Todo o universo se formou de uma grande explosão.
Não. Nunca houve uma "explosão". O nome "Grande Explosão" é uma piada que Fred Hoyle, um opositor da teoria de Lamâitre, fez na época de sua divulgação. Por ser engraçado (ele era uma comédia) o "apelido" pegou.
Antes da explosão, tudo que havia era um minúsculo ponto de densidade infinita, conhecido por "super átomo".
Hoje estima-se que a energia que gerou nosso Universo tenha vindo de uma única parte de um tipo de "buraco" super denso. não era sólido, não era uma única partícula, não possuia estrutura, não poderia ser um átomo.
O tempo, o espaço, a própria matéria, tudo se resumia naquele solitário "pontinho", reinando absoluto no infinito, ou melhor, na eternidade.
O Universo é melhor entendido hoje como um processo dinâmico e não como algo que surgiu num dado instante e se espalhou. A expansão super veloz (conhecida como período de inflação) pode não ter sido a única. O "escape" de energia pode ter originado outros universos inacessíveis para nós no momento. O espaço como o conhecemos (em 3D), sim, apenas surgiu com a inflação. Entretanto, não, ele não era um "pontinho" (foi até onde podemos induzir) uma região muito pequena do espaço.
O que quer que tenha provocado a explosão original, não pode ter acontecido sem uma causa, já que não há causa sem efeito nem efeito sem causa.
está mais do que na hora de abandonarmos essa lógica linear de Aristóteles, gravada a ferro e fogo no cristianismo por São Tomás de Aquino. Se o processo for entendido como dinâmico, não há causa 'primeira' (que é o que você quis dizer), nem fim, apenas uma coisa se transformando numa outra. Essa lógica, sem dúvida muito útil, nos parece assim pois é
da natureza humana utilizá-la. Acontece entretanto que
para o que o ser humano pensa, a Natureza não dá um vintém !
Assim sendo, eu devo acreditar que a afirmação de que não havia nem mesmo o tempo e o espaço antes do big bang, não possa ser levada a sério, já que, sem ambos, nenhum efeito poderia ter se produzido nesse "pontinho".
portanto já sem efeito.
Aliás, sem espaço, nem mesmo o "pontinho" poderia ter existido, porque, como se poderia diferenciar pequeno de grande quando não se há uma referência espacial?
a "singularidade" pode existir matematicamente pois não faz parte da variedade do universo. O "big bang" é um evento tipo tempo e não tipo espaço. Agora como em nome da
Sagrada Lagarta Verde eu vou te explicar isso num forum ? De qualquer forma, é perfeitamente possível num universo (espaço matemático) de dimensão superior ao que experimentamos esse tipo de construção geométrica. Há muitíssimo esforço científico no momento justamente nessa direção.
Esperando ter voz feito compreender-me, peço-voz que repensem a questão. O que havia em volta do super átomo? De que ele era constituído? Como ele se tornou o que era? ESSA PERGUNTA NÃO TEM SENTIDO, NÃO É MESMO!? SE TUDO SOMENTE PASSOU A EXISTIR APARTIR DA GRANDE EXPLOSÃO, SOMENTE UM IDIOTA COMO EU PERGUNTARIA SOBRE O QUE HAVIA ANTES DO COMEÇO. O COMEÇO, POR SI SÓ, JÁ SE JUSTIFICARIA. Solucionem isso e eu tiro a cueca pela cabeça.
Conselhinho: (se fosse bom a gente vendia diriam, eu até venderia, o problema é que ninguém quer pagar !)
A Ciência hoje é muito maior do que umas continhas de mais e menos. É muito maior que um espaço euclidiano plano de 3D. É muito maior que retórica. O mais engraçado é que isso tudo é acessível ! Estude !
Quanto ao resto do seu post, eu pensei a princípio em te pedir para filmar, mas acho que seria uma visão do inferno... a menos que você tire a cueca, mas se mantenha de calças !