Autor Tópico: O homo sapiens é superior? [CENAS FORTES]  (Lida 16173 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: O homo sapiens é superior? [CENAS FORTES]
« Resposta #50 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:44:01 »
Ilovefoxes e uiliníli quando se apossam dessas afirmações contraditórias, esquecem do sentido da palavra: empatia. E também a tamanha diferença entre matar um inseto para proporcionar um benefício que seja para o homem, como por exemplo a questão de higiênie; do que o prazer tênuo de de torturar um animal como uma raposa, para tirar a pele enquanto o animal está vivo para ter um melhor casaco.
É evidente que são coisas diferente, o problema está no prazer que o homo sapiens possui por ter tanta liberdade para fazer o que quer com os animais. O modo que são confinados os animais para abate é desumo, e depois no final das contas eles estão apenas nos servindo.
Vocês já repararam que um boi, um cachorro conseguem interagir com o meio bem mais fácil que uma formiga ou inseto que invade uma plantação? Já verificaram que um golfinho possui mais terminações  nervosas e um sistema nervoso mais complexo que uma mosca?
Mas mesmo assim um tigre não mata um veado para ficar desfilando com a carcaça, e sim para comer.
O homem é o único que possui um tesão imenso em ficar utilizando dos outros animais para impor essa superioridade, como animais em circo, em touradas, rodeios, pescaria... tudo só por questão de prazer do homem.
Aff

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #51 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:45:14 »
Então, se esquimós necessitam de carne para viver, por viverem numa região inóspita, isto não quer dizer que nós, que vivemos por aqui também necessitemos. A necessidade dos esquimós não é desculpa para que promovamos a carnificina, ou é?

Não é. Mas também é necessário entender que a não utilização de proteína animal simplesmente seria utópica. Voce é contra comer-se peixes, por ex?
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #52 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:21:06 »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 24 de Novembro de 2008, 22:16:11 »
Ilovefoxes e uiliníli quando se apossam dessas afirmações contraditórias, esquecem do sentido da palavra: empatia. E também a tamanha diferença entre matar um inseto para proporcionar um benefício que seja para o homem, como por exemplo a questão de higiênie; do que o prazer tênuo de de torturar um animal como uma raposa, para tirar a pele enquanto o animal está vivo para ter um melhor casaco.
É evidente que são coisas diferente, o problema está no prazer que o homo sapiens possui por ter tanta liberdade para fazer o que quer com os animais. O modo que são confinados os animais para abate é desumo, e depois no final das contas eles estão apenas nos servindo.
Vocês já repararam que um boi, um cachorro conseguem interagir com o meio bem mais fácil que uma formiga ou inseto que invade uma plantação? Já verificaram que um golfinho possui mais terminações  nervosas e um sistema nervoso mais complexo que uma mosca?
Mas mesmo assim um tigre não mata um veado para ficar desfilando com a carcaça, e sim para comer.
O homem é o único que possui um tesão imenso em ficar utilizando dos outros animais para impor essa superioridade, como animais em circo, em touradas, rodeios, pescaria... tudo só por questão de prazer do homem.
Aff

Comentário típico de quem não tem nada para postar como réplica.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #54 Online: 25 de Novembro de 2008, 00:15:47 »
Se o homem comendo carne já faz uma carnificina, a carnificina maior seria se a humanidade  virasse vegetariana. Os animais domésticos para o abate não poderiam ser soltos na natureza, eles não são mais adequados para a sobrevivência (exceto os porcos) e se encontram em número excessivo. Além disso, os animais domésticos normalmente são alienígenas e fariam uma rapinagem no meio ambiente.
Imagine 160 ou 170 milhões de cabeças de gado do Brasil, soltos. Eles teriam de ser sacrificados.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #55 Online: 25 de Novembro de 2008, 00:19:40 »
Metatron, não considero comer carne como algo bárbaro. Pois somente seres humanos podem ser bárbaros, e omnivoria/carnivoria existem desde antes do ser humano.

Somos animais. Gostemos disso ou não. O fato de sermos humanos não nos faz sermos menos animais, menos primatas, menos seres vivos - pelo contrário, somente corrobora.

E omnívoros - com direito a um intestino longo (coisa de herbívoro), um apêndice atrofiado (coisa de carnívoro), e uma capacidade digestiva assustadora (conseguimos até metabolizar teobromina, que mataria um cachorro ou um gato, pô).

