Autor Tópico: Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)  (Lida 204123 vezes)

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
Re:Os "segredos" dos rosacruzes (AMORC)
« Resposta #475 Online: 03 de Abril de 2015, 04:15:53 »
Observando algumas fotos, parece que eles foram colocando gigantescos blocos primeiro, um ao lado do outro, como um quebra-cabeça lego. Depois eles simplesmente foram esculpindo com toda sorte de combinação e tamanho de "saliências" possíveis para dar a impressão que vários blocos foram colocados ali. É como se fosse uma ilusão de ótica, uma grande ilusão muito bem trabalhada que realmente engana os nossos sentidos.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #476 Online: 03 de Abril de 2015, 04:22:05 »
Calma, Cientista. Você acha que vou conseguir desvendar esse mistério em uma noite sendo que mentes mais brilhantes estudam isso a tanto tempo e nem conseguiram também.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #477 Online: 03 de Abril de 2015, 04:29:36 »
Observando algumas fotos, parece que eles foram colocando gigantescos blocos primeiro, um ao lado do outro, como um quebra-cabeça lego. Depois eles simplesmente foram esculpindo com toda sorte de combinação e tamanho de "saliências" possíveis para dar a impressão que vários blocos foram colocados ali. É como se fosse uma ilusão de ótica, uma grande ilusão muito bem trabalhada que realmente engana os nossos sentidos.
Mas não é.

Calma, Cientista.
Estou. Apesar de estar aqui mantido acordado pelos assessos de tosse de uma gripe de passar pela moenda 10 vezes que comecei a ter no domingo...

Você acha que vou conseguir desvendar esse mistério em uma noite
Não. Na verdade, não acho vá conseguir em tempo algum...

sendo que mentes mais brilhantes estudam isso a tanto tempo e nem conseguiram também.
Tens razão! Se minha mente já analisou isso e não resolveu, ninguém mais resolve.  K K K K K K K K...

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #478 Online: 03 de Abril de 2015, 04:34:34 »
Isso que eu observei pode ter sido feito em algumas partes dos muros, partes essas que, pelo que vi, tem os alinhamentos mais perfeitos entre rochas irregulares e podem ter sido feitos através de gigantescos blocos de rocha com o processo de escultura que falei. Já outros alinhamentos perfeitos que eu vi, os blocos são regulares e iguais uns aos outros, daí fica mais fácil agrupá-los, mas também vi vários partes que não são tão perfeitas assim, dá pra ver nitidamente uma acochambrada. Pior é que nesses é que dar para ver que foram postos vários blocos mesmo.
Então pode ser que eles usaram técnicas mistas. Onde haviam blocos regulares, foi fácil alinhar, em outras partes colocaram gigantescos blocos um ao lado do outro como lego e os esculpiram como se fossem vários blocos empilhados perfeitamente para dar continuidade a construção. Já as outras partes eram de blocos irregulares que sobraram e nesses trechos se vê nitidamente que não ficou tão perfeito assim.
« Última modificação: 03 de Abril de 2015, 04:38:57 por Saint Germain »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #479 Online: 03 de Abril de 2015, 04:37:27 »
Os alinhamentos perfeitos não estão em toda a construção. Vai que esse bafafá todo tem origem nas vagas especulações de Erich von Däniken porque, sinceramente, eu acho a grande pirâmide e as catedrais góticas muito mais impressionantes, mas gosto é gosto, o resto é propaganda ala Däniken.
« Última modificação: 03 de Abril de 2015, 04:40:43 por Saint Germain »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #480 Online: 03 de Abril de 2015, 04:47:43 »
Obviamente, você viu pouco ainda. Tem o suficiente para suplantar qualquer outra realização arquitetônica do mundo (antigo).

E...

