Coitado do Cientista. É verdade que peguei pesado com ele e parece que ele ficou bem bravinho comigo.
Tentarei me redimir. Vou dar uma colher de chá para ele. Eu alterei a mensagem não só com o propósito de sacaneá-lo, mas para acrescentar uma resposta em forma de código que pelo visto ele não conseguir decifrar (é a resposta da brincadeira da receita de bolo atlante).
O Giga tem toda razão. Dei muitas respostas convencionais porque isso faz parte de uma estratégia, ou seja, eu preciso medir o grau de inteligência e tolerância de vocês. No caso do Cientista foi assim. Coitado, ele já está a quase três semanas esperando uma resposta minha e eu só o enrolei lhe dando explicações convencionais. Mas a boa notícia é que hoje estou bonzinho e tentarei ajudá-lo.
Cientista, minha colher de chá vai para você:
Você conhece a "Calçada do Gigante" e a "Estrada de Bimini"? Pois é, eu já estudei muito essas estruturas naturais. Acontece que em Sacsayhuaman certos padrôes se tornam óbvios.
Você já se perguntou por que os blocos são tão irregulares? Ora, se a explicação convencional de que eles cortaram e poliram as rochas estivesse correta, não acha que toda a estrutura seria homogênea como todas as construções de outros povos antigos?
Está é uma primeira pista.
Outra pista é um padrão que se torna evidente nos blocos, como certas quinas nos cantos das rochas e buracos redondos presentes nas mesmas.
Mas a pista mais decisiva são as incríveis curvas que surgem nas esquinas dos muros. Conhece outro material que também apresenta essa característica, como um molde? Tá na cara.
Ora, meu caro Cientista, eu pedi para você analisar um detalhe geológico específico muito evidente naquela região.
Você deve ter achado que eu estava brincando com a mensagem da receita de bolo atlante, mas nela consta um código que é a chave da questão.
Quer ver? Na exata época que estava sendo construída Sacsayhuaman, ocorreu um evento geológico que é a explicação do que tanto você quer saber. Tal evento que tornou possível a construção desses impressionantes muros. Quando tal evento não ocorria, pois ele é raro, os Incas construíam os muros de forma homogênea. Por isso há diferentes estilos nessas estruturas e não tem nada a ver com a teoria dos "incapazes" que você citou. Mas quando este evento ocorre, é permitido aos Incas construírem mais depressa.
Que evento foi esse? Tá na cara. Calcule, a construção durou 50 anos. De quando ocorreu o evento que eu falo até os espanhóis chegarem no fim da construção de Sacsayhuaman deram exatos 50 anos.
Vejo uma idéia surgir como fogo na sua imaginação? Fogo do céu que o tal pássaro da lenda trouxe? lampejo ígneo?
Aí está a tua tão esperada resposta: um Vulcão. O vulcão Misti.
Agora conecte o que ele tem a ver com tudo isso?
Dica: os blocos não foram levados como enormes monólitos para Sacsayhuaman, eles foram levados para lá pré-fabricados, como se fosse peças pré-moldadas de um quebra-cabeça (há muitas evidências que suportam essa tese).
Foi de graça, Cientista, agora o resto é com você.
Lembre-se que ainda estou esperando a sua teoria.