Enquete

Você ainda tem saco para discutir com criacionista?

Sim
23 (32.4%)
Não
48 (67.6%)

Votos Totais: 70

Autor Tópico: Você ainda tem saco para discutir com criacionista?  (Lida 26020 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Você ainda tem saco para discutir com criacionista?
« Resposta #250 Online: 17 de Agosto de 2009, 09:22:45 »
Algo assim como psicologia infantil?
Faz de conta que ouviu e não dá bola?...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #251 Online: 17 de Agosto de 2009, 09:45:19 »
Exatamente como psicologia infantil, dada a similaridade de raciocínio.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #252 Online: 17 de Agosto de 2009, 11:47:51 »
Li hoje  dois artigos no ceticismo.net sobre a paciência em se discutir com crias  ... Vou postar o link deles. Achei-os artigos sinceros e diretos no assunto...
Onde? Cadê? Quando?

Depois de muito tempo, coloco os links dos artigos prometidos ...

Um dos (vários) problemas do Design Inteligente

Sobre os Perigos do Criacionismo Biblicista

Desculpe pelo atraso, Tupac! :) :ok:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Alexssc

• Nível 08
  • *
    • Digressões Filosóficas
« Resposta #253 Online: 17 de Agosto de 2009, 12:54:08 »
Tem este aqui também: "porque o debate com criacionistas é perda de tempo"

http://ceticismo.net/comportamento/porque-o-debate-com-criacionistas-e-perda-de-tempo/
"A vida é prá valer. E não se engane não... Tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório no céu, e assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida!"
Vinícius de Moraes & Baden Powell - Samba da Bênção/1967.

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #254 Online: 09 de Setembro de 2009, 04:21:26 »
Antes eu perdia meu tempo, mas parece que eles querem continuar ignorantes, que nem um cara que mandou o argumento da 2ª lei da termodinamica, eu expliquei pra ele, step by step, mandei links pra ele ler a aprender um pouco, até recomendei um livro de fisica pra ele comprar (ou baixar) pra estudar porque tava na cara que ele não sabia nada, era desses que só repete o que ouve falar

1 mes depois vejo ele em outra discussão, usando o mesmo argumento furado e demonstrando a mesma ignorancia de antes, aí eu vi que não vale a pena perder meu tempo
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #255 Online: 09 de Setembro de 2009, 08:18:47 »
Antes eu perdia meu tempo, mas parece que eles querem continuar ignorantes, que nem um cara que mandou o argumento da 2ª lei da termodinamica, eu expliquei pra ele, step by step, mandei links pra ele ler a aprender um pouco, até recomendei um livro de fisica pra ele comprar (ou baixar) pra estudar porque tava na cara que ele não sabia nada, era desses que só repete o que ouve falar

1 mes depois vejo ele em outra discussão, usando o mesmo argumento furado e demonstrando a mesma ignorancia de antes, aí eu vi que não vale a pena perder meu tempo

Não há nada de errado com este argumento.... de onde veio a alta concentração de energia - que podia ser usada para exercer trabalhos, no início do universo ?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #256 Online: 09 de Setembro de 2009, 10:42:42 »
Moderação, olha o off topic, please!

Aqui neste tópico a gente desabafa, sabia? Deixa de vir com suas más interpetações dos fatos tá?

Você fica afirmando que laranja é azul e todo mundo já cansou das loucuras.

Viram porque enche o saco discutir com crias?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #257 Online: 09 de Setembro de 2009, 10:46:31 »
Strike one, Angelo. Maiores off-topics serão removidos deste tópico. Considere isso uma advertência.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #259 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:09:34 »
Marquei "Não".
Ainda não atingi o nível (alto) de paciência necessário para isto.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #260 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:28:00 »
[Mode Google ON]
Você ainda tem saco para discutir com criacionista?
Você quis dizer: Você ainda tem saco para discutir com crente?
[Mode Google OFF]

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:42:52 »
discutir com crentes é tentar convencer alguém que, se aceitar sua opinião, tem que mudar completamente seu estilo de vida, se explicar para sua comunidade e família, ficar isolado, etc..

