Autor Tópico: Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)  (Lida 204127 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)
« Resposta #575 Online: 08 de Abril de 2015, 19:52:41 »
ja consegui observa-las , para mim assim esta bom!  :hihi:

Auto-engano. "Observou", acreditou e se acomodou. Típico comportamento crente. Os crentes observam as coisas como evidências óbvias e inquestionáveis de suas crenças. Parece que tudo faz sentido e por isso são felizes em seus mundos perfeitos, onde tudo está bom.
mais comodo do que a crença de uma breve inexistência ? ao definir a não existência alem dos limites dos seus sentidos, mantem sua realidade presa dentro do  seu cercadinho cético.
A crença na ciência material ou espiritual, são degraus de uma escada infinita.

O que escreveu não faz sentido. O que é essa bobagem de "degraus de escada infinita"? Você complica a discussão com coisas que nem você sabe o que é.

Que tal viver considerando o que existe, sem contar com coisas que você não é capaz de provar que existem mas que disseram para você que existem e que você pode "sentir" através do seu "sexto sentido"? Dependendo da quantidade de cachaça, o sexto sentido pode virar 'sétimo' ou mesmo pular para 'nono' ou mais.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #576 Online: 08 de Abril de 2015, 19:54:31 »
Colega Criaturo, a pergunta comum entre mim, Johnny Cash e Gigaview mesmo é:

Então, dá para responder?
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #577 Online: 08 de Abril de 2015, 19:59:32 »
no inicio do debate, muitos se aventuraram a especular sobre a AMORC, demonstrando total falta de entendimento e conhecimento sobre ela.
o problema da ignorância é que ela gera desrespeito.
Não diria perolas para porcos e sim ferramentas complexas nas mãos de crianças! :no:

Já lí TODAS as monografias até o grau de Iluminatti. Talvez você nem tenha condições de avaliar o que isso representa em termos de material de leitura, nem de tempo que isso representa para um membro oficial da ordem considerando uma monografia por semana. Logo sei o que estou dizendo e afirmo que não há pérola ou algo de útil que não estejam publicados ou disponíveis numa boa biblioteca, os "segredos" são apenas  ilusão e auto-engano.
talvez essa sua leitura dinâmica, seja responsável pela seu baixo rendimento.
a questão não é saber ler e sim estar preparado para absorver, alem do mais o objetivo é mais espiritual do que  intelectual. :quase-anjo:

Bacana, Criaturo, mas e as evidência, já mostrô?

os fenômenos espirituais possuem causas inteligentes, por isso não podem ser manipulados e repetidos ao bel prazer humano como fazemos com a natureza apenas mecânica, tai a dificuldade de demonstrações cientificas.

Ah ta, um cavalo anda por causas inteligentes, uma cerveja é construída a partir de causas inteligentes e isso tudo é demonstrável e reproduzível. Essa sua foi inédita, nunca nem tinha imaginado que alguém viria com essa pra defender o motivo do nível de groselhismo de alguma coisa qualquer.
Vou arriscar perguntar de novo: Muito bacana, Criaturão, mas e as evidência?

sabemos que a cerveja é obra da inteligencia humana,mas e o cavalo ?
falta de criatividade é tipico de ateus, as evidências que me foram  apresentadas ao sentido não poderão ser sentidas pelos seus, logo para voce elas não existem, de forma que "mesmo que um morto ressuscitasse, não acreditariam nele".

Aaaah, os espíritos agem por causa de inteligência e criatividade humana?

Poxa, pq não falou antes?! Concordo absolutamente com você. Se não fosse sua inventividade, você não veria/creria/defenderia essas coisas nem cairia nos contos do vigário.

Estamos alinhados!

Espirito, deuses, anjos , demonios, ETs,  todos seres vivos pertencem a raça humana mais ou menos desenvolvidas, creio que quando seu cérebro parar de funcionar voce continuará consciente e ativo, voce não ?

Ignorando esse último lance de ET e espírito raça humana...É óbvio que não acredito.

