Concordamos. A questão é: Se eu postulo a alguém os beneficios de algo, é justo esperar que alguém me questione quanto a esses beneficios e que eu demonstre a essa pessoa quem o conseguiu e o que isso causou para essa pessoa.
Diversas vezes vc disse: ver a Verdade, mudar a maneira como vemos as coisas, etc...
Então, falei: Legal. Topo, mas qual vai ser o resultado? E ai não tem resultado algum, a busca é o resultado. E ninguem encontrou.
Os beneficios são muitos, só que eu acho que você não devia esperar que os outros lhe dissessem o que é benefico e o que não é, o ideal é que você descubra por si mesmo o que é benéfico e o que não é, além disso, eu sou um leigo, não conheço todos os possiveis beneficios que isso possa trazer, então infelizmente pra responder a essa pergunta tenho que recorrer a textos que não dão a exata compreensão desses beneficios, porque esses tem que ser vividos e compreendidos pela experiencia direta para que tenham algum valor.
Sobre as pessoas que alcançaram a iluminação, ou nirvana, acredito que sejam muitas, só que não vale de nada a libertação de outra pessoa, é o próprio individuo que tem que se libertar, mas se você tiver realmente interesse pelo assunto, vá atrás e comprove por si mesmo todas essas coisas.
Recorri a um texto chamado Kayagatasati Sutta ( A Atenção Plena no Corpo )
Esse é um trecho, o texto na integra pode ser lido aqui:
http://www.acessoaoinsight.net/sutta/MN119.php(BENEFÍCIOS DA ATENÇÃO PLENA NO CORPO)
32. “Bhikkhus, quando a atenção plena no corpo tiver sido praticada repetidas vezes, desenvolvida, cultivada, feito um veículo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeiçoada, estes dez benefícios podem ser esperados. Quais dez?
33. (i) “Ele se torna um conquistador do descontentamento e do deleite, e o descontentamento não o conquista, ele permanece subjugando o descontentamento sempre que este surgir.
34. (ii) “Ele se torna um conquistador do medo e do terror, e o medo e o terror não o conquistam, ele permanece subjugando o medo e o terror sempre que estes surgirem.
35. (iii) “Ele suporta o frio e o calor, fome e sede e o contato com moscas, mosquitos, vento, sol e coisas rastejantes; ele suporta palavras hostis e indesejáveis e sensações corporais que são dolorosas, torturantes, penetrantes, cortantes, desagradáveis, agonizantes e que ameaçam a vida.
36. (iv) “Ele obtém de acordo com a sua vontade, sem problemas ou dificuldades, os quatro jhanas que constituem a mente superior e proporcionam um estado prazeroso aqui e agora.
37. (v) “Ele exerce os vários tipos de poderes supra-humanos... (igual ao MN108, verso 18) ... ele exerce poderes corporais até mesmo nos distantes mundos de Brahma.
38. (vi) “Com o elemento do ouvido divino, que é purificado e ultrapassa o humano, ele ouve ambos os tipos de sons, os divinos e os humanos, aqueles distantes bem como os próximos.
39. (vii) "Ele compreende as mentes de outros seres, de outras pessoas, abarcando-as com a sua própria mente. Ele compreende uma mente afetada pelo desejo como afetada pelo desejo ... (igual ao MN108, verso 20) ... uma mente não libertada como não libertada.
40. (viii) “Ele se recorda das suas muitas vidas passadas, isto é, um nascimento, dois nascimentos ... (igual ao MN 51, verso 24) ... Assim ele se recorda das suas muitas vidas passadas nos seus modos e detalhes.
41. (ix) “Por meio do olho divino, que é purificado e ultrapassa o humano, ele vê seres falecendo e renascendo, inferiores e superiores, bonitos e feios, afortunados e desafortunados. Ele compreende como os seres prosseguem de acordo com as suas ações.
42. (x) “Compreendendo por si mesmo com conhecimento direto, ele, aqui e agora, entra e permanece na libertação da mente e na libertação através da sabedoria que são imaculadas, com a destruição de todas as impurezas.
43. “Bhikkhus, quando a atenção plena no corpo tiver sido praticada repetidas vezes, desenvolvida, cultivada, feito um veículo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeiçoada, esses dez benefícios podem ser esperados.”
Mas não devemos acreditar, nem desacreditar nisso, devemos desenvolver as qualidades e virtudes que trarão beneficios no aqui e agora e com a libertação da mente poderemos colher outros frutos que agora desconhecemos.
Abhijana Sutta
http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNXXII.24.phpEm Savatthi. “Bhikkhus, sem o conhecimento direto e a completa compreensão da forma, sem se tornar desapegado dela e abandoná-la, a pessoa será incapaz de destruir o sofrimento. Sem o conhecimento direto e a completa compreensão da sensação ... percepção ... formações ... consciência, sem se tornar desapegado dela e abandoná-la, a pessoa será incapaz de destruir o sofrimento.
“Bhikkhus, através do conhecimento direto e da completa compreensão da forma, tornando-se desapegado dela e abandonando-a, a pessoa é capaz de destruir o sofrimento. Através do conhecimento direto e da completa compreensão da sensação ... percepção ... formações ... consciência, tornando-se desapegado dela e abandonando-a, a pessoa é capaz de destruir o sofrimento.”
Abraços.