Autor Tópico: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos  (Lida 27239 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos
« Resposta #200 Online: 29 de Novembro de 2008, 15:42:38 »
Defina "erros em video games".
Seriam coisas sem sentido na trama? Seriam personagens que desaparecem de repente e não voltam mais?
Seriam travamentos? Seriam pontos que diminuem sem motivo?
E explique como é possível comparar um jogo criado por humanos para que outros humanos se divirtam a um tal de "plano de salvação", que é tão importante que nos deveria chegar em palavras claras e sem erros.
Ou será que o seu deus de bosta nos criou propositalmente falíveis porque ele queria que errássemos?

Um "Game Sem erros" ou melhor, sem a "Programação sistemática de erros" não presta. Ainda ontem, meu filho jogava um Game onde um acidente deixava o carro todo amassado. Essas danificações na imagem do automóvel foram programados para acontecerem. "Bater o carro" em um Game é um erro programado.
Existem games antigos onde os automóveis capotam mas nada acontece. Se por acaso não houvesse a programação do "Erro" nos Games, não haveria vencedor. Como eu disse, é preciso o "Erro para existir o Acerto", ou a luz, para existir a escuridão. Lembra que eu falei isso?
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #201 Online: 29 de Novembro de 2008, 15:45:00 »
Você quer debater as contradições da Bíblia, mas quer antes que aceitemos que elas são erros necessários?
Que faz parte da perfeição da Bíblia ser contraditória?
Pare amigo...! Leia ao menos o post primario.
Deveriamos debater sobre a "Mensagem central da Bíblia". Não vim aqui para debater acerca das contradições da Bíblia... já tentei isso outra época e virou um furdunço que ninguem consegue entender nada. Esse negócio de "erros necessários" foi um tema proposto por um de vocês... e~u não queria entrar nessa questão.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 29 de Novembro de 2008, 19:00:33 »
Deveriamos debater sobre a "Mensagem central da Bíblia". Não vim aqui para debater acerca das contradições da Bíblia... já tentei isso outra época e virou um furdunço que ninguem consegue entender nada. Esse negócio de "erros necessários" foi um tema proposto por um de vocês... e~u não queria entrar nessa questão.

Se não foi para isto então veio fazer proselitismo ou então se arrependeu de ter vindo, haja visto que o próprio título do post sugere justamente esta discussão. Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos.

Você parece ser muito volúvel... se contradiz a cada momento.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #203 Online: 29 de Novembro de 2008, 23:57:06 »
Existia um tempo em que eu tinha paciência pra isso. Agora se as pessoas querem acreditar que a bíblia é perfeita proque não é perfeita, eu nem tento mais argumentar.
Fico impressionado...
Você realmente não me entende quando digo que a Bíblia "Não é perfeita" no sentido ortográfico, histórico, genealógico, etc... etc...?
Mas ao mesmo tempo ela é perfeita porque cumpre o seu papel de nos mostrar tudo que aconteceu no passado com o povo de Deus.

Entenda que "Acreditar nisso" ou "Deixar de acreditar" não é a questão aqui...!

Você consegue entender o que eu disse? Meu Deus!

Isso não faz o menor sentido. É tão válido quanto eu falar que o malleus maleficarum não é perfeito em vários aspectos mas é perfeito quando escreve a palavra MALEFICARUM. Ele cumpre seu papel em escrever esta palavra sem erros ortográficos.

E se a bíblia é tão boa em nos mostrar a história de seu povo, poderia me dizer como Judas morreu?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #204 Online: 30 de Novembro de 2008, 00:08:21 »
Um "Game Sem erros" ou melhor, sem a "Programação sistemática de erros" não presta. Ainda ontem, meu filho jogava um Game onde um acidente deixava o carro todo amassado. Essas danificações na imagem do automóvel foram programados para acontecerem. "Bater o carro" em um Game é um erro programado.

Não.  É uma situação prevista que por acaso representa o que na vida real seria uma situação indesejável.