Sim, há várias partes das estruturas que destoam da perfeição, o que só deve indicar que a técnica usada não era algo sobre-humano. Também, há casos em que estruturas foram assentadas sobre as originais, não pelos mesmos... artífices, sendo nítida a diferença de continuidade (não dispunham da mesma técnica). Tem até aquela piada em que é dito que aquela parte foi construída pelos 'incapazes'. Há também os ocultamentos e destruições de muito de tudo aquilo por colonizadores espanhóis, que destruiam as estruturas por não aceitarem não serem capazes de fazer algo do mesmo tipo, realizado por civilização considerada infinitamente inferior, e construíam sobre os escombros e com os escombros. É o que já vi historiadores dizerem. Eu não estava lá para ver, frize-se! hahahahahaha...

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #481 Online: 03 de Abril de 2015, 04:48:35 »
Cientista, me responda uma coisa. Percebi que você se intriga com essas construções Incas faz muito tempo. Então me diga, alguma vez você já se enveredou ou foi seduzido por especulações alternativas como a de tecnologia alien?

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #482 Online: 03 de Abril de 2015, 04:57:52 »
Mas isso não poderia ter sido construído somente se utilizando de cálculos matemáticos, já que esse pessoal era bom de astronomia, e outras técnicas como polimento de pedras, etc? Eu sei que é muito difícil, mas esse pessoal tinha: pessoal (rs), tempo, disposição necessária e, principalmente, fé. Acho que com um grande esforço conjunto, não vejo a impossibilidade de se fazer isso.
Já viu aquele enorme esforço que consumiu anos de um grupo de estudiosos que fotografaram cada bloco encontrado em Amarna e depois de catalogarem tudo, fizeram a proeza de montar tudo como num quebra-cabeça e então ficamos sabendo a incrível história da revolução atonista? Claro que isso teve a ajuda de computadores (dos anos 60), mas foi um incrível trabalho de paciência humana. Acho que um bando de humanos com tempo suficiente e uma vontade colossal podem fazer qualquer coisa "milagrosa".

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #483 Online: 03 de Abril de 2015, 05:01:31 »
Cientista, me responda uma coisa. Percebi que você se intriga com essas construções Incas faz muito tempo. Então me diga, alguma vez você já se enveredou ou foi seduzido por especulações alternativas como a de tecnologia alien?
Não, nunca considerei seriamente a probabilidade de tecnologia alienígena que suplante a humana chegar à Terra. No caso aí, acho que é um tipo de insight raro que corta atalhos em desenvolvimentos tecnológicos progressivos.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #484 Online: 03 de Abril de 2015, 05:07:04 »
Mas isso não poderia ter sido construído somente se utilizando de cálculos matemáticos, já que esse pessoal era bom de astronomia, e outras técnicas como polimento de pedras, etc? Eu sei que é muito difícil, mas esse pessoal tinha: pessoal (rs), tempo, disposição necessária e, principalmente, fé. Acho que com um grande esforço conjunto, não vejo a impossibilidade de se fazer isso.
Já viu aquele enorme esforço que consumiu anos de um grupo de estudiosos que fotografaram cada bloco encontrado em Amarna e depois de catalogarem tudo, fizeram a proeza de montar tudo como num quebra-cabeça e então ficamos sabendo a incrível história da revolução atonista? Claro que isso teve a ajuda de computadores (dos anos 60), mas foi um incrível trabalho de paciência humana. Acho que um bando de humanos com tempo suficiente e uma vontade colossal podem fazer qualquer coisa "milagrosa".
Podem, mas, tanto quanto pode-se aceitar realisticamente, isso depende de fatores intermediários, notadamente desenvolvimento de ferramental e precisão desses. Matemática pura não cria nada, muito menos fé. A geometria métrica é uma auxiliar de técnicas para desenvolvimento de máquinas e para obter precisão, mas não o faz sozinha.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #485 Online: 03 de Abril de 2015, 05:07:47 »
Engraçado, eu sempre considerei que a maior dificuldade foi terem construído tão alto, essa do alinhamento perfeito eu nunca me impressionei muito. Von Däniken é que fazia muito alarde sobre isso, todavia já li que a grande pirâmide de Gizé também tem esses alinhamentos perfeitos entre os blocos, na qual nem uma folha de papel passa. Isso deve ter existido muito no mundo antigo, não só entre os Incas. Os antigos eram bem perfeccionistas.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #486 Online: 03 de Abril de 2015, 05:10:46 »
A fé que eu falei foi no sentido de ser a fonte de uma imensa vontade, paciência e disposição para se construir colossos para os deuses, e ela é tão essencial que duvido que um povo faria essas obras sem uma grande motivação em comum.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #487 Online: 03 de Abril de 2015, 05:14:14 »
Saquei o que te intriga, não é o alinhamento em si, mas sim as ferramentas que eles usaram, correto?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #488 Online: 03 de Abril de 2015, 05:17:52 »
Engraçado, eu sempre considerei que a maior dificuldade foi terem construído tão alto, essa do alinhamento perfeito eu nunca me impressionei muito. Von Däniken é que fazia muito alarde sobre isso, todavia já li que a grande pirâmide de Gizé também tem esses alinhamentos perfeitos entre os blocos, na qual nem uma folha de papel passa. Isso deve ter existido muito no mundo antigo, não só entre os Incas. Os antigos eram bem perfeccionistas.
O problema é a não-retilineidade dos faceamentos somada ao enorme volume construído.

