Autor Tópico: Teoria Hectônica  (Lida 33748 vezes)

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Offline KBoltz

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #100 Online: 27 de Setembro de 2008, 10:45:56 »
Ou puxa, recepção !  :vergonha:

agradeço a atenção, espero ser de alguma utilidade  :biglol:
e o motivo Heisenberg estabelece: é que o 'a-dagger' sobe mas é o 'a' que desce !

Offline SnowRaptor

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #101 Online: 27 de Setembro de 2008, 10:49:42 »
Eu acho que os físicos deste fórum deveriam se organizar e fazer montinho intelectual em todo quack (vide assinatura) que aparecer aqui :twisted:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #102 Online: 27 de Setembro de 2008, 13:42:24 »
Sabemos o que acontece quando um indivíduo de 1,5 m se atira de uma altitude de 150 m. Façamos de conta que existe uma máquina revolucionária de redução de partículas. Imaginemos agora, um cara de  1,5 mm, atirando-se de uma altitude de 150 mm.

Bláblábláblábláblá...

 No entanto, ela cairia bem mais lentamente, sob a sua perspectiva.

Cara, tudo o que você falou é bobagem. A física newtoniana permite com uma ótima margem de precisão calcular o instante que um corpo em queda livre atinge o solo.

Veja mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_livre

Por que um cozinheiro tem de aprender trigonometria? Por que um cirurgião tem de aprender sobre Napoleão?

1º) Ninguém está predestinado a seguir esta ou aquela carreira. Então na escola aprendemos o elementar das diversas disciplinas a fim de estarmos áptos a decidir qual carreira seguir. Mesmo alguém decidido a seguir determinada carreira pode mudar de opinião ao longo de seus estudos, ou mesmo dar-se conta que certos conhecimentos que pareciam prescindíveis para a carreira que escolheu na verdade são bastante úteis.

2º) Cultura geral é bastante útil no exercício da liberdade de conciência e da cidadania. Por que um cirurgião precisa saber quem foi Napoleão? Pelo mesmo motivo que qualquer pessoa precisa saber qualquer coisa de História: compreender a seqüência de eventos que desencadearam a atual situação. No caso de Napoleão, a invasão da França sob seu regime a Portugal levou a família real portuguesa a transferir a corte para o Rio de Janeiro, o que desencadeou eventos que por fim culminaram na independência do Brasil.
Não é nenhum desperdício de vida ter cultura e conhecimentos gerais. Pelo contrário. Desperdício de vida é não ter conhecimento para entender a realidade a sua volta, formular elocubrações tolas para fazê-lo e, por fim, fazer papel ridículo na frente dos outros expondo suas elocubrações.



Offline FxF

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #103 Online: 27 de Setembro de 2008, 22:02:45 »
Citação de: Dante, the Wicked
1º) Ninguém está predestinado a seguir esta ou aquela carreira. Então na escola aprendemos o elementar das diversas disciplinas a fim de estarmos áptos a decidir qual carreira seguir. Mesmo alguém decidido a seguir determinada carreira pode mudar de opinião ao longo de seus estudos, ou mesmo dar-se conta que certos conhecimentos que pareciam prescindíveis para a carreira que escolheu na verdade são bastante úteis.
Discordo totalmente. Mera questão de talentos, que é onde o ensino deveria se focar.
Seja como for, há duas falhas no pensamento de "mudar a opinião sobre a carreira que quer seguir":
- Antes de tudo, é um caso de 1 entre 100, o que é um sacrifício que não vale apena, simples matemática.
- Em termos de ter contato com outra matéria, indefinidamente terá por mais focada que determinado conteúdo seja. Um físico terá contato com matemática. E será expontaneamente, não forçadamente, sabendo a psicologia humana, forçar alguém a estudar algo é a formula para fazê-lo perder o interesse.
Citação de: Dante, the Wicked
2º) Cultura geral é bastante útil no exercício da liberdade de conciência e da cidadania. Por que um cirurgião precisa saber quem foi Napoleão? Pelo mesmo motivo que qualquer pessoa precisa saber qualquer coisa de História: compreender a seqüência de eventos que desencadearam a atual situação. No caso de Napoleão, a invasão da França sob seu regime a Portugal levou a família real portuguesa a transferir a corte para o Rio de Janeiro, o que desencadeou eventos que por fim culminaram na independência do Brasil.
Não é nenhum desperdício de vida ter cultura e conhecimentos gerais. Pelo contrário. Desperdício de vida é não ter conhecimento para entender a realidade a sua volta, formular elocubrações tolas para fazê-lo e, por fim, fazer papel ridículo na frente dos outros expondo suas elocubrações.
A maneira como o ensino que trata com todas as matérias se dá com certeza não permite um argumento baseado em cultura ou conhecimentos gerais. E dificilmente se dará, devido ao fato de que é bastante não prático.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #104 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:24:41 »
Discordo totalmente. Mera questão de talentos, que é onde o ensino deveria se focar.
Seja como for, há duas falhas no pensamento de "mudar a opinião sobre a carreira que quer seguir":
- Antes de tudo, é um caso de 1 entre 100, o que é um sacrifício que não vale apena, simples matemática.
- Em termos de ter contato com outra matéria, indefinidamente terá por mais focada que determinado conteúdo seja. Um físico terá contato com matemática. E será expontaneamente, não forçadamente, sabendo a psicologia humana, forçar alguém a estudar algo é a formula para fazê-lo perder o interesse.