Aliás, tenho uma hipótese. Ou melhor - só um palpite.

Sistema nervoso central é extremamente custoso, ao ponto de muitos animais ainda se virarem muito bem sem um. O cérebro é fresco com energia, somente aceita na forma de glicose, e para seu crescimento exige quantidades gigantescas de proteínas.

Na natureza, onde toda e qualquer desvantagem (ainda que mínima) acaba sendo "punida" (entre MUITAS aspas!), o que nos permitiu o luxo de evoluirmos cérebros gigantescos? Se a energia necessária para colocá-los em funcionamento é tão grande, como ela não sofreu pressões seletivas a ponto de cérebros menores terem vantagens?

Agora, olhe outro clado com cérebros grandes: golfinhos. Olhe para a alimentação deles e olhe para a nossa - cheia de proteínas... vindas da carne. Olhe predadores carnívoros e omnívoros, e compare-os com herbívoros do mesmo tamanho.

Tenho o palpite que, se não fôssemos omnívoros, seríamos imbecis e com cérebros consideravelmente menores.

Isso não quer dizer que eu considere vegetarianos como errados - como eu disse, é opção pessoal de cada um. E hoje em dia, conhecemos o que é nutrição, e fontes de proteína vegetal razoáveis.

Mas... pessoalmente, me sinto bastante contente comendo carne e vegetais.

E ainda que eu considerasse comer carne um barbarismo, haveriam barbarismos piores aos quais eu gostaria de combater antes de tudo.
Latebra optima insania est.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 25 de Novembro de 2008, 02:13:12 »
E omnívoros - com direito a um intestino longo (coisa de herbívoro), um apêndice atrofiado (coisa de carnívoro), e uma capacidade digestiva assustadora (conseguimos até metabolizar teobromina, que mataria um cachorro ou um gato, pô).
Na verdade nosso intestino não é tão longo assim quanto o dos herbívoros. Ele está em um meio termo entre o dos herbívoros e o dos carnívoros, ou seja, é um intestino típico de onívoros.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #57 Online: 25 de Novembro de 2008, 03:13:37 »
Na verdade nosso intestino não é tão longo assim quanto o dos herbívoros. Ele está em um meio termo entre o dos herbívoros e o dos carnívoros, ou seja, é um intestino típico de onívoros.
Ops, falha nossa!
Obrigado pela correção!
Latebra optima insania est.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #58 Online: 25 de Novembro de 2008, 04:49:47 »
Aff
Comentário típico de quem não tem nada para postar como réplica.
Não, foi pela tosquisse...

Empatia é a pior coisa que o ser humano faz pelo reino animal, se você observar a média das pessoas, vai perceber que empatia serve como uma discriminação. Impede que machuquem um cão branquinho fofinho, mas não estão nem aí para um cachorro vira-lata sarnento que foi atropelado...

Segundo que eu já respondi o que eu acho sobre essa discriminação dos insetos:
- O homem não tem mais direitos que os outros animais.
- Mas ele não é mais inteligente?
- Isso não quer dizer nada, não podem sair fazendo experimentos com macacos...
- Mas você não pisa em baratas?
- Mas baratas são menos inteligentes que macacos...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #59 Online: 25 de Novembro de 2008, 09:30:09 »
Não é. Mas também é necessário entender que a não utilização de proteína animal simplesmente seria utópica. Voce é contra comer-se peixes, por ex?

Desde meados de 1994 que eu não como nada de origem animal (aves, peixes e frutos do mar inclusive), exceto leite e ovos. Sou o que chamam Ovolactovegetariano.

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #60 Online: 25 de Novembro de 2008, 09:35:05 »
Se o homem comendo carne já faz uma carnificina, a carnificina maior seria se a humanidade  virasse vegetariana. Os animais domésticos para o abate não poderiam ser soltos na natureza, eles não são mais adequados para a sobrevivência (exceto os porcos) e se encontram em número excessivo. Além disso, os animais domésticos normalmente são alienígenas e fariam uma rapinagem no meio ambiente.
Imagine 160 ou 170 milhões de cabeças de gado do Brasil, soltos. Eles teriam de ser sacrificados.

Se a humanidade se tornasse vegetairana, isto se daria gradativamente, não seria da noite para o dia. Enquanto a transformação se desse lentamente, dever-se-ia diminuir o número de cabeças de gado, evitando-se a procriação.

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #61 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:10:36 »
Metatron, não considero comer carne como algo bárbaro. Pois somente seres humanos podem ser bárbaros, e omnivoria/carnivoria existem desde antes do ser humano.

É barbarismo desde que envolva o sofrimento de outros animais, desde que envolva o derramamento de sangue inocente e desde que envolva a morte de seres indefesos. Por que seres inteligentes e capazes têm que viver da morte de outros seres sensíveis à dor? Por que têm que devorar-lhes a carne morta?

Será que assim não nos comparamos aos devoradores de cadáveres?

Somos animais. Gostemos disso ou não. O fato de sermos humanos não nos faz sermos menos animais, menos primatas, menos seres vivos - pelo contrário, somente corrobora.

Há animais na Natureza que não vivem dos despojos de outros animais, quais são os cavalos, os elefantes, os orangotangos entre outros...

Se somos omnívoros, não temos a possibilidade de eliminar este lado ruim da alimentação? Em outras palavras, não podemos escolher viver como herbívoros? Eu escolhi, e estou indo bem.

Aliás, tenho uma hipótese. Ou melhor - só um palpite.

Sistema nervoso central é extremamente custoso, ao ponto de muitos animais ainda se virarem muito bem sem um. O cérebro é fresco com energia, somente aceita na forma de glicose, e para seu crescimento exige quantidades gigantescas de proteínas.

Na natureza, onde toda e qualquer desvantagem (ainda que mínima) acaba sendo "punida" (entre MUITAS aspas!), o que nos permitiu o luxo de evoluirmos cérebros gigantescos? Se a energia necessária para colocá-los em funcionamento é tão grande, como ela não sofreu pressões seletivas a ponto de cérebros menores terem vantagens?

Você está associando o volume cerebral e a inteligência humana ao consumo de carne, no entanto, temos na Natureza animais herbívoros muito inteligentes (assim como temos animais carnívoros não tão inteligentes).

A evolução do Homo Sapiens é um capítulo à parte, algo que foge à nossa compreensão...

Agora, olhe outro lado com cérebros grandes: golfinhos. Olhe para a alimentação deles e olhe para a nossa - cheia de proteínas... vindas da carne. Olhe predadores carnívoros e omnívoros, e compare-os com herbívoros do mesmo tamanho.

Tenho o palpite que, se não fôssemos omnívoros, seríamos imbecis e com cérebros consideravelmente menores.

Discordo. Talvez até mesmo, o contrário. Se não nos alimentássemos de carne morta, poderíamos estar num estágio de inteligência e sensibilidade muito superiores ao atual. Talvez a opção carnívora tenha nos causado um estrago sem precedentes. Talvez.

Isso não quer dizer que eu considere vegetarianos como errados - como eu disse, é opção pessoal de cada um. E hoje em dia, conhecemos o que é nutrição, e fontes de proteína vegetal razoáveis.

Mas... pessoalmente, me sinto bastante contente comendo carne e vegetais.

Eu também me sentia assim, até o dia em que percebi que estava trilhando um caminho errado, de sofrimento e de derramamento de sangue de outros seres sensíveis.

E ainda que eu considerasse comer carne um barbarismo, haveriam barbarismos piores aos quais eu gostaria de combater antes de tudo.

Eu penso que a violência dos homens começa na mesa. Como eu posso querer acabar com as guerras, com as lutas desiguais, com as diferenças sociais, com a miséria e etc. se eu promovo o sofrimento e o derramamento de sangue de seres sensíveis como eu mesmo na hora de me alimentar? Não lhe soa incoerente?

Ah, me desculpe! Acho que estou pegando pesado demais...

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #62 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:28:05 »
Concordo com Metatron quanto a crueldade com que abatemos os animais. Poderia ser feito com menos ou nenhuma crueldade. Agora, também acho que um porco é bacon que ainda não foi defumado.
   E entre alimentar a raça humana e deixar as vacas pastando...
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #63 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:30:54 »
Declive escorregadiiiioooooooo
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #64 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:33:08 »
Fácil falar pra quem tem cartão de crédito e supermercado com barrinhas de cereal. Difícil é morar no sertão e comer até calango!

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #65 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:33:24 »
Concordo com Metatron quanto a crueldade com que abatemos os animais. Poderia ser feito com menos ou nenhuma crueldade.

Com ou sem crueldade há o abate, o que por si só já é uma crueldade.

Agora, também acho que um porco é bacon que ainda não foi defumado.

Sem comentários...

E entre alimentar a raça humana e deixar as vacas pastando...

Mas, Lord! O quanto de água e grãos é necessário para se alimentar o gado de corte? Daria para alimentar muito mais famintos e sedentos do que o 'suculento' bife que vai à mesa de uns poucos...

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #66 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:38:10 »

Mas, Lord! O quanto de água e grãos é necessário para se alimentar o gado de corte? Daria para alimentar muito mais famintos e sedentos do que o 'suculento' bife que vai à mesa de uns poucos...

Voce dispõe dos estudos que corroborem esta afirmação? Podia postar para nós, por favor?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:58:31 »
Não é que os achemos sujos e transmissores de doenças. Eles SÃO sujos e transmissores de doenças.

A questão é: Se o homem pode se alimentar SEM o recurso da carne animal, e eu acredito que na maioria dos casos pode, então para quê continuar com a matança?

Há contovérsias. Para se alimentar sem carne animal é preciso fazer um monte de malabarismos nutricionais para compensar o déficit de proteínas que um simples bife é capaz de nos suprir. A dieta vegetariana também é perigosíssima para crianças em fase de crescimento.

De novo? Eu não vou matar a lombriga para comê-la, nem por prazer, mas sim para preservar a minha vida.

A lombriga não vai matar você. Só se forem muitas, mas na maioria dos casos elas nem mesmo causam sintomas, ou causam sintomas leves, por isso matar lombriga não é legítima defesa :lol:

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #68 Online: 25 de Novembro de 2008, 11:23:59 »
   Voce dispõe dos estudos que corroborem esta afirmação? Podia postar para nós, por favor?

O consumo de grãos pelo rebanho animal está aumentando duas vez mais rapidamente do que o consumo de grãos pelas pessoas. 

Quantidade de soja cultivada nos Estados Unidos consumida pelo gado: 90%   

Quantidade de milho cultivado nos Estados Unidos consumido pelo gado: 80% 

Quantidade de milho cultivado no Brasil consumido pelos animais de criação: 90%   

Quantidade total de grãos produzidos nos Estados Unidos consumidos pelo gado: 70%   

Quantidade de grãos exportados pelos Estados Unidos consumidos pelo gado: 66% 

Quantidade da colheita mundial de grãos consumidos pelo gado durante os anos oitenta: Metade 

(Dados de 1992, fonte: Our Food Our World – The Realities of an Animal-Based Diet, EarthSave Foundation)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #69 Online: 25 de Novembro de 2008, 11:39:23 »

O consumo de grãos pelo rebanho animal está aumentando duas vez mais rapidamente do que o consumo de grãos pelas pessoas. 

Quantidade de soja cultivada nos Estados Unidos consumida pelo gado: 90%  

Quantidade de milho cultivado nos Estados Unidos consumido pelo gado: 80% 

Quantidade de milho cultivado no Brasil consumido pelos animais de criação: 90%  

Quantidade total de grãos produzidos nos Estados Unidos consumidos pelo gado: 70%  

Quantidade de grãos exportados pelos Estados Unidos consumidos pelo gado: 66% 

Quantidade da colheita mundial de grãos consumidos pelo gado durante os anos oitenta: Metade 

(Dados de 1992, fonte: Our Food Our World – The Realities of an Animal-Based Diet, EarthSave Foundation)

Se é assim, voce tem razão.

Agora, como mudar - na pratica- esta realidade?

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #70 Online: 25 de Novembro de 2008, 11:57:34 »
Eu fiz a minha parte: me tornei vegetariano...

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #71 Online: 25 de Novembro de 2008, 12:12:21 »

Mas há de concordar que mudança de hábitos alimentares é custosa. Imaginemos uma colônia de pescadores... Como substituir o peixe, por ex?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #72 Online: 25 de Novembro de 2008, 13:10:48 »

Mas há de concordar que mudança de hábitos alimentares é custosa. Imaginemos uma colônia de pescadores... Como substituir o peixe, por ex?

Mas o peixe não come milho ou soja... Poderia ser com base em outro fundamento, mas não aquele que os animais consomem boa parte da produção de alimentos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #73 Online: 25 de Novembro de 2008, 13:14:57 »
Nós somos onívoros... e a carne é importante na nossa alimentação, não tem como escapar...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #74 Online: 25 de Novembro de 2008, 13:37:20 »
14 anos sem carne, e vivendo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!