Autor Tópico: Sobre Agnosticismo - Era: Nova área - Agnosticismo  (Lida 13198 vezes)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
Re: Sobre Agnosticismo - Era: Nova área - Agnosticismo
« Resposta #100 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:25:25 »
Mas você entendeu tudo ao contrário: ele criticou o sujeito "b" e não o "a".  :D

Ele tá defendendo o indivíduo "a" e dizendo que se um sujeito age como "b" é solipsista/niilista. Ele falou que se o sujeito começar a desconfiar que tudo pode ser o que não parece ser...

Veja aqui o contexto!

...Enfim, o meu ponto não foi exatamente questionado aí. Era que os "ateus-fortes" são praticamente um espantalho. Como se fossem "ateus fanáticos" com uma fé inabalável na inexistência de deuses, que não seria perturbada pela evidência mais cientificamente perfeita, qualquer que pudesse ser a evidência de algo assim.

Só uma definição mais "irracional" dessas justifica essa crítica, se o ateu-forte é igual ao "afadista" forte, apenas trocando fadas por deuses, tudo bem; mas aí voltamos ao ponto original de que não se vê por aí gente questionando os afadistas fortes por serem meio apressados em concluírem ou crerem que não existem fadas apesar de no fundo não podermos realmente saber de praticamente qualquer coisa...

../forum/topic=17332.50.html#msg353658

Vê a quem ele se refere?
Entende o mecanismo de projeção?

Projeção
O ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio, é denominado projeção. É um mecanismo de defesa através do qual os aspectos da personalidade de um indivíduo são deslocados de dentro deste para o meio externo.

http://virtualpsy.locaweb.com.br/art=159&sec=53

e as idéias supervalorizadas?

http://virtualpsy.locaweb.com.br/art=159&sec=53

Idéias Supervalorizadas
Há situações onde ocorre uma predominância dos afetos sobre a reflexão consciente, com subseqüente alteração do juízo da realidade e com repercussões secundárias no comportamento social do indivíduo. As Idéias Supervalorizadas são conhecidas também como Idéias Prevalentes ou Idéias Superestimadas. É quando o pensamento se centraliza obsessivamente num tópico especialmente definido e carregado de uma enorme carga afetiva.

A imagem literária através da qual se estigmatiza o possuidor das Idéias Supervalorizadas é a do indivíduo fanatizado, cuja convicção acerca de sua Idéia Superestimada desafia toda argumentação em sentido contrário, inclusive a contra-argumentação embasada em elementos lógicos e razoáveis.

Explica meu ceticismo?

« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 17:28:53 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:29:10 »
Mas você entendeu tudo ao contrário: ele criticou o sujeito "b" e não o "a".  :D

Ele tá defendendo o indivíduo "a" e dizendo que se um sujeito age como "b" é solipsista/niilista. Ele falou que se o sujeito começar a desconfiar que tudo pode ser o que não parece ser...

Caríssimo,

Parcimônia( sic)( Ou falta dela ), no meu entender, está mais ligada ao conceito pejorativo que se vem dando a "postura" inflexível de "Ateus dogmáticos" que não "abrem possibiliaddes para a existência de deus!

Parcimônia é uma "economia de afirmações". Quanto mais econômicos somos, de modo geral, melhor.

Analisando a questão toda de teísmo, deísmo e ateísmo:

Bem, existe o universo e todas as coisas, e de modo geral, aparentemente praticamente universal, as coisas parecem sempre provir de causas - apenas observações até agora.

Uma generalização razoável, não necessariamente verdadeira, é que as coisas sempre tem causas. Assim, tudo tem causas. O mais parcimonioso seria na verdade nem fazer a generalização para começar, mas por outro lado, a ciência é essencialmente um conjunto de generalizações diversas, bem estudadas, então as generalizações são boas, e essa talvez possa ser uma delas.

Prosseguindo, supondo que o universo teve um começo, algo o causou, se aceitamos essa generalização. Se não, não, pronto. Como quer que se explique isso.

