Autor Tópico: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)  (Lida 75708 vezes)

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #200 Online: 26 de Maio de 2008, 22:40:43 »
É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir?
(Nem mesmo ínfima)

Sim, é possível afirmar e relativamente correto responder que sim, "não há possibilidade de deus existir", justamente pela possibilidade ser no máximo ínfima.

É correto afirmar que não há possiblidade de um careca ter cabelos (crescendo naturalmente obviamente)?
(Nem mesmo se na careca tiver nascendo um fiozinho ínfimo?)

Sim, é possível afirmar e relativamente correto responder que sim, "não há possibilidade de um careca ter cabelos crescendo naturalmente", justamente pela possibilidade ser no máximo ínfima.

Mais uma:
Se uma pessoa recebe como salário R$ 0,00000001 por mês é correto afirmar que essa pessoa não recebe salário?

Sim, se uma pessoa "recebe" isso de salário quem é louco de afirmar que o cara recebe de fato salário?

É desprezível e o que é desprezível a gente despreza! rs

Acho que deu pra transmitir a idéia.
« Última modificação: 27 de Maio de 2008, 19:14:15 por mUKA »
mUKA

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfima)
« Resposta #201 Online: 27 de Maio de 2008, 19:05:53 »
Quanto dos debatedores céticos aqui neste forum são ciêntistas e fazem ciência?

Isso pode ser usado contra você.

Eu conheço a DE, por isso posso falar dela. Vi fenomenos mediunicos, por isso meu relato é de quem tem a experiência.
 Vc faz ciência? e agora?

Não compreendeu.

Você é algum cientista famoso? Você é o famoso quem? Como então, se abraça ao direito de negar a ciencia e suas explicações (desmistificando muita coisa dita sobrenatural) e dizer que fez a escolha do espiritismo racionalmente???

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #202 Online: 28 de Maio de 2008, 21:12:44 »
Quanto dos debatedores céticos aqui neste forum são ciêntistas e fazem ciência?

Isso pode ser usado contra você.

Eu conheço a DE, por isso posso falar dela. Vi fenomenos mediunicos, por isso meu relato é de quem tem a experiência.
 Vc faz ciência? e agora?

Não compreendeu.

Você é algum cientista famoso? Você é o famoso quem? Como então, se abraça ao direito de negar a ciencia e suas explicações (desmistificando muita coisa dita sobrenatural) e dizer que fez a escolha do espiritismo racionalmente???

Quem disse que nego a ciência? Quem disse que ela não dismistifica MUITA COISA?
 Agora vc é ciêntista? Já dismistificou alguma coisa?
 Não né.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 28 de Maio de 2008, 22:01:24 »
Video, não precisa ser cientista para desmistificar alguma coisa, todos podemos utilizar lógica e ver os fatos à nossa frente.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #204 Online: 28 de Maio de 2008, 23:01:50 »
Deixa eu ver se eu entendi… Por não ser um cientista ele não pode criticar o espiritismo, mas por ser um espírita você pode questionar a biologia evolutiva? Mas que porra é essa, Videomaker?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 28 de Maio de 2008, 23:37:14 »
É porque ele tem informações privilegiadas. Se vc conhecesse o Emmanuel vc não ia falar assim...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfim
« Resposta #206 Online: 30 de Maio de 2008, 17:41:32 »
"Ser um "teísta" ou um ateu, para mim, é o mesmo absurdo.
Se você soubesse o que a verdade é, o que Deus é,
você não seria nenhum teísta ou nenhum ateu, porque naquele estado
de consciência a crença é desnecessária.
É aquele homem que não está atento, que só tem esperanças e suposições,
que apega-se às crenças e às descrenças, para justificar-se e moldar a sua ação.
Agora se você abordar isto de modo totalmente diferente,
descobrirá por si mesmo, como indivíduo, algo real que está além
de todos os limites das crenças, além da ilusão das palavras.
Mas - a descoberta da verdade, ou de Deus - implica em grande inteligência
que não é afirmação de uma crença ou descrença, mas o reconhecimento
dos obstáculos criados pela falta de inteligência.
Assim para encontrar Deus ou a Verdade - e eu digo que tal coisa existe,
eu percebo isto - para reconhecer isto, perceber isto, a mente precisa estar
livre de todos os obstáculos que foram criados ao longo do tempo,
baseados em auto-defesa e segurança.
Você não pode ser livre das defesas somente exclamando que é livre.
Para derrubar as paredes destes obstáculos, você precisa ter muita inteligência,
não mero intelecto. Inteligência, para mim, é a mente e o coração em
total harmonia; assim você descobrirá por si mesmo, sem perguntar
a qualquer um, o que aquela realidade é."

Jiddu Krishnamurti (The Book of Life)
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 30 de Maio de 2008, 19:27:30 »
Mas - a descoberta da verdade, ou de Deus - implica em grande inteligência que não é afirmação de uma crença ou descrença, mas o reconhecimento dos obstáculos criados pela falta de inteligência.
[descoberta da verdade, ou de Deus] -> [grande inteligência]   
[grande inteligência] = [ reconhecimento dos obstáculos criados pela falta de inteligência ] então [grande inteligência] depende  da [falta de inteligência] porque é ela quem cria os obstáculos.

Assim para encontrar Deus ou a Verdade - e eu digo que tal coisa existe, eu percebo isto - para reconhecer isto, perceber isto, a mente precisa estar livre de todos os obstáculos que foram criados ao longo do tempo, baseados em auto-defesa e segurança.
[obstáculos baseados em auto-defesa e segurança] são criados pela [falta de inteligência]. Mas a mente precisa estar livre deles. Logo a mente precisa se livrar da causa deles (falta de inteligência), o que não é possível pois a [falta de inteligência] é necessária à [grande inteligência] o que significa que não será possível encontrar Deus ou a Verdade através desse caminho.

Para derrubar as paredes destes obstáculos, você precisa ter muita inteligência, não mero intelecto.
Para derrubar as paredes destes obstáculos, você precisa ter muita inteligência mas a mente precisa se livrar da [falta de inteligência], que é necessária à [grande inteligência]. O que prova que você nunca terá condições de compreender Deus ou a Verdade.

Inteligência, para mim, é a mente e o coração em total harmonia; assim você descobrirá por si mesmo, sem perguntar a qualquer um, o que aquela realidade é.
[Inteligência] = [mente e o coração em total harmonia] mas [Inteligência] = [grande inteligência] = [ reconhecimento dos obstáculos criados pela falta de inteligência ] mas é a [falta de inteligência] que cria obstáculos, logo é fonte de desarmonia. Que mostra que a frase é totalmente contraditória.

Aonde foi que eu errei?
« Última modificação: 30 de Maio de 2008, 19:32:49 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir? (Nem mesmo ínfim
« Resposta #208 Online: 30 de Maio de 2008, 20:57:52 »
 :clapping: :tintin: :clap: :apoiado:

é a mente e o coração em
total harmonia;

O que significa esta frase? O que é o coração para o K. (ou pra você)?
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 30 de Maio de 2008, 21:07:12 »
Traduzindo o Mauricio

Tipo assim, é uma coisa 10... super legal.
Nós somos condicionados... e ai não conseguimos pensar... e ver a Verdade...
Vc não sabe... nem da para saber.... é o nada e o tudo.... vc tem que se desligar para ficar atento...
Aí quando vc tiver pronto... vc vai saber o que ninguem sabe e não da para saber....
E vc vai ganhar uma coisa que ninguem ainda viu....
Tipo... nota 10.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 30 de Maio de 2008, 22:24:02 »
:clapping: :tintin: :clap: :apoiado:

é a mente e o coração em
total harmonia;

O que significa esta frase? O que é o coração para o K. (ou pra você)?

Não sei dizer exatamente o que K. quis dizer, mas suponha que [coração] se refere a sentimento (ato ou efeito de sentir) e [mente] se refere à pensamento.
Quer dizer pensamento e ato de sentir em total [harmonia] ou equilíbrio. Como frase isolada fica até simpática num barzinho depois do 3º chopp.

Inteligência, para mim, é a mente e o coração em total harmonia; assim você descobrirá por si mesmo, sem perguntar a qualquer um, o que aquela realidade é

Então para K. [Inteligência] = [grande inteligência] = [ reconhecimento dos obstáculos criados pela falta de inteligência ] = [reconhecimento dos obstáculos baseados em auto-defesa e segurança criados pela falta de inteligência] logo o reconhecimento dos obstáculos baseados em auto-defesa e segurança criados pela falta de inteligência é o mesmo que pensamento e ato de sentir em equilíbrio, ou seja inteligência.

Concluindo: inteligência = inteligência

(Bullshit)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 30 de Maio de 2008, 22:27:42 »
Exatamente Giga, já havia feito a análise de outro texto postado pelo Maurício e não diz absolutamente NADA. Groselha pura.

Não sei como as pessoas podem gastar seu tempo com isso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #212 Online: 30 de Maio de 2008, 23:31:17 »
A analise do Giga é óóótima kkk. Mas acho que o mauricio vai "refuta-la".
« Última modificação: 31 de Maio de 2008, 00:38:05 por Tupac »
 - Carl Sagan

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 30 de Maio de 2008, 23:44:14 »
Sim, foi muito boa.

Mas o Mauricio não vai refutar, porque a argumentação deles vem destas questões intangíveis e não lógicas.
A resposta será:

Vcs querem racionalizar tudo, tem que deixar a cultura/premissas para lá, tem que meditar para ver, etc..  budismo.

O que sempre digo é: Ver o que? Ganhar o que? Quem ja ganhou algo com isso?

A resposta também é nada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #214 Online: 31 de Maio de 2008, 00:38:59 »
Sei disso agnostico, por isso as aspas na palavra.
 - Carl Sagan

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 31 de Maio de 2008, 01:04:52 »
Sinceramente, admiro muito o Maurício porque tem se mostrado um defensor inteligente, sincero e esforçado de seus pontos de vista. Mas acho que ele não foi muito feliz na escolha de alguns textos. Este último, por exemplo, convém verificar a qualidade da tradução. Fica a pergunta, será que Krishnamurti queria dizer isso mesmo?

Deve-se admitir que ainda há muito que estudar para esclarecer os conceitos básicos do Budismo, geralmente traduzidos para expressões ocidentais de significado inteiramente diverso. Habitualmente, aceitamos os conceitos metafísicos ocidentais como equivalentes aos termos budistas, que não são metafísicos, mas religiosos ou espirituiais, isto é, expressões de especulação abstrata mas de experiência espiritual concreta.

Conseqüentemente, interpretamos nossas divisões ocidentais abstratas no âmbito de uma experiência oriental que nada tem a ver com elas e, além disso, presumimos que a contemplação oriental corresponde em todos os sentidos aos hábitos filosóficos ocidentais de contemplação e espiritualidade. Daí o uso mistificador de palavras como "individualismo", "subjetivismo", "panteísmo", etc. empregadas continuamente quando discutimos algo como o Zen. Realmente, neste caso, essas palavras são mais do que inúteis. Contribuem, apenas, para tornar o Zen absolutamente inacessível.
Místicos e Mestres Zen - Thomas Merton

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 31 de Maio de 2008, 16:38:00 »
Resumindo é o que fala o Mauricio: Não há palavras, não há definições, não pode racionalizar...

Para mim, isso é igual a nada.

btw: Também admiro o Mauricio, pela elegância no trato, deve ser muito difícil expor suas crenças em um ambiente como este.
Só não entendi onde ele quer chegar, quer dizer, creio que ele já entende como os céticos analisam os textos e as evidências que esperam, e acho que simplesmente não é possível haver evidencias que buscamos em nenhuma religião.
Será que ele quer salvar uma ovelha perdida??

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline bylex

• Nível 04
  • *
« Resposta #217 Online: 05 de Junho de 2008, 13:20:37 »
Srs e Sras,

não podemos fugir de um dos pilares do ateísmo que é a constante busca por conhecimento embasado de evidências.
O fato é que se colocarmos na balança as "provas" dos teístas e a dos ateus ela tende, indiscutívelmente, a pesar para o lado dos ateus.
Sabemos que todos ateus não se incomodariam nem um pouco de acreditar em Deus caso a situação se tornasse contrária em qualquer momento.
Infelizmente vivemos em um mundo de palpites e superstição sem respeito nenhum pelas evidências.

Cheers.

Offline merlinda

• Nível 00
  • *
« Resposta #218 Online: 15 de Junho de 2008, 21:22:31 »
Não existe agnóstico de Papai Noel.
:histeria:

Acho correto afirmar que não há possibilidade de deus existir. Nada justifica a invenção de uma fábula para explicar o que ainda não entendemos. Um dia com certeza teremos todas as respostas -- e elas não serão divinas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #219 Online: 15 de Junho de 2008, 22:24:18 »

Acho correto afirmar que não há possibilidade de deus existir. Nada justifica a invenção de uma fábula para explicar o que ainda não entendemos. Um dia com certeza teremos todas as respostas -- e elas não serão divinas.

Vi esses dias uma tira do Cyanide and Happiness que diz que agnóstico é uma versão marica do ateu.

Se um agnóstico se diz ateu ou teísta, até vai. Mas os que usam o termo para não ter que responder são maricas mesmo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline merlinda

• Nível 00
  • *
« Resposta #220 Online: 15 de Junho de 2008, 23:01:28 »
"Vaginas -- the pussy versions of penises"

Acabei de chegar e já estou adorando este fórum.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #221 Online: 15 de Junho de 2008, 23:13:16 »
Vaginas e pênis, ambos possuem a mesma quantidade de músculos, durante a excitam se enchem de sangue e lubrificação. Aliás, um clitóris até sofre algo semelhante a ereção masculina.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #222 Online: 27 de Junho de 2008, 04:13:55 »

Vi esses dias uma tira do Cyanide and Happiness que diz que agnóstico é uma versão marica do ateu.

Se um agnóstico se diz ateu ou teísta, até vai. Mas os que usam o termo para não ter que responder são maricas mesmo.

Agnósticos que são indiferentes quanto a existência de Deus, podem ser considerados agnósticos-ateus de acordo com a definição usual?

E agnóstico-teísta é algo um bocado estranho, como alguém pode seguir um Deus no qual tem dúvidas sobre sua existência?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #223 Online: 27 de Junho de 2008, 06:40:36 »
E agnóstico-teísta é algo um bocado estranho, como alguém pode seguir um Deus no qual tem dúvidas sobre sua existência?

Você ia ficar surpreso em ver como isso é comum. É só que as pessoas não costumam pensar nesses termos, nem em se rotular.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #224 Online: 28 de Junho de 2008, 10:23:25 »
É correto afirmar que não há possibilidade de Deus existir?

Que deus? Um criador do universo, a causa primeira, o ser incriado? Este para mim não existe de maneira alguma. Vejo religiosos alegando existir deus devido a fenômenos que ocorrem em suas vidas relacionados a emprego, saúde e relações amorosas. O fato de existirem tais fenômenos não quer dizer que este suposto ser exista. E claro que deixo em aberto a questão  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!