Ou seja, PTralhas=BSDBostas. Não há diferença.
É por isso mesmo que eu queria uma outra candidatura viável. Dezesseis anos de administração regular-pra-boa, mas com muita merda no meio.
Eu já tenho candidato:
http://api.ning.com/files/8usuJD5aSikXhd8tq0wHeotMazAd*yw7GWBj*Z9VU64k13Hz27qbo4JELDzabSzNtX6jQRslX8hAkXOdl2DaftDZjinuimGG/IMG_4142.JPG?width=400&height=600
E é bem capaz deu votar nele no primeiro turno também. Pena que ele não vá passar pro segundo turno quase com certeza.
Mas voltando ao assunto do tópico, o que me pergunto também é quanto os indicadores positivos do governo lula não foram herança do governo FHC, e da continuação das politicas do mesmo. Acho 4-8 anos um periodo curto de tempo para se avaliar causa de mudanças sociais tão extensas.
Quando lancei os dados comparativos aqui, já esperava os argumentos " Lula continou FHC etc, etc..." , o que é uma verdade parcial, embora ainda seja uma virtude.
Mas também temos que lembrar que o Lula tomou posse diante de uma crise muita grave de confiança, tanto pelo seu passado, quanto pela falta de garantia que o governo FHC não prestou, ao contrário incentivou. Uma crise que mostrava números nada bons da economia e índices sociais andando a passos lentos, mas com instituições mais sólidas.
Mesmo assim o fato é que os números sociais e econômicos desse governo são bons e para a classe C,D,e E são ótimos. Ninguém pode negar que o nível de vida melhorou muito para as classes que mais precisam, e números conquistados com boa política econômica, apoiada na distribuição de renda proporcionada pelo ganho real do salário mínimo ( num combate mais metódico e ortodoxo à inflação ) e políticas de distribuição de renda direta. O círculo se tornou virtuoso.
O grande problema é que o PT ao lidar com o clientelismo político característico do congresso nacional, não se ligou no fato de que ao contrário de FHC, a grande mídia que ideologicamente está muito à direita, não ia dar canja ao governo. Ainda bem, pois expôs com o mensalão, uma prática que era comum desde as menores prefeituras até o congresso nacional e comum a todos o partidos políticos e que uma grande parte dos governos usavam, e em menor grau ainda usam. Ou alguém aqui é tão ingênuo assim de pensar que no governo FHC a prática não se assemelhava, 80% dos políticos eram os mesmos e...
Ainda assim ao meu ver, o Brasil avançou institucionalmente com uma atuação ímpar da PF, no combate à corrupção. Mas o governo poderia ter feito muito mais, se tivesse aprovado a reforma política de cara, logo em 2003. Um erro que custou caro. E ainda faltou uma reforma tributária que simplificasse o sistema tributário e o tornasse mais justo, uma reforma trabalhista, para que o recorde de empregos formais nunca mais fosse alcançado por outro governo. E faltou também, o Lula falar um pouco menos de besteira.
Assim o próximo governo deve trabalhar com boas perspectivas para os primeiros 4 anos de mandato, pois com uma ou duas reformas o avanço deve ser formidável e o crescimento contínuo.