Autor Tópico: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking  (Lida 55269 vezes)

Offline ramires

• Nível 07
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking
« Resposta #125 Online: 23 de Abril de 2008, 20:47:51 »
No mesmo sentido em que a Evolução faz os biólogos se tornarem crentes :-P

Por favor, demonstre onde está o erro da TR.
A TR de eintein ou de poincaré?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawki
« Resposta #126 Online: 23 de Abril de 2008, 20:48:07 »
É, a fisica quantica faz fisicos tornarem-se crentes.

Essa frase não fez sentido ou então está solta demais, sem fundamento. O que você quis dizer com isso?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawking
« Resposta #127 Online: 23 de Abril de 2008, 20:49:40 »
A TR de eintein ou de poincaré?
Daquela em que vc diz haver erro, ué.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #128 Online: 23 de Abril de 2008, 20:52:39 »
E de preferência, aponte porque uma está certa e a outra está errada :-)

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #129 Online: 23 de Abril de 2008, 20:54:45 »
Tudo fruto da loucura dele.

Ou você acha que todos os outros Físicos (mesmos aqueles que trabalharam com Lattes nos experimentos do Méson Pi) nunca perceberam nada de errado?

E ainda é bom lembrar que nos anos antes a isso, Lattes tinha feito um experimento para provar que Einstein estava errado e falhou de modo vergonhoso.
O fisico que trabalhou com lattes e depois tornou-se diretor do departamento de física da unicamp, é justamente o prof. wadyr. Que afirma textualmente que einstein plagiou poincaré. O prof waldyr tem um site. Porque vc não pergunta para ele?

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #130 Online: 23 de Abril de 2008, 20:57:26 »
Vamos lá: Fale de gente que tem reconhecimento internacional.

Cade o que o Weinberg fala? O que o Glashow? O Gamov? o Powell? O Yukawa?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #131 Online: 23 de Abril de 2008, 20:58:07 »
Dizer que o professor fulano de tal acha que a TR está errada não a faz estar errada. O ônus de demonstrar que TODOS os resultados experimentais obtidos até hoje estão errados é do fulano de tal, não nosso.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 23 de Abril de 2008, 20:58:49 »
Ramiro, por que você não responde às perguntas que fizemos?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #133 Online: 23 de Abril de 2008, 21:03:48 »

[/quot
Agora vc apelou. Vc não leu einstein, senão saberia responder as afirmações de lattes.
É meu amigo, a filosofia judáica cristã faz as pessoas necessitarem de mitos e messias. Eisntein vende encantamentos. Viajens ao futuro, etc.

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
Re: Entrevista em que o físico César Lattes fala mal de Einstein e Stephen Hawki
« Resposta #134 Online: 23 de Abril de 2008, 21:05:06 »
É cara. Pode ser que eu não tenha lido. Pode ser que sim.

Mas quem está fazendo papel de bobo juro que não sou eu... :histeria:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #135 Online: 23 de Abril de 2008, 21:06:44 »
Well, então é oficial -- este tópico não faz mais sentido :-D

Ramires, quando quiser debater física, avise. Teoria da conspiração não é com a gente ;-)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 23 de Abril de 2008, 21:06:59 »

Agora vc apelou. Vc não leu einstein, senão saberia responder as afirmações de lattes.
É meu amigo, a filosofia judáica cristã faz as pessoas necessitarem de mitos e messias. Eisntein vende encantamentos. Viajens ao futuro, etc.
Agora já é suficiente. Cartão amarelo para ramires por trollismo. E se continuar nisso a próxima é suspensão.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #137 Online: 24 de Abril de 2008, 09:40:09 »

Agora já é suficiente. Cartão amarelo para ramires por trollismo. E se continuar nisso a próxima é suspensão.

