Autor Tópico: Biólogos à beira de criar novas formas de vida  (Lida 30774 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #100 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:19:40 »
Vamos a um exemplo prático: Suponhamos que a nossa espécie fosse composta apenas de origem asiática e com o ciclo das mutações esta espécie se dividiu em duas: Brasileiros e Africanos.
Teríamos agora um acestral comum(Asiáticos) e outras duas raças que se originou da primeira(Brasileiros e africanos).
Sabemos hoje que se as três raças cruzarem entre sí deixarão descendentes fértes, pois ´são 3 raças de uma mesma espécie.
Se voltarmos ao nosso ancestral comum na qual dividiu os macacos para um lado e o homo sapiens para outro teríamos também duas linhagem diferentes que se originou de um mesmo ancestral. Aplicando esta analogia nota-se que o homo-sapiens não pode cruzar com o chipanzé por exemplo.
Pergunto:Se todos somos parentes-Irmãos de um mesmo ancestral porque não puderam continuar a fertilização entre sí?
Se me responderem que foi um processo de mutação genética, então que tipo exemplo prático seria esta mutação?

Em primeiro lugar, que eu saiba, não se sabe com certeza se realmente é totalmente impossível ocorrerem híbridos entre humano e chimpanzés, ainda que isso seja comumente assumido.

Mas esse ponto nem é tão importante, uma vez que não quero com isso dizer que não há espécies incapazes de gerar híbridos com outras, pois há.

Essa impossibilidade de híbridos se dá de forma gradual, com o acúmulo de diferenças que tornam uma população "incompatível" com a outra de uma forma ou outra. Desde uma população não achar os membros da outra sexualmente atraentes, até dificuldades mecânicas (diferença de tamanho entre machos e fêmeas das diferentes populações, por exemplo) e fisiológicas, diferenças no desenvolvimento ocorridas entre as duas populações que, mais ou menos gradualmente, impedem que a mistura das duas populações funcione direito. Desde o animal "adulto" ou já depois de nascido pode ter uma mistura de adaptações diferentes que não dão muito certo, levando muito comumente à morte, ou pode até acontecerem problemas desde antes de nascer devido a essas diferenças.

Uma comparação. Invenções humanas, apesar de não se reproduzirem biologicamente, não terem filhos, também tem "linhagens". As pessoas inventam as coisas, criam modelos e novos modelos, e eventualmente vão modificando tando uma coisa, algumas vezes misturando com diferentes coisas, até que uma linhagem se mistura com outra. Então, por exemplo, dentro dos automóveis, você acaba tendo as possibilidades de "mistura", de trocar peças, dentro de uma mesma "linhagem"; as trocas de peças são possíveis de forma perfeita dentro da mesma linha, depois vão se tornando mais difíceis de acordo com diferentes modelos, precisando de mecânicos/funileiros especialistas para fazerem adaptações mais "frankensteinianas". Mas depois de alguma "distância" entre as "linhagens", fica praticamente impossível uma mistura "meio a meio" de duas coisas, como um "híbrido" entre motos e caminhões.

Coisas parecidas também acontecem nos programas de computadores, ou mesmo com as peças. Vão ocorrendo modificações nas "linhagens", cada uma usando recursos diferentes, "linhas de código" ou "genes" diferentes, e eventualmente acaba ocorrendo incompatibilidade (podendo ser meio gradual até), até mesmo se a aparência dos programas ou dos computadores for praticamente igual em alguns casos.


Voltando ao mundo biológico, um exemplo que poderia ser dado é o da fusão dos cromossomos ocorrida na linhagem os humanos, mas não na dos chimpanzés. Uma ilustração:


Um (ou dois) dos cromossomos de Humanos, Chimpanzés, Gorilas e Orangutangos; fundidos nos humanos, mas separados nas outras espécies.