Discordo totalmente da sua discordância total.

1º) De onde você tirou essa proporção de 1 para 100? O tanto que eu conheço de gente que mudou de opinião quanto à carreira me dá a impressão de que a proporção é bem maior que esta que você colocou. Lá na filosofia da Unicamp tem professor com graduação em matemática, física, música e até engenharia elétrica. Isso sem falar dos meus colegas do Centro de Lógica e Epistemologia, todos vindos das mais diversas áreas como matemática, computação, filosofia, lingüística etc.
Eu posso citar um monte de gênios que em muito contribuiram para o avanço intelectual da humanidade que também mudaram de interesse ao longo da vida. Agora, como você mensura o quanto compensa a contribuição deles? Nem com sua matemática baseada em chutes furados você o faz.

2º) Que sacrifício é este que você está falando? Todos os alunos seguirem um currículo mínimo?


A maneira como o ensino que trata com todas as matérias se dá com certeza não permite um argumento baseado em cultura ou conhecimentos gerais. E dificilmente se dará, devido ao fato de que é bastante não prático.

Eu não entendi agora o que você quis dizer. Foi que o ensino no Brasil não atinge as metas que se propõe?

Offline FxF

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #105 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:47:09 »
Eu falei em um ensino focado em descobrir talentos. Já você respondeu como se fosse o sistema tosco do Brasil. Aqui é que acontece das pessoas trocarem de curso pelo meio. Não é sensato fazer vestibular, para trocar X vezes de curso no início do ano.

É óbvio que onde o ensino obriga todo mundo a aprender qualquer coisas, ninguém vai saber o que quer fazer. Você acha que aqui tem esse bando de gente que muda de curso porque? Me parece que simplesmente porque nunca souberam como realmente seria o mesmo, tinham espectativas bastante diferentes sobre essa profissão.

Aí que está a graça do ensinar um pouco de tudo, tudo fica no pouco. O que com certeza não ajuda na escolha da profissão, já que profissão a princípio é só uma, o que não é compatível com ensinar parcelas de coisas diferentes.
Citar
Eu não entendi agora o que você quis dizer. Foi que o ensino no Brasil não atinge as metas que se propõe?
Deixa pra lá.

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #106 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:55:58 »
Acho que na correria esqueci de explicar melhor o porquê da "piada" BigBang (grandeExplosão). Na época em que a teoria estava sendo proposta haviam muitos dados experimentais (hoje em dia muito, muito mais) de que a parte vísivel daquilo que chamamos de universo, deveria ter passado por dois estágios:

1. estágio muito denso, muito quente e de dimensões reduzidas.
2. estágio de uma expansão absurdamente rápida.

O segundo estágio é conhecido por 'período de inflação', e embora não estejamos mais nele, aquilo que conhemos como universo continua se expandindo e aceleradamente.

As observações da Radiação Cósmica de Fundo com a precisão que o WMAP (um satélite planejado para esse fim) conseguiu obter só corroboram ainda mais a teoria. Para evitar futuras complicações você poderia parar de chamá-la de BigBang e passar a chamá-la de Teoria Inflacionária do Modelo de Lamâitre, Friedmann, Robertson e Walker (TILFRW). Assim ninguém mais fala em 'grande explosão' e a imaginação pouco treinada para de delirar à toa.

Bem vindo.

Uma coisa que não entendo muito bem é a resistência em usar o termo "explosão" para o BB. Ainda que o termo tenha sido proposto em tom jocoso , Lemaitre e outros se referiam ao evento como explosão.

A única diferença que vejo de uma explosão "tradicional" é que numa explosão tradicional não é o espaço a se expandir, apenas algo no espaço. Existe algo intrínsico ao conceito físico de "explosão" que faça com que não seja apropriado usar o termo a uma expansão "explosiva" do espaço?

E a inflação não veio só para contornar problemas com o BB sem inflação?

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #107 Online: 28 de Setembro de 2008, 00:36:21 »
Aqui é que acontece das pessoas trocarem de curso pelo meio. Não é sensato fazer vestibular, para trocar X vezes de curso no início do ano.

Eu nem falei de trocar de curso no meio. Eu falei em terminar a graduação e fazer pós em outra área.
Também tem o caso de médicos, engenheiros e economistas se dedicarem à política.

Aí que está a graça do ensinar um pouco de tudo, tudo fica no pouco. O que com certeza não ajuda na escolha da profissão, já que profissão a princípio é só uma, o que não é compatível com ensinar parcelas de coisas diferentes.

