Autor Tópico: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking  (Lida 55275 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking
« Resposta #275 Online: 05 de Abril de 2010, 16:14:49 »
Não, eu sou um cara humilde. Não me graduei na Unicamp e sim na pequena e feia UERJ, com muito sufoco. Sequer sou um cientista de verdade, apenas um bacharel.

Contudo, não considero Einstein nenhum ídolo. Uso as equações da Relatividade porque elas funcionam. Se algum dia você ou o professor Waldyr provarem que ele plagiou alguém, por mim está ótimo. Fico no aguardo.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking
« Resposta #276 Online: 05 de Abril de 2010, 17:29:41 »
Um assunto um pouco marginal ao tópico, mas diretamente relacionado:

São óbvias as influências de outros cientistas na Relatividade Restrita, ainda que não diminuam o mérito de Einstein ao enxergar fisicamente (como ninguém) suas consequências. Existem algumas controvérsias, por exemplo, se Einstein conhecia ou não os trabalhos de Michelson e Morley, o que o teria levado a descartar o éter (o que não é verdade) e formular o postulado da constância da velocidade da luz. A controvérsia existe e dificilmente será resolvida, uma vez que os próprios depoimentos de Einstein em tempos diferentes de sua vida são discordantes entre si (desculpem se não tenho as fontes, já faz um tempo em que discuti isto na disciplina de Evolução dos Conceitos da Física).

O que pouco é dito é que Einstein, embora tenha ganho o Nobel por seus estudos de antes de 1905, ficou mundialmente reconhecido, e respeitado na comunidade científica, após os resultados do eclipse de 1919. A Relatividade Geral, esta sim obra monumental de seus esforços, coroou sua contribuição à física e, mesmo que a relatividade restrita fosse puro plágio (o que obviamente não é), isto jamais justificaria muitas das sandices ditas pelo Lattes. E são sandices, não importa se ele estava ou não lúcido nesta altura de sua vida.

Quando fala sobre Hawking, Lattes comenta:

Ele é um mau caráter. O resumo da biografia do Newton que ele fez mostrou que ele morre de inveja do Newton. Hawking chamou o maior físico de todos os tempos de mau caráter, que gostava de dinheiro... é um pobre coitado.

Aqui, Lattes é que mostra ser (ou estar) um pobre coitado. Newton era um mau caráter! Qualquer um pode perceber isso (vide trabalhos de Richard S. Westfall e Bernard Cohen). Em quê isso diminui sua ciência?

Einstein é uma fraude, uma besta! Ele não sabia a diferença entre uma grandeza física e uma medida de grandeza, uma falha elementar.

Mesmo sendo entusiasta de grandes nomes de nossa ciência, isto me dá vergonha. Se isto não é uma sandice, não sei o que mais pode ser.

A Teoria da Relatividade não é invenção dele. Já existe há séculos. Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno.

Que besteira... ele quis mostrar que a relatividade galileana foi a precursora da einsteiniana? Claro que foi! Mas são de âmbitos completamente diferentes! A relatividade galileana era puramente cinemática, e a de Einstein começa com problemas sobre referenciais que, embora também cinemáticos, têm um propósito de coerência dentro do eletromagnetismo de Maxwell. Outra grande sandice de Lattes.

Mas, e o Prêmio Nobel que ele ganhou por sua pesquisa sobre o efeito fotoelétrico em 1921?
César Lattes - Foi uma teoria furada.

Putz. Furada? Furada como? Como? Meu Deus!!!!! Como? Furada? De que jeito? Como? Furada? Furada?

Grandes homens também dizem grandes besteiras. Não sei porque defender Lattes neste sentido. Sua catarse depois que perdeu o Nobel é óbvia. É de dar pena.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #277 Online: 05 de Abril de 2010, 21:26:25 »
Mas, e o Prêmio Nobel que ele ganhou por sua pesquisa sobre o efeito fotoelétrico em 1921?
César Lattes - Foi uma teoria furada.
A partir de teorias furadas como essa é que temos hoje equipamentos de transmissão por fibra optica... Muuuito furado.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #278 Online: 06 de Abril de 2010, 09:49:32 »
Não, eu sou um cara humilde. Não me graduei na Unicamp e sim na pequena e feia UERJ, com muito sufoco. Sequer sou um cientista de verdade, apenas um bacharel.

Contudo, não considero Einstein nenhum ídolo. Uso as equações da Relatividade porque elas funcionam. Se algum dia você ou o professor Waldyr provarem que ele plagiou alguém, por mim está ótimo. Fico no aguardo.

