estaríamos perdidos.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #158 Online: 03 de Abril de 2008, 09:43:50 »
Vamos ao estudo das citações...

Eu disse:
Existem contradiões na Bíblia SIM.
Mas, nenhuma delas fere a mensagem central.
E o grande "prejuizo" é recusar um Monet por causa da moldura.
Você entendeu:
Ele compara as contradições e atrocidades bíblicas a uma obra de um pintor em uma moldura mal-acabada,
Claramente eu não disse que a Bíblia era "Mal acabada" e sim que a "Moldura é irrelevante".
POrtanto reafirmo com propriedade que você "Discerne as coisas de forma contrária" ao que foi dito. Você adapta o texto às suas vontades.

Eu disse:
Literalmente, Jesus mandou "arrancar o olho de quem olhasse coisas más". Se formos levar a Bíblia na literalidade, estaríamos perdidos.
Você entendeu:
...afirma que se fosse seguir as instruções do 'manual perfeito escrito por deus' estaríamos perdidos.
Você "esqueceu" de inserir uma palavra na frase: "Na literalidade".
Isso muda completamente a mensagem da frase.
Isto é um erro grave de sua parte.

COMPROVADO: você "Discerne as coisas de forma contrária" ao que foi dito.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #159 Online: 03 de Abril de 2008, 10:38:48 »
Claramente eu não disse que a Bíblia era "Mal acabada" e sim que a "Moldura é irrelevante".

Eu entendi perfeitamente que você se referia à moldura. Talvez não tenha ficado claro quando eu disse que as atrocidades divinas eram a tal moldura irrelevante. E mesmo assim, uma moldura mal-acabada pode ser substituída, mas a podridão das atitudes de deus não pode ser retirada do 'livro bom'. Sam Harris fala em Carta a uma nação cristã exatamente sobre isso: você lê a Regra de Ouro e acha que ela destila a mais maravilhosa mensagem de paz. Por outro lado, você lê 'venda tudo e dê aos pobres', 'corte seu bilau fora para evitar o pecado' etc, e "interpreta" para tentar de alguma forma encaixar idiotices como estas no mundo lúcido.

Você "esqueceu" de inserir uma palavra na frase: "Na literalidade".
Isso muda completamente a mensagem da frase.
Isto é um erro grave de sua parte.

Mas é justamente aí que entra a "interpretação". Toda vez que você bate os olhos em coisas do tipo 'venda tudo e dê de esmolas', 'você é capaz de mover uma montanha se tiver um pingo de fé em mim', 'os que crêem curarão os doentes impondo as mãos sobre eles', 'se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum' etc que ninguém em sã consciência faz ou acredita, apela para a 'interpretação'. Qual o critério para separar o que se deve levar ao pé da letra e o que deve ser interpretado? Simples: tudo aquilo que é passível de ser verificado e falseável, é sentido figurado.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 03 de Abril de 2008, 12:45:39 »
"Entender a mensagem central" significa: "Olhar só para os trechos que dizem 'Deus é amor' e fingir que não vê todos os outros em que ele mata, manda matar, tem ataques de ciúme, raiva, pelanca ou mesquinharia".

E assumir que todos os que Deus matou mereciam morrer, mesmo que fossem crianças de colo.
É ridículo acreditar em que os únicos que mereciam ser salvos do dilúvio, no mundo inteiro, eram um velho bêbado e seus filhos esquisitos.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #161 Online: 07 de Abril de 2008, 14:58:14 »
Acho que estou falando com as paredes....
estou pasmo...!
Como vocês podem estar com as mentes tão cauterizadas...???

:olheira:

Eu acabo de dizer N vezes que "Não foi Deus quem fez tais coisas"... Explico... vocês dissimulam... distorcem... acrescentam ou tiram palavras dos meus posts...   Sinceramente... não sei qual é o seu objetivo.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #162 Online: 07 de Abril de 2008, 15:00:18 »
Oras Fernando e Eduardo...

Eu digo que Deus não fez isto... mostro o motivo... e vocês, ao invés de pedir respaldo, só tornam a afirmar a mesma coisa. O que ha com vocês ?  Isto não é "Ser Cético". Isto é "Fanatismo cego". Não nos levará a lugar algum. Leia atentamente seus posts... prestem atenção no que dizem. Qualquer um pode perceber.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #163 Online: 07 de Abril de 2008, 15:12:34 »
Puxa, sete páginas e isso aqui virou um ciclo vicioso: um lado diz "Deus não é culpado" e o outro diz "Deus é culpado".