1º) "Ensino" não é sinônimo de "ensino profissionalisante", ou este seria uma redundância. Ensino, além de preparar para mercado de trabalho, também visa formar indivíduos aptos a exercerem plenamente a cidadania e liberdade de conciência.
Por exemplo, eu aprendi Inglês no Ensino Médio. Compreender esta língua me foi muito útil tanto para a vida acadêmica quanto para a profissional. Já fiz varios trabalhos sobre bibliografia anglófona. Já conversei com acadêmicos estrangeiros. Também já preparei aula para meus alunos baseado em bibliografia anglófona. Até já preparei lista de exercícios baseada em desafios de lógica formulados por Lewis Carroll. Mas saber Inglês não serve só para isto. Serve para eu ler outras obras do Lewis Carroll (ou Geoge Orwell, Willian Blake, John Milton, Edgar A. Poe etc). Serve para eu teclar com pessoas do mundo inteiro sobre qualquer assunto. Para entender a storyline de um jogo para PC. Compreender a letra de uma música etc. Ou seja, saber Inglês não ajuda apenas na minha vida profissional, mas na minha vida como um todo.


2º) Um bom profissional não tem conhecimentos restritos à sua área de atividade, mas também conhecimentos que lhe habilitem lidar com a mais variada gama de situações que podem surgir. Exemplos:
Um juiz precisa saber mais que Direito. Precisa ter conhecimento geral para julgar uma enorme diversidade de casos.
Um engenheiro deve levar em conta questões ambientais, econômicas e sociais relativas a uma obra.
Questões sociais podem inspirar desenvolvimentos matemáticos, como a Teoria dos Jogos.
Matemática é útil em várias áreas além das ciências exatas. Até humanidades e artes.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2008, 00:40:54 por Dante, the Wicked »

Offline FxF

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #108 Online: 28 de Setembro de 2008, 01:08:42 »
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Eu nem falei de trocar de curso no meio. Eu falei em terminar a graduação e fazer pós em outra área.
Também tem o caso de médicos, engenheiros e economistas se dedicarem à política.
Não é muito diferente. Continua a ser estranho alguém fazer determinado curso, e não seguir uma profissão do mesmo.
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1º) "Ensino" não é sinônimo de "ensino profissionalisante", ou este seria uma redundância. Ensino, além de preparar para mercado de trabalho, também visa formar indivíduos aptos a exercerem plenamente a cidadania e liberdade de conciência.
Se você perguntar sobre a união matrimônial, lhe dirão que não é só procriação, e sim uma união das almas.
Se você perguntar sobre uma instituição religiosa, lhe dirão que não é uma proposta de mercado, e sim uma proposta de vida.
E por fim, se você perguntar sobre o ensino, lhe dirão que não é para formar uma profissão, e sim que é para formar a cidadania.

Você ser cidadão ou não, não irá lhe ajudar a se formar, nem vai aparecer no seu currículo.
Principalmente que o que eu acho mais absurdo não é a própria parte prática, e sim a teórica: é sugerir que se possa ensinar alguém a ser cidadão, seria o mesmo que tentar ensinar alguém a ser honesto.
Citar
Um juiz precisa saber mais que Direito. Precisa ter conhecimento geral para julgar uma enorme diversidade de casos.
Um engenheiro deve levar em conta questões ambientais, econômicas e sociais relativas a uma obra.
Questões sociais podem inspirar desenvolvimentos matemáticos, como a Teoria dos Jogos.
Matemática é útil em várias áreas além das ciências exatas. Até humanidades e artes.
Tudo isso ocupa tempo e interesse que podia ser usado em melhorar suas próprias áreas. Eu acho que é isso que você está esquecendo, está vendo só as vantagens, ao invés de pôr na balança.
Em suma, parece bonito o médico saber social, ecologia... mas esse tempo poderia dobrar seu conhecimento nos detalhes da anatomia humana.

Ainda mais, juntando todos seus exemplos, você consegue chegar ao uso de todas as matérias, mas infelizmente, isso é bastante surreal. Um juíz não irá usar ácidos e bases, e se usar, com certeza ele não tem conhecimento o suficiente do mesmo (lembre-se, ensinar um pouco de tudo, mas tudo é só um pouco) e terá de decorrer a um especialista.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #109 Online: 28 de Setembro de 2008, 01:47:06 »
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Eu nem falei de trocar de curso no meio. Eu falei em terminar a graduação e fazer pós em outra área.
Também tem o caso de médicos, engenheiros e economistas se dedicarem à política.
Não é muito diferente. Continua a ser estranho alguém fazer determinado curso, e não seguir uma profissão do mesmo.
É inusitado. Mas não é nenhuma falha da pessoa ou do sistema de ensino pelo qual ela passou. É até esperado em vista da diversidade dos interesses humanos e do conhecimento.

Se você perguntar sobre a união matrimônial, lhe dirão que não é só procriação, e sim uma união das almas.
Se você perguntar sobre uma instituição religiosa, lhe dirão que não é uma proposta de mercado, e sim uma proposta de vida.
E por fim, se você perguntar sobre o ensino, lhe dirão que não é para formar uma profissão, e sim que é para formar a cidadania.
1º) Todas suas analogias são inválidas e ridículas.
2º) Eu não disse que ensino é apenas para formar a cidadania. Nem disse que é para formar a cidadania.

Você ser cidadão ou não, não irá lhe ajudar a se formar, nem vai aparecer no seu currículo.
E...? Agora só tem valor o que aparece no currículo?

Principalmente que o que eu acho mais absurdo não é a própria parte prática, e sim a teórica: é sugerir que se possa ensinar alguém a ser cidadão, seria o mesmo que tentar ensinar alguém a ser honesto.
Eu disse "formar indivíduos aptos a exercerem plenamente a cidadania" e não "ensinar a ser cidadão". E é óbvio porque conhecimento é útil no exercício da cidadania.

Tudo isso ocupa tempo e interesse que podia ser usado em melhorar suas próprias áreas.
Com base em que você diz isso? Com base em nada. Apenas com base em achismo. E seu achismo está errado.

Eu acho que é isso que você está esquecendo, está vendo só as vantagens, ao invés de pôr na balança.
Claro! Eu estou esquecendo o gerador aleatório de argumentos sem embasamento do Ilovefoxes.

Ainda mais, juntando todos seus exemplos, você consegue chegar ao uso de todas as matérias, mas infelizmente, isso é bastante surreal.

Surreal é em pleno o ensino médio conduzir a formação de uma pessoa com base em seus supostos talentos.

foxes, tá dificil debater contigo. Todos seus argumentos partem de alegações sem embasamento e geralmente falsas ("1 entre 100", "tempo e interesse que podia ser usado em melhorar suas próprias áreas"), inversão de valores ("Você ser cidadão ou não...nem vai aparecer no seu currículo"), falsas analogias, falácia do espantalho...
Você está parecendo o Olavo de Carvalho argumentando.

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #110 Online: 28 de Setembro de 2008, 02:09:34 »
Sabemos o que acontece quando um indivíduo de 1,5 m se atira de uma altitude de 150 m. Façamos de conta que existe uma máquina revolucionária de redução de partículas. Imaginemos agora, um cara de  1,5 mm, atirando-se de uma altitude de 150 mm.

Bláblábláblábláblá...

 No entanto, ela cairia bem mais lentamente, sob a sua perspectiva.
Não havia entendido a questão matemática. Apenas a algumas horas atrás pude entender. O interessante é que , certa vez um homem me propôz uma rifa que ia de 001 a 000, em que se deveria pagar o valor retirado. Eu passei muito tempo tentando descobrir o quanto ele arrecadaria com aquela rifa (que era de um automóvel). Peguei uma calculadora, uma caneta e uma folha de papel e comecei (quando eu começo, não consigo parar). Depois de alguns cálculos, cheguei à fórmula: x . (x + 1) / 2 . Eu não cheguei a estudar isso na escola, mas ainda assim, descobri sozinho a fórmula. Depois uma outra questão: Durante um torneio, 20 times jogarão entre si, de modo que todos se enfrentem uma vez, quantas partidas serão realizadas. Novamente lá estava eu com uma caneta, uma calculadora e uma folha de papel. Cheguei, dessa vez, mais rapidamente à fórmula, bem parecida com a outra: x . (x - 1) / 2.

Ninguem me ensinou. Aprendi isso sem mestre e sem livro. A resposta para a sua pergunta é:
 10000 . (10000 + 1) / 2.

Eu não tinha entendido o (...). Também descobri sozinho as fórmulas para as inversões do nosso livrinho de trabalho. Meu irmão, Raphael de Moura Ferrão, ficou em primeiro lugar na prova que fez para entrar na FAETEC no Rio de Janeiro. Pode pesquisar isso se quiser. Foi a uns três anos atrás. Ele é o que se pode chamar de nerde. Sabe sobre quase tudo. No entanto, se vc perguntar a ele sobre mim, ele vai dizer: - Cramba! Meu irmão é um gênio!

Eu nem sei escrever direito, como posso ser um gênio. Estou mais para louco, não é verdade!?

Cara, tudo o que você falou é bobagem. A física newtoniana permite com uma ótima margem de precisão calcular o instante que um corpo em queda livre atinge o solo.

Veja mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_livre

Por que um cozinheiro tem de aprender trigonometria? Por que um cirurgião tem de aprender sobre Napoleão?

1º) Ninguém está predestinado a seguir esta ou aquela carreira. Então na escola aprendemos o elementar das diversas disciplinas a fim de estarmos áptos a decidir qual carreira seguir. Mesmo alguém decidido a seguir determinada carreira pode mudar de opinião ao longo de seus estudos, ou mesmo dar-se conta que certos conhecimentos que pareciam prescindíveis para a carreira que escolheu na verdade são bastante úteis.

2º) Cultura geral é bastante útil no exercício da liberdade de conciência e da cidadania. Por que um cirurgião precisa saber quem foi Napoleão? Pelo mesmo motivo que qualquer pessoa precisa saber qualquer coisa de História: compreender a seqüência de eventos que desencadearam a atual situação. No caso de Napoleão, a invasão da França sob seu regime a Portugal levou a família real portuguesa a transferir a corte para o Rio de Janeiro, o que desencadeou eventos que por fim culminaram na independência do Brasil.
Não é nenhum desperdício de vida ter cultura e conhecimentos gerais. Pelo contrário. Desperdício de vida é não ter conhecimento para entender a realidade a sua volta, formular elocubrações tolas para fazê-lo e, por fim, fazer papel ridículo na frente dos outros expondo suas elocubrações.



???

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #111 Online: 28 de Setembro de 2008, 02:31:16 »
Respeito sua opinião, meu caro Dante. Porem, descordo em muitos pontos. Nosso sistema de ensino não passa de uma questão de interesse comercial - quanto mais livros melhor e quanto mais tempo, melhor né!?

Tenho a minha proposta de sistema de ensino, em que se aprende o necessário. Nada além disso. Você vai aprender matemática, português, inglês, estudos sociais e serviços gerais (em que se aprende coisas úteis para o nosso dia a dia), ao longo de cinco anos. Esse é o aprendizado básico. O próximo passo seria um ano de "Profissões", onde se conheceria o básico das principais profissões, de modo que o aluno pudesse descobrir qual delas lhe seria mais interessante. Em seguida, viria a faculdade. Ninguem teria que aprender o que jamais utilizaria em sua vida prática, o que eu acho um absurdo desnecessário. Também tenho um sistema de governo, ao qual eu chamo de "SÓCIO-INTEGRALISMO". vAMOS PULAR ESSAS PARTES?
???

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #112 Online: 28 de Setembro de 2008, 02:59:14 »
Tenho a minha proposta de sistema de ensino, em que se aprende o necessário. Nada além disso. Você vai aprender matemática, português, inglês, estudos sociais e serviços gerais (em que se aprende coisas úteis para o nosso dia a dia), ao longo de cinco anos.
E assim todos viram analfabetos científicos.

Esse é o aprendizado básico. O próximo passo seria um ano de "Profissões", onde se conheceria o básico das principais profissões, de modo que o aluno pudesse descobrir qual delas lhe seria mais interessante.
Isto já existe e se chama "ensino profissionalizante".

Em seguida, viria a faculdade. Ninguem teria que aprender o que jamais utilizaria em sua vida prática, o que eu acho um absurdo desnecessário.
E eu acho um absurdo a concepção estritamente pragmatista de conhecimento.

Também tenho um sistema de governo, ao qual eu chamo de "SÓCIO-INTEGRALISMO". vAMOS PULAR ESSAS PARTES?
Que medo! :medo:

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #113 Online: 28 de Setembro de 2008, 03:09:03 »

Por que acha que eu penso diferente? Tudo quanto digo, não o faço sem um propósito específico. Para mim o Universo não é único no infinito; o espaço-tempo, bem como a própria matéria, não são exatamente como imaginamos que seja; princípio e fim, não passam de um conceito existente somente para efeito de referência e de cálculo; o "ovo cósmico" soa-me como piada; o nada, simplesmente não existe; a luz não é um limite intransponível; a vida não é uma exclusividade terrena; "buracos brancos" não existem; "túneis de minhoca" é uma ideia boa apenas para filmes; viagens no espaço-tempo é impossível a qualquer elemento físico; a gravidade é causada por uma força-energia contrária a matéria, existente por todo o infinito e que se entende como "vácuo"; energia e matéria escura são efeitos dessa "coisa"; existe um número infinito de universos por toda "existencialidade"; todas as partículas se formam de uma fonte comum, a qual eu chamo de "força-energia elementar"; se o universo teve um princípio, deverá ter um fim, o que contraria a lógica existencial; nem tudo é o que parece. Talvez vc não tenha lido todos os meus post e, em função disso, tenha me entendido mal. A questão que levantei e que respondeu-me com a autoridade de quem sabe o que diz, foi para textar um colega "menino prodígio" que parece-me ter exatamente o que eu preciso para levar minha teoria a frente - ele é teimoso ao extremo. Não procuro os que acreditam, mas os que não acreditam. Eu olho para uma folha e penetro nela (em pensamento). Quando eu chego nas partículas elementares, deparo-me com uma extranha realidade: elas não encerram a matéria, são apenas feito o "zero" - antes nós temos o "um negativo" e, depois, o "um positivo". Não existem extremos. A matéria, o espaço, o tempo, tudo isso é uma coisa só. Ao eliminar-se o tempo, elimina-se a matéria e o espaço. O mesmo ocorre com os outros dois. São inseparáveis.  Gostaria de poder dividir contigo a TEORIA HECTÔNICA. Eu não terei tempo nem a oportunidade de ve-la como um consenso. O lance da cueca... bem... De um modo ou outro, a questão levantada não foi devidamente solucionada. Até porque, caso alguem tivesse, de fato tal solução, tornar-se-ia imortal, se é que me entende.
???

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #114 Online: 28 de Setembro de 2008, 03:20:39 »
Tenho a minha proposta de sistema de ensino, em que se aprende o necessário. Nada além disso. Você vai aprender matemática, português, inglês, estudos sociais e serviços gerais (em que se aprende coisas úteis para o nosso dia a dia), ao longo de cinco anos.
E assim todos viram analfabetos científicos.

Esse é o aprendizado básico. O próximo passo seria um ano de "Profissões", onde se conheceria o básico das principais profissões, de modo que o aluno pudesse descobrir qual delas lhe seria mais interessante.
Isto já existe e se chama "ensino profissionalizante".

Em seguida, viria a faculdade. Ninguem teria que aprender o que jamais utilizaria em sua vida prática, o que eu acho um absurdo desnecessário.
E eu acho um absurdo a concepção estritamente pragmatista de conhecimento.