Bicho, fico curioso. Vou fazer uma pergunta pessoal, se não quiser não precisa nem ler o que está aqui pra baixo:

Você é um sujeito careta ou é bem loco? Dá uma viajada no ácido de vez em quando? Viaja pra São Tomé das Letras e tal?

Eu gostaria de acreditar que você é um sujeito descoladasso, que viaja nuns esquemas mais "astrais" e de experimentação total... Mas o que a história me mostra é que você deve ser um sujeito caretasso, o que acaba sendo contraditório e anula minha chance de curtir o que você tem pra dizer. Embora admire a sua resiliência... só.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #578 Online: 08 de Abril de 2015, 20:13:07 »
Todas essas seitas, ordens, grupos de estudo, etc místicas enfatizam a comprovação pessoal da paranormalidade através da (auto) experimentação. Aí é que mora o perigo. Normalmente elas montam o teatrinho com um script na forma de um ritual que conduz aos resultados que elas esperam que sejam alcançados. As pessoas acabam vítimas da sugestão, do auto-engano, da sensibilidade de seus sentidos e das armadilhas de suas vulnerabilidades a fatos que não conseguem explicar pela falta de conhecimentos mínimos de ciências, de psicologia aplicada e de técnicas de persuasão. A "explicação" faz parte do pacote. Pode conter  "agentes invisíveis", "mestres espirituais", "anjos", "elementais", "forças ocultas", "influência diabólica", "poderes parapsicológicos", "influência alienígena", "espíritos de luz", "anjos da guarda", etc...
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 20:15:21 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #579 Online: 08 de Abril de 2015, 20:20:02 »
Todas essas seitas, ordens, grupos de estudo, etc místicas enfatizam a comprovação pessoal da paranormalidade através da (auto) experimentação. Aí é que mora o perigo. Normalmente elas montam o teatrinho com um script na forma de um ritual que conduz aos resultados que elas esperam que sejam alcançados. As pessoas acabam vítimas da sugestão, do auto-engano, da sensibilidade de seus sentidos e das armadilhas de suas vulnerabilidades a fatos que não conseguem explicar pela falta de conhecimentos mínimos de ciências, de psicologia aplicada e de técnicas de persuasão. A "explicação" faz parte do pacote. Pode conter  "agentes invisíveis", "mestres espirituais", "anjos", "elementais", "forças ocultas", "influência diabólica", "poderes parapsicológicos", "influência alienígena", "espíritos de luz", "anjos da guarda", etc...

E ai de quem não apresentar alguma paranormalidade!

Vejam um caso bem sucedido:

<a href="https://www.youtube.com/v/SDxpPiAJ018" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/SDxpPiAJ018</a>
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #580 Online: 08 de Abril de 2015, 20:34:11 »
Cientista, um exemplo de uma construção que contém o mesmo enigma que me propôs é a grande pirâmide de Quéops, o resto é pura bobagem de Erich von Däniken. Por falar nessa pirâmide, a construção dela era um projeto industrial nacional. Os antigos egípcios acreditavam piamente que o Faraó era o responsável por manter a ordem e a vida no Egito, tanto durante a sua existência terrena como depois da morte. Se não existisse tal CRENÇA FERRENHA, os operários nunca teriam construído esta maravilha da quarta dinastia. Isso é primordial, até mesmo para os Incas, mas enquanto você continuar a interpretar meus argumentos ao pé da letra tua questão permanecerá na obscuridade. Creio que respondi o seu desafio e considero a discussão encerrada.

