Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108795 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #100 Online: 02 de Setembro de 2008, 17:13:24 »
Não sei não...

Ela já estuda parapsicologia, ectoplasma e outras coisas que quem iniciou a discussão foi o Espiritismo.
É importante pesquisarem as semelhanças de ambos.
Ela não ignora o Espiritismo completamente.
Apenas dá outras denominações pra não ser confundida com ele.
Pq ela ainda vê Espiritismo como religião
O espiritismo estuda isso sim, a ciencia não...procure em um site~cientifico...pra te ajudar, segue uma ferramenta de busca para artigos cientificos:
http://www.scirus.com/
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #101 Online: 03 de Setembro de 2008, 13:06:20 »
Mscontini, nesta sua frase:
A ciencia de antigamente foi corrigida pela ciencia de hoje, digo sinceramente que o mesmo acontece com o espiritismo. Claro que espiritismo e espírtas não significam a mesma coisa! Existem espírtas que acreditam que há vida em Marte, Jupiter, Saturno, Urano, Netuno, no rebaixado Plutão, voltando em dobra 8, acreditam que em Vênus, Mercúrio e, pasmem, nossa estrela o SOL! Leram, alguém falou, usando da própria lógica, não importa, são pessoas e suas opiniões, o que mais? Allan Kardec deixou bem claro quanto aos avanços no conhecimento cientifico e a apostura que a DE teria sobre novos fatos. Se algumas pessoas não seguem a regra, são pessoas, fazer o que?
Cientistas não calaram a DE, na bem da verdade, não estudaram, sempre foram, e são, preconceituosos no que se refere ao assunto e não desenvolvem metodologias para tal.
Quando alguém apresenta algum avanço, logo é visto com maus olhos, não é cético, o que já denota falha no carater, e deixam sempre a pesquisa sem pares, alegando não terem tempo a perder. Quando algo significativo aparece, é porque teve falhas, é fraude ou algum fator físico foi mal explicado. O interessante é que ninguém sabe explicar muitos fenômenos que teimam acontecer e logo cai no ridiculo quem tenta dar alguma opinião fora do escopo da ciência.
No vôo RG 820 da Varig, há um depoimento interessante de um dos tripulantes envolvidos na tragédia que vou resumir aqui.
Conta tal tripulante que um vidente francês previu a morte dele e de de um amigo. O amigo, previu, morreria 2 anos após a previsão e o piloto quando completasse 42 anos. No caso do piloto não morrer no aniversário de 42 anos então viveria um bom tempo ainda. Pois bem, o amigo morreu 2 anos após o encontro com o vidente e no aniversário do piloto, aconteceu a tragédia do Voo RG820. Como previu no caso de não morrer neste dia, o piloto  estava vivo até onde eu sei, no ano 2000 e talvez ainda esteja.
Acontecimentos com morte presentida são também muito comuns. Conheço inúmeros casos e um aconteceu bem recentemente. Um casal amigo foram vitimas de um desastre de trânsito, onde não houve sobreviventes. Neste dia, pouco antes de sair para o trabalho, e para o triste acidente, Jô, como era conhecida no bairro, fez algo muito pouco usual. Despediu-se de todos como se não fosse voltar mais! Beijou demoradamente a mãe, coisa que não costumava fazer, segurava na mão de quem conversava e deixou instruções para a filhinha de 4 anos, como se partindo para alguma viagem. Como explicar tal comportamento? Apelar para coincidência? Há inumeros casos para se falar, claro que apenas evidências anedóticas, no entanto, intrigantes.
Neste ponto a ciência é fraca. Neste ponto os que cuidam da ciência são falhos. Preferem o tom zombeteiro ao falarem para os que propõem a discusão. Neste ponto o espiritismo avançou muito. Com os poucos que ousaram falar deste assunto, estudaram e demonstraram que a palavra final ainda não foi dada. Como os malditos que a ciência maldizia no século 18-19, que firmavam que pedras caem do céu, que a Lua influencia a vida aqui na terra, lutamos para mostrar que o mundo, universo não é apenas a palida sombra que nos chega por uma abertura.

Sr. Gigaview, Chico Xavier foi para o Brasil motivo de muito orgulho. Suas obras, ações em favor dos mais fracos são exemplos para o mundo. Nunca ficou provado nada contra este ilustre personagem. Há sim, algumas pessoas que levantam casos pouco explicados e não recorrendo a AD HOC'S, talvez embustes provocados para ensinar o querido Chico a se ver livre de engodos, como já foi publicado em alguns de seus livros, espíritos provocavam mistismo no Chico para que este não se apegasse aos fenômenos e sim na mensagem de amor que é o intuito principal da DE!
Que tal comentar Marcel Souto Maior e suas impressões sobre este que vocês, aqui do Clube Cético, insistem em depreciar? Ou literatura a favor não vale? Tudo bem, então façamos um paralelo entre quem escreve contra e quem escreve a favor. Será que quem fala contra conviveu com o médium estudando seus atos? Não criticas como as do sobrinho do Chico Xavier,porque, sejamos honestos, com sentimento de raiva não haverá jamias um bom julgamento!
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 03 de Setembro de 2008, 13:24:22 »
Correio,
Entendo sua opinião pessoal e a li, mesmo sem balizamento em fatos.
Resumindo,
A ciencia não estuda o espiritismo pois não há o que estudar, a ciencia estuda fenomenos naturais, fatos. Nenhum alegado fenomeno espirita pode jamais ser provado ou testado.

Outro fato é que C. Xavier foi mesmo um embusteiro, falsificando "materializações", plagiando escritores e mais.
há outras farsas e enganos na historia do espiritismo, veja link
http://www.geocities.com/paraciencia/canalizacao.html

Entendo que voce tem uma fé intensa no espiritismo e tem sua opinião formada. Não pretendemos converte-lo ou convence-lo a abandonar sua fé.

Estamos trazendo para esse debate os fatos e evidencias que podem ou não corroborar uma ideia.

Se o espiritismo não pode ser debatido racionalmente, então talves deva ser discutido em um forum religioso.

Apresente argumentos aqui para serem apreciados e discutidos, e teremos prazer em dar continuidade ao debate.
Mas tenho que admitir que perdemos a linha de vez em quando frente a argumentos religiosos, poi não é o assunto a ser discutido aqui

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #103 Online: 03 de Setembro de 2008, 14:44:20 »
A vontade do Espiritismo de corrigir a si próprio é realmente desapontadora. 
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 03 de Setembro de 2008, 14:49:15 »
Os católicos também "se corrigem" com seus concilios...desde que não saiam de suas convicções e traiam sua fé... Ou seja, Para se corrigir é nessessário se reavaliar suas bases, seus conceitos mais fundamentais, coisa que nunca vi espirita disposto a fazer.
Quando tocamos no assunto geralmente a reação é a esperada de um religioso, furia seguida de ataque a pessoa...
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 14:51:49 por mscontini »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #105 Online: 03 de Setembro de 2008, 14:52:11 »
Mas pelo menos não tem tantas ilusões auto-alimentadas sobre seu papel frente à ciência.  Nesse ponto e em muitos outros são mais maduros do que o Espiritismo jamais será.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 03 de Setembro de 2008, 15:00:56 »
Mas pelo menos não tem tantas ilusões auto-alimentadas sobre seu papel frente à ciência.  Nesse ponto e em muitos outros são mais maduros do que o Espiritismo jamais será.
É vero!!!!
E seria tão facil tirar essa teima, é só consultar a comunidade cientifica sobre os "fenomenos" espiritas!!!
Mas dai se alega que a comunidade cientifica é composta de cientistas obtusos, que não querem aceitar a verdade!! Mas existem uns poucos cientistas espiritas, que tem visão e não são aceitos por todos os seus colegas por isso, isso explica porque eles não tem trabalhos publicados e confirmação de seus pares....é uma conspiração!!!
Agora expresso minha opinião pessoal: Isso é muita ingenuidade e vontade de acreditar!!!