Acho que ficar falando que lattes esta certo ou era um besta, ou ficar analisando o que ele diz, ja esta ultrapassado. Após o parecer do waldir, ou vcs contestam com argumentos lógicos ou enterrem o post.
Dborg, se vc tem condições de mostrar que lattes e wladir estão errados, faça-o em nome da ciência.
Minhas conclusões como leigo, após alguns estudos é a mesma de lattes. A verdadeira teoria da relatividade, utilizada nos GPSs é a restrita, de Poincaré. Einstein formulou a geral que virou uma espécie de religião. Tem um segredo. Todo mundo explica mas ninguem entende. O cara fez uma religião com a velocidade da luz, que afinal,.. é onda ou partículo ou os dois? A viagem no tempo é furada, virou crença.
Dborg, mostre onde o waldir errou.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #279 Online: 06 de Abril de 2010, 10:46:00 »
O professor W. Rodrigues disse que ninguém aqui tinha gabarito para discutir com ele. Eu é que não vou atrapalhar seu importante trabalho com observações menores.

Por favor, quando o livro de vocês com a prova do plágio de Einstein for publicado, peço que deixe um link aqui. Vou ler com muito gosto.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #280 Online: 06 de Abril de 2010, 12:48:36 »
Citação de: ramires
Minhas conclusões como leigo, após alguns estudos é a mesma de lattes. A verdadeira teoria da relatividade, utilizada nos GPSs é a restrita, de Poincaré. Einstein formulou a geral que virou uma espécie de religião. Tem um segredo. Todo mundo explica mas ninguem entende.

ramires, desculpe a intromissão. Mas não posso deixar passar em branco. O Sistema de Posicionamento Global exige relevar os efeitos da altitude (gravidade decrescente) no tempo local. Ou seja, é um problema de RELATIVIDADE GERAL, e não restrita, que não leva em consideração a curvatura do espaço. A religião a que se referistes é simplesmente a base de toda nossa cosmologia e astrofísica. Poicaré não chegou nem perto de encarar o problema de sistemas acelerados, caso da relatividade geral, que é Einstein em seu melhor.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #281 Online: 06 de Abril de 2010, 14:59:17 »
Acho que ficar falando que lattes esta certo ou era um besta, ou ficar analisando o que ele diz, ja esta ultrapassado. Após o parecer do waldir, ou vcs contestam com argumentos lógicos ou enterrem o post.

Fatos têm precedência sobre argumentos lógicos. Os escolásticos teceram inúmeros argumentos lógicos acerca
das esferas celestes, infelizmente a realidade não pareceu se importar com todo esse esforço.

A verdadeira teoria da relatividade, utilizada nos GPSs é a restrita, de Poincaré.

Errado, como citado acima. :sono:

Einstein formulou a geral que virou uma espécie de religião. Tem um segredo. Todo mundo explica mas ninguem entende.

Fale por você, cara-pálida. Procure ler um pouco sobre pulsares binários. Dou-lhe até um link: http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_pulsar

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #282 Online: 07 de Abril de 2010, 15:07:41 »
O professor W. Rodrigues disse que ninguém aqui tinha gabarito para discutir com ele. Eu é que não vou atrapalhar seu importante trabalho com observações menores.

Dbohr. O prof. Waldir é conceituado mundialmente. Lecionou na alemanha, itália, frança e eua. Foi diretor do departamento de matemática e física da unicamp. Tem livros publicados. è tido como a pessoa que mais conhece a matemática de poincaré no brasil. Quer mais?
Então, dentro da lógica do post, se ele falou que ninguem aqui tem gabarito, para sequer ler nos originais a obras citadas, é porque ele esta certo. Se vc ou qualquer outro aqui tivesse as mínimas condições de contestar o texto do prof, já teria feito.
Como só eu aqui não entendo a dilatação do tempo (religião) vc poderia me explicar didaticamente?

MODEDIT: Arrumei as tags [quote]. Snowraptor
« Última modificação: 07 de Abril de 2010, 15:17:24 por SnowRaptor »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #283 Online: 07 de Abril de 2010, 15:21:39 »
Eu acho engraçado que os "pró-einstein" usam fatos e os "anti-einstein"  usam argumentos de autoridade, justamente para reclamar de uma.

Einstein, como Newton, subiu nos ombros de gigantes, mas nenhum professor caduco e tarado da Unicamp sai fazendo palestras contra Newton, dizendo que Copérnico de Galileu são injustiçados e usando argumentos de autoridade pra isso.

Ciência se faz assim. Utiliza-se o conhecimento produzido por outros pra produzir novo conhecimento. E esse conhecimento é testado experimentalmente. Enquanto não falhar, vale.

Se a choradeira toda é porque Einstein ganhou um prêmio Nobel e Poincaré não, basta lembrar da forte resistência à Relatividade e o fato de que o Nobel de Einstein veio pelo efeito fotoelétrico, outro 1/5 do trabalho dele no annus mirabilis, e só veio em 1921, 9 anos depois da morte do francês.