Giga, eu desconhecia a informação que você já leu todas as monografias da AMORC. Você leu mesmo cada uma delas? Bom, já sei sua opinião de que foi pura perda de tempo, mas vamos supor assim, para uma pessoa que esteja interessada em "estudar" lá na AMORC, você não acha que ela deveria ler todas as monografias também para aí sim tirar sua própria conclusão? Ou mesmo assim você não aconselha de jeito nenhum? Sei que há muito tempo e dinheiro envolvido nisso.
Você chegou a fazer parte da AMORC no passado ou adquiriu as monografias de outra forma? Pergunto isso porque li num comentário seu anterior que você já esteve na sede da AMORC lá na Califórnia.
Caso já tenha sido membro da AMORC (você também fez parte da TOM?), o que o Imperator fez e a influência daltoniana nas monografias tiveram relevância para você ter se arrependido? Ou foi por que tudo o que você viu lá era, como você diz, puro bullshit?
Outra coisa, de tudo o que você "aprendeu" lá na AMORC, e de tudo o que você conhece de outras sociedades ocultistas, diria que a AMORC é a mais "mamão com açúcar"?
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 21:14:00 por Saint Germain »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #581 Online: 08 de Abril de 2015, 21:24:08 »
Cientista, um exemplo de uma construção que contém o mesmo enigma que me propôs é a grande pirâmide de Quéops, o resto é pura bobagem de Erich von Däniken. Por falar nessa pirâmide, a construção dela era um projeto industrial nacional. Os antigos egípcios acreditavam piamente que o Faraó era o responsável por manter a ordem no Egito, tanto durante a vida como depois da morte. Se não existisse tal CRENÇA FERRENHA, os operários nunca teriam construído esta maravilha da quarta dinastia. Isso é primordial, até mesmo para os Incas, mas enquanto você continuar a interpretar meus argumentos ao pé da letra tua questão permanecerá na obscuridade. Creio que respondi o seu desafio e considero a discussão encerrada.

Fontes por favor.

Giga, eu desconhecia a informação que você já leu todas as monografias da AMORC. Você leu mesmo cada uma delas? Bom, já sei sua opinião de que foi pura perda de tempo, mas vamos supor assim, para uma pessoa que esteja interessada em "estudar" lá na AMORC, você não acha que ela deveria ler todas as monografias também para aí sim tirar sua própria conclusão? Ou mesmo assim você não aconselha de jeito nenhum? Sei que há muito tempo e dinheiro envolvido nisso.
Você chegou a fazer parte da AMORC no passado ou adquiriu as monografias de outra forma? Pergunto isso porque li num comentário seu anterior que você já esteve na sede da AMORC lá na Califórnia.
Caso já tenha sido membro da AMORC (você também fez parte da TOM?), o que o Imperator fez e a influência daltoniana nas monografias tiveram relevância para você ter se arrependido? Ou foi por que tudo o que você viu lá era, como você diz, puro bullshit?
Outra coisa, de tudo o que você "aprendeu" lá na AMORC, e de tudo o que você conhece de outras sociedades ocultistas, diria que a AMORC é a mais "mamão com açúcar"?

(1) O Giga não está em discussão. O que merece resposta já foi dito.

(2) Acho que quem realmente acredita que uma organização que detém "conhecimentos secretos" ligados à paranormalidade em pleno século XXI merece perder tempo e dinheiro na forma de imposto à ignorância e as alíquotas podem ser extorsivas.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #582 Online: 08 de Abril de 2015, 21:36:47 »
Giga, outra informação sua que me chamou a atenção é que todo o conteúdo das monografias podem ser encontradas em uma boa biblioteca. Considero preocupante isso para aquele que esteja disposto a gastar seu tempo e dinheiro.
Eu só li as monografias da AMORC da seção de postulantes. Numa delas há a promessa de que no quinto grau da seção dos iniciados os membros iriam aprender informações sobre os filósofos da Grécia antiga que não estão contidas em nenhum livro de história. Você se lembra, pelo que leu, se tal promessa foi mantida nas monografias desse grau ou tudo não passou de conversa fiada?
Penso essa ser uma informação crucial para aqueles que desejam se integrar. Chega a ser uma prova conclusiva antes que o possível "neófito" seja enganado. Se for confirmada que tal promessa é papo furado, taí um flagrante de intenções charlatanescas, mas caso tenha havido mesmo tais informações nesse quinto grau, elas tem fundamento ou é de morrer de rir? Poderia citar algum exemplo?
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #583 Online: 08 de Abril de 2015, 21:57:24 »
Giga, outra informação sua que me chamou a atenção é que todo o conteúdo das monografias podem ser encontradas em uma boa biblioteca. Considero preocupante isso para aquele que esteja disposto a gastar seu tempo e dinheiro.
Eu só li as monografias da AMORC da seção de postulantes. Numa delas há a promessa de que no quinto grau da seção dos iniciados os membros iriam aprender informações sobre os filósofos da Grécia antiga que não estão contidas em nenhum livro de história. Você se lembra, pelo que leu, se tal promessa foi mantida nas monografias desse grau ou tudo não passou de conversa fiada?
Penso essa ser uma informação crucial para aqueles que desejam se integrar. Chega a ser uma prova conclusiva antes que o possível "neófito" seja enganado. Se for confirmada que tal promessa é papo furado, taí um flagrante de intenções charlatanescas, mas caso tenha havido mesmo tais informações nesse quinto grau, elas tem fundamento ou é de morrer de rir? Poderia citar algum exemplo?