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #107 Online: 03 de Setembro de 2008, 23:42:19 »
Aqueles que falam a respeito de Espiritismo e de Chico Xavier e tentam levantar suspeitas de fraude ou embuste são provavelmente os mais desconhecidos e os mais pretenciosos, eles tem a intenção de digamos "queimar" o filme da DE e de Chico visto que não conseguem por mais que tentem provar que exista fraude.
Até hj nunca houve sequer uma condenação contra mediuns no Brasil e se houve eu nao sei.
É mais que nunca um ad hominem total de quem se ocupa de dar estas declarações aqui no forum.
Alem de Ad Hominem é tambem um comentário carregado de pré-conceitos visto que eles não atacam o assunto mas sim a pessoa.
Ao mesmo tempo percebemos que existem 3 tipos de coisas nos que se propoem a atacar a DE e Chico Xavier:

1- Ad hominem
2-Pré conceito
3- Opinião pessoal

Estes tipos de comportamentos não devem ser levados a sério e nem mesmo serem respondidos pelos Espíritas aos que se opoem usando estes tipos de argumentos.
Não deve-se discutir ou provar algo a alguem que não quer provas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #108 Online: 03 de Setembro de 2008, 23:45:43 »
Já ouvi isso tantas vezes, praticamente com essas mesmas palavras.

Não fica mais convincente com o tempo.  Em parte porque há tantos equívocos nessas declarações, mas também porque o apelo é completamente emocional.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #109 Online: 03 de Setembro de 2008, 23:49:34 »
Já ouvi isso tantas vezes, praticamente com essas mesmas palavras.

Não fica mais convincente com o tempo.  Em parte porque há tantos equívocos nessas declarações, mas também porque o apelo é completamente emocional.

Pois é ...os ateus usam mais de emoção que os proprios Espíritas e é por isso que varios dos comentários sao ignorados e eu mesmo prefiro me passar por um incompetente ou um leigo pra nao perder tempo com diatribes se é que me entende ...

Um exemplo é o gigaview ...total ad hominem e emoçaõ pura rs

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #110 Online: 03 de Setembro de 2008, 23:51:59 »
Se você diz.  Não concordo, nem remotamente.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #111 Online: 03 de Setembro de 2008, 23:52:58 »
Se você diz.  Não concordo, nem remotamente.

Eu só respondo o que me convem sinceramente.
Nem me ocupo de ad hominems e opinioes pessoais carregadas de preconceito e emoções.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #112 Online: 03 de Setembro de 2008, 23:54:37 »
Não tenho dúvida alguma quanto a isso :)  embora provavelmente não pelos motivos que você supõe.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #113 Online: 04 de Setembro de 2008, 00:40:11 »
Infeliz é o fato que espírtos não tão evoluidos acabaram em partes do planeta que estavam sendo mais explorados por aqueles mais evoluidos, e esta evolução tem diferenças também, logo intelectual ou moral. Os mais evoluidos intelectualmente dominaram os de menor evolução intelectual, talvez nem tanto moral.

Que NOJO: espíritos intelectualmente mais evoluídos = BRANCOS, espíritos intelectualmente menos evoluídos = PRETOS. O que o debilóide do Kardec PARECIA não saber era que se você pusesse um negro pra estudar e conviver com a sociedade européia TECNICAMENTE mais avançada esse negro seria tão "intelectualmente evoluído" quanto um europeu. Chamar os negros de pouco evoluídos é uma idéia das mais CANALHAS, como canalha era o próprio Kardec. Ele nem mesmo era divertido como a Blavatksy, que era escrota e doidivanas!!!

No vôo RG 820 da Varig, há um depoimento interessante de um dos tripulantes envolvidos na tragédia que vou resumir aqui.(...)
Conheço inúmeros casos e um aconteceu bem recentemente.