Esse é um tipo de mutação que não tem necessarimente nenhuma função adaptativa, mas pode mesmo assim ocorrer e se espalhar numa população, seja por "sorte" ou por estar associada a alguma vantagem adaptativa. Digamos que hoje, num lugar qualquer, haja alguma pessoa com uma mutação similar, uma fusão de cromossomos, que, como no caso dessa aí, "deu certo", não causou nenhum defeito. Essa pessoa terá mais dificuldade em ter filhos do que uma pessoa normal, mas não será impossível; alguns de seus gametas, e conseqüentemente, embriões provenientes, teriam material genético sobrendo ou faltando, mas uma parte deles teria todo o conteúdo, apenas "organizado" de uma outra forma. Se isso ocorresse numa ilha ou num lugar meio isolado (como todo lugar é em algum grau, por pura distância de todos outros lugares possíveis), seria possível que eventualmente todas as pessoas desse lugar fossem descendentes de alguém com uma fusão dessas (meio da mesma forma que todos os japoneses são descendendes de alguém com genes para olhos puxados), e as pessoas desse local teriam maior facilidade em terem filhos entre si, do que com todas as outras pessoas do mundo.

Mas esse é só um exemplo. Podem haver coisas mais relacionadas a construção do organismo do que ao "empacotamento" da informação genética. Por exemplo, chihuahuas tem genes que determinam animais pequenos, enquanto São Bernardos tem genes que determinam animais grandes. O resultado de um cruzamento não seria necessariamente um animal médio, mas poderiam haver problemas mais graves - mais ou menos como problemas em se misturar uma moto com um caminhão. Leões e tigres, apesar de serem espécies diferentes, tem problemas desse tipo em seus híbridos. Os filhotes de tigres com leoas são fracos e vivem pouco (quando nascem, o que não é comum), porque os gametas das leoas tem genes para o desenvolvimento "desativados", mas os tigres não tem uma compensação nos seus gametas, enquanto os leões tem.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #101 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:36:38 »
Você lê pouco. Se lesse mais não diria isso. suas dúvidas já foram respondidas há muito tempo, basta pegar um livro para ver.


Concordo com o Atheist, você (Erivelton) precisa estudar melhor o assunto.


Com todo respeito por todos e exclusivamente pela ciência, mas não tente fazer em mim uma lavagem cerebral naquilo que não acredito ser um início de uma evolução.
As respostas que eu quero nem a ciência conseguiu explicar.   

A ciência deveria explicar as respostas que você quer ?   Ou  a ciência deveria dar as respostas que você quer ?

E mesmo que seja dar as respostas que você quer, por que a ciência  deveria  fazê-lo?  A ciência cabe descobrir os acontecimentos reais e não falar o que os outros querem ouvir. 


Vamos a um exemplo prático: Suponhamos que a nossa espécie fosse composta apenas de origem asiática e com o ciclo das mutações esta espécie se dividiu em duas: Brasileiros e Africanos.
Teríamos agora um acestral comum(Asiáticos) e outras duas raças que se originou da primeira(Brasileiros e africanos).
Sabemos hoje que se as três raças cruzarem entre sí deixarão descendentes fértes, pois são 3 raças de uma mesma espécie. 



Na sua suposição  você mistura os conceitos de espécie  e de raça ( sendo que o conceito de raça nem  é  atualmente aceito como conceito científico).


Você supõe que esta espécie se dividiu em duas, e depois se contradiz ao dizer “que se as três raças cruzarem entre sí deixarão descendentes fértes”


Seguindo a sua suposição  e sendo coerente,  a partir do momento em que  a espécie se dividisse em duas, não seria mais possível que os  descendentes  de cruzamentos entre indivíduos dessas novas  espécies diferentes  fossem férteis,  pois a própria definição  de espécie envolve  justamente  a  não descendência  fértil   de cruzamentos  entre espécies diferentes  !!!!!!    :!:



Se voltarmos ao nosso ancestral comum na qual dividiu os macacos para um lado e o homo sapiens  para outro 

O Homo  sapiens só foi aparecer muuuuito   tempo  depois   dessa separação . Antes do Homo sapiens houve  várias outras espécies  intermediárias , como os Australopitecos . Homo erectus e outros .


teríamos também duas linhagem diferentes que se originou de um mesmo ancestral.
Aplicando esta analogia nota-se que o homo-sapiens não pode cruzar com o chipanzé por exemplo. 


A sua analogia é falha, por causa dos erros já descritos.



Pergunto:Se todos somos parentes-Irmãos de um mesmo ancestral porque não puderam continuar a fertilização entre sí?