Erro seria se, por exemplo, o carro mudasse de um fusca para uma kombi sem motivo aparente, e sem que fosse essa a intenção dos programadores que codificaram o jogo.  Esse tipo de coisa acontece, mas não é desejada nem intencional.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #205 Online: 30 de Novembro de 2008, 02:19:35 »
Hummm conversa estranha... a bíblia precisa de erros para ser perfeita... muito duplipensar pro meu gosto.
Tipo, não tem problema Deus mandar o povo comer merda, porque eu interpreto como metáfora, mas quando diz que criou o mundo em sete dias, entendo como real. isso?
« Última modificação: 30 de Novembro de 2008, 02:22:30 por Zeichner »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #206 Online: 30 de Novembro de 2008, 02:29:01 »
Também tenho uma péssima notícia... dizer que  "Erros são atributos da perfeição" tem tanta lógica quanto dizer que "Xingamentos são atributos do respeito".
Video Games para serem perfetos precisam ter erros... Refute isso por favor.
Defina "erros em video games".
Seriam coisas sem sentido na trama? Seriam personagens que desaparecem de repente e não voltam mais?
Seriam travamentos? Seriam pontos que diminuem sem motivo?

E explique como é possível comparar um jogo criado por humanos para que outros humanos se divirtam a um tal de "plano de salvação", que é tão importante que nos deveria chegar em palavras claras e sem erros.

Ou será que o seu deus de bosta nos criou propositalmente falíveis porque ele queria que errássemos?

A única forma que vejo da alegação do Jetro fazer sentido seria supondo que Deus existe, mas quer mostrar a quem nele crê que é tolice ser literalista.

Até que não seria má conclusão.  Arbitrária, mas nada má.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 30 de Novembro de 2008, 10:54:51 »
BÍBLIA:
Se nós não fosse-mos expostos aos erros e acertos, ou as coisas boas e coisas ruins, como saberíamos se fomos vencedores ou não? As provas de escolares, ou de vestibulares, existem mais sugestões erradas do que corretas a fim de que o "Calouro" opte pela alternativa que achar certa e após isso, será julgado.

O que você espera da Bíblia, seria como se ela fosse uma "Prova somente com alternativas corretas".

Entendeu agora?
Não. Há uma diferença entre um game onde os jogadores podem cometer erros e um game que, em si, contém erros que levam a situações absurdas ou que simplesmente trava.

Isto me lembra aquele velho texto crentelho que diz que "A Bíblia está cheia de erros sim!!! Adão errou quando comeu da fruta proibida! Caim errou quando matou Abel!"
Etc. Etc. Só faltou escrever tudo em maiúsculas.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 30 de Novembro de 2008, 10:59:28 »
Você realmente não me entende quando digo que a Bíblia "Não é perfeita" no sentido ortográfico, histórico, genealógico, etc... etc...?
Mas ao mesmo tempo ela é perfeita porque cumpre o seu papel de nos mostrar tudo que aconteceu no passado com o povo de Deus.

Se eu não acredito que alguma coisa na Bíblia seja verdadeira, ela só terá valor como fonte de pesquisa sobre lendas e povos antigos.
Terá o mesmo valor que o Gita, o Livro dos Mortos egípcio e a mitologia grega.

Por outro lado, isto não importa neste tópico, em que o assunto são as contradições.
E as contradições apontadas têm que ser explicadas sem se apelar para "deve ter sido assim" ou "pode ter acontecido tal coisa".

Mesmo que você seja crente, aqui você tem que considerar a Bíblia como um livro de ficção qualquer e tentar mostrar que o enredo não tem furos.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2008, 11:03:59 por Fernando Silva »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 30 de Novembro de 2008, 11:05:39 »
Você quer debater as contradições da Bíblia, mas quer antes que aceitemos que elas são erros necessários?
Então o título do tópico está errado.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #210 Online: 30 de Novembro de 2008, 12:21:36 »

...Ou o objetivo é "peculiar" demais para ser alcançado...
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #211 Online: 30 de Novembro de 2008, 16:06:54 »
Uma coisa tenho que aceitar. A bíblia como instrumento de manipulação ideológica é perfeita, porque apresenta tantas contradições entre si, entre suas partes, entre sua própria pregação, que só com o duplipensar para aceitar isso com seriedade. Segundo, como isso vai contra a lógica, acaba o indivíduo aceitando que não consegue compreender algo, onde vem os sacerdotes dando sua interpretação das escrituras. Como tudo o que eu digo se contradiz depois, é fácil eu falar o que eu quiser, escrever o que eu quiser, porque sempre vai ter uma citação me apoiando.
Neste casos, os erros são necessários para a Bíblia

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #212 Online: 01 de Dezembro de 2008, 07:50:50 »
Se não foi para isto então veio fazer proselitismo ou então se arrependeu de ter vindo, haja visto que o próprio título do post sugere justamente esta discussão. Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos.
O Título do meu tópico é uma cópia do que vim criticar. O complemento "Dos Leigos" é o que vim apontar. Digo "Leigos" porque observam na Bíblia só o que querem ver e a mensagem principal, deixam de lado.

Você parece ser muito volúvel... se contradiz a cada momento.
...isso é a sua imaginação buscando alças para refutação meu amigo. Estou seguro desde o primeiro post. Qualquer um que ler desde o inicio verá isso.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #213 Online: 01 de Dezembro de 2008, 07:54:36 »
Isso não faz o menor sentido. É tão válido quanto eu falar que o malleus maleficarum não é perfeito em vários aspectos mas é perfeito quando escreve a palavra MALEFICARUM. Ele cumpre seu papel em escrever esta palavra sem erros ortográficos.
Numa visão simplista, mas muito simplista, é isso mesmo. Proporcionalmente a quantidade de palavras que vc utilizou.

E se a bíblia é tão boa em nos mostrar a história de seu povo, poderia me dizer como Judas morreu?
Não. Não me interessa. Isso é discutir sobre a moldura de um quadro. E está fora de tópico. Porque o Tópico aqui foca para a mensagem principal da Biblia e Judas não está nela.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #214 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:07:51 »
Não.  É uma situação prevista que por acaso representa o que na vida real seria uma situação indesejável.
Erro seria se, por exemplo, o carro mudasse de um fusca para uma kombi sem motivo aparente, e sem que fosse essa a intenção dos programadores que codificaram o jogo.  Esse tipo de coisa acontece, mas não é desejada nem intencional.
Você citou dois tipos de "erros" e é justamente isso que venho tentando dizer ha muitos posts atrás. Observe que tudo começou porque eu falei que "Erros podem fazer parte de planos perfeitos".

Ou seja: Na ótica do "Jogador", bater o carro foi um erro! Entendeu? 

O que estão fazendo com a Bìbila, seria como dizer que "O game não presta porque o carro amassa quando agente perde o controle".

É isso que estou dizendo e que vocês não conseguem compreender e é por isso que eu fico perplexo!!!

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #215 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:14:17 »
Hummm conversa estranha... a bíblia precisa de erros para ser perfeita... muito duplipensar pro meu gosto.
Tipo, não tem problema Deus mandar o povo comer merda, porque eu interpreto como metáfora, mas quando diz que criou o mundo em sete dias, entendo como real. isso?

A) Seu gosto não está em questão. Estou apontando uma ótica plausível. Daquelas que os Céticos Autênticos gostam de saber.

B) A Bíblia é uma coletânea de pequenas histórias inspiradas por Deus. Nelas, ocorrem desde gírias, espressões idiomáticas da época e até erros. Porem, a interpretação do cerne de todo o contexto é o que deve falar mais alto.

Moisés tem uma sabível característica de atribur tudo a Deus. Isto é um erro. Ele diz que "Deus endureceu o coração de Faraó"... Deus fez isso e Deus fez aquilo... mas o fato é que "Fara[ó endureceu o coração e pronto". Exegese existe para isso.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #216 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:19:05 »
A única forma que vejo da alegação do Jetro fazer sentido seria supondo que Deus existe, mas quer mostrar a quem nele crê que é tolice ser literalista.
Até que não seria má conclusão.  Arbitrária, mas nada má.
Errado amigo.

A questão foi: "A Bíblia tem erros" e deve ser recusada por causa deles?
Eu afirmo que não. Porque existe uma mensagem central que é o Objetivo principal e que os erros apontados, são desconsideráveis em face a esta verdade.

Aí, alguns criticam dizendo que "Se tem erros, é porque Deus é falho".

Em resposta eu afirmo que "Erros são atributos da perfeição".

Sou repudiado por conta disso. Porque disseram que "Perfeito é ausencia de erro" e então eu tento mostrar que sem os erros não haviam os acertos...

a partir disso eu acho que vocês não conseguiram mais acompanhar o raciocício porque fugiram as "alças para refutação".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #217 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:21:58 »
BÍBLIA:
Se nós não fosse-mos expostos aos erros e acertos, ou as coisas boas e coisas ruins, como saberíamos se fomos vencedores ou não? As provas de escolares, ou de vestibulares, existem mais sugestões erradas do que corretas a fim de que o "Calouro" opte pela alternativa que achar certa e após isso, será julgado.