É o grau mais curto. Você acha que em cerca de 45 páginas é possível expor o pensamento dos filósofos gregos com um mínimo de profundidade? Melhor comprar uns bons livros de filosofia.

http://jcboscolo.blogspot.com.br/2012/05/ensinamentos-rosacruzes-continuacao_21.html
http://jcboscolo.blogspot.com.br/2012/05/esboco-dasprelecoes-e-graus-de-templo_30.html

Decepcionante. Esse bullshit referente a não estar em nenhum livro de história aparece diversas vezes com vários personagens. As provas sempre estão nos antigos manuscritos secretos e não podem ser provados por outras fontes, então pode-se afirmar qualquer coisa. O fato é que eles acreditam no que está escrito.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #584 Online: 08 de Abril de 2015, 22:31:38 »
Mas é verdade que aparece mesmo nas da AMORC? Você se lembra disso quando leu as monografias de quinto grau? Independente de ter fundamento ou não, a AMORC realmente cumpriu o que prometeu? Ou enganou as pessoas com falsas promessas? Seria possível citar algum exemplo do que eles falam sobre Platão ou Sócrates?

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #585 Online: 08 de Abril de 2015, 23:18:20 »
Os que estudaram o assunto sabem que toda essa história de rosacruz apareceu pela primeira vez com a publicação dos manifestos chamados de Fama Fraternitatis, Confessio Fraternitatis e as Bodas Alquímicas de Christian Rozenkreuz, todos publicados respectivamente em 1614, 1615 e 1616 na Alemanha. Segundo os estudiosos mais céticos, foram escritos ou influenciados pelo luterano Valentin Andreae e cia, o chamado "círculo de Tübingen". Os céticos argumentam que tais manifestos foram publicados para atender a uma demanda que ansiava por reformas sociais, políticas, culturais e religiosa (principalmente, o tom era bem anti-papista). Tal demanda teria ficado muito impressionada com o advento de uma nova idade (a do Espírito Santo) vaticinada pelas profecias de Joaquim del Fiore. Muitos acreditavam que estavam vivendo o fim dos tempos. O pensamento paracelsiano também causava uma grande impressão entre os intelectuais da época. Isso tudo ajudou a influenciar a decisão de Andreae e seu círculo a publicarem os manifestos de uma Ordem Secreta a que foi dada o nome de Rosacruz (alusão ao seu suposto fundador, Christian Rosenkreuz, citado como uma fábula nos manifestos). Os mesmo estudiosos céticos ainda argumentam que Valentin teria se utilizado dos símbolos do seu brasão familiar para criar o nome e a lenda rosacruz, já que tais símbolos nada mais são do que uma cruz rodeada por quatro rosas (muito parecido com o brasão de Lutero). Enfim, segundo essa visão, tudo não teria passado de uma invenção alicerçada numa lenda que tinha um objetivo muito específico para os problemas que a Alemanha do início do séc. XVII vinha passando. O fato é que isso tudo gerou um baita reboliço e daí um monte de gente começou a alegar que a sociedade rosacruz era real e etc etc etc. Resumindo: uma brincadeira muito bem articulada por Andrea e seus amigos? Uma pegadinha que acabou virando coisa séria? Um modismo baseado num conto do vigário?
O fato é que os defensores da ordem alegam que existe um documento pré-manifestos que já alude ao nome e a existência da rosacruz. O tal documento é o famoso cartão de natal cujos protagonistas eram nada mais nada menos do que o alquimista Michael Maier (autor do Atalanta Fugiens) e o próprio rei da Inglaterra, James I.
Continua...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #586 Online: 08 de Abril de 2015, 23:30:38 »
A única coisa que não está nos livros de história é a informação que Pitágoras foi um mestre rosacruz e isso é amplamente divulgado nos materiais promocionais.