Também tenho um sistema de governo, ao qual eu chamo de "SÓCIO-INTEGRALISMO". vAMOS PULAR ESSAS PARTES?
Que medo! :medo:

Você parece-me um bom sujeito. Suas depreciações (se é que isso se escreve assim), não me agridem nem um pouco. Você tem talento. É extremamente cético. Só precisa de uma coizinha: investigar.

Qualquer tolice será sempre uma tolice até que alguem prove o contrário. Há milênios atrás, alguem resolvelu ver o que aconteceria se ele segurasse na parte apagada de um galho em chamas. Apesar de parecer-lhe uma tremenda burrice, sabendo o que acontecia quando aquela coisa brilhante e quente lhe encostava na pela, ele estava irredutível. Após um bom tempo olhando para aquele galho, ele finalmente o segurou e o empunhou. Quando apareceu diante dos demais com aquela tocha na mão, todos o temeram. Quantos benefícios o fogo nos propiciou? Aquele cara das cavernas era um verdadeiro "doido de pedra", porque, mesmo apesar das evidência contrárias, ele resolveu pagar pra ver.

Meu caro Dante, a moeda possui três lados.
???

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #115 Online: 28 de Setembro de 2008, 03:28:05 »

Você teima mesmo! Você tem sempre razão! Palmas pra ti, ganhou um trofél. Mais cuidado com as palavras. Teime, mas não agrida. Aprenda a ver além da visão.
???

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #116 Online: 28 de Setembro de 2008, 03:35:12 »
Deli
Acho que na correria esqueci de explicar melhor o porquê da "piada" BigBang (grandeExplosão). Na época em que a teoria estava sendo proposta haviam muitos dados experimentais (hoje em dia muito, muito mais) de que a parte vísivel daquilo que chamamos de universo, deveria ter passado por dois estágios:

1. estágio muito denso, muito quente e de dimensões reduzidas.
2. estágio de uma expansão absurdamente rápida.

O segundo estágio é conhecido por 'período de inflação', e embora não estejamos mais nele, aquilo que conhemos como universo continua se expandindo e aceleradamente.

As observações da Radiação Cósmica de Fundo com a precisão que o WMAP (um satélite planejado para esse fim) conseguiu obter só corroboram ainda mais a teoria. Para evitar futuras complicações você poderia parar de chamá-la de BigBang e passar a chamá-la de Teoria Inflacionária do Modelo de Lamâitre, Friedmann, Robertson e Walker (TILFRW). Assim ninguém mais fala em 'grande explosão' e a imaginação pouco treinada para de delirar à toa.

Bem vindo.

Uma coisa que não entendo muito bem é a resistência em usar o termo "explosão" para o BB. Ainda que o termo tenha sido proposto em tom jocoso , Lemaitre e outros se referiam ao evento como explosão.

A única diferença que vejo de uma explosão "tradicional" é que numa explosão tradicional não é o espaço a se expandir, apenas algo no espaço. Existe algo intrínsico ao conceito físico de "explosão" que faça com que não seja apropriado usar o termo a uma expansão "explosiva" do espaço?

E a inflação não veio só para contornar problemas com o BB sem inflação?

Deliram os que bebem e dormem. EU ESTOU BEM ACORDADO. Eu só disse meu primeiro nome e você já acha que conheceu meus tataravós! Sei o que digo. Não sou um tôlo, que diz coisas sem pé nem cabeça. Já estava preparado para os ataques múltiplos. Era exatamente o que eu procurava. Continue contribuindo, por favor.
???

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #117 Online: 28 de Setembro de 2008, 03:38:42 »
Eu acho que os físicos deste fórum deveriam se organizar e fazer montinho intelectual em todo quack (vide assinatura) que aparecer aqui :twisted:
Não foi a mina intenção promover conflitos multilaterais. Desculpe-me por isso. Não responderei mais aos ataques e me dedicarei ao que realmente interessa: mostrar o fundamento dessa minha proposta.
???

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #118 Online: 28 de Setembro de 2008, 03:47:04 »
Cuidado que ele é da mafia hein hauhauhauahuah

x . (x + 1) / 2

Eis a resposta. NÃO PRECISEI DE LIVRO.
Aliás, vc talvez conheça essa fórmula, por te ter sido ensinada. Eu aprendi sozinho. Se me deres qualquer questão que envolva a matemátima em esquema prático, talvez eu descubra a fórmula. Quantas inversões de quatro dígitos são possiveis em 1234567890? Também descobri sozinho. Eu somente não havia entendido o (...). Como já sabe ou, deve saber, eu não terminei meus estudos. Abandonei a escola já no segundo ano do segundo grau. Razões pessoais e políticas.
???

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #119 Online: 28 de Setembro de 2008, 03:58:47 »
Sabemos o que acontece quando um indivíduo de 1,5 m se atira de uma altitude de 150 m. Façamos de conta que existe uma máquina revolucionária de redução de partículas. Imaginemos agora, um cara de  1,5 mm, atirando-se de uma altitude de 150 mm.

Bláblábláblábláblá...

 No entanto, ela cairia bem mais lentamente, sob a sua perspectiva.

Cara, tudo o que você falou é bobagem. A física newtoniana permite com uma ótima margem de precisão calcular o instante que um corpo em queda livre atinge o solo.