O que você espera da Bíblia, seria como se ela fosse uma "Prova somente com alternativas corretas".

Entendeu agora?
Não. Há uma diferença entre um game onde os jogadores podem cometer erros e um game que, em si, contém erros que levam a situações absurdas ou que simplesmente trava.

Isto me lembra aquele velho texto crentelho que diz que "A Bíblia está cheia de erros sim!!! Adão errou quando comeu da fruta proibida! Caim errou quando matou Abel!"
Etc. Etc. Só faltou escrever tudo em maiúsculas.

Puxa...!
Mais uma vez você saiu pela culatra...
Observe o que eu disse e o que você respondeu...
Isso é perda de tempo.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #218 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:23:39 »

Se eu não acredito que alguma coisa na Bíblia seja verdadeira, ela só terá valor como fonte de pesquisa sobre lendas e povos antigos.
Terá o mesmo valor que o Gita, o Livro dos Mortos egípcio e a mitologia grega.

Por outro lado, isto não importa neste tópico, em que o assunto são as contradições.
E as contradições apontadas têm que ser explicadas sem se apelar para "deve ter sido assim" ou "pode ter acontecido tal coisa".

Mesmo que você seja crente, aqui você tem que considerar a Bíblia como um livro de ficção qualquer e tentar mostrar que o enredo não tem furos.

Conclui que você nem sabe ao que se refere esse tópico.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #219 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:26:19 »
Repeti o título do fórum ao qual discordei e acrescentei "Dos Laigos" tentando mostrar que só mesmo quem não entendeu a Bíblia, pode recusá-la por causa "da moldura do quadro".
Contudo, aceito sua sugestão de trocar o título do Tópico.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #220 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:28:50 »
...Ou o objetivo é "peculiar" demais para ser alcançado...
Objetivo mais claro e óbvio que o que propus é impossível.

Deixei bem claro que "A Bíblia não deve ser recusada por causa de detalhes que não estão no cerne de sua mensagem"... e, ainda usei exemplos como "Recusar um quadro por causa de uma pincelada errada". Mas eu acho que vocês não estão livres de cadeias mentais e o preconceito os cegou em relação às minhas citações. Só isso explica tanta difusão de idéia.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #221 Online: 01 de Dezembro de 2008, 08:32:00 »
Uma coisa tenho que aceitar. A bíblia como instrumento de manipulação ideológica é perfeita, porque apresenta tantas contradições entre si, entre suas partes, entre sua própria pregação, que só com o duplipensar para aceitar isso com seriedade. Segundo, como isso vai contra a lógica, acaba o indivíduo aceitando que não consegue compreender algo, onde vem os sacerdotes dando sua interpretação das escrituras. Como tudo o que eu digo se contradiz depois, é fácil eu falar o que eu quiser, escrever o que eu quiser, porque sempre vai ter uma citação me apoiando.
Neste casos, os erros são necessários para a Bíblia
Isso mesmo. A Bíblia serve para "Selecionar" as intenções e desejos implícitos nas mentes.

Você já jogou o "Caça Palavras"?

Está na hora de você passar a tirar o que há de bom da Bíblia e de tudo que lê.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:06:29 »
O Título do meu tópico é uma cópia do que vim criticar. O complemento "Dos Leigos" é o que vim apontar. Digo "Leigos" porque observam na Bíblia só o que querem ver e a mensagem principal, deixam de lado.

Você também parece querer ver somente o que você quer... não me parece que os detalhes sejam irrelevantes, muito antes pelo contrário, são justamente os detalhes que devemos dar extrema importância, senão do contrário validaria a máxima de que os fins justificam os meios.

Mas já que você nos julga leigos, poderia então, resumidamente, explicar qual é a mensagem principal da bíblia?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #223 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:13:40 »
Mas já que você nos julga leigos, poderia então, resumidamente, explicar qual é a mensagem principal da bíblia?
Eu os julgo "Biblicamente" leigos. Só isso.Quanto à mensagem principal da Bíblia, já falei no post primario: "O plano de Salvação do Homem via Jesus Cristo".  Fato este, que não está em questão aqui. Se vocês acreditam ou não, isso é um outro assunto.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #224 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:14:54 »
Como sabemos qual é a "Mensagem Principal da Bíblia" ?  Posso postar um novo tópico se acharem necessário.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!