Porque vc se ofendeu? Eu sou apenas um bobo. Lattes é bobo. Osório Barbosa é bobo. Waldyr Rodrigues é bobo. Pontes de Miranda, maior jurista e filósofo positivista brsileiro, também é bobo. Aliás quem não adora e nem é adepto de einstein é bobo.
Na itália tem um bobo que descobriu que a famosa fórmula atribuída a einstein foi publicada um ano antes por olinto de pretto. Quer o link?
Como disse essa história esta apenas começando.
Einstein virou um mito. Pessoas inteligentes, não os bobos, pegam uma frase besta que einstein falou, e ficam estudando e tentando decifrar o segredo que o pensamento contém. É como cristãos decifrando a bíblia.
A reação ao ataque ao mito é muito interessante.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #138 Online: 24 de Abril de 2008, 10:04:51 »
Filho, você está confundindo as coisas. Ninguém aqui está colocando Einstein num pedestal. Não estou minimamente interessado em saber se ele copiou a TR de alguém, ou se era um fraude, ou o quê, a não ser por uma questão de curiosidade histórica. Só que o Lattes falou uma tremenda duma besteira ao dizer que a interpretação do Poincaré é que estava certa -- entre OUTRAS besteiras que ele falou nessa entrevista e nos últimos anos de sua vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #139 Online: 24 de Abril de 2008, 10:31:11 »
Algumas perguntas na mesma linha:

Quem realizou o primeiro vôo com um aparelho mais pesado que o ar com seus próprios meios, Santos-Dumont ou os Irmãos Wright? Quem inventou o Cálculo Diferencial, Isaac Newton ou Leibnitz? Darwin estava totalmente correto na sua Teoria da Evolução, ou cometeu alguns erros?

Embora todas estas questões sejam relevantes, o fato permanece que, independente da "paternidade", todas essas obras e idéias estão aí e funcionam bem, obrigado. Em particular, os aviões voam muito melhor do que Santos-Dumont ou os Wrights poderiam imaginar e o Cálculo foi desenvolvido muito além dos trabalhos de Newton e Leibnitz. A mesma coisa acontece com a Relatividade.

Lorentz poderia ter desenvolvido a TR. Poincaré chegou muito perto. Dizem que o italiano também, mas admito que não conheço muito bem essa história. De fato, depois de Maxwell, qualquer um poderia chegar à TR, mas "oficialmente" foi Einstein que deu o pulo do gato. Se foi ele mesmo ou se foi plágio para mim não interessa - interessa é que a TR foi desenvolvida e testada extensivamente, e foi refinada muito além dos trabalhos de Einstein e outros. Igualzinho à Evolução de Darwin. E tal como a Evolução, ainda tem gente que acha que atacar o autor é atacar a teoria :-)
« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 10:35:31 por Dbohr »

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #140 Online: 24 de Abril de 2008, 12:47:42 »
Bela saída pela esquerda amado Dbhor, mas se o debate é sobre quem plagiou[ apresentar, como seu, trabalho literário ou científico copiado de obra alheia;
copiar, reproduzir, fazendo passar por original;imitar servilmente (trabalho de outrem).] fica no ar dúvidas quanto a idéia original da TR. Não vi nenhum comentário quanto a inutilização da teoria até então...estranho seu post acima  :?
Eu mesma sinto que há um puxa-saquismo existente em alguns membros do CC quando tratamos de opinar sobre alguma grande persona da física contempôranea, principalmente sobre Willy Hawking, e seus umpa lumpa que somem com a dança da radiação.
Idiotices minhas a parte, não é legal quando opiniões não podem ser compartilhadas em ambientes onde a razão, penso eu, é o maior trunfo do conhecimento. Quando falo que não é VERDADE ainda o que se fala sobre buracos negros não estou ERRADA e lendo Hawking senti que ele não passa a informação de forma sensata, ou avisa o quanto ainda é especulação determinado fato.

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #141 Online: 24 de Abril de 2008, 12:50:19 »
Lara,

vc continuamente se atrapalha em uma coisa:

Vc confunde o divulgador de ciencia com o cientista. Como divulgador o Hawking é péssimo. Seus livros são confusos, ele não explica direito e puxa sardinha pro trabalho dele.

No entanto como cientista é o contrario. Ele tem papers muito bem escritos, com um conhecimento profundo e preciso de matematica.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #142 Online: 24 de Abril de 2008, 13:11:53 »
Mas Caio, eu ataquei o Hawking divulgador da ciência no começo, lembra?:

Citação de: Lara
Engraçado que também nunca gostei do Hawking, o livro "Uma breve história do tempo" passa ao leigo "verdades" que não estão comprovadas, mas Hawking não se dá o trabalho de avisar, e para quem não conhece um pouco de física, acha que tudo ali é a palavra final do conhecimento, basta ler o que Hawking fala sobre gravidade e particulas virtuais para entender a que estou me referindo.

