Um assunto um pouco marginal ao tópico, mas diretamente relacionado:
São óbvias as influências de outros cientistas na Relatividade Restrita, ainda que não diminuam o mérito de Einstein ao enxergar fisicamente (como ninguém) suas consequências. Existem algumas controvérsias, por exemplo, se Einstein conhecia ou não os trabalhos de Michelson e Morley, o que o teria levado a descartar o éter (o que não é verdade) e formular o postulado da constância da velocidade da luz. A controvérsia existe e dificilmente será resolvida, uma vez que os próprios depoimentos de Einstein em tempos diferentes de sua vida são discordantes entre si (desculpem se não tenho as fontes, já faz um tempo em que discuti isto na disciplina de Evolução dos Conceitos da Física).
O que pouco é dito é que Einstein, embora tenha ganho o Nobel por seus estudos de antes de 1905, ficou mundialmente reconhecido, e respeitado na comunidade científica, após os resultados do eclipse de 1919. A Relatividade Geral, esta sim obra monumental de seus esforços, coroou sua contribuição à física e, mesmo que a relatividade restrita fosse puro plágio (o que obviamente não é), isto jamais justificaria muitas das sandices ditas pelo Lattes. E são sandices, não importa se ele estava ou não lúcido nesta altura de sua vida.
Quando fala sobre Hawking, Lattes comenta:
Ele é um mau caráter. O resumo da biografia do Newton que ele fez mostrou que ele morre de inveja do Newton. Hawking chamou o maior físico de todos os tempos de mau caráter, que gostava de dinheiro... é um pobre coitado.
Aqui, Lattes é que mostra ser (ou estar) um pobre coitado. Newton era um mau caráter! Qualquer um pode perceber isso (vide trabalhos de Richard S. Westfall e Bernard Cohen). Em quê isso diminui sua ciência?
Einstein é uma fraude, uma besta! Ele não sabia a diferença entre uma grandeza física e uma medida de grandeza, uma falha elementar.
Mesmo sendo entusiasta de grandes nomes de nossa ciência, isto me dá vergonha. Se isto não é uma sandice, não sei o que mais pode ser.
A Teoria da Relatividade não é invenção dele. Já existe há séculos. Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno.
Que besteira... ele quis mostrar que a relatividade galileana foi a precursora da einsteiniana? Claro que foi! Mas são de âmbitos completamente diferentes! A relatividade galileana era puramente cinemática, e a de Einstein começa com problemas sobre referenciais que, embora também cinemáticos, têm um propósito de coerência dentro do eletromagnetismo de Maxwell. Outra grande sandice de Lattes.
Mas, e o Prêmio Nobel que ele ganhou por sua pesquisa sobre o efeito fotoelétrico em 1921?
César Lattes - Foi uma teoria furada.
Putz. Furada? Furada como? Como? Meu Deus!!!!! Como? Furada? De que jeito? Como? Furada? Furada?
Grandes homens também dizem grandes besteiras. Não sei porque defender Lattes neste sentido. Sua catarse depois que perdeu o Nobel é óbvia. É de dar pena.