Somos parentes extremamente distantes  e não parentes irmãos ( de onde você tirou isso ?) !   

Entre o ancestral comum e nós já houveram aproximadamente  QUINHENTAS MIL GERAÇÕES,   e  houve muitas mutações durante esse período.   Há milhões de anos os longínquos  ascendentes do homo-sapiens e do  chipanzé   já eram espécies separadas, e portanto já não podiam cruzar entre si e terem descendentes férteis !   Se há milhões  de anos  isso já não era possível , quanto mais agora  quando já houve bem  mais modificações  !


Se me responderem que foi um processo de mutação genética, então que tipo exemplo prático seria esta mutação?   


Sabe-se que houve várias mutações , os fósseis demonstram isso. Mas ainda não temos conhecimento de engenharia genética suficiente para   saber com exatidão quais foram essas mutações.



.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #102 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:44:14 »

Na sua suposição  você mistura os conceitos de espécie  e de raça ( sendo que o conceito de raça nem  é  atualmente aceito como conceito científico).

Na verdade, isso é mais para raças humanas, que não teriam diferença suficiente para terem um ranking taxonômico, mas podem ainda haver rankings taxonômicos dentro de espécies em outros casos, ou até em humanos, se ocorrer mais modificação.



Citar
Você supõe que esta espécie se dividiu em duas, e depois se contradiz ao dizer “que se as três raças cruzarem entre sí deixarão descendentes fértes”


Seguindo a sua suposição  e sendo coerente,  a partir do momento em que  a espécie se dividisse em duas, não seria mais possível que os  descendentes  de cruzamentos entre indivíduos dessas novas  espécies diferentes  fossem férteis,  pois a própria definição  de espécie envolve  justamente  a  não descendência  fértil   de cruzamentos  entre espécies diferentes  !!!!!!    :!:

O problema é que ele quer justamente entender como é que uma espécie se divide em duas, nesse sentido de espécie biológica que não tem híbridos férteis. Essa sua contestação da pergunta dele é meio tautológica e não-explicativa. Antes de haver a divisão em espécies propriamente ditas, geralmente há uma fase em que são só populações da mesma espécie separadas; geralmente não é "do nada" que surge uma nova espécie, numa só geração.

Offline Fenrir

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.149
  • Sexo: Masculino
  • Cave Canem
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #103 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:48:14 »

Com todo respeito por todos e exclusivamente pela ciência, mas não tente fazer em mim uma lavagem cerebral naquilo que não acredito ser um início de uma evolução.
As respostas que eu quero nem a ciência conseguiu explicar.   

A ciência deveria explicar as respostas que você quer ?   Ou  a ciência deveria dar as respostas que você quer ?[/color]

E mesmo que seja dar as respostas que você quer, por que a ciência  deveria  fazê-lo?  A ciência cabe descobrir os acontecimentos reais e não falar o que os outros querem ouvir. 


Deveriam fazer as perguntas em destaque para todos aqueles que vem a este forum contestar a ciencia porque ela desmente os pressupostos das crencas que eles professam!

Deveriam repetir
"A ciência cabe descobrir os acontecimentos reais e não falar o que os outros querem ouvir"
como um mantra um dia inteiro antes de virem aqui
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #104 Online: 27 de Setembro de 2008, 07:38:44 »
O que você está esquecendo é que mutações não são fatores evolutivos, são fontes de variação. Por favor, leia os textos que passei senão não há como discutir.
Eu vou dar uma parada nos meus argumentos esta semana para fazer um balanço de nossos debates. Vou procurar estes textos que me passou e se existem respostas práticas para o que eu estou perguntando.
A teoria é uma coisa, na prática é outra.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #105 Online: 27 de Setembro de 2008, 21:52:19 »
As respostas que eu quero nem a ciência conseguiu explicar.
Vamos a um exemplo prático: Suponhamos que a nossa espécie fosse composta apenas de origem asiática e com o ciclo das mutações esta espécie se dividiu em duas: Brasileiros e Africanos.
Teríamos agora um acestral comum(Asiáticos) e outras duas raças que se originou da primeira(Brasileiros e africanos).
Sabemos hoje que se as três raças cruzarem entre sí deixarão descendentes fértes, pois ´são 3 raças de uma mesma espécie.
Se voltarmos ao nosso ancestral comum na qual dividiu os macacos para um lado e o homo sapiens para outro teríamos também duas linhagem diferentes que se originou de um mesmo ancestral. Aplicando esta analogia nota-se que o homo-sapiens não pode cruzar com o chipanzé por exemplo.
Pergunto:Se todos somos parentes-Irmãos de um mesmo ancestral porque não puderam continuar a fertilização entre sí?
Se me responderem que foi um processo de mutação genética, então que tipo exemplo prático seria esta mutação?
Obviamente porque em um caso houve isolamento genético por um tempo muito maior que o outro. Não é preciso muito esforço para perceber isso.
Pode lhe parecer ofensivo, mas essencialmente é o mesmo defeito daquela pergunta: "se o homem veio do macaco, como eu não vejo macacos em zoológico dando a luz seres humanos?"

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #106 Online: 28 de Setembro de 2008, 08:11:22 »
Obviamente porque em um caso houve isolamento genético por um tempo muito maior que o outro. Não é preciso muito esforço para perceber isso.
Pode lhe parecer ofensivo, mas essencialmente é o mesmo defeito daquela pergunta: "se o homem veio do macaco, como eu não vejo macacos em zoológico dando a luz seres humanos?"
Isolamento genético. Brincadeira!
A teoria funciona mas na prática nada se vê.
Eu aprendi consertar aparelhos eletrônicos sem fazer nenhum curso e aprendi olhando os outros consertarem. No início da minha profissão não precisei de nenhuma teoria para executar meus consertos. Eu tinha prática bastante e passei quase 10 anos +/- anhando meu dinheiro. Mais tarde para pegar meu diploma fiz um curso e confesso que muitas coisas que o professor falava em aula na prática não funcionava. Durante os 9 meses de curso que fiz coloquei em aula as experiência que eu tinha em bancada.
Sei que a teoria é o ponto de partida, mas as provas precisam acontecer na prática.
Se eu sair daqui e fôr pro outro lado do mundo e casar com uma pessoa que não conheço a 100 anos com certeza vamos gerar filhos.
Voce vem me falar em isolamento genético?
Meu amigo, teoria é muito bom, mas na prática não funciona. Abra a tua mente!
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #107 Online: 28 de Setembro de 2008, 09:07:42 »
../forum/topic=17515.50.html#msg364416
Citar
Citação de Atheist:Embora existam provas diretas, observadas, a maioria das evidências é indireta, pois ninguém vive milhares ou milhões de anos para filmar tudo. Mais uma vez, falta leitura.
Leitura teórica?
Não levamos milhões de anos para ver isto, mas existem milhões de espécies para nos mostrar isto na prática.
Me entendeu!
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #108 Online: 28 de Setembro de 2008, 09:11:57 »
Citar
O surgimento de uma só célula em evolução seria pouco tempo para que todas as espécieis existentes sofressem mutações?

Proponho a você um exercício que dei na minha disciplina de Biologia Celular:

"A seleção natural é uma força tão poderosa na evolução que as células com até mesmo uma pequena vantagem no crescimento rapidamente superam as suas competidoras. Para ilustrar esse processo, considere uma cultura de células que contém 1 milhão de células bacterianas que duplicam a cada 20 minutos. Uma única célula nessa cultura adquire uma mutação que a permite se dividir mais rapidamente, com um tempo de geração de apenas 15 minutos. Assumindo que existe um suprimento ilimitado de nutrientes e nenhuma morte celular, quanto tempo levaria antes que a progênie da célula mutada se tornasse predominante na cultura? (Antes de começar a calcular, faça uma suposição: você acha que isso levaria cerca de um dia, uma semana, um mês ou um ano?). Quantas células de cada tipo estariam presentes na cultura nesse momento? (O número de células N na cultura no tempo t é descrito pela equação N = N0 x 2>t/G* , onde N0 é o número de células no tempo zero e G é o tempo da geração)." * = (2 elevado a t/G)

O que você acha? Precisa muito tempo?
As mutações não são lentas e ocorrem em períodos longos para que apareça uma especiação?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #109 Online: 28 de Setembro de 2008, 09:21:17 »
Obviamente porque em um caso houve isolamento genético por um tempo muito maior que o outro. Não é preciso muito esforço para perceber isso.
Pode lhe parecer ofensivo, mas essencialmente é o mesmo defeito daquela pergunta: "se o homem veio do macaco, como eu não vejo macacos em zoológico dando a luz seres humanos?"
Isolamento genético. Brincadeira!
A teoria funciona mas na prática nada se vê.