Eu prolonguei no ataque porque conclui que o mesmo é arrogante e vaidoso, coisa que não suporto no ser humano(defeito este meu que procuro concertar!) e não cheguei a mesma conclusão sobre BN e a malfadada(na minha opinião) radiação Hawking. Eu desejo ser respeitada e se sou cética, também quando alguém diz que sabe mais por isto ou aquilo, acontece por se assim que compreendo o mundo em que vivo! Gosto de afirmar coisas que tenho certeza e a gravidade NÓS não temos certeza ainda! Notou meu ceticismo?

Um grande beijo para você!
De sua amiga Laura Demarchi.
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #143 Online: 24 de Abril de 2008, 13:25:33 »
Bom, quando o Lattes fala que a Relatividade de Einstein estava errada e a de Poincaré estava certa... o Lattes errou :-P

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #144 Online: 24 de Abril de 2008, 13:32:21 »
Da pra perceber que você é bem intencionada. =P

Mas assim: Não confunda ser cético com ser chato. Todo, ou quase todo, cientista é cético. E se algo é tão aceito por toda a comunidade cientifica, e como você não pode verificar a afirmativa (porque é algo bem avançado), de um voto de credibilidade. Eles 'podem estar certos'.

A afirmação que nós não temos certeza sobre a gravidade também não é verdade. Nós temos a Relatividade Geral, que é a teoria MAIS BEM testada da física. 14 casas decimais. Isso é muita precisão. Depois ainda temos a junção dela com a QFT, que é a chamada 'Gravitação Semi-Clássica', e nós temos verificações indiretas disto. A QFT só pode ser consistente com efeito Unruh, o que leva o Efeito Hawking junto. Então ai não temos escapatória: TODOS nosso experimentos também indicam que a QFT está certa. Então não temos escapatória mais: O efeito Unruh, e portanto o Hawking, é um efeito real.

Agora o ceticismo pode se abater em coisas mais especulativas: Teoria de Cordas, LQG, Spin Foams etc. etc. Esses nós não temos experimentos para confirmar, mas não é uma coisa chutada: Existem muitos testes de consistencia para essas teorias, e elas sempre apresentam muitas característas impressionantes.

Mas é ai que a coisa fica na duvida: Quais dessas? É alguma dessas? Os físicos mais conservadores se arrepiam de pensar em trabalhar nisso.

Mas novamente: O efeito Hawking é algo que não tem mais escapatória: ele está na física.

=P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 24 de Abril de 2008, 14:36:38 »
Lógica ramizeriana

1- Lattes falou que Einstei era uma besta plagiadora.
       Portanto Einstein era uma besta
       Sua teoria está errada
       Os cientistas estão vendendo sonhos, porque se não vc poderia ser imortal
       Deus existe (já estão provando até com números)
2- Mas Lattes também era cientista
       Irrelevante, cientistas quando criticam outros cientistas tem credibilidade
3- Outros cientistas dizem que Einstein está correto
       Eles são uma besta, como provado em 1.

Portanto, Deus existe e o SnowRaptor vai para o Inferno (se ferrou Snow haha)

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 24 de Abril de 2008, 15:44:11 »
Portanto, Deus existe e o SnowRaptor vai para o Inferno (se ferrou Snow haha)

:'(
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #147 Online: 24 de Abril de 2008, 15:59:23 »
Bela saída pela esquerda amado Dbhor, mas se o debate é sobre quem plagiou[ apresentar, como seu, trabalho literário ou científico copiado de obra alheia;
copiar, reproduzir, fazendo passar por original;imitar servilmente (trabalho de outrem).] fica no ar dúvidas quanto a idéia original da TR. Não vi nenhum comentário quanto a inutilização da teoria até então...estranho seu post acima  :?
Eu mesma sinto que há um puxa-saquismo existente em alguns membros do CC quando tratamos de opinar sobre alguma grande persona da física contempôranea, principalmente sobre Willy Hawking, e seus umpa lumpa que somem com a dança da radiação.
Idiotices minhas a parte, não é legal quando opiniões não podem ser compartilhadas em ambientes onde a razão, penso eu, é o maior trunfo do conhecimento. Quando falo que não é VERDADE ainda o que se fala sobre buracos negros não estou ERRADA e lendo Hawking senti que ele não passa a informação de forma sensata, ou avisa o quanto ainda é especulação determinado fato.

