E toda a população mundial tem um bom padrão de vida e podem suprir os nutrientes de forma artificial...certo? E todo mundo tem a saúde perfeita e doenças não existem, né? E morte por desnutrição é uma coisa que também é mito...
As proteínas animais são diferentes das proteínas vegetais. Ambos os tipos de proteínas podem satisfazer nossas necessidades. Os alimentos vegetais são menos ricos em proteínas; do ponto de vista protéico, as proteínas animais são muito mais nutritivas que as vegetais. E, de fato, é necessário diversificar a alimentação vegetariana.
Os vegetarianos precisam ter cuidados em relação à proteína.
Mas é necessário lembrar que não é só de proteína que vive o homem; mas também de fibras, ferro e ácido fólico, por exemplo, que são nutrientes que faltam na dieta onívora (incluindo carne). Desta maneira, há o que se preocupar em termos de falta de nutrientes, nas duas dietas.
Os onívoros também precisam diversificar sua alimentação.
E pelo visto não há só problemas de falta; também há problemas de excesso, excesso que os onívoros normalmente fazem de proteínas e gorduras. A população em geral está bem consciente do problema das gorduras, colesterol alto... Mas não em relação ao problema do excesso de proteínas.
Em dezembro de 2006, saiu no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, o trabalho dos pesquisadores Luigi Fontana, entre outros, da Universidade de Washington, alertando para os riscos do excesso de proteína na alimentação. Segundo eles, uma dieta hiperprotéica pode contribuir para o aumento de hormônios como IGF-I, ligado ao desenvolvimento de câncer, principalmente de mama, próstata e cólon. Leia detalhes aqui:
http://www.ajcn.org/O vegetarianismo é difícil principalmente por ser uma mudança de hábitos, e por ser uma dieta à qual as pessoas em geral não estão muito acostumadas. Pais vegetarianos que já conheçam bem o que é necessário numa dieta vegetariana vão poder alimentar e nutrir adequadamente seus filhos. O importante é buscar informações, assim como pais onívoros também vão buscar se informar para que seus filhos cresçam saudáveis.
Portanto, o problema não está exatamente na obtenção de proteínas e nutrientes, haja visto que ambas as dietas apresentam as mesmas dificuldades.