Eles não defendem argumentos, defendem seu modo de vida.

Então, basicamente é impossível e perda de tempo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #263 Online: 12 de Setembro de 2009, 08:47:08 »
Discutir com criacionista é como jogar xadrez com um pombo, ele derruba as peças, faz cocô no tabuleiro e volta voando para sua casa declarando vitoria. 

Sensacional!!!!!
 :histeria: :histeria: :histeria:

A triste verdade... :(

GENIAL !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 12 de Setembro de 2009, 20:09:07 »
Em outro tópico o Itacaré já está forçando a barra para ser suspenso! Parece que vai ser a velha tática de se fazer expulsar para poder sair dizendo por aí que foi conspiração contra ele... Aquela fantazia de que ele não pode ser refutado.

Gosaria de estar errado! Muita gente tem a oportunidade de aprender TE e ver as brilhantes refutações dos batídissimos "argumentos" criacionistas que o Derfel, o Buckaroo e outros foristas estão nos proporcionando!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #266 Online: 12 de Setembro de 2009, 20:53:57 »
O meu limite foi tentar explicar a Segunda Lei da Termodinâmica. Dá um baita trabalho, a gente reúne vários argumentos, tenta mostrar os conceitos da maneira mais correta possível... e pra quê? Pra ouvir a mesma ladainha batida de sempre.

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #267 Online: 12 de Setembro de 2009, 23:19:32 »
Não há nada de errado com este argumento.... de onde veio a alta concentração de energia - que podia ser usada para exercer trabalhos, no início do universo ?

Estou falando de evolução das espécies, ou voce é mais um desses crias que acham que teoria da evolução é encarregada de explicar origem do universo e origem da vida?

"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #268 Online: 13 de Setembro de 2009, 06:39:43 »
O que ele está realmente perguntando, embora não tenha se expressado direito, é "por que o Universo começou num estado de tão baixa Entropia?". A resposta é um honesto "não sabemos. Ainda." :-)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #269 Online: 13 de Setembro de 2009, 09:08:41 »
O que ele está realmente perguntando, embora não tenha se expressado direito, é "por que o Universo começou num estado de tão baixa Entropia?". A resposta é um honesto "não sabemos. Ainda." :-)

hahahahaaaa.... talvez foi chapéu vermelho. Ou melhor : a pantéra cor de rosa ? não, melhor : o monstro spaghetti voador.

Ora !! Tudo bem, pensando estritamente de forma científica, não pode se apelar para um ser metafísico, pois ciência só trata do que pode ser observado, o mundo físico.  não entendo por que só a ciência devería poder dar respostas válidas a questões fundamentais do ser humano. A ciência nunca poderá explicar a razão de nossa existência, o sentido e o por que que estamos  aqui. Por que a revelação divina não tem validade ? Por que ser cético ? A ciência muito menos consegue explicar , do que não consegue explicar. O x da questão é qual modelo oferece respostas mais sensatas, mais racionais, e o modelo criacionista a meu modo de ver é muito mais eloquente, e tudo se encaixa. O modelo naturalístico esbarra justamente em questões como esta da qual estamos tratando. O modelo naturalístico não consegue responder por que há alguma coisa, em vez de nada. De onde veio a energia existente no universo. Por que tudo está aparentemente criado de forma e ajustado, para que nós pudessemos estar aqui. Como a vida surgiu no planeta. Como matéria inanimada sem inteligencia sería capaz de formar seres conscientes, ingeligentes, como nós, seres humanos. Não inteligência, criando inteligência. Simplesmente, não faz sentido. Seres não apenas inteligentes, mas também com um código moral. Sabemos instintivamente o que é o certo, o que é errado. Se não, poderíamos matar, mentir, trair, roubar, sem um pio de remorso. Se existe um código de moral estampado em nossa consciência, há um codificador. Deus.

Owen Gingerich, Harvard University's distinguished astronomer, published God's Universe. Francis Collins, director of the Human Genome Project, