FAlar que ele era racista cai por terra pq o proprio termo racismo nem era oriundo daquele tempo.
Ahhnnn???? Digo... ahhnnnn?!?
A vcs que dizem e insistem que ele era racista parem de dar interpretações pessoais pegando uma parte de um trecho que nada tem a ver com o todo.
Estamos simplesmente considerando a Codificação Espírita. Não temos culpa se ela mostra racismo de Kardec, e também não temos culpa do Espiritismo ter tão pouca coragem de corrigir suas próprias origens.
Novamente eu peço a vcs para perguntarem a um negro que é espírita se Kardec é racista.
Ele vai dizer que não é negro
É evidência anedota e de segunda mão, mas sei de fonte segura que aconteceu.
Mas enfim ...racismo nem existia com essa definição naquela epoca.
Mesmo que fosse verdade, não mudaria nada, Q. O suposto escriba dos Espíritos Superiores _deveria_ mostrar melhor discernimento ou pelo menos melhor orientação.
Acima de tudo, seus supostos esclarecidos e bem informados seguidores modernos deveriam NO MÍNIMO ter a coragem de aceitar o que serve dos ensinamentos dele e recusar de forma digna o que não serve. Até mesmo por uma questão de lealdade para com ele.
Confesso que não entendo por que não o fazem, embora no fim isso me sirva para ilustrar o quanto é perda de tempo procurar religião no Espiritismo.
Eu questiono Sagan e outros autores. Com Kardec, não posso fazê-lo, aparentemente... não posso sequer constatar que ele era racista e desinformado.
Talvez lhe falta vontade ou curiosidade.
Enfim ...eu não posso ajuda-lo.
Não sei do que você está falando exatamente, mas de qualquer jeito não há um problema aqui para ser resolvido.