Talvez o próprio Deus devesse se pronunciar pessoalmente. :umm:

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #164 Online: 07 de Abril de 2008, 15:13:49 »
Puxa, sete páginas e isso aqui virou um ciclo vicioso: um lado diz "Deus não é culpado" e o outro diz "Deus é culpado".

A grande diferença é que "Um lado" diz "Deus não é culpado PORQUE..."
...e o outro só diz "Deus é culpado".

« Última modificação: 07 de Abril de 2008, 17:51:38 por Jetro »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 07 de Abril de 2008, 15:35:00 »

...e o outro só dis "Deus é culpado".

Não: o outro lado diz "deus é culpado porque a Bíblia diz que deus é culpado."

Ao que você responde: "não levemos a sério as partes da Bíblia que dizem que deus é culpado."

O outro lado então replica: "porque?"

Você então responde com algo vago como "use o seu discernimento" ou "basta ler com cuidado" que na verdade
não são respostas.

Nós então dizemos: você está na verdade usando um argumento de fé.

Finalmente, você se recusa a reconhecer isso e nos chama de teimosos :).

P.S. Não vou poder ficar postando com frequência no momento.

Alan Watts

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #166 Online: 07 de Abril de 2008, 15:39:08 »
Pois é, senhores... e agora? ::)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #167 Online: 07 de Abril de 2008, 16:03:37 »
...ao mesmo tempo que me pede para não usar a Bíblia para argumentação.

Ao que você responde: "não levemos a sério as partes da Bíblia que dizem que deus é culpado."
Nunca disse isto. Mostre o post por favor.

Você então responde com algo vago como "use o seu discernimento" ou "basta ler com cuidado" que na verdade
Mostre o numero do meu post onde digo isto por favor.

...e eu disse que nunca usei argumentos baseados na Fé e peço para você provar o que diz mas vc dissimula e não diz nada.

Reconhecer o que meu amigo? Está tudo escrito nas páginas anteriores.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 07 de Abril de 2008, 18:50:56 »
...ao mesmo tempo que me pede para não usar a Bíblia para argumentação.

Não lembro se fui eu quem disse isso, mas o correto seria dizer que você não pode
usar a Bíblia para provar a veracidade da Bíblia, da mesma forma que não posso usar
O Senhor dos Anéis para provar a existência de elfos. No que diz respeito à discussão
do tópico, você pode usar sim a bíblia, para tentar provar a "inocência" de deus. O
seu erro está em reinterpretar os trechos que vão contra o seu argumento com base
em argumentos ad hoc (um erro de tradução aqui, um erro de interpretação acolá, etc.).

Nunca disse isto. Mostre o post por favor.

Você não disse com essas palavras, mas o sentido era o mesmo, olhe só:
Agora, você certamente questionará, "Porque eu acredito  que não foi Deus quem fez
aquilo e tão somente mandou um recado a Davi?" e eu respondo: Pelo "Caráter" de deus
descrito ao longo da Bíblia.

Ou seja você não leva à sério (no sentido de aceitar o trecho bíblico que mostra uma imagem
negativa de deus como uma descrição fiel do "caráter" divino). Ah, e o "Caráter" de deus,
tal descrito no AT é exatamente aquele que descrevemos antes: cruel, ciumento e sanguinário.

Mostre o numero do meu post onde digo isto por favor.

Aqui:
Literalmente, Jesus mandou "arrancar o olho de quem olhasse coisas más".
Se formos levar a Bíblia na literalidade, estaríamos perdidos. A Bìblia é um
livro que se deve ser compreendido através de um discernimento mais apurado,
assim como as poesias e as mensagens das pinturas
. Observando a Bíblia em sua
literalidade, e se atentando para fatos isolados históricos, seria como recusar
um Monet por causa do prego que ele está pendurado.

Ah, e repito o que escrevi antes: sua analogia está incorreta. Um quadro e uma moldura pertencem
a classes de objetos distintas, enquanto os textos bíblicos só diferem no seu conteúdo.
A analogia correta para o que você faz seria comparar um quadro de Monet e um de, digamos,
Hyeronimus Bosch e afirmar que um é arte e o outro não, pelo fato de o primeiro ser mais "agradável"
(até aí tudo bem, direito seu) e depois dizer que isso é algo que se pode concluir
racionalmente (aí é que mora o problema).

