Não refiro-me a conhecimento, mas a conhecimento desnecessário. Pra que se perder tanto tempo com algo do qual não se tirará nenhum proveito?
Existe algum meio de saber quais serão os conhecimentos necessários para uma pessoa ao longo de sua vida?
Quantas vezes ao longo de uma vida alguem utiliza regra de três?
Todas as vezes que precisar saber alguma proporção numérica.
Quantas vezes se utiliza a tabela periódica?
Toda vez que se quiser saber o número atômico ou outras propriedades de um elemento.
Devemos nos dedicarmos apenas ao fundamental.
E quem determina o que é fundamental?
O que você e o foxes estão sugerindo é:
Se quando o Joãozinho tiver 15 anos ele for hábil com exatas, só ensinar matérias de exatas para ele.
OK, então Joãozinho cresce e se torna engenheiro. Legal! E se um dia ele decidir se adentrar na carreira política? Ele terá que lidar com questões sociais, econômicas, ambientais etc. Se um dia ele decidir escrever um romance, todo o conhecimento geral que ele tem será útil para fazer uma obra mais rica e verossímil.
Não... mas Joãozinho recebeu uma educação pragmática e medíocre.
E a dona Maria, que só queria ser dona de casa? Um dia ela tem que preparar um prato especial para 7 pessoas, mas a receita diz os ingredientes necessários para 5 pessoas, como 200g de farinha. Não seria bom a dona Maria saber regra de três para calcular que 5 está para 200 assim como 7 está para 280? Ah... mas a Maria nunca demonstrou talento para exatas, então ninguém perdeu tempo explicando regra de três para ela.
O que você e o foxes esquecem é que
educação é para a vida.
Não aprendemos biologia porque vamos ser medicos ou biólogos. Aprendemos biologia porque somos seres vivos, estamos inseridos em um ecosistema e somos aparentados com todos os outros seres vivos por uma longa linhagem evolutiva.
Não aprendemos história e geografia porque vamos seguir carreira em humanas, mas porque estamos inseridos em uma estrutura social na qual somos agentes.
Muita gente tem curiosidade acerca de si próprio e a realidade que o cerca. O estudo também serve para satisfazer esta curiosidade. Quem não tem esta curiosidade é gente medíocre.
E que se f*d* gente medíocre! Não quer estudar?
Problema seu! A educação de gente que tem esta valorosa curiosidade não pode ser sacrificada pela indolência de gente medíocre.