Se a choradeira toda é porque Einstein ganhou um prêmio Nobel e o Lattes não, só posso dizer que esse tempo todo o brasileiro latiu pra árvore errada.
« Última modificação: 07 de Abril de 2010, 15:27:51 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #284 Online: 07 de Abril de 2010, 15:49:12 »
Então, o professor WR é tão gabaritado que mal posso esperar para ler suas conclusões a respeito do plágio de Einstein. Certamente será fruto de uma pesquisa que eu jamais seria capaz de fazer e conterá argumentos que quem não entende tanto quanto ele não seria capaz de pensar.

Quanto à dilatação do tempo, recomendo um bom livro introdutório chamado "From Eternity to Here", de Sean Carroll. O autor dá uma explicação para leigos muito boa sobre este e outros fenômenos, embora não seja um livro de divulgação sobre Relatividade. Se você quiser um texto mais técnico, recomendo Ray D'Inverno (Introducing Einstein's Relativity) e Wolfgang Rindler (ESSENTIAL RELATIVITY: Special, General, and Cosmological). O D'Inverno é bastante amigável até para quem não manja nada de álgebra tensorial, porque ele te pega pela mão e leva. Você só precisa saber Cálculo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #285 Online: 07 de Abril de 2010, 15:59:16 »
A menos, é claro, que você esteja interessado num curso particular de Relatividade. Cobro apenas R$150,00 por hora e forneço apostila, além de dar assistência online.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #286 Online: 07 de Abril de 2010, 17:23:38 »
Então, o professor WR é tão gabaritado que mal posso esperar para ler suas conclusões a respeito do plágio de Einstein. Certamente será fruto de uma pesquisa que eu jamais seria capaz de fazer e conterá argumentos que quem não entende tanto quanto ele não seria capaz de pensar.

Quanto à dilatação do tempo, recomendo um bom livro introdutório chamado "From Eternity to Here", de Sean Carroll. O autor dá uma explicação para leigos muito boa sobre este e outros fenômenos, embora não seja um livro de divulgação sobre Relatividade. Se você quiser um texto mais técnico, recomendo Ray D'Inverno (Introducing Einstein's Relativity) e Wolfgang Rindler (ESSENTIAL RELATIVITY: Special, General, and Cosmological). O D'Inverno é bastante amigável até para quem não manja nada de álgebra tensorial, porque ele te pega pela mão e leva. Você só precisa saber Cálculo.

Onde eu acho estes livros textos citados, Dbohr?

Só na Amazon ou tem alguma livraria específica no Brasil, como a da USP?
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #287 Online: 07 de Abril de 2010, 17:26:52 »
Dá pra encomendar pela Livraria Cultura.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #288 Online: 07 de Abril de 2010, 18:44:33 »

:ok: :ok:
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #289 Online: 07 de Abril de 2010, 22:49:36 »
Como só eu aqui não entendo a dilatação do tempo (religião) vc poderia me explicar didaticamente?
Acho realmente hilário que o único debatedor do tópico que está defendendo uma posição baseada unicamente na sua crença nela (já que você não estudou relatividade para chegar as suas "conclusões", apenas acredita que Einstein está errado, acredita que o Lattes estava certo, acredita que o WR está certo) queira se referir pejorativamente a qualquer fenômeno relativístico como "religião"...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #290 Online: 08 de Abril de 2010, 07:18:58 »

:ok: :ok:

O Rindler tá em falta na Amazon, embora tenha outros mais básicos dele. Dá uma olhada. A Amazon entrega bem rápido e dá uns descontos legais. A Cultura é ótima e tem um programa de fidelidade muito interessante.

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #291 Online: 08 de Abril de 2010, 21:56:10 »
A permissão foi dada. Apresento aqui a íntegra da resposta do Professor Waldyr Rodrigues:
[...]
Pois é. Resolvi ler meu mail e vi que esse papo tinha voltado.
Mais um grande físico defendendo einsten e atacando lattes.  O sonho da viajem no tempo continua.
O texto do waldir esta ai. Conteste os pontos onde ele compara os trabalhos e depois mande para o waldir  responder, já que nenhum físico famoso aceitou defender einstein nessa pendenga.

