Talvez a minha linguagem biológica dificultou um pouco o nosso entendimento.
Estive lendo isto como um bom pesquisador:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=17679A ciência está em constante evolução e como muitas respostas ainda não são realmente comprovadas a teoria da evolução muda constantemente com muitas pesquisas.
Eu sempre defendi que no início da evolução milhões de bactérias foram origem de uma evolução celular onde seres unicelulares e multicelulares evoluíram separadamente.
Alguns dizem que a vida começou no mar e daí surgiu todas as espécieis atuais numa evolução celular de bilhões de anos.
Eu já defendo que inúmeras espécieis celulares evoluíram separadamente onde cada uma gerou uma espécie X.
Por exemplo: A célula do cachorro, do macaco. do dinossauro, do elefante, do ser humano e assim por diante.
Não creio por exemplo que um uma onça pintada hoje evoluiu de um gato no passado.
As mutações cromossômicas não alteram o formato físico de uma espécie que já possui um padrão estabelecido. Aliás não se tem documentado que alguém já viu uma espécie se transformar em outra ou que alguém tenha presenciado este fato ao longo de uma evolução.
Quando existe uma alteração genética ruim a grande minoria absorve uma certa doença que implica em seu afastamento pela seleção natural, mas quando é benéfica a espécie continua a mesma.
De acôrdo com a teoria da evolução celular eu perguntaria:
A vida não poderia começar com seres multicelulares independente dos unicelulares? A ciência hoje já considera isto.
Mesmo que uma tenha evoluído da outra a diferença não afetaria em nada.
Pela teoria da evolução normal a célula começou a evoluir para formar por exemplo: uma cobra do mar que daí evoluiu para um peixe vertebrado. Outra célula evoluiu de forma diferente e assim milhares de espécie invadiram as águas do mar que partiu para a terra até chegar ao ser humano.
Talvez ninguém acredite que uma célula complexa possa ter criado uma criatura dentro de sua formação celular e por isto acham mais fácil afirmar que tudo surgiu de uma evolução mais simples.
Se a ciência revolucionar a teoria da evolução como algo surgido de celulas independentes e mais complexas muita coisa irá mudar.
Já lí em uma matéria, não me lembro onde

que a célula que evoluiu o ser humano se originou dentro de uma membrana por milhões de anos sendo alimentada por um embrião que entrava em contato com a natureza. Só restava saber se no fim da evolução estes seres vivos entraram em contato com o mundo como qualquer bebê que nasce ou se posaram em terra firme já adultos. Assim teria acontecido com todas as espécieis existentes. Numa luta pela sobrevivência muitos morreram e poucos sobreviveram.
A curiosidade pela origem da vida está no íntimo do ser humano e hoje a teoria da evolução deixa muitas lacunas para milhares de perguntas. Como teria acontecido? Porque?...

Em meio a tantas diversidade a teoria que eu mais aceitaria seria a evolução das células do DNA(células mais complexas) em sua meiose que dalí ao se ajuntarem(masculino e feminino)daria origem a uma espécie X pela mitose.
De outra forma não consigo acreditar, pois não existe resposta ainda satisfatória.
Este processo de acabamento individual é que deu origens a todas as espécieis.