Metatron, não considero comer carne como algo bárbaro. Pois somente seres humanos podem ser bárbaros, e omnivoria/carnivoria existem desde antes do ser humano.
É barbarismo desde que envolva o sofrimento de outros animais, desde que envolva o derramamento de sangue inocente e desde que envolva a morte de seres indefesos. Por que seres inteligentes e capazes têm que viver da morte de outros seres sensíveis à dor? Por que têm que devorar-lhes a carne morta?
Será que assim não nos comparamos aos devoradores de cadáveres?
Somos animais. Gostemos disso ou não. O fato de sermos humanos não nos faz sermos menos animais, menos primatas, menos seres vivos - pelo contrário, somente corrobora.
Há animais na Natureza que não vivem dos despojos de outros animais, quais são os cavalos, os elefantes, os orangotangos entre outros...
E omnívoros - com direito a um intestino longo (coisa de herbívoro), um apêndice atrofiado (coisa de carnívoro), e uma capacidade digestiva assustadora (conseguimos até metabolizar teobromina, que mataria um cachorro ou um gato, pô).
Se somos omnívoros, não temos a possibilidade de eliminar este lado ruim da alimentação? Em outras palavras, não podemos escolher viver como herbívoros? Eu escolhi, e estou indo bem.
Aliás, tenho uma hipótese. Ou melhor - só um palpite.
Sistema nervoso central é extremamente custoso, ao ponto de muitos animais ainda se virarem muito bem sem um. O cérebro é fresco com energia, somente aceita na forma de glicose, e para seu crescimento exige quantidades gigantescas de proteínas.
Na natureza, onde toda e qualquer desvantagem (ainda que mínima) acaba sendo "punida" (entre MUITAS aspas!), o que nos permitiu o luxo de evoluirmos cérebros gigantescos? Se a energia necessária para colocá-los em funcionamento é tão grande, como ela não sofreu pressões seletivas a ponto de cérebros menores terem vantagens?
Você está associando o volume cerebral e a inteligência humana ao consumo de carne, no entanto, temos na Natureza animais herbívoros muito inteligentes (assim como temos animais carnívoros não tão inteligentes).
A evolução do Homo Sapiens é um capítulo à parte, algo que foge à nossa compreensão...
Agora, olhe outro lado com cérebros grandes: golfinhos. Olhe para a alimentação deles e olhe para a nossa - cheia de proteínas... vindas da carne. Olhe predadores carnívoros e omnívoros, e compare-os com herbívoros do mesmo tamanho.
Tenho o palpite que, se não fôssemos omnívoros, seríamos imbecis e com cérebros consideravelmente menores.
Discordo. Talvez até mesmo, o contrário. Se não nos alimentássemos de carne morta, poderíamos estar num estágio de inteligência e sensibilidade muito superiores ao atual. Talvez a opção carnívora tenha nos causado um estrago sem precedentes. Talvez.
Isso não quer dizer que eu considere vegetarianos como errados - como eu disse, é opção pessoal de cada um. E hoje em dia, conhecemos o que é nutrição, e fontes de proteína vegetal razoáveis.
Mas... pessoalmente, me sinto bastante contente comendo carne e vegetais.
Eu também me sentia assim, até o dia em que percebi que estava trilhando um caminho errado, de sofrimento e de derramamento de sangue de outros seres sensíveis.
E ainda que eu considerasse comer carne um barbarismo, haveriam barbarismos piores aos quais eu gostaria de combater antes de tudo.
Eu penso que a violência dos homens começa na mesa. Como eu posso querer acabar com as guerras, com as lutas desiguais, com as diferenças sociais, com a miséria e etc. se eu promovo o sofrimento e o derramamento de sangue de seres sensíveis como eu mesmo na hora de me alimentar? Não lhe soa incoerente?
Ah, me desculpe! Acho que estou pegando pesado demais...