O que você esperava?

Seria muita ingenuidade pensar que eles possuem alguma informação relevante que "escapou" dos estudiosos ao longo de tantos séculos, inclusive da ICAR. No entanto, a ordem foi sincera ao recomendar aos estudantes rosacruzes uma consulta a uma boa enciclopédia para aprofundar os estudos. É mole?

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #587 Online: 08 de Abril de 2015, 23:36:58 »
Então eis que no início do séc. XX aparece uma tal de Antiga e Mistica Ordem Rosae Crucis, liderada por H. Spencer Lewis, o primeiro Imperator, cuja sigla é AMORC.
Não é novidade que a AMORC de Spencer Lewis alegasse que era o único ramo verdadeiro e original da rosacruz dos três manifestos, já que muitas outras "ordens rosacruzes" fizeram o mesmo desde o séc. XVII. O fato é que a AMORC passou a ser a maior, a mais bem sucedida.

Enfim, uma questão que sempre me incomodou foi: onde se encontra a prova disso? Existe alguma evidência, nem que seja uma só, que ratifica as alegações de Lewis? Ou simplesmente apareceu um cara do nada com um título de doutor alegando que era dono do real legado da "única" e "verdadeira" rosacruz e que daí um bando de gente passou a acreditar nessa extraordinária afirmação só pelo fato de acreditarem, sem questionarem nada? Tal fenômeno me intriga muito.

Giga, minha questão é: você já leu alguma coisa nas monografias que falassem sobre isso? (não vale a suposta iniciação de Lewis em Toulouse) Existe alguma evidência apresentada por eles nos escritos de grau mais alto? Se não há nada, nem uma linha sequer, simplesmente inventaram isso do nada e daí um bando de gente creditou essa "estória" sem questionar? Gastaram tanto tempo e dinheiro em vão? Caramba, isso é muito sério.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #588 Online: 08 de Abril de 2015, 23:37:51 »
O Gigaview provavelmente ainda é membro e está fazendo uma campanha para gerar desinteresse e descrédito à organização, de forma que as pessoas não suspeitem que eles estejam mexendo pauzinhos em todas as esferas do poder.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #589 Online: 08 de Abril de 2015, 23:39:55 »
A única coisa que não está nos livros de história é a informação que Pitágoras foi um mestre rosacruz e isso é amplamente divulgado nos materiais promocionais.

O que você esperava?

Seria muita ingenuidade pensar que eles possuem alguma informação relevante que "escapou" dos estudiosos ao longo de tantos séculos, inclusive da ICAR. No entanto, a ordem foi sincera ao recomendar aos estudantes rosacruzes uma consulta a uma boa enciclopédia para aprofundar os estudos. É mole?

Vixi, isso é muito preocupante.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #590 Online: 08 de Abril de 2015, 23:50:53 »

O que você esperava?

Entendo o tom de brincadeira, até eu estava levando isso como uma piada, mas é sério. Minha opinião mudou depois que o Gigaview disse que leu todos as monografias. Tem muita gente que pode ser ajudada antes de gastarem anos de vida e dinheiro. Claro, existem os crédulos imutáveis que talvez até mereçam passar por isso e depois levar na cara para aprenderem, mas penso que existam alguns que entraram aqui neste tópico, num fórum cético, possivelmente muito inteligentes, com o intuito de aprenderem mesmo. Seria bom que tais pessoas fossem alertadas com argumentos mais aprofundados.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #591 Online: 08 de Abril de 2015, 23:51:35 »
Então eis que no início do séc. XX aparece uma tal de Antiga e Mistica Ordem Rosae Crucis, liderada por H. Spencer Lewis, o primeiro Imperator, cuja sigla é AMORC.
Não é novidade que a AMORC de Spencer Lewis alegasse que era o único ramo verdadeiro e original da rosacruz dos três manifestos, já que muitas outras "ordens rosacruzes" fizeram o mesmo desde o séc. XVII. O fato é que a AMORC passou a ser a maior, a mais bem sucedida.

