Sabe que este tópico, apesar de não ser esta a idéia central, trouxe beneficios para meu entendimento sobre a T.R.! Fui buscar por mais conhecimentos sobre como se originou a T.R. E se houve mesmo algum plágio e me deparei com muita informação útil.
Descobri que a T.E.(teoria do elétron) de Lorentz foi uma grande revolução científica na época e foi o que marcou o maior afastamento das idéias mecanicistas. E como falaram aqui a respeito do éter, também descobri sobre o éter eletro-magnético e como encaixavam este conceito com a ciência de então. Há inclusive radicalismo neste conceito de éter e.m. onde a idéia eram de particulas carregadas como singularidades do éter. Na verdade se imaginava o éter como uma constituição continua e não granular(molecular). E com isto se tornava possível a transmissão de ondas transversais luminosas em alta velocidade por sua grande rigidez e ao passo que era tão fluido que corpos celestes o atravessavam sem causar nenhum “vento”.
Li também que a idéia não era nova e que alguns grandes nomes contribuíram para um aperfeiçoamento como no caso de Faraday que descobriu a ação física elétrica e magnética em espaços sem matéria onde haviam transmissões de ondas e indução de corrente elétrica causados por um imã em movimento e que deixava o seguinte problema do fator isolante e condutor do vácuo! Com a ajuda do Lord Kelvin e suas idéias de linhas de forças Faraday cria então a já mencionada concepção do éter continuo , que preenche todo o espaço e corpos através das linhas de forças elétricas e magnéticas, as quais, com suas vibrações(alguém aqui pensou em teoria das cordas?), transmitem as ações eletro-magnéticas e luminosas!
Posso resumir então que até o surgimento da T.R. se pensava na matéria como perturbação dinâmica singular do éter, carga elétrica como tensão nesta perturbação e massa como produto da interação éter-carga elétrica.....hummm...não posso esquecer a minha favorita, a gravidade! Laplace entendia a mesma num modelo de transmissão de força gravitacional por meio de fluido “gravídico!” em velocidades milhares de vezes superior à luz!
Agora detalhe interessante e concluo que vai servir para a discussão fica por conta de Werner que em 1846 lançou sua teoria de eletricidade baseada em força elétrica entre as cargas com dependência de fatores distância, velocidade e aceleração que após aperfeiçoada e já entre 1865 e 1880 sugerem a violação do principio da ação e reação no fenômenos eletro-magnéticos, conservação da energia elétrica, propagação das forças com velocidade finita, limite superior na velocidade das partículas e, olhem só, variação da massa com a velocidade! Aqui já sugere uma reflexão quanto a originalidade da T.R.
Continuo, mas não quero que este post se torne muito longo, ou mais do longo do que já está!
beijos