Não entendi o que seria o isolamento genético de que o Foxes fala.  Ainda assim, chamar de "nada" toda a ampla evidência disponível já é muito, Erivelton.  Leia um pouco.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #110 Online: 28 de Setembro de 2008, 09:22:08 »
../forum/topic=17515.50.html#msg364416
Citar
Citação de Atheist:Embora existam provas diretas, observadas, a maioria das evidências é indireta, pois ninguém vive milhares ou milhões de anos para filmar tudo. Mais uma vez, falta leitura.
Leitura teórica?
Não levamos milhões de anos para ver isto, mas existem milhões de espécies para nos mostrar isto na prática.
Me entendeu!


Mais uma vez: existem amplas evidências.  Se você não quer estudar, não culpe o Atheist por isso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #111 Online: 28 de Setembro de 2008, 09:25:12 »
As mutações não são lentas e ocorrem em períodos longos para que apareça uma especiação?


Se eu pude resolver esse exercício com matemática de ensino médio, você provavelmente também pode:

../forum/topic=17741.0.html

Resolva e depois veja se consegue responder sua própria pergunta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #112 Online: 28 de Setembro de 2008, 09:52:31 »
Tem casos de poliploidia, pois são mais drásticos. Mutações nem sempre são tão drásticas, na verdade em geral são neutras.
O que você está esquecendo é que mutações não são fatores evolutivos, são fontes de variação. Por favor, leia os textos que passei senão não há como discutir.
Citar
Mais uma que aprendi: O que você está esquecendo é que mutações não são fatores evolutivos, são fontes de variação
Se as mutações não geram novas espécieis, quais fatores evolutivos influenciariam no mesmo.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #113 Online: 28 de Setembro de 2008, 10:02:37 »
E mesmo que seja dar as respostas que você quer, por que a ciência  deveria  fazê-lo?  A ciência cabe descobrir os acontecimentos reais e não falar o que os outros querem ouvir.
Isto é o que eu chamo de lavagem cerebral
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #114 Online: 28 de Setembro de 2008, 10:03:27 »
Putz, Erivelton.  Deixa de preguiça e pelo menos lê um pouco do material básico.  Sem entender diferença entre fonte de variação e fator evolutivo, você só está pedindo aulas de graça do Atheist.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #115 Online: 28 de Setembro de 2008, 10:03:55 »
E mesmo que seja dar as respostas que você quer, por que a ciência  deveria  fazê-lo?  A ciência cabe descobrir os acontecimentos reais e não falar o que os outros querem ouvir.
Isto é o que eu chamo de lavagem cerebral

Hein?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #116 Online: 28 de Setembro de 2008, 10:08:52 »
Sabe-se que houve várias mutações , os fósseis demonstram isso. Mas ainda não temos conhecimento de engenharia genética suficiente para   saber com exatidão quais foram essas mutações.
Foi a melhor resposta que já presenciei.
Não esqueça que pedi um exemplo prático entre milhões de espécieis na natureza
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #117 Online: 28 de Setembro de 2008, 10:15:05 »
Mais uma vez: existem amplas evidências.  Se você não quer estudar, não culpe o Atheist por isso.
Evidências teóricas existem um monte quando se aplica a matemática da evolução. Quando começa a desmemrar as lacunas vão aparecendo.
Com isto a ciência sempre pula os degraus para criar suas teorias baseadas num princípio já formado(EVOLUÇÃO)
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #118 Online: 28 de Setembro de 2008, 10:17:43 »
Putz, Erivelton.  Deixa de preguiça e pelo menos lê um pouco do material básico.  Sem entender diferença entre fonte de variação e fator evolutivo, você só está pedindo aulas de graça do Atheist.
Minhas perguntas são tão básicas que até um desentendido compreende.
Estou precisando de provas bem práticas.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #119 Online: 28 de Setembro de 2008, 10:24:22 »
Mais uma vez: existem amplas evidências.  Se você não quer estudar, não culpe o Atheist por isso.
Evidências teóricas existem um monte quando se aplica a matemática da evolução. Quando começa a desmemrar as lacunas vão aparecendo.
Com isto a ciência sempre pula os degraus para criar suas teorias baseadas num princípio já formado(EVOLUÇÃO)


Isso é mentira.  Do início ao fim.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #120 Online: 28 de Setembro de 2008, 10:25:49 »
Minhas perguntas são tão básicas que até um desentendido compreende.

