Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108797 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #150 Online: 04 de Setembro de 2008, 12:52:44 »
Citação de: Correio
Esta diferença se dá, por exemplo, há um menor desenvolvimento intelectual. Não são piores por isto, mas os que detinham mais tecnologia dominaram os de menor evolução tecnologica.Lembrando hoje, que são espíritos já não de selvagens, avançaram com os mesmos espíritos que os tiraram do estado anterior!

Sobre o trecho em negrito: isso nao é verdade. Menor desenvolvimento tecnológico nao implica de forma alguma em menor
inteligência (se é a isso que você se refere).

Já que você quer provas sobre as fraudes, então vamos retornar o Onus a quem pertence a principio...
Prove que espiritos existem.

Lhe falta argumentos?
Qual falacia devo aplicar à este comentário?

Nao existe falácia nenhuma nesse comentário, Q. É quem alega a existência de espíritos que tem de provar que eles
existem. Simples.

Eu apenas estou refutando as alegações insanas de vcs de que todos os mediuns e espiritas são doentes mentais.
Cabe a vcs provarem isso e provarem tambem que espiritos nao existem.
Eu apenas entrei aqui pra refutar esta premissa descabida

mais tarde eu volto

Ok, voce refutou com sua opinião pessoal, como não é baseada na reaqlidade já está devidamente desconsiderada....agora apresente algum argumento que nossas alegações são insanas...fica fácil...apresente uma evidencia que espiritos existem.

P.S.: Voce alegou que existem espiritos, voce tem que provar que não é só uma fantasia sua, e não nós que temos que provar que o que´voce imagina que existe é real...(inversão do onus da prova é ingenuo, ein!)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #151 Online: 04 de Setembro de 2008, 12:59:42 »
Sr. Tupac, provar algo que há milhares de anos na história da humanidade se discute como falso ou verdadeiro!? Não seria muita pretenção alguém tentar fazer isto? sabe aquela velha falacia do ninguém prova que sim, mas também não prova que não? Pois bem, não dá para avançar mais do que isto. O que podemos fazer é buscar o bom senso para debater o que para muitos ainda não foi totalmente explicado. Por mais inteligentes que possam parecer os argumentos ateistas, não preenchem todas as lacunas que ainda faltam sobre: Existir, conciência,vassoura atrás da porta para afugentar visitas, DEUS!
E sobre o Dr. Fritz. Bem, minha mulher foi operada por ele para retirada de cálculos renais. Nunca mais sentiu nenhuma dor referente a este mal. Eu vi coisas fantásticas neste dia. Mas que infelizmente não acrescentam nada neste ambiente de céticos. Falei apenas por que se tocou no assunto.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #152 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:01:20 »
E ainda diz que quem foi falacioso fui eu heheuheuhueh
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #153 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:01:40 »

Citação de: Correio
Por mais inteligentes que possam parecer os argumentos ateistas, não preenchem todas as lacunas que ainda faltam sobre: Existir, conciência,vassoura atrás da porta para afugentar visitas, DEUS!

Você está falando sério na parte em negrito?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #154 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:06:21 »
Não, estava apenas quebrando o gelo! E o Sr. Jus, falava sério quando me considerou sensato e com isto passando a acreditar em espíritos?
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #155 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:08:50 »
Sr. Tupac, provar algo que há milhares de anos na história da humanidade se discute como falso ou verdadeiro!? Não seria muita pretenção alguém tentar fazer isto? sabe aquela velha falacia do ninguém prova que sim, mas também não prova que não? Pois bem, não dá para avançar mais do que isto. O que podemos fazer é buscar o bom senso para debater o que para muitos ainda não foi totalmente explicado. Por mais inteligentes que possam parecer os argumentos ateistas, não preenchem todas as lacunas que ainda faltam sobre: Existir, conciência,vassoura atrás da porta para afugentar visitas, DEUS!
E sobre o Dr. Fritz. Bem, minha mulher foi operada por ele para retirada de cálculos renais. Nunca mais sentiu nenhuma dor referente a este mal. Eu vi coisas fantásticas neste dia. Mas que infelizmente não acrescentam nada neste ambiente de céticos. Falei apenas por que se tocou no assunto.
hauahuah, ha milhares de anos se discute o que é o sol; o que é um vulcão; o que um raio; o que é aquela bola gigante que ilumina as noites; o que são aqueles pontinhos brilhantes que aparecem depois que o Sol se põe; e o por que de só apareceren quando o Sol se põe; Como é a forma do planeta; Quem gira em torno de quem e quando; Pra que serve um coração; E pra que serve um cerebro; etc...

É, por esse ponto de vista, somos mesmo pretensiosos... e isso só nos fez bem.

Sinceramente...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #156 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:09:23 »
Sr. Tupac, provar algo que há milhares de anos na história da humanidade se discute como falso ou verdadeiro!?

Pois é, né? É por isso que ninguem vai saber com certeza se a Terra é ou nao o centro do Universo. Isso já foi discutido por milhares
de anos.

Seria bom que as pessoas deixassem claro de que falácias estao falando quando acusam alguem de usar argumentos
falaciosos. Já está virando xingamento.  
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #157 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:10:43 »

Correios,

Falo sério quando digo que você parece ser sensato. Por conta disso gostaria de saber o que o leva a crer nisso:

1. Existem espíritos.
2. Existe um outro plano, onde se fica quando morre.
3. Existe reencarnação.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:14:20 »
Acho que mesmo as pessoas mais sensatas e inteligentes podem se enganar. Nós poderiamos estar enganados sobre o espiritismo, mas as evidencias apontam que não.

Já vi "operação mediunica" e não tinha nada que não poderia ser forjado.

Por exemplo, uma avaliação medica completa antes e depois da cirurgia, feita em centros de diagnosticos diferentes. Isso seria uma boa evidencia da realidade e que poderia desbancar a explicação do efeito placebo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:49:34 »
Já vi essa avaliação antes e depois com o João de Deus... O "cara" hoje.

Foi com o discovery. Eles tentaram deixar na dúvida (por se tratar do discovery) mas os fatos foram:

1-Uma mulher estava com cancer. O João ficou com ela +- uma semana e mandou ela ir para o médico urgente.
2-O cara tinha um problema físico no coração. O cara foi "operado", se sentiu melhor, depois foi fazer exame e o mesmo problema estava lá.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #160 Online: 04 de Setembro de 2008, 14:01:52 »
hauahuah, ha milhares de anos se discute o que é o sol; o que é um vulcão; o que um raio; o que é aquela bola gigante que ilumina as noites; o que são aqueles pontinhos brilhantes que aparecem depois que o Sol se põe; e o por que de só apareceren quando o Sol se põe; Como é a forma do planeta; Quem gira em torno de quem e quando; Pra que serve um coração; E pra que serve um cerebro; etc...

É, por esse ponto de vista, somos mesmo pretensiosos... e isso só nos fez bem.

Sinceramente...

Sr Correio, qual é uma das principais características que nos distingue das demais formas de vida e nos faz ser o que somos?
Não é a capacidade de pensar?
Pensar não inclui fazer perguntas e buscar as respostas a elas?
Se se renunciasse a isso, estaríamos renunciando a uma das características que nos fazem ser o que somos!

Outra coisa:
Os cientistas, céticos e outros não perguntam, questionam, duvidam porque creem saber tudo ou por amor a polêmica (ha os que se portam assim, reconheço. Mas estes falam por si mesmos e não pela ciência ou o ceticismo)!

Fazem isto justamente porque sabem que sabem bem pouco!
Pois que, se soubessem em demasia, faria algum sentido questionar? faria algum sentido duvidar? faria algum sentido perguntar?

Todos aqui aprenderam a ler e escrever. Há alguem aqui que questiona como se escreve ou como se lê?
(não me refiro a este ou aquele tipo de leitura ou escrita , mas a ler e escrever como fazemos aqui e agora a todo momento)

Não ha ninguem, porque todos sabemos ler e escrever, portanto nao faz muito sentido perguntar isto, como haveria de fazer alguem sendo alfabetizado, o que não é o caso de ninguem aqui.

Ora, se os cientistas e céticos fossem ou se considerassem tão sabichões quanto voces pensam que são, teriam eles a mesma atitude que temos em relação a ler e escrever e não perguntariam, nem questionariam coisa alguma porque não seria necessário!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #161 Online: 04 de Setembro de 2008, 18:45:04 »
Luis ... cá entre nós ...

Essa de protestos contra a DE foi forçada hein ?

Não, foi bastante comedida.  Você não viu nada ainda, creia-me :)

E tambem comparar Espiritas com politicos foi até infantil rs
Nada pessoal  :ok:

Q, na boa, você se desmerece muito apelando desse jeito.

Também não acho muito prudente ficar dizendo que não há médiuns farsantes para depois rejeitar passionalmente os exemplos que lhe são mostrados depois.

E aviso desde já, estou pegando bem leve contigo, porque vejo que você é bem intencionado.  Eu não tenho piedade, muito menos simpatia, para o Espiritismo.  Tenho por filosofia falar com cada interlocutor no nível em que ele sabe se comunicar.  O que significa que o Espiritismo para mim é uma praga que tem de ser tratada na base da desratização.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 18:49:58 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #162 Online: 04 de Setembro de 2008, 20:53:28 »
Dantas, quem te viu quem te vê, hein...
Nem parece o mesmo Dantas do topico  "Deus Existe" não é tese a ser refutada! É delírio.
 - Carl Sagan

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #163 Online: 04 de Setembro de 2008, 21:36:48 »
Vcs as vezes são intransigentes mas eu creio que não é intencional, é natural mesmo.
Entrei neste topico para refutar esta idéia absurda e sem noção que é alegar que todos os espíritas e todos os médiuns são doentes mentais [sic].

Se querem saber acerca de espiritos e da existencia deles que criem um topico especifico para isto!

Também não acho muito prudente ficar dizendo que não há médiuns farsantes para depois rejeitar passionalmente os exemplos que lhe são mostrados depois.

Obvio que há embusteiros como em todo os lugares e eu não vim defende-los mas sim aos espiritas e a DE contra este argumento inválido de que somos propensos a sermos doentes mentais rs

Mas o proprio Kardec ensinou a reconhecer um embusteiro!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #164 Online: 04 de Setembro de 2008, 21:38:16 »
Dantas, quem te viu quem te vê, hein...
Nem parece o mesmo Dantas do topico  "Deus Existe" não é tese a ser refutada! É delírio.

Em que sentido?  Eu sempre fui simpático à religião e enojado do Espiritismo.  É uma questão de sensatez.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 04 de Setembro de 2008, 21:39:39 »
Vcs as vezes são intransigentes mas eu creio que não é intencional, é natural mesmo.
Entrei neste topico para refutar esta idéia absurda e sem noção que é alegar que todos os espíritas e todos os médiuns são doentes mentais [sic].

Se querem saber acerca de espiritos e da existencia deles que criem um topico especifico para isto!
Q, ok quanto ao topico sobre espiritiismo, já tem alguns...

Quanto aos mediuns, estamos discutindo sobre isso. As evidencias parecem apontar que não são todos doente mentais não. Mas tambbem existem os desonestos e os que simplesmente se iludem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #166 Online: 04 de Setembro de 2008, 21:42:52 »
Muito do que se costuma descrever como mediunidade é simples fenômeno de percepção.  Quando se QUER ver relações de causa e efeito, as coisas se tornam mais ou menos perceptíveis, conforme a conveniência.  A ênfase muda sem que se perceba, e as evidências surgem "magicamente".

Há um nome para isso.  Pareidolia ou algo similar.  É um fenômeno que sustenta muito da magia e do espiritismo - o mecanismo que convence pessoas de que "há algo mais" do que os fatos realmente indicam.

É humano.  É natural.  Mas não é acurado.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #167 Online: 04 de Setembro de 2008, 21:54:46 »
os cristãos dizem o mesmo sobre falsos profetas e infieis...

Isso na verdade significa: "Aquele que discordar de mim esta errado, porque eu estou certo, e aquele que discordar esta errado."

===========================================
Dantas, sei lá... uma hora você não admite que se chamem de idiotas os religiosos, em outro momento faz coisa semelhante ou pior em relação ao espiritismo... parece meio incoerente...
 - Carl Sagan

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 04 de Setembro de 2008, 21:56:14 »
Muito do que se costuma descrever como mediunidade é simples fenômeno de percepção.  Quando se QUER ver relações de causa e efeito, as coisas se tornam mais ou menos perceptíveis, conforme a conveniência.  A ênfase muda sem que se perceba, e as evidências surgem "magicamente".

Há um nome para isso.  Pareidolia ou algo similar.  É um fenômeno que sustenta muito da magia e do espiritismo - o mecanismo que convence pessoas de que "há algo mais" do que os fatos realmente indicam.

É humano.  É natural.  Mas não é acurado.
Pareidolia... não é culpa nossa. heheheh
O nosso cerebro é programado para procurar padrões, e acaba achando até onde não tem...

Muitos ufologos, por exemplo, deveriam conhecer esse fenomeno (videface de cydonia)

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #169 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:01:01 »

Isso na verdade significa: "Aquele que discordar de mim esta errado, porque eu estou certo, e aquele que discordar esta errado."

Este comentário prova novamente que vc é leigo e nem estudou a doutrina espirita pra poder refuta-la.

Quanto aos mediuns, estamos discutindo sobre isso. As evidencias parecem apontar que não são todos doente mentais não. Mas tambem existem os desonestos e os que simplesmente se iludem.

Vc está confundindo doença mental com embuste ou é impressão minha?

Obvio que existem embusteiros ...em todos os meios até entre os proprios ateus!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:03:08 »

Este comentário prova novamente que vc é leigo e nem estudou a doutrina espirita pra poder refuta-la.

kardec não falou sobre como reconhecer um embusteiro?? Não estou sendo ironico, quero saber mesmo, pois lembro vagamente de ter lido algo a respeito

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:04:42 »

Quanto aos mediuns, estamos discutindo sobre isso. As evidencias parecem apontar que não são todos doente mentais não. Mas tambem existem os desonestos e os que simplesmente se iludem.

Vc está confundindo doença mental com embuste ou é impressão minha?

Obvio que existem embusteiros ...em todos os meios até entre os proprios ateus!

Não, o que eu disse é que entre os ditos mediuns ha doentes (não todos), embusteiros (não todos) e os que estão se iludindo (não todos).

Vide comentario do Luis sobre Pareidolia

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #172 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:05:34 »
Mscontini ... mas é isso que eu venho falando.
Ngm está livre destas coisas.
Este tipo de comportamento e atitudes está por todos os cantos e em todos os meios.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #173 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:45:56 »
Sr. Betinhozinho, a lógica não é: EVOLUIDO=BRANCO E NÃO-EVOLUIDO=PRETO!
Espíritos não tem cor, sexo, nacionalidade. Não são baixos, altos, magros ou gordos. Não são, passam a ser quando na carne! Daí saem os adjetivos que costumamos usar na terra, ou seja, ele preto, ela é branca, o outro é amarelo, este é gordo. Acrescentar sem pesquisar não é legal! Allan Kardec não escreveu que um selvagem não possa aprender, se assim fosse, não adiantaria seu reencarne na terra. Mas negar que tribos possuíam menos tecnologia em comparação à outras, é tapar o sol com peneira! Esta diferença se dá, por exemplo, há um menor desenvolvimento intelectual. Não são piores por isto, mas os que detinham mais tecnologia dominaram os de menor evolução tecnologica.Lembrando hoje, que são espíritos já não de selvagens, avançaram com os mesmos espíritos que os tiraram do estado anterior! ESPÍRTOS SR., NÃO PRETOS, BRANCOS,AMARELOS, PARDOS,VERMELHOS! ESPÍRITOS!

Se você pusesse um "selvagem" recém-nascido pra ser educado numa sociedade de civilizados, O SELVAGEM, EM CONDIÇÕES NORMAIS, SERIA TÃO EDUCADO E CIVILIZADO QUANTO OS CIVILIZADOS QUE O EDUCARAM. NÃO é isso que os escritos calhordas do calhorda do Kardec dizem, O QUE KARDEC QUIS DIZER É QUE AQUELES QUE ENCARNARAM EM CORPOS "SELVAGENS" PODEM SE ADIANTAR APENAS PELA REENCARNAÇÃO, NASCENDO DE NOVO, como VOCÊ está repetindo, o que é uma coisa ignorante e VIL de se dizer. Dizer que os povos europeus dispunham de maior desenvolvimento TECNOLÓGICO do que os africanos é o óbvio ululante, o que o SAFADO do Kardec quis explicar com sua doutrina SAFADA é o "por quê" disso: os povos europeus eram animados por "espíritos mais evoluídos" do que os dos africanos, apenas mais um festival do zoológico de imbecilidades e mau-caratismo da doutrina que ele porcamente inventou com sua literatura medíocre.

Sr. Tupac, provar algo que há milhares de anos na história da humanidade se discute como falso ou verdadeiro!? Não seria muita pretenção alguém tentar fazer isto? sabe aquela velha falacia do ninguém prova que sim, mas também não prova que não? Pois bem, não dá para avançar mais do que isto.

Parabéns, você acabou de demonstrar a total falta de cientificidade e a absoluta inutilidade da doutrina espírita: nem pra "provar" bosta de nada ela serve.

O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #174 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:47:01 »
Dantas, sei lá... uma hora você não admite que se chamem de idiotas os religiosos, em outro momento faz coisa semelhante ou pior em relação ao espiritismo... parece meio incoerente...

Por que?  Não se deve julgar os religiosos pelo Espiritismo.   Espiritismo nem religião é.

Mesmo que fosse, eu não vejo qual é o problema em fazer críticas específicas ao mesmo tempo que se combate a crítica generalizada.  De fato, acho bastante coerente.  Zelar pela boa reputação de um grupo inclui ter a coragem de denunciar o que está de fato errado.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 22:53:00 por Luis Dantas »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!