beijos

Ainda bem que existem mais céticos nesse site. Como além de cético sou ateu, quando falei que estão provando deus com cálculos foi uma piada. Como ateu estou acostumado com essa reação.
Caio, me desculpe mas pelo que vc escreveu em todo esse post, vc é um físico crente. Repete o que ouviu e leu. Acredita, mas  não sabe.
Falamos sobre plágio, que é o principal da história.
Einstein em muitas de suas biografias é tido como o gênio que descobriu sozinho suas teorias. Quando apresentou sua teoria da relatividade, além de não se referir a poincaré, não citou nenhum outro cientista. Só citou seu amigo do escritório de patentes, michele besso. Também se falasse em poincaré seu reinado terminaria ali.
Existem diversos livros (a maioria, de autores franceses) que mostram claramente a prioridade de Poincaré (e também de Lorentz) na criação da teoria da Relatividade e que produzem provas razoavelmente convincentes de que  Einstein plagiou Poincaré. Planck e Hilbert (entre outros) cientistas alemães famosos acobertaram o “escândalo”  .
Essas afirmações são corretas. O que Dborg escreveu esta correto. A ciencia faz parte do materialismo dialético. Ninguem é insubstituivel.

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #148 Online: 24 de Abril de 2008, 16:17:39 »
Pronto. Cansei.

A teoria da Relatividade é teoria descrita pelo grupo SO%283%2C1%29. Isso é, um grupo de Lie cuja sua álgebra não é compacta. Ele descreve um espaço tempo que é uma variedade diferencial pseudo-rimaniana de assinatura 1 (-+++).

Isso significa que todas nossas equações na teoria vão ter que estar escritas nas representações desse grupo. Como esse grupo não é compacto, as representações irredutíveis serão infinitas.

Essas representações que vão gerar os diversos tipos de campos que são utilizados na QFT. Então uma representação espinorial é a representanção de tipo%28%5Cfrac%7B1%7D%7B2%7D%2C0%29%2B%280%2C%5Cfrac%7B1%7D%7B2%7D%29, por exemplo.

Esse formalismo é utilizado na construção da QFT. Lá, se eu adiciono um G-Principal Bundle, eu construo os grupos de Lie e a brincadeira está feita.

Do mesmo modo eu posso adicionar um G' Principal Bundle a qualquer Variedade, onde G'=SO(3,1). Fazendo isso eu estou construindo uma variedade geral, que é utilizada na RG, por exemplo, ou seja, a construção da teoria depende das ações do grupo SO(3,1) nas fibras para ser bem formulado.

Essa é a formulação da teoria. Se você tira as transformações cinematicas, que é oque acontece quando você utiliza a teoria de Ponicaré, vc perde SO(3,1) como grupo de transformações, vc perde portanto QFT e perde Relatividade Geral. E portanto TODAS as medidas feitas no século 20 perderiam sentido.

Mesmo o trabalho do Lattes, já que ele é maravilhosamente explicado pela QFT.

Ai a escolha:

1) Todos os físicos do século 20 estavam errados, mesmo o Lattes.

2) O Lattes está errado

« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 17:53:32 por Caio Gomes »

Offline ramires

• Nível 07
  • *
« Resposta #149 Online: 24 de Abril de 2008, 17:39:23 »
Caio, ofender não é legal. Porque vc não usa seu conhecimento para comparar as teorias de einstein e poincaré? Vc não vai perder nada. Na verdade minha intenção é justamente encontrar argumentos de defesa de einstein. A acusação de plágio é fundamentada , enquanto a defesa de einstein ou ofende o oponente ou quer discutir a relatividade.
Vc seria capaz de comparar as duas teorias e dizer onde há semelhança e onde há inovação? Vc teria que ler as duas. O que vc acha?
O texto de einstein que vc indicou refere-se ao  quarto artigo de 1905, "Zur Elektrodynamik bewegter Körper" ("Sobre a electrodinâmica dos corpos em movimento")  , usando uma alteração da teoria do espaço-tempo postulando a invariabilidade da luz independentemente do referencial escolhido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!