uiliníli, vc é de onde??....este caso da mãe estampou os jornais em SP, e foi sim visto que as situações eram desfavoraveis para a mãe que não sabia nadar...(caso contrario não seria necessario colocar no jornal com tamanha importancia e destaque), ela se afogaria em situações que não fossem as dadas no dia, a tragédia poderia ser maior....em relação ao livro vou ler sim e agradeço a dica, é sempre ótimo ter uma boa leitura, mas gostaria que você tambem me explicasse em poucas palavras estes exemplos dados acima.....seria muito valido pra mim...
Cara, eu realmente não conheço essa história da mãe que salvou o filho do afogamento, mas assumindo que seja tudo verdade e seja tudo tão extraordinário quanto você está dizendo... tá, e daí? Isso prova o quê? É paranormal uma pessoa que não sabe nadar dar um pouco de sorte e acertar um nado cachorrinho meio aos trancos e barrancos? Agora, pensando nas pessoas que não dão tanta sorte... o próprio motivo de você estar mencionando essa história é por ela ser inusitada, pois normalmente as pessoas que tentam fazer isso, mães ou não, se afogam. Se 99 pessoas na mesma situação se dão mal e 1 se dá bem prova o sobrenatural, então as loterias provam o sobrenatural toda semana... Mas o que eu vejo nesses casos são só pequenos desvios estatísticos já esperados.
Sobre a questão dos estudos da mente, a razão ara eu ter te indicado dois livros é porque esse é um tema extremamente extenso e complexo. Nada que eu possa escrever aqui vai ser satisfatório para a sua curiosidade (o que é muito bom! esse é mesmo um tema muito interessante), mas para dar uma pequena pincelada no assunto, deixa eu citar um exemplo de uma das (muitas) maneiras como os cientistas estudam a mente: Tanto o Steven Pinker quanto o António Damásio, os autores dos livros que eu indiquei, citam em seus livros casos de pacientes seus com lesões cerebrais: é bastante útil para entender como a mente funciona, estudar casos de pessoas cujas mentes não estão funcionando tão bem assim... Um caso clássico é o de
Phineas Gage, um operário americano que viveu no século XIX e que após sobreviver a um acidente no qual teve seu crânio perfurado por uma barra de metal que atingiu um dos lóbulos frontais de seu cérebro, passou a apresentar mudanças drásticas de comportamento e personalidade. Dê uma pequena busca por "Phineas Gage" na web, a página na Wikipedia que passei no link é um bom começo, se você souber ler em inglês, melhor ainda, pois como de costume, a página em inglês da Wiki é muito melhor que a portuguesa.
Acho que esse é um erro..afinal pelo o que tenho percebido aqui é que "A CIENCIA SABE TUDO DENTRO DE SEUS LIMITES, O QUE NÃO SABE E NÃO PODE PROVAR É MENTIRA...NÃO EXISTE!".
A ciência é só um método organizado e racional de buscar conhecimento. Não quer dizer que seja a única fonte que existe de se encontrar a verdade, você pode até dar sorte e tropeçar na verdade procurando-a sem método e sem rigor. Mas aí já é trapaça.
Agora mais uma pergunta: Estão me indicando "isto ou aquilo" para ler, mas alguem se deu ao trabalho de ler os livros ou artigos que eu indiquei?
Pra falar a verdade, eu não olhei porque não tenho curiosidade por esse assunto. Eu te indiquei aqueles livros não para fazer a sua cabeça, mas porque percebi que você se interessa pelo assunto e tem uma curiosidade genuína em entender como a ciência estuda a mente. E sinceramente, eu acho que você vai gostar de lê-los, eu não indicaria um livro ruim