Veja mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_livre

Por que um cozinheiro tem de aprender trigonometria? Por que um cirurgião tem de aprender sobre Napoleão?

1º) Ninguém está predestinado a seguir esta ou aquela carreira. Então na escola aprendemos o elementar das diversas disciplinas a fim de estarmos áptos a decidir qual carreira seguir. Mesmo alguém decidido a seguir determinada carreira pode mudar de opinião ao longo de seus estudos, ou mesmo dar-se conta que certos conhecimentos que pareciam prescindíveis para a carreira que escolheu na verdade são bastante úteis.

2º) Cultura geral é bastante útil no exercício da liberdade de conciência e da cidadania. Por que um cirurgião precisa saber quem foi Napoleão? Pelo mesmo motivo que qualquer pessoa precisa saber qualquer coisa de História: compreender a seqüência de eventos que desencadearam a atual situação. No caso de Napoleão, a invasão da França sob seu regime a Portugal levou a família real portuguesa a transferir a corte para o Rio de Janeiro, o que desencadeou eventos que por fim culminaram na independência do Brasil.
Não é nenhum desperdício de vida ter cultura e conhecimentos gerais. Pelo contrário. Desperdício de vida é não ter conhecimento para entender a realidade a sua volta, formular elocubrações tolas para fazê-lo e, por fim, fazer papel ridículo na frente dos outros expondo suas elocubrações.



Não entendeu o que eu quis dizer com o lance da "queda"? Não entendeu mesmo?
Desculpe-me, meu caro, mas você me desapontou! Eu queis dizer que se por um golpe de mágica, você ficasse do tamanho de uma formiguinha, não lhe seria muito difícil escalar uma parede; o tempo passaria mais lentamente; você ficaria mais forte e mais resistente e não morreria, no caso de cair da altura de uma caixa de fósforo, que, proporcionalmente, seria maior que a estátua da liberdade sob a sua ótica diminuta. Você não deve ter a mínima ideia do que estou dizendo, não é mesmo? Então você ainda tem muito que aprender.
???

Offline BRIAN FURY

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #120 Online: 28 de Setembro de 2008, 04:03:13 »
Entre um cara super inteligente e totalmente ignorante e um perfeito idiota intelectual, eu fico com a primeira alternativa. Alguns gênios, sequer conseguem laçar os cadaços ou trocar uma torneira.
???

Offline KBoltz

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #121 Online: 28 de Setembro de 2008, 05:05:45 »

Acho que na correria esqueci de explicar melhor o porquê da "piada" BigBang (grandeExplosão). Na época em que a teoria estava sendo proposta haviam muitos dados experimentais (hoje em dia muito, muito mais) de que a parte vísivel daquilo que chamamos de universo, deveria ter passado por dois estágios:

1. estágio muito denso, muito quente e de dimensões reduzidas.
2. estágio de uma expansão absurdamente rápida.

O segundo estágio é conhecido por 'período de inflação', e embora não estejamos mais nele, aquilo que conhemos como universo continua se expandindo e aceleradamente.

As observações da Radiação Cósmica de Fundo com a precisão que o WMAP (um satélite planejado para esse fim) conseguiu obter só corroboram ainda mais a teoria. Para evitar futuras complicações você poderia parar de chamá-la de BigBang e passar a chamá-la de Teoria Inflacionária do Modelo de Lamâitre, Friedmann, Robertson e Walker (TILFRW). Assim ninguém mais fala em 'grande explosão' e a imaginação pouco treinada para de delirar à toa.
Bem vindo.
muito obrigado,

Uma coisa que não entendo muito bem é a resistência em usar o termo "explosão" para o BB. Ainda que o termo tenha sido proposto em tom jocoso , Lemaitre e outros se referiam ao evento como explosão.

A única diferença que vejo de uma explosão "tradicional" é que numa explosão tradicional não é o espaço a se expandir, apenas algo no espaço. Existe algo intrínsico ao conceito físico de "explosão" que faça com que não seja apropriado usar o termo a uma expansão "explosiva" do espaço?
A resistência ao termo é justamente ser didática, sim. Físico falando com outro físico sobre "explosão" no contexto da TILFRW é uma coisa, leigo falando em explosão é outra. Como disse no tópico "apresentação", tenho participado ativamente na árdua e ingrata tarefa de divulgação da Ciência, e pude perceber que algumas pessoas se apegam à palavras e comumentemete lhes dão o significado que desejam. Esse processo é uma bola de neve que acaba afastando-as do conceito real, e só traz prejuízos. Quando você (pessoa genérica) sabe do que está falando, pode relaxar nos termos, mas se quisermos evitar fantasias prejudiciais, devemos prestar atenção nas analogias. A coisa mais comum de acontecer é o leigo tomar a analogia pelo fenômeno.

Algo bastante similar acontece por exemplo com o termo "teoria". Na maioria dos dicionários tanto alguns bons mais antigos como alguns recentes não tão bons, esclarecem que "teoria" seria uma "hipótese", algo como um "chute". Entretanto um modelo para ser tido como Teoria Científica, precisa antes de mais nada de extensa comprovação experimental. A esmagadora maioria de fundamentalistas teístas por exemplo, desqualificam o ensino de ciência em detrimento à por exemplo a Bíblia, pois "tudo o que a ciência ensina é apenas teoria", ou seja, na sua (deles) concepção de mundo presa à uma definição da palavra, tudo o que a ciência faria seria divulgar chutes que podem estar errados (em detrimento de suas doutrinas, onde tudo o dito é verdadeiro sendo pois a palavra do deus deles!). Veja você o que um mal entendido causa à pessoas que se apegam por demais aos significados convenientes das palavras.