QUE MOTIVO EXISTE pra que você ou qualquer outra pessoa NÃO tenha INVENTADO qualquer história que conta? QUE ÚNICA RAZÃO EXISTE pra alguém ACREDITAR que um "causo" que você ou qualquer outro místico conte seja REAL?

POR QUÊ as pessoas ficam contando historinhas e PRESSUPONDO que as pessoas vão acreditar nelas???????
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #114 Online: 04 de Setembro de 2008, 01:01:41 »
Até hj nunca houve sequer uma condenação contra mediuns no Brasil e se houve eu nao sei.
Quantos políticos você já ouviu serem condenados por corrupção? Isso prova que os políticos brasileiros são em sua GRANDE maioria honestos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #115 Online: 04 de Setembro de 2008, 01:13:08 »
Se não me engano houve condenações, sim.  Já ouvi muitos protestos por isso, inclusive.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #116 Online: 04 de Setembro de 2008, 01:14:47 »
Quantos políticos você já ouviu serem condenados por corrupção? Isso prova que os políticos brasileiros são em sua GRANDE maioria honestos.

Não há relação ...
sofisma!!!

Se não me engano houve condenações, sim.  Já ouvi muitos protestos por isso, inclusive.
Posta aí então ...
Protesto? rs

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #117 Online: 04 de Setembro de 2008, 01:20:54 »
Nem vou me dar ao trabalho, Q.    Seria gastar vela boa com defunto ruim.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 01:27:24 por Luis Dantas »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #118 Online: 04 de Setembro de 2008, 01:25:44 »
Não há relação ...
sofisma!!!
Ah não, imagina, psicografia sendo defendida em tribunais não prova a influência absurda sobre a justiça...

E pastor que faz braço crescer? Já viu alguma condenação? Ou vai me dizer que também é sofisma, que o espiritismo é uma religião moral?

Olha aí o preconceito contra Chico Xavier:
« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 01:30:32 por Ilovefoxes »

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #119 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:34:23 »
Não há relação ...
sofisma!!!
Ah não, imagina, psicografia sendo defendida em tribunais não prova a influência absurda sobre a justiça...

E pastor que faz braço crescer? Já viu alguma condenação? Ou vai me dizer que também é sofisma, que o espiritismo é uma religião moral?

Olha aí o preconceito contra Chico Xavier:

Zombem o quanto quiserem ...
Mas psicografias já foram usadas em tribunais e vcs sabem bem disto.
Isto deve ter irritado profundamente vcs né?
Mas alguem me responde algumas coisas a respeito da psicografia:

1- Pq o medium escrevia igualmente o morto?
2- Pq até a assinatura era igual?
3- Pq o medium mesmo sem saber quem é o desencarnado tinha detalhes precisos de vida do morto ?

A respeito da foto que vcs querem zombar é importante frisar que vcs pelo proprio beneficio da critica deveriam estudar mais sobre ectoplasma e materializações.

Estou no aguardo...

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #120 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:35:55 »
Luis ... cá entre nós ...

Essa de protestos contra a DE foi forçada hein ?
E tambem comparar Espiritas com politicos foi até infantil rs
Nada pessoal  :ok:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #121 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:40:06 »
Q, você acredita de mesmo que aquela foto é verdadeira?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #122 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:44:44 »

Deve-se ter muito cuidado ao usar o nome e a imagem de Chico Xavier ...
Ele ficou por decadas a serviço da ciencia e ela mesmo deu posição sobre ele.
A respeito da experiencia com ectoplasma a propria ciencia o investigou e isso quando vc nem era nascido e nem eu.
Ela não conseguiu provar que houve fraude ...

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #123 Online: 04 de Setembro de 2008, 11:01:10 »

A respeito da experiencia com ectoplasma a propria ciencia o investigou e isso quando vc nem era nascido e nem eu.

Q,
Chico Xavier a serviço da ciência por décadas??? Que ciência???
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #124 Online: 04 de Setembro de 2008, 11:02:13 »

Q,
Chico Xavier a serviço da ciência por décadas??? Que ciência???

Ciencia espírita ué......

he he he
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!