A fé que eu falei foi no sentido de ser a fonte de uma imensa vontade, paciência e disposição para se construir colossos para os deuses, e ela é tão essencial que duvido que um povo faria essas obras sem uma grande motivação em comum.
A "motivação" pode ser só uma força escravagista, por exemplo... É claro que é necessário "motivação" para trabalhar, mas não só. Com isso de "motivação" pode-se acabar descambando para atividades paranormais.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #489 Online: 03 de Abril de 2015, 05:20:54 »
Saquei o que te intriga, não é o alinhamento em si, mas sim as ferramentas que eles usaram, correto?
Sim... não... talvez... não sei! Pode ser só a técnica de como usar ferramentas simples de maneiras não óbvias. Um artista, nato ou treinado, faz coisas com um simples cinzel que pode fazer parecer que um cinzel não faria sozinho... Eu só quero saber como?!

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #490 Online: 03 de Abril de 2015, 05:23:02 »
Não acho que eles devem ter tido alguma ferramenta fora do comum, nem devem ter achado atalhos tecnológicos como você disse, senão teriam feito armas potentes o suficiente para lutarem contra os espanhóis, fora o fato que não há evidências quanto a isso, portanto eu acho que a explicação mais provável é que eles usaram seus conhecimentos geométricos, grande força de trabalho humana, ferramentas nada de extraordinário pra época e uma imensa vontade e disposição para se construir para os Deuses (o que é o mais importante), só isso. O mundo antigo é isso.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #491 Online: 03 de Abril de 2015, 05:25:49 »
A grande pirâmide teve esse trabalho que você chama de perfeito também.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #492 Online: 03 de Abril de 2015, 05:57:18 »
E a sombra da serpente na pirâmide de Chichen itza, o eco do aplauso que forma o som do pássaro deus na mesma pirâmide? Isso tudo aí tem sempre um deus envolvido, por isso que eu falo que a chave disso tudo é a fé. A fé o melhor jeito de manipular uma grande massa e este poder muito forte não pode ser subestimado. Quem souber usar este poder pode fazer e conquistar qualquer coisa. Os humanos sempre fizeram coisas incríveis quando estiveram "hipnotizados", veja o que é capaz de fazer simples indivíduos naqueles shows de hipnose de palco, imagine uma massa então, pois hipnose como estado mental não existe, é um mito. Já li dezenas de livros de hipnose quando estudei  mentalismo e acabei descobrindo isso, hipnose não passa de uma representação cujo motor é a fé do espectador. Mas por favor, não entendem fé como entendemos hoje. O Edir Macedo nunca conseguiria usar a fé dos seus crentes ao ponto de convencê-los a construir uma grande pirâmide para eles aos moldes egípcios (será?). A diferença é que no mundo antigo tudo era fé, cada aspecto prático da vida do ser humano. Até um simples nome, palavra ou gesto qualquer tinha um aspecto mágico. Imagine o poder que era isso. Por essa razão é que não entendemos bem as coisas colossais que eles fizeram, pois nos esquecemos de considerar isso e ficamos olhando somente o aspecto prático ao invés de analisar o que era mais importante para eles. Já está quase provado que a religião foi a primeira obra dos humanos. Godepli Tepe demonstrou que a agricultura e a civilização surgiram como consequência da religião, e não o contrário como pensávamos. Então pode se considerar que Machu Picchu, as pirâmides e Cia foram construídas por uma grande massa que estava “hipnotizada” e o motor principal disso era o temor, temor causado pela fé.
« Última modificação: 03 de Abril de 2015, 05:59:19 por Saint Germain »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #493 Online: 03 de Abril de 2015, 06:03:23 »
E essa não-retilineidade dos faceamentos somada ao enorme volume construído que você fala, penso que não é uma exclusividade das construções dos povos andinos. 