Enfim, uma questão que sempre me incomodou foi: onde se encontra a prova disso? Existe alguma evidência, nem que seja uma só, que ratifica as alegações de Lewis? Ou simplesmente apareceu um cara do nada com um título de doutor alegando que era dono do real legado da "única" e "verdadeira" rosacruz e que daí um bando de gente passou a acreditar nessa extraordinária afirmação só pelo fato de acreditarem, sem questionarem nada? Tal fenômeno me intriga muito.

Giga, minha questão é: você já leu alguma coisa nas monografias que falassem sobre isso? (não vale a suposta iniciação de Lewis em Toulouse) Existe alguma evidência apresentada por eles nos escritos de grau mais alto? Se não há nada, nem uma linha sequer, simplesmente inventaram isso do nada e daí um bando de gente creditou essa "estória" sem questionar? Gastaram tanto tempo e dinheiro em vão? Caramba, isso é muito sério.

Nenhuma evidência. Só da iniciação em Toulouse:

http://www.crc-rose-croix.org//forum15/8-divers/48-sur-l-initiation-de-hsl

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #592 Online: 08 de Abril de 2015, 23:54:05 »
"Nenhuma evidência. Só da iniciação em Toulouse."

O mesmo vale para a "possível" iniciação de Akhenaton numa Escola de Mistérios? Segundo a AMORC, era a rosacruz já atuando lá.   

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #593 Online: 09 de Abril de 2015, 00:03:59 »
A minha crítica à AMORC se concentra nos aspectos paranormais e pseudocientíficos que ela explora. Apenas isso.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #594 Online: 09 de Abril de 2015, 00:04:32 »
"Nenhuma evidência. Só da iniciação em Toulouse."

O mesmo vale para a "possível" iniciação de Akhenaton numa Escola de Mistérios? Segundo a AMORC, era a rosacruz já atuando lá.   

Bullshit.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #595 Online: 09 de Abril de 2015, 00:11:47 »
O Gigaview provavelmente ainda é membro e está fazendo uma campanha para gerar desinteresse e descrédito à organização, de forma que as pessoas não suspeitem que eles estejam mexendo pauzinhos em todas as esferas do poder.

Já mencionei aqui que existe uma revista periódica chamada O Rosacruz que tem uma tabela de correspondência de horários ao longo dos fusos horários para que os rosacruzes possam sincronizar suas mentalizações, concentrando esforços de concentração num determinado líder mundial agendado. Acreditam que dessa forma podem enviar vibrações positivas blá blá blá...

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #596 Online: 09 de Abril de 2015, 00:15:35 »
Caramba!

Eu li só as primeiras monografias dessa instituição. Sempre achei que eles deram mancada por terem metido os Faraós na jogada. Claro que toda Ordem também fez isso, pois dá autoridade, legitimidade e tradição, mas a do Akhenaton eu queria evidências, argumentos mais sólidos. Algumas coisas fazem sentido, tipo assim, os místicos aludem ao uso exagerado de androginia na arte inovadora e revolucionária que Akhenaton criou, mas até hoje tudo o que os arqueólogos descobriram simplesmente não se encaixa com o que eu li nas monografias, por isso eu quis saber se nas de alto grau esclarecia alguma coisa. Não obstante, sem nenhuma evidência histórica e arqueológica, eles podem dizer o que quiserem, daí a questão passa a ser de crença. Este papo de documentos secretos que nenhum historiador conhece, mas que nenhum membro pode ter acesso, é um ótimo argumento persuasivo.     
« Última modificação: 09 de Abril de 2015, 00:55:06 por Saint Germain »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #597 Online: 09 de Abril de 2015, 00:25:51 »
A promotoria encerra o caso.