Correto.  E muitas delas não fazem sentido, porque ignoram fatos comprovados em favor de um modelo que só existe na sua cabeça.

Citar
Estou precisando de provas bem práticas.

Leia os links.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #121 Online: 28 de Setembro de 2008, 10:39:39 »
A teoria funciona mas na prática nada se vê.
Se o homem é ancestral dos símios, porque não vejo os macacos no zoológico se tornarem pessoas?
Eu aprendi consertar aparelhos eletrônicos sem fazer nenhum curso e aprendi olhando os outros consertarem. No início da minha profissão não precisei de nenhuma teoria para executar meus consertos. Eu tinha prática bastante e passei quase 10 anos +/- anhando meu dinheiro. Mais tarde para pegar meu diploma fiz um curso e confesso que muitas coisas que o professor falava em aula na prática não funcionava. Durante os 9 meses de curso que fiz coloquei em aula as experiência que eu tinha em bancada.
Sei que a teoria é o ponto de partida, mas as provas precisam acontecer na prática.
Se eu sair daqui e fôr pro outro lado do mundo e casar com uma pessoa que não conheço a 100 anos com certeza vamos gerar filhos.
Eu acho que é fácil de entender que a evolução de uma espécie demora muito tempo (milhões de anos as vezes), e é óbvio que você não irá observar isso ao decorrer da sua vida.
Se eu sair daqui e fôr pro outro lado do mundo e casar com uma pessoa que não conheço a 100 anos com certeza vamos gerar filhos.
Voce vem me falar em isolamento genético?
A maioria das espécies não dispõe de aviões para ir ao outro lado do mundo. Aliás, mesmo para um pássaro é difícil atravessar o oceano.

Seja como for, não sei se ajuda, mas tem algo na Wikipédia:


Geographical isolation of finches on the Galápagos Islands produced over a dozen new species.

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #122 Online: 28 de Setembro de 2008, 12:40:58 »
Isso é mentira.  Do início ao fim.
Que os pesquisadores nos julgue.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #123 Online: 28 de Setembro de 2008, 12:51:53 »
Você realmente acha que essa é uma questão em aberto?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.555
  • Sexo: Masculino
Re: Biólogos à beira de criar novas formas de vida
« Resposta #124 Online: 28 de Setembro de 2008, 12:52:15 »
Se o homem é ancestral dos símios, porque não vejo os macacos no zoológico se tornarem pessoas?
Eu fiz esta pergunta nos meus argumentos atrás.
Ninguém aqui argumentou de uma forma ténica e prática de como funciona a mudança de espécie, geneticamente falando.
O nosso ancestral primitivo deu origens a duas espécieis. Como geneticamente isto teria acontecido?
Foi uma mutação dos genes?
Citar
Eu acho que é fácil de entender que a evolução de uma espécie demora muito tempo (milhões de anos as vezes), e é óbvio que você não irá observar isso ao decorrer da sua vida.
Isso é uma saída para os tempos atuais, mas não justifica e nem prova a evolução de apenas uma célula primitiva ou de uma espécie sómente.
Temos milhões de espécieis na natureza que podem nos dar o retrato falado desta mudança de espécie.
Já viu um macaco virar ser humano ou vice versa?
Será que é preciso um grupo grande de espécie de um mesmo indivíduo para que uma mudança de espécie aconteça?
Citar
A maioria das espécies não dispõe de aviões para ir ao outro lado do mundo. Aliás, mesmo para um pássaro é difícil atravessar o oceano.
Não entendi bem o que estaria querendo dizer, mas se eles não podem vir a ciência pode ir até eles.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!