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #494 Online: 04 de Abril de 2015, 01:26:40 »
Não acho que eles devem ter tido alguma ferramenta fora do comum, nem devem ter achado atalhos tecnológicos como você disse, senão teriam feito armas potentes o suficiente para lutarem contra os espanhóis,
O atalho a que me referi não é um para plena tecnologia, apenas algo específico para um caso específico que pode simplificar imensamente certo procedimento e se perder. Poderiam ter tido alguma ideia para criação de um tipo de pantógrafo que funcionasse excepcionalmente bem nessa tarefa, algo assim, por exemplo.

fora o fato que não há evidências quanto a isso,
Quanto a "isso" o que? Eu sei, não tem mais "isso", já esclareci logo acima.

portanto eu acho que a explicação mais provável é que eles usaram seus conhecimentos geométricos, grande força de trabalho humana, ferramentas nada de extraordinário pra época e uma imensa vontade e disposição para se construir para os Deuses (o que é o mais importante), só isso. O mundo antigo é isso.
Como eu previra loguinho ali atrás, isso só degringolaria para misticismo da linha paranormal...

Mas, vamos tentar mais uma... parece-me aqui que você deu uma lista de ingredientes. Tudo bem, agora forneça o modo de preparo.

A grande pirâmide teve esse trabalho que você chama de perfeito também.
Qual, exatamente?

E a sombra da serpente na pirâmide de Chichen itza, o eco do aplauso que forma o som do pássaro deus na mesma pirâmide? Isso tudo aí tem sempre um deus envolvido, por isso que eu falo que a chave disso tudo é a fé. A fé o melhor jeito de manipular uma grande massa e este poder muito forte não pode ser subestimado. Quem souber usar este poder pode fazer e conquistar qualquer coisa. Os humanos sempre fizeram coisas incríveis quando estiveram "hipnotizados", veja o que é capaz de fazer simples indivíduos naqueles shows de hipnose de palco, imagine uma massa então, pois hipnose como estado mental não existe, é um mito. Já li dezenas de livros de hipnose quando estudei  mentalismo e acabei descobrindo isso, hipnose não passa de uma representação cujo motor é a fé do espectador. Mas por favor, não entendem fé como entendemos hoje. O Edir Macedo nunca conseguiria usar a fé dos seus crentes ao ponto de convencê-los a construir uma grande pirâmide para eles aos moldes egípcios (será?). A diferença é que no mundo antigo tudo era fé, cada aspecto prático da vida do ser humano. Até um simples nome, palavra ou gesto qualquer tinha um aspecto mágico. Imagine o poder que era isso. Por essa razão é que não entendemos bem as coisas colossais que eles fizeram, pois nos esquecemos de considerar isso e ficamos olhando somente o aspecto prático ao invés de analisar o que era mais importante para eles. Já está quase provado que a religião foi a primeira obra dos humanos. Godepli Tepe demonstrou que a agricultura e a civilização surgiram como consequência da religião, e não o contrário como pensávamos. Então pode se considerar que Machu Picchu, as pirâmides e Cia foram construídas por uma grande massa que estava "hipnotizada" e o motor principal disso era o temor, temor causado pela fé.
Para o destaque em negrito: não, não tenho o necessário para imaginar esse tipo de coisa -- uma mente mágica. Lamento.