Aos futuros ingressantes ou aos membros da AMORC que lerem este tópico, temos aqui como testemunho as palavras de um forista que falou que conheceu a ordem a fundo e que leu todas as monografias. Podem achar os argumentos dele sólidos ou não, mas se forem debater daqui em diante gostaria que me apresentassem evidências plausíveis (se puderem) de todas essas questões históricas que coloquei nos posts acima, já que minha preocupação é diferente da do forista citado aqui, ou seja, ele critica os fenômenos psíquicos paranormais (o que é relevante também) e eu questiono as alegações (extraordinárias) históricas. Enfim, é normal cada um seguir um caminho diferente para expor e analisar ceticamente essas questões.

« Última modificação: 09 de Abril de 2015, 00:50:13 por Saint Germain »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #598 Online: 09 de Abril de 2015, 08:30:45 »
os ensinos Rosa-Cruz, são mais ou menos personalizados cada um aprende de formas diferentes como no filme Matrix a mensagem do oraculo era pessoal e indecifrável para os outros.
os fenômenos espirituais possuem causas inteligentes, por isso não podem ser manipulados e repetidos ao bel prazer humano como fazemos com a natureza apenas mecânica, tai a dificuldade de demonstrações cientificas.

:histeria: :histeria: :histeria:

Bullshit.

Supondo a existência de "fenômenos espirituais" e que eles não podem ser manipulados e repetidos como você disse, logo não servem para nada. Seria mais ou menos como ter um alicate de borracha. A pura verdade é que eles não existem. Ainda assim os rosacruzes atribuem a eles explicações "científicas" baseadas em conhecimentos obsoletos. Aliás, a cisão da ordem após o seu escândalo financeiro também foi motivada pela dificuldade de vender segredinhos a um público bem mais informado. Enquanto os rosacruzes ainda discutem o modelo atômico de Dalton, as pessoas atualmente querem saber como funciona a mecânica quântica. Tiveram que mudar o discurso para não perder mercado.
se estava interessado em desenvolver o intelecto o que seria plenamente justificável, deveria ter ingressado em uma universidade federal, ordens misticas são para desenvolver o espirito  neste quesito voce deveria ter começado pelo jardim da infância   :crianca: :hihi:
diria que por se tratar da ação de seres inteligentes, eles não  se submetem a ordens infantis contudo muitos fatos que te favorecem ou te prejudicam são obras de seres anônimos que te conhecem mais do que você mesmo. :diabo: :so-sorry: :quase-anjo: :yahoo:
os exercícios práticos desenvolvem seu sexto sentido o da intuição, da visão conforme as habilidades de cada um, por isso disse que seu pseudo estudo com  leitura dinâmica, não te ajudou a desenvolver espiritualmente. :sorry:

Desenvolver o espírito? Que espírito? Você é capaz de provar que existe um espirito e que ele seja "desenvolvível"? Que seja inteligente? Que atua de alguma forma? Como? Não vale acrescentar mais do mesmo bullshit fazendo afirmações que você não consegue provar com evidências.

Desenvolver o sexto sentido? Qual? Por que? Para que? "Sexto sentido" é um termo amplo que serve a uma ampla variedade de bullshits. Nenhuma delas, ligada à paranormalidade, foi comprovada. Esse tipo de coisa é mais um elemento do auto-engano que as pessoas gostam de acreditar que possuem porque lhes confere importância e auto-estima sempre que o sexto sentido funciona. Quando não funciona elas simplesmente esquecem dele e procuram outras causas para não comprometer a ordem de seus mundinhos.

A esmagadora maioria dos exercícios práticos são realizados na solidão de um quarto perfumado com incenso, iluminado à luz de velas e diante de um espelho(sanctum). Quem obedece a esse ritual de apagar as luzes, acender o incenso e velas diante de um espelho já está inclinado a aceitar qualquer sombra como ser inteligente, qualquer "imaginação" como intuição ou sexto sentido. O experimento já começa com o senso crítico abalado. Nenhum experimento sobreviveria a uma análise crítica ou discussão por pessoas esclarecidas.
Como ja disse, se desconhecemos nossa própria essência divina, como teremos autoridade sobre as outras individualidades, para alcançarmos o respeito dos outros é necessário adquirir maestria sobre o próprio ser.
No mundo físico, de quem obedecemos ordens ? De alguém que esperamos algo em troca! O pobre de espirito não possui autoridade sobre os demais.
a passagem abaixo exemplifica bem o que vem a ser um mestre espiritual:

3 O centurião, pois, ouvindo falar de Jesus, enviou-lhes uns anciãos dos judeus, a pedir-lhe que viesse curar o seu servo.
4 E chegando eles junto de Jesus, rogavam-lhe com instância, dizendo: É digno de que lhe concedas isto;
5 porque ama à nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.
6 Ia, pois, Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado;
7 por isso nem ainda me julguei digno de ir à tua presença; dize, porém, uma palavra, e seja o meu servo curado.
8 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
9 Jesus, ouvindo isso, admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.
(conhecimento espiritual)

na verdade o homem estava pedindo que Jesus mandasse algum espirito curar o servo dele.

suponho que ao desejar conhecer o mundo espiritual  ingressando em uma ordem mistica, voce possuía fé que isso era possível, no entanto plantou suas sementes de fé em covas rasas que não deram frutos e nem irão dar frutos sem muito trabalho e vontade, o frutos da evolução nem sempre possuem o gosto desejado, pois eles nascem para suprir nossas carências e não nossas vontades supérfluas infantilizadas, assim se voce faz um exercício com objetivo de sair voando e não conseguir, provavelmente deve ter recebido algum aprendizado menos milagroso, porem bem mais necessário a sua evolução, embora despercebido lhe será muito útil no momento oportuno.
como ja disse o conhecimento espiritual vem de espíritos inteligentes logo eles não se deixam manipular, não satisfazem seus desejos e sim suas necessidades. ( a não ser que sejam inferiores a você) ai junta-se o pão com a manteiga e voce comerá "o  pão que o diabo amassou" :diabo: :'(  :chorao:  (he...he...he..he..he..he..adoro estes smileys  :hihi:)
Se foi um membro oficial deveria ter feito um juramento de respeitar a ordem mantendo sigilo, sobre seus estudos.
Não existe milagres,penso que naturalmente  não se muda uma personalidade da noite para o dia, embora a vida tenha  essa função, a vontade é essencial para evolução.
voce tem que acreditar mais em si mesmo do tipo "eu quero , eu posso vai ser assim", não se limite a sua razão acredite que ela apenas faz parte de outra ainda  maior, é nesta que voce deve crer.
A intuição é o saber irracional logo supera a razão, a engenharia civil que um homem necessita estudar por varios anos, para conquistar sua razão o joão de barro ja nasce conhecendo.

existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #599 Online: 09 de Abril de 2015, 08:44:19 »

Auto-engano. "Observou", acreditou e se acomodou. Típico comportamento crente. Os crentes observam as coisas como evidências óbvias e inquestionáveis de suas crenças. Parece que tudo faz sentido e por isso são felizes em seus mundos perfeitos, onde tudo está bom.
mais comodo do que a crença de uma breve inexistência ? ao definir a não existência alem dos limites dos seus sentidos, mantem sua realidade presa dentro do  seu cercadinho cético.
A crença na ciência material ou espiritual, são degraus de uma escada infinita.

O que escreveu não faz sentido. O que é essa bobagem de "degraus de escada infinita"? Você complica a discussão com coisas que nem você sabe o que é.

Que tal viver considerando o que existe, sem contar com coisas que você não é capaz de provar que existem mas que disseram para você que existem e que você pode "sentir" através do seu "sexto sentido"? Dependendo da quantidade de cachaça, o sexto sentido pode virar 'sétimo' ou mesmo pular para 'nono' ou mais.

ha...ha..ha..ha.ha ...é voce quem se diz sóbrio, eu digo que esta iludido pelos sentidos.
nossa realidade também é uma espécie de droga ofuscando os sentidos. :tintin:
cada um segundo sua razão, céticos mantendo sua fé nos sentidos conhecidos e misticos procurando desenvolver a razão de outros sentidos subindo degraus infinitos dentro da evolução.
O conhecimento seja espiritual ou material de fato é ilimitado.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!