...e eu disse que nunca usei argumentos baseados na Fé e peço para você provar o que
diz mas vc dissimula e não diz nada.

Eu não disse antes? Então vamos deixar mais claro. No seguinte post você responde:
Oras.... Nitidamente, o Deus apresentado na Bíblia prega o Amor ao Próximo. Como
poderia fazer o contrário? Isto é apremissa básica de qualquer raciocinio lógico.

Representa em primeira instância um Paradoxo e pessoas que pouco estudam, dizem que
é contradição e vão embora, mas outras pessoas, se que se aprofundam descobrem muito
mais que isso.

Por que não poderia fazer o contrário, se ele já o faz várias vezes no texto bíblico?
Jetro, é forçoso reconhecer que o o deus apresentado na bíblia em certos trechos realmente
prega o Amor ao Próximo. Mas em Muitos outros trechos ele também prega o genocídio, exige
sacrifícios humanos, fomenta guerras e tem crises de ciúmes. Se você for analisar os
textos bíblicos de forma imparcial, o que surge é a imagem de um deus esquizofrênico e
bizarro. A contradição está no texto e a única forma de escapar dela é através
de uma reinterpretação que só existe na sua cabeça. Por mais que você leia a
bíblia, as contradições vão continuar lá, daí que não importa se você estudou a bíblia
por dois, três ou 50 anos.

Reconhecer o que meu amigo? Está tudo escrito nas páginas anteriores.

Reconhecer que sua conclusão sobre a "inocência" de deus se baseia numa interpretação
da bíblia baseada na crença a priori na bondade de deus. Ou seja, um raciocínio circular que tenta
esconder que se baseia na fé.

Alan Watts

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #169 Online: 08 de Abril de 2008, 00:47:57 »
Como não foi, tenho o direito de achar que a Bíblia é uma seleção arbitrária de textos feita por uma seita, segundo seus próprios critérios, quando teve o poder para se impor sobre as outras. A Bíblia seria diferente se fosse outra seita, como os gnósticos, por exemplo.

Fique com o direito de achar o que quiser...

Vamos dar umas voltas... Constantino pode ter sido o idiota da história, a bíblia para mim é o Gênesis. :)
E com isto você já entra em conflito com grande parte da cristandade.

A minha conduta não é a de se preocupar com isso, a verdade... os fatos... são inerentes... é como um regime de competência, conhecer os melhores motivos possíveis para dar crédito a algo.
De acordo com um critério pessoal.

Me parece que pra você o método é mais importante do que os fatos..
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #170 Online: 08 de Abril de 2008, 01:47:09 »
Eu já conversei com você inúmeras vezes sobre isso, FS. As leituras e pesquisas que vocês fazem sobre a Bíblia apresentam o mesmo andamento (em desempenho qualitativo) que o desenvolvimento de patentes brasileiras em setores importantes.

Não me convide para a suas especulações... :)
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 08 de Abril de 2008, 07:29:03 »
Acho que estou falando com as paredes....
estou pasmo...!
Como vocês podem estar com as mentes tão cauterizadas...???
É exatamente o que eu acho a seu respeito.
Eu acabo de dizer N vezes que "Não foi Deus quem fez tais coisas"... Explico... vocês dissimulam... distorcem... acrescentam ou tiram palavras dos meus posts...   Sinceramente... não sei qual é o seu objetivo.
Está na Bíblia e você aceita a Bíblia como tendo sido parcialmente inspirada por Deus. Enquanto você não apresentar um critério claro para separar a bosta das pérolas, ficará sendo apenas sua opinião. E  nós continuaremos a achar que tudo vem do seu "deus" por não termos motivos para distinguir um coisa da outra.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 08 de Abril de 2008, 07:30:05 »
De acordo com um critério pessoal.
Me parece que pra você o método é mais importante do que os fatos..
Que fatos?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 08 de Abril de 2008, 07:32:30 »
...e o outro só diz "Deus é culpado".
A Bíblia é considerada a palavra de Deus e o relato de seus atos. A diferença é que você se acha em condições de distinguir o que vem de Deus e o que vem dos homens, só que não provou.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #174 Online: 08 de Abril de 2008, 11:43:17 »
Não lembro se fui eu quem disse isso, mas o correto seria dizer que você não pode
usar a Bíblia para provar a veracidade da Bíblia, da mesma forma que não posso usar
O Senhor dos Anéis para provar a existência de elfos.
Seja razoável.
...Se eu falar algo do "Senhor dos Anéis" acerca de sua personalidade, de onde mais eu haveria de obter informações se não fosse pelo Livro? ...e você, de onde obteria as respectivas respostas?