Em resumo, essa é sua "explicação"? Misticismo?

E essa não-retilineidade dos faceamentos somada ao enorme volume construído que você fala, penso que não é uma exclusividade das construções dos povos andinos.
Exemplos?!...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #495 Online: 04 de Abril de 2015, 01:39:03 »
Veja aquelas duas pedras no canto direito inferior como já estão encaixadas.

Essas pedras não foram entalhadas, foram simplesmente jogadas ali, com formatos irregulares.

Mas em pouco tempo já estavam se encaixando.

Não vou nem comentar o outro post onde essa "hipótese" foi apresentada porque ainda me pergunto até se há futuro em tentar explicar "aqueles" resultados lá...

Mas essa foto aqui... pelamor! Eu penso se seria necessário eu alertar algum leitor para o fato de que as referidas pedras nem se tocam. Há até capim entre elas! Mas por pura perspectiva da imagem já é claramente perceptível. Comento porque, frequentemente, o 'modo como muitos veem o mundo' inclui até a visão mesmo...

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #496 Online: 04 de Abril de 2015, 03:54:54 »
Boa noite, Cientista. Tudo bem? Está melhor e a tosse amenizou? Bom, então vamos lá.
Sim, entendi o que você quis dizer sobre o atalho. É isso mesmo. Concordo com você. Eles devem ter se especializado em fazer os blocos se encaixarem de uma maneira muito rara. Devem ter desenvolvido alguma técnica ainda desconhecida porque você me falou que eles não encaixavam os blocos com argamassa ou alguma outra técnica. Pra citar um exemplo bem grosseiro, é como perder o sentido da visão e aguçar o da audição como compensação. Porém, de qual técnica se trata especificamente, só sendo um geólogo ou especialista em construções antigas ou algo do gênero para saber. Eu não tenho capacidade para isso, mas concordo com você. Todavia, ainda não apoio sua visão que se trata de algo tão extraordinário, pois se eles dominassem uma incrível técnica acho que teriam capacidade para fazer uma coisa mais regular, pois tenho que confessar que acho aquelas construções algo um tanto bagunçado e desordenado, não tem aquela linearidade e beleza de outros monumentos antigos que acho mais impressionantes. Eu tenho que confessar que o que sempre me impressionou aí foi o fato de terem movido grandes blocos de rocha e terem construído em terreno tão alto, mas acho muito mais difícil construir Abu Simbel do que as cidades andinas. Entretanto, me considero leigo no assunto e posso estar errado. Você, que estudou muito mais o assunto, tem condições de avaliar.
Quanto ao tal poder que falei, por favor, não me entenda mal. Não tem nada de místico o que eu disse. Não interprete meu texto ao pé da letra. Eu quis dizer PODER POLÍTICO. É algo material e não místico. Aqueles povos acreditavam que havia magia em tudo, então é muito mais fácil para quem estivesse no topo da pirâmide teocrática abusar dessa crença em prol de um poder manipulatório das massas. Eu penso que as construções "impossíveis" foram realizadas dentro dessa situação.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #497 Online: 04 de Abril de 2015, 06:15:55 »
Ao Cientista e aos demais que interagiram comigo neste tópico, encerro por aqui. Não é necessário escrever mais.
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, 06:24:56 por Saint Germain »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #498 Online: 04 de Abril de 2015, 09:55:41 »
Ao Cientista e aos demais que interagiram comigo neste tópico, encerro por aqui. Não é necessário escrever mais.

Como se tivesse escrito alguma coisa...

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #499 Online: 04 de Abril de 2015, 10:01:01 »
*** ALERTA *** ALERTA *** ALERTA **** MUDANÇA DE PADRÃO DE COMPORTAMENTO DETECTADO

Cientista? É você mesmo ou roubaram o seu nick?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!