Porque sempre tentam traçar uma linha direta entre download e crimes?
Como já falei anteriormente, o download ilegal não irá coibir a proliferação de MP3, pois ainda existem outras maneiras das músicas digitais serem distribuídas.
É notório que o consumidor mudou seus hábitos de lazer quando falamos de música.
Ninguem mais está disposto a pagar preços abusivos por um álbum (CD, que seja).
Eu me lembro muito bem que comprei CD`s a um bom tempo a trás que custavam 30 reais (hoje seriam na faixa de 50) por causa de uma ou duas músicas tocando no rádio.
As gravadoras podiam empurrar o CD da bandinha da moda ao preço que quisessem, afinal o consumidor não tinha opções.
Porém os tempos mudaram, primeiro chegou o gravador de CD.
As pesssoas passaram a ter uma opção: "Porque pagar 30 reais em um CD só porque ele tem a música da novela, seu eu posso pagar 10zão em um pirata. Mês que vem sequer vou ouvir o CD novamente..."
As gravadoras sentiram no bolso óbviamente e o inimigo mortal da vez era os CD´s piratas!
Propagandas comparando CD´s piratas e pirataria com crimes ediondos (que é um exagero sem tamanho).
Deu o óbvio, as vendas de CD continuaram despencando e as pessoas compravam oq era melhor para elas e oq ela consideravam um preço justo pela música.
Então veio os programas de compartilhamento.
As pessoas começaram a não comprar cd´s piratas (as vendas de Cd pirata estão caindo ano após ano), afinal por que pagar 10 reais em um CD pirata se eu posso conseguir a música da moda de graça?
Veja a diferença: você queria uma música e te empurravam 10 ou 15.
Agora se você quer uma música, você consegue somente ela.
Isto é uma consequencia da "Revolução Digital".
Os modelos antigos da industria fonográfica não funcionam:
1) Os consumidores não são obrigados a consumir oq as gravadoras querem, agora existem opções
2) Os consumidores não estão dispostos a pagar o preço que as gravadoras querem
3) Os consumidores não vão consumir unica e exclusivamente oq que eles querem consumir, sem ter uma "venda casada"
Oq que eu defendo não é abolir o copyright, mas sim flexibilizá-lo.
É extremamente importante os artistas terem a propriedade intelectual sobre as suas criações, principalmente para evitar plágios.
Porém eu acredito que tem que ser repensado a questão do copyright para os consumidores.
Eu não faço idéia de como o modelo deve ser, mas acredito que (com muita convicção) que a música digital não é o futuro, e sim já é a realidade (A iTunes Store é a maior varejista de música dos EUA, que são por sua vez o maior mercado musical do mundo. E a Itunes não tem sequer uma loja física)
Também acredito que as pessoas estão dispostas a pagar pelas suas músicas, porém não preços abusivos e sem ser obrigado a comprar 15 musicas por causa de uma.
Minha opinião é que se agarrar no copyright e repetir como um mantar: "Download ilegal é crime, criminoso tem que ser preso" não vai mudar absolutamente nada.
Esta atitude coíbe não só o diálogo entre consumidor - artista - gravadora, mas como também tem se mostrado altamente ineficaz.