Se algo o causou, esse ele pode ser, algum desses, como exemplos, em ordem crescente de parcimônia:

1 - (hipótese menos parcimoniosa) Jeová, que tem 1,68m de altura, uma barba branca bem longa, a voz parecida com a do Morgan Freeman ou do Leonard Nimoy, que estava entediado de ter ficado a eternidade toda não fazendo bulhufas e resolveu, num belo dia, no meio da eternidade, criar o universo, depois de ter esperado toda a eternidade para fazê-lo. Aí fez como narra a bíblia, com mais alguns enfeites;

2 - um tipo de "super cara"; algo sem um corpo humano, de natureza totalmente desconhecida; mas uma mente, que tinha como intenção criar o universo, e que o planejou, realizando processos em algo análogo aos nossos processos mentais, em qualquer que seja o análogo do seu substrato mental nessa existência pré-universo;

3 - uma força misteriosa e enigmática superior, que ainda permeia o universo, talvez sendo responsável pelo Bem e pelo Amor;

4 - (hipótese mais parcimoniosa) leis da física particulares daquele instante inicial ou gerais, aplicáveis a qualquer instante do que veio depois.

Também é parcimonioso, por exemplo, você estar lá no bar, bebendo cerveja, de repente um copo quebra e cai, e você supor que foi algo como o vento ou que alguém esbarrou na mesa e o derrubou, do que coisas como que foi um espírito zombeteiro perturbado com seus problemas com o álcool que o levaram à morte, e que agora fica descontando a raiva nas outras pessoas na mesa do bar, em súbitos momentos em que o seu desespero lhe confere por um instante um poder de interação com o mundo físico, através de interações das partículas quânticas vibracionais do copo com o fantasma na 18,7ª dimensão.

Por isso digo que a parcimônia deve ser um critério para se avaliar o que é crível ou não, o que é mais ou menos provável de ser realidade.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:34:49 »
E qual a sua posição sobre o fato de:

Se houve um criador do universo, durante a ETERNIDADE em que o UNIVERSO não existia o que este "criador" fazia para ocupar seu tempo?

E a maior delas:

QUEM criou O CRIADOR???? E O CRIADOR do CRIADOR????

Pois a "aparente"  solução de se atribuir ao universo "um criador" só troca uma pergunta pela outra!

É tola, infantil e sem nenhuma finalidadeno séculi XXI, a não ser tentar toscamente solucionar angustias pessoais!

Concorda com isto? :ok:

É o que estava dizendo. Essas perguntas são do tipo elocubração masturbação mental. Não é que não sabemos a resposta. A pergunta sequer faz sentido. Entendo o que estou dizendo Lord?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:40:39 »
Mais um adendo, tentativa final de explicação ao Lordarkener.

Sou ateu, tão "forte" quanto acho possível ser na realidade sem ser um tipo de maluco, que acho que na verdade nem existe (o ateu "forte-maluco").

Isso não significa que eu ache que deuses sejam no momento uma hipótese que mereça qualquer consideração cinetífica. São balela, bobagem, besteira, lenda, ilusão, etc.

Não acho que faça mais sentido se condenar o "ateísmo forte" do que o "afadismo forte" e esse foi o motivo de um tópico recente meu. Fadas e deuses, dá no mesmo, tal como diversos outros seres e fenômenos que as pessoas podem inventar.

Essencialmente é isso que estou dizendo o tempo todo.

Ao mesmo tempo, não acho que faça sentido falar em "ateu forte" deixando implícito que fosse algo mais "inseguro" que o "afadista forte" ou que o "aSaci-Perereísta forte"; que houvesse mais motivos para se duvidar da inexistência de algum deus do que de fadas ou do Saci Pererê. Ou que fosse um tipo de "fanático" que não acreditaria mesmo que, hipoteticamente, fosse comprovado pela ciência -- o que não aconteceu, e que não deve acontecer. É algo tão ou mais espantoso do que seria a comprovação científica de fadas, duendes ou do Saci.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #104 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:41:49 »

Caríssimo,

Parcimônia( sic)( Ou falta dela ), no meu entender, está mais ligada ao conceito pejorativo que se vem dando a "postura" inflexível de "Ateus dogmáticos" que não "abrem possibiliaddes para a existência de deus!

Parcimônia é uma "economia de afirmações". Quanto mais econômicos somos, de modo geral, melhor.

Não existe nada mais "parcimonioso! então do que afirmar que: Deus criou o Universo! ( 4 palavras )

A Montanha de Evidências em que ciência que procura outra explicão seria falta de "parcimônia"!

Voce me confunde, voce me tonteia!

Abraços!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:51:12 »
Não é isso que é parcimônia nesse contexto, não é economia de palavras, mas de conceitos e suposições. A a noção de que a resposta mais simples geralmente é a mais provável (não significa que seja sempre a certa).