E a inflação não veio só para contornar problemas com o BB sem inflação?
Cosmologia é uma ciência muito nova, e por assim dizer, engatinhamos pelos seus mistérios. Dados realmente eletrizantes têm aparecido na literatura somente nos últimos 20 anos. Dessa forma, uma "teoria de universo" (neologismo que tenho tentado melhorar; uso-a para designar o conjunto de teorias científicas que modelam o universo como o reconhecemos) é hoje uma bela duma colcha de retalhos, aliás como toda "boa" teoria científica em seu início.

O universo segundo as soluções de Friedmann para as equações de Einstein, utilizando a métrica de Robertson & Walker prevêm um universo plano e uniforme, que corrobora(va) algumas das observações da época de sua proposição. Entretanto a julgar pela expansão intrínseca do modelo, algum novos dados não se encaixam, entre eles a não estrita uniformidade da radiação cósmica de fundo, levando-se em conta a não estrita uniformidade da distribuição de matéria. Foi assim proposta a teoria da inflação (que na atualidade são várias a disputar o "cargo" de teoria mais confiável) para explicar esses correlacionamentos entre as temperaturas de vários pontos do universo.

Sem um período de inflação não teríamos como explicar que certas regiões do universo apresentam um equilíbrio termodinâmico entre si mesmo estando separadas de bilhões de anos luz; a teoria dá conta dessas uniformidade e não uniformidades ao apresentar como modelo que todo universo esteve em contato íntimo num certo período e então muito rapidamente se expandiu. A distribuição das não-uniformidades pelo universo visível se encaixa muito bem nessa parte do modelo.

Existem entretanto muitas outras partes e muitas teorias "competindo" entre si, tentando estabelecer como teriam sido as correlações enquanto agregado íntimo. Para essas partes entram em jogo regras de seleção quântica (pois as interações são dessa ordem de grandeza) e devido ao acúmulo de matéria, também da gravidade. Grandes desafios !

Então sim, a inflação foi proposta (e confirmada experimentalmente) como teoria adicional ao modelo LFRW, pois a expansão do universo nesse modelo não explicaria as uniformidades nem as não-uniformidades como as temos medido.

Editado para acertar as citações.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2008, 11:29:10 por SnowRaptor »
e o motivo Heisenberg estabelece: é que o 'a-dagger' sobe mas é o 'a' que desce !

Offline Luis Dantas

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #122 Online: 28 de Setembro de 2008, 05:32:56 »
Citar
Eu nem falei de trocar de curso no meio. Eu falei em terminar a graduação e fazer pós em outra área.
Também tem o caso de médicos, engenheiros e economistas se dedicarem à política.
Não é muito diferente. Continua a ser estranho alguém fazer determinado curso, e não seguir uma profissão do mesmo.

Muito pelo contrário, Foxes.

As áreas de conhecimento são tão interligadas hoje em dia que áreas novas (por exemplo, Engenharia Mecatrônica) são criadas porque se mostram necessárias.

Conhecimento é ferramenta de trabalho e pesquisa.  Estranho não é querer ter cultura, e sim achar que ela não tem utilidade.
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Offline Luis Dantas

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #123 Online: 28 de Setembro de 2008, 05:39:13 »
É óbvio que onde o ensino obriga todo mundo a aprender qualquer coisas, ninguém vai saber o que quer fazer. Você acha que aqui tem esse bando de gente que muda de curso porque? Me parece que simplesmente porque nunca souberam como realmente seria o mesmo, tinham espectativas bastante diferentes sobre essa profissão.

Aí que está a graça do ensinar um pouco de tudo, tudo fica no pouco. O que com certeza não ajuda na escolha da profissão, já que profissão a princípio é só uma, o que não é compatível com ensinar parcelas de coisas diferentes.

Putz.  Você não está mesmo dizendo que ter conhecimentos em várias áreas torna mais difícil escolher um rumo profissional, está?

Em uma escala de 0 a 10, a sabedoria dessa alegação deve estar lá por volta de 3 negativo.  Uma das consequências lógicas seria que o ensino público não deveria "insistir" em alfabetizar todos os alunos, pois sempre há mercado de trabalho para analfabetos...
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Offline Luis Dantas

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Re: Teoria Hectônica
« Resposta #124 Online: 28 de Setembro de 2008, 05:43:03 »
Entre um cara super inteligente e totalmente ignorante e um perfeito idiota intelectual, eu fico com a primeira alternativa. Alguns gênios, sequer conseguem laçar os cadarços ou trocar uma torneira.

Se fosse essa a questão... acontece porém que afirmações precisam de evidências para terem credibilidade.  E quanto mais ambiciosa a afirmação, mais convincente deve ser a evidência.  Se considerar um gênio incompreendido simplesmente não resolve nada.
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