...o seu erro está em reinterpretar os trechos que vão contra o seu argumento com base
em argumentos ad hoc (um erro de tradução aqui, um erro de interpretação acolá, etc.).
Neste caso, penso que você deveria, no ato em que perceber o "ad hoc" refutar cobre ele.
Isto sim, seria razoável.

Você não disse com essas palavras, mas o sentido era o mesmo, olhe só:
Agora, você certamente questionará, "Porque eu acredito  que não foi Deus quem fez
aquilo e tão somente mandou um recado a Davi?" e eu respondo: Pelo "Caráter" de deus
descrito ao longo da Bíblia.

Ou seja você não leva à sério (no sentido de aceitar o trecho bíblico que mostra uma imagem
negativa de deus como uma descrição fiel do "caráter" divino).
A Bíblia é explícita quanto ao Caráter de Deus em João 3:16, nos 10 mandamentos ou em outras tantas passagens similares...
Oras...! Não seria um "erro infantil", Tolo, descarado, instaurar os 10 mandamentos e logo em seguida contradizer-se? Este "paradoxo" levou e leva milhares de pessoas a analizar criteriosamente a Bíblia e estas tais pessoas, descobriram em unanimidade que as "Expresões de linguagens" dos escritores Bíblicos são um fato. Tudo que Moisés escreveu, foi desta forma: Atribuindo TUDO a Deus.

Fico curioso em saber como você reagiria se ouvisse alguém falar "Nossa senhora! Estou morto de fome"  ( ? )

Literalmente, Jesus mandou "arrancar o olho de quem olhasse coisas más".
Se formos levar a Bíblia na literalidade, estaríamos perdidos. A Bìblia é um
livro que se deve ser compreendido através de um discernimento mais apurado,
assim como as poesias e as mensagens das pinturas
. Observando a Bíblia em sua
literalidade, e se atentando para fatos isolados históricos, seria como recusar
um Monet por causa do prego que ele está pendurado.
Eu não disse "Use seu discernimento" e fim. Expliquei com cuidado e ainda fiz comparação com a leitura de poesias.

Jetro, é forçoso reconhecer que o o deus apresentado na bíblia em certos trechos realmente
prega o Amor ao Próximo. Mas em Muitos outros trechos ele também prega o genocídio, exige
sacrifícios humanos, fomenta guerras e tem crises de ciúmes.
Este paradoxo me fez estudar a Bíblia.

Se você for analisar os
textos bíblicos de forma imparcial, o que surge é a imagem de um deus esquizofrênico e
bizarro. A contradição está no texto e a única forma de escapar dela é através
de uma reinterpretação que só existe na sua cabeça. Por mais que você leia a
bíblia, as contradições vão continuar lá, daí que não importa se você estudou a bíblia
por dois, três ou 50 anos.

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Há quem veja nisso uma desgraça... Há quem veja Uma droga... uma loucura... um delírio... sei lá...
Mas Vinícius de Moraes só teve uma intenção.
Com os mesmos critérios que você usou ao ler a Bíblia, (Se é que à leu) você não conseguirá discernir a mensagem da poesia.
Mas, não saia dizendo que ele é um louco.

Reconhecer que sua conclusão sobre a "inocência" de deus se baseia numa interpretação
da bíblia baseada na crença a priori na bondade de deus. Ou seja, um raciocínio circular que tenta
esconder que se baseia na fé.
Errado.
Estudo a Bíblia sem cadeias.
Vivo procurando "erros" nela a fim de estuda-los...
Não posso acreditar em algo, sem que haja alguma duvida em aberto.
...e é exatamente por isso que frequento Foruns Ateus.
A fim de ouvir opinião alheia.
Mas perco muito tempo tentando exlicar coisas óbvias acerca da Bìblia a fim de ajudar a compreensão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!