Veja novamente o exemplo do copo caindo na mesa, por exemplo. "Foi o fantasma" também usa menos palavras do que "alguém deve ter esbarrado e derrubado sem querer", mas a última hipótese não inventa nada (como fantasmas e etc), apenas hipotetiza dentro de coisas conhecidas e bastante aceitáveis.

Se você está com sintomas de gripe, o provável é que tenha pego o vírus da gripe, que se sabe existir e etc, do que ser macumba de extraterrestres do planeta Kshulgorn.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #106 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:51:22 »

Caríssimo,

Por isso digo que a parcimônia deve ser um critério para se avaliar o que é crível ou não, o que é mais ou menos provável de ser realidade.

Ciencia não "economisa afirmações" - produz TONELADAS DELAS!
Revê estas toneladas e produz mais BILHÕES DE TONELADAS de AFIRMAÇÕES!
E quer mais ainda!

Religião produz verdades absolutas:

Deus é tudo!

Voce me confunde, sua terminologia me confunde.
estou confuso
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 17:54:10 por Lordakner »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #107 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:55:58 »
Não é isso que é parcimônia nesse contexto, não é economia de palavras, mas de conceitos e suposições. A a noção de que a resposta mais simples geralmente é a mais provável (não significa que seja sempre a certa).

Veja novamente o exemplo do copo caindo na mesa, por exemplo. "Foi o fantasma" também usa menos palavras do que "alguém deve ter esbarrado e derrubado sem querer", mas a última hipótese não inventa nada (como fantasmas e etc), apenas hipotetiza dentro de coisas conhecidas e bastante aceitáveis.

Se você está com sintomas de gripe, o provável é que tenha pego o vírus da gripe, que se sabe existir e etc, do que ser macumba de extraterrestres do planeta Kshulgorn.

A ciência não economisa conceitos nem suposições
Mas,
Se REALMENTE pensa assim ótimo.
Tenho de aceitar isso ( Sua afirmação pessoal ) como verdadeiro!
 Desculpe. ( Viu como é fácil! )
Mas em seus textos usava pejorativos demais aos ateus!
tem certeza que não é agnóstico? :D
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 18:12:26 por Lordakner »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #108 Online: 29 de Agosto de 2008, 18:00:45 »

Se houve um criador do universo, durante a ETERNIDADE em que o UNIVERSO não existia o que este "criador" fazia para ocupar seu tempo?

E a maior delas:

Pois a "aparente"  solução de se atribuir ao universo "um criador" só troca uma pergunta pela outra!

É tola, infantil e sem nenhuma finalidadeno séculi XXI, a não ser tentar toscamente solucionar angustias pessoais!

É o que estava dizendo. Essas perguntas são do tipo elocubração masturbação mental. Não é que não sabemos a resposta. A pergunta sequer faz sentido. Entendo o que estou dizendo Lord?

Não São!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

São essenciais pra "botar Ordem nesta bagaceira"!!!!

Responda, por favor

Abraços!

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #109 Online: 29 de Agosto de 2008, 18:01:57 »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #111 Online: 29 de Agosto de 2008, 18:06:31 »
As perguntas mostram a "ineficiencia da idéia de um criador de tudo"

Posição atéia conhecidísima e um dos pilares de nossa argumentação! :ok:

Dawkins pergunta isso em " A Ilusão de Deus".
Está no You Tube!

"quem desenhou o desenhador"?

Podem conferir! :parede: :parede:
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 18:13:44 por Lordakner »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #112 Online: 29 de Agosto de 2008, 18:17:43 »
Tenho de ir!
Bom Final de semana!
Abraços!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #113 Online: 29 de Agosto de 2008, 18:19:47 »
O grande mistério pra mim, é como uma discussão sobre ateísmo e agnosticismo cai em conversas sobre a possibilidade de um criador. Nem o agnóstico nem o ateísta afirmam que existe um criador.. por que estão discutindo isso?

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #114 Online: 29 de Agosto de 2008, 18:25:52 »

Tash, por favor véio, coloque em discussão pelo menos uma regra que obrigue o cara que fez um post a não poder criar um outro em seguida. Se ele quiser acrescentar algo que edite sua mensagem antes de postar outra em seguida.

Se o cara desvirtuar o foco do tópico que seja em um post apenas, e não em 5 seguidos como acontece aqui.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #115 Online: 29 de Agosto de 2008, 19:22:14 »
Ok, Lord, chega.

Esse estilo incendiário não está sendo nem um pouco produtivo ao debate. Se você quer empreender uma cruzada pessoal contra qualquer coisa vagamente parecida com teísmo, boa sorte. Mas não vai ser aqui e certamente não desta forma.

Modere-se, por favor.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 29 de Agosto de 2008, 22:33:01 »

E a maior delas:

Não São!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

São essenciais pra "botar Ordem nesta bagaceira"!!!!

Responda, por favor

Abraços!

Lord, tente entender uma coisa (vou responder, fique calmo)

Essa sua inquisição contra a religião ou deus mostra que você é exatamente aquilo contra o qual você luta.
Religião é ruim porque causa intolerância.
Só que não é a única coisa que causa intolerancia. Você também é intolerante.

E parece que está louco para acusar alguém de agnóstico, de encontrar qualquer resquício de crença em deus no cara para continuar na sua cruzada alimentada pela sua intolerância
Você tem um comportamento religioso.

Sobre a resposta:

Não sei o que você não entendeu: Se nem sequer vale a pena perguntar, é porque não há nenhuma evidência que diga que deus ou fantasmão ou qualquer coisa existe. Seria o mesmo que perguntar se papai noel fica trabalhando entre os natais.
Não há evidências não há hipotese não há teoria.

Já postei isso e se você ler o tópico verá que o agnóstico pode ser ateu.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #117 Online: 30 de Agosto de 2008, 12:33:23 »

A sua explicação para o "salto de fé" a que o Tash faz referência é que você considera aspectos históricos/psicológicos, o agnóstico não. Não acha que igual argumento poderia ser usado por teístas ou deístas? "Historicamente sempre se falou em divindades..." "é inato ao ser humano uma perspectiva divina..." .

Isso mencionado de carros voarem ser logicamente correto é uma viagem que só pode ser atribuída a mais um "salto de fé".

Neste caso a diferença seria que o teísta estaria recorrendo à falacias de argumento quando eu estou explicando a origem da crença, o que é uma diferença e tanto.

Isto é, o meu argumento não é uma interpretação da Historia, e sim uma explicação da origem da crença, que vai além de jsutificar sua prórpia crença.

É necessário fazer essa explicação porque não há uma lógica inerente a imaginar deuses criadores, exceto a crença humana. E por isso podemos ser agnósticos desde que a gente seja honesto e compare a 'suspensão da análise' (mencionando o ceticismo de fato) no caso de deuses criadores e no caso outro qualquer.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #118 Online: 30 de Agosto de 2008, 12:40:21 »
Sparke,  não é nem questão do ônus da prova.

Eu acho irrelevante até postular deus, quer seja o abraâmico, o legislador, etc... Eu ignoro completamente a necessidade dele dentro do universo, e já postei isso aqui.

Como isso acontece eu não vejo necessidade de provar que ele existe nem que ele não existe, por inutil que é o conceito.

O que acontece é que eu reconheço que meus conhecimentos, e os conhecimentos de ninguém, não resolvem grandes questões sobre a vida, inteligência, universo. E o que isso quer dizer? Nada... só isso mesmo. Nada, absolutamente nada, a ver com deus.

Só que como eu tenho certeza que não sei a resposta de tudo eu não "fecho questão" sobre nada que tenha uma formulação lógica (lógica para quem? Para mim mesmo).

Por exemplo eu excluo a possibilidade jesus, deus, buda, bumba por serem toscas.

Mas pelo número e gênero de exclusões que faz, você é ateu. Qualquer coisa que seja diferente, não seria um deus criador nos moldes que nossos antepassados imaginaram, então não seria relevante... portanto, é possível sim fechar essa questão... ou não ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #119 Online: 30 de Agosto de 2008, 15:54:12 »

JCatino,

Tanto o agnóstico quanto o ateu excluem os deuses dos teístas. Se o conceito de deus ficar restrito ao que os teístas consideram deuses, nos moldes de seus livros sagrados (Jahveh, Allah etc), então aí sim há uma identidade entre agnósticos e ateus.

A questão que os separa é que o ateu postula saber que não existe qualquer tipo de deus, e quanto a isso o agnóstico fica cético.

Isso se dá porque é possível racionalizar até um determinado ponto, tendo em vista o tamanho do nosso desconhecimento frente ao universo. Uma questão é saber o que acontece, outra é acreditar. Essa questão foi colocada no outro tópico:

../forum/topic=17332.25.html#msg353421

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #120 Online: 30 de Agosto de 2008, 17:38:01 »
Quais deuses há que não sejam os de teístas?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #121 Online: 30 de Agosto de 2008, 17:39:31 »

Há as concepções deístas; no mais, varia muito do que se considera deus.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #122 Online: 30 de Agosto de 2008, 20:51:32 »

Há as concepções deístas; no mais, varia muito do que se considera deus.

Se eu considerar que existe uma mínima possibilidade de um velhinho que não é exatamente um velhinho, mas um espírito bondoso como o de um vovô velhinho e bondoso, que distribui presentes no final do ano, mas não exatamente brinquedos e nem exatamente no dia 25 (distribui uma sensação de afeto familiar maior e uma intensa e pouco compreensível vontade de comemorar e abraçar os amigos e até os não amigos, que começa alí por volta do 20 de dezembro e vai até o fim do primeiro fim de semana do ano) eu viro agnóstico de Papai Noel?

Ou eu tenho que me afastar ainda mais do conceito comum do velho barbudo (o de uniforme vermelho, não o de vestido branco) mas mantendo alguma característica que em algum momento por alguma pessoa tenha sido considerada típica de Papai Noel? Como acreditar que possa haver algum ser espiritual que tenha sei lá de que modo construido nos homens uma ainda não conhecida aptidão de comemorar solstícios...

Eu acho que ser agnóstico, da forma que você propõe é mais uma posição de defesa social que foi naturalizada (interiorizada) do que algo de fato arrazoável, mais ou menos como o Buckaroo já disse algumas vezes.

Como a crença na existência de deuses é arraigada na sociedade e como os bens simbólicos e imaginários que nós adquirimos não são lá muito fáceis de serem expulsos das nossas cabecinhas mesmo depois que os compreendemos como meros artíficios humanos (por exemplo: eu sei que o conceito de mulher bonita é um constructo imaginário, profundamente relacionado a status sócio-econômico: que mulheres gordas e branquelas já foram consideradas modelo de beleza em sociedades onde o fenotipo padrão para mulheres ricas era este; entretanto eu não consigo sentir o menor tesão pela minha colega bolo-fofo, lá do trabalho, mesmo sabendo que os padrões de beleza não são "naturais" e que, se não fosse minha condição de bicho inventor e prisioneiro de linguagens, eu a acharia tão atraente quanto a Liv Tyler ou as gêmeas roqueiras de Guadalupe :babao: [meus vizinhos devem saber do que eu estou falando :D]). 

A posição agnóstica, neste caso, acaba servindo como discurso de defesa; talvez como fazer o tipão excêntrico sirva como discurso de defesa quando se quer sair com parceiros não lá muito privilegiados fisionomicamente (ou que nasceram em época e lugar errado).

« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 20:59:50 por Donatello van Dijck »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 30 de Agosto de 2008, 21:02:15 »
Sparke,  não é nem questão do ônus da prova.

Eu acho irrelevante até postular deus, quer seja o abraâmico, o legislador, etc... Eu ignoro completamente a necessidade dele dentro do universo, e já postei isso aqui.

Como isso acontece eu não vejo necessidade de provar que ele existe nem que ele não existe, por inutil que é o conceito.

O que acontece é que eu reconheço que meus conhecimentos, e os conhecimentos de ninguém, não resolvem grandes questões sobre a vida, inteligência, universo. E o que isso quer dizer? Nada... só isso mesmo. Nada, absolutamente nada, a ver com deus.

Só que como eu tenho certeza que não sei a resposta de tudo eu não "fecho questão" sobre nada que tenha uma formulação lógica (lógica para quem? Para mim mesmo).

Por exemplo eu excluo a possibilidade jesus, deus, buda, bumba por serem toscas.

Mas pelo número e gênero de exclusões que faz, você é ateu. Qualquer coisa que seja diferente, não seria um deus criador nos moldes que nossos antepassados imaginaram, então não seria relevante... portanto, é possível sim fechar essa questão... ou não ?

J, sou ateu, e qualquer deus que pudesse existir não seria algo que nossos antepassados imaginaram nem algo que possamos imaginar.

Fechar a questão para mim só de que não é possível esse conhecimento, que muita gente muito melhor do que eu tentou nos ultimos 5000 anos e não saiu nada, e que é um conceito irrelevante.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 30 de Agosto de 2008, 21:07:24 »
Donatello,

Palavras são broca mesmo. Ateu era algo tão simples, e fizeram forte, fraco e com limão.

Para mim é o que coloquei acima, Irrelevante, não há a menor evidência de que exista, se existe não é reconhecível nem inteligíve nem quer ser encontradol, portanto... não perca seu tempo com deus de qualquer maneira (legislador, abramico, energia, ...)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!