Dbohr
Vc quer fazer esse post chegar a 10.000 né? e bater o record do forum.
Vai ser facíl. Papo furado rende.
Vc não respondeu se acredita em cristo. Quem acredita em cristo acredita em einstein. Cristo, como não existiu não tem relíquia, einstein tem o cérebro guardado como relíquia.
Esse forum é seu, quem vai ficar desacreditado, perante pessoas inteligentes, é vc e seus seguidores, que não passam de meia dúzia.
Conteste o professor se for capaz, e deixe e conversa fiada.
Vc nem ninguem aqui é capaz. Peça a seu professor. Será que ele estudou ou acredita como vc.
Cara, esse post esta ficando ridículo.
O prof. Waldir matou a cobra e mostrou o pau. E vc? o que mostrou?
Vai cara, comente  o texto do Waldir e deixe de sonhar com a viajem no tempo.

MODEDIT: Citação muito longa removida. SnowRaptor
« Última modificação: 08 de Abril de 2010, 23:33:21 por SnowRaptor »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #292 Online: 08 de Abril de 2010, 22:26:07 »
Ramires, primeiramente gostaria que você fizesse os quotes melhor, do jeito que estão fica difícil de acompanhar seu post, principalmente para alguém limitado a 3,5", como eu. Em segundo lugar, por que está pegando tanto no pé do Dbohr? Ele tem sido até muito educado, poderia ter feito simplesmente como o prof. Waldir e dito que não poderia discutir tal assunto com você, já que não está no mesmo nível dele nem tão preparado para discutir física com ele. Ele não foi o único FÍSICO a postar no tópico, teve outros como o Snow, Dr. Manhatan e Feyman, só nas últimas postagens, mas você resolveu pegar no pé do Dbohr (o único, aliás, que disse não se importar com a autoria da relatividade, mas se ela funciona ou não)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #293 Online: 08 de Abril de 2010, 22:34:33 »
Ramires , Dbohr já respondeu educadamente a você e claramente não está disposto a alimentar a sua polêmica (que já se tornou uma picuinha pessoal).
Se quer discutir realmente a paternidade da teoria da relatividade ou os méritos e deméritos de Einstein estão aí Feynman , Snow , Ângelo e Manhattan mantendo  o debate contigo.
Insistir em querer transformar o tópico em uma provocação a outro forista é trolismo.
Entendeu ou quer que desenhe ?
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 08 de Abril de 2010, 22:59:22 »
Já teve um forista que ficou no pé do Dbohr quando não conseguiu contra-argumentá-lo, não foi? O cidadão até postou em outro forum que tinha dado uma "surra" no Dbohr, mas para o leigo (eu) que acompanhou o debate pareceu que foi o contrário
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #295 Online: 08 de Abril de 2010, 23:22:09 »
Vou ser breve e dizer que o último post do ramires está errado em todos os pontos e provocações que levantou. Meu fórum? Ídolos? Viagem no tempo?

Priceless :lol:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #296 Online: 08 de Abril de 2010, 23:30:52 »
Ramires, por favor, evita fazer citações longas de posts anteriores se elas não estiverem diretamente ligadas à resposta que você pretende postar depois. Tomei a liberdade de abreviar seu post anterior.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #297 Online: 08 de Abril de 2010, 23:33:59 »
Eis mais algumas dicas para você, ramires: primeiro, vá estudar um pouco de Cálculo e Física e perceba o papel de tolo que você está fazendo. Segundo, quando e se o professor WR provar que Einstein plagiou Poincaré (o que considero possível, mas improvável), bom para o professor WR e para os livros de História. Desejo que ele alcance a verdade, de coração, seja ela qual for; e não duvido que ele seja competente o bastante para conseguir. Só que para quem usa a Relatividade como ferramenta de trabalho não vai mudar nada -- porque ela funciona muito bem, obrigado. Terceiro e mais importante, ponha na sua cabeça de uma vez que eu não ligo a mínima se foi Einstein, Poincaré ou o cachorro vira-latas da minha rua quem criou a Relatividade, e sim que ela faça boas previsões. E isso ela faz.

Se você seguir pelo menos o último conselho, já me dou por satisfeito.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #298 Online: 09 de Abril de 2010, 00:11:18 »
Enfim, o papo está bom, mas vou pedir o meu chapéu. Ramires, se quiser sair por aí espalhando que "ganhou" a discussão, sinta-se livre. Como lembrou o Contini, você não vai ser o primeiro...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #299 Online: 09 de Abril de 2010, 02:00:28 »
o cara pegou o texto do tal professor, deu status a ele de verdade incontestável, não consegue defendê-lo e fica enchendo o saco dos pobres mortais aqui do CC.

Se o tal professor não tem como vir discutir aqui, que se dane todo, ou mande um preposto melhor para defendê-lo. Queria entender porque raios alguém tá tão preocupado se foi o Eistein ou Poincaré. Me parece uma discussão pessoal essa. que se dane o Eistein e o Poincazé, para mim está claro que o Eistein utilizou pesquisas do cara, como é esperado, normal e saudável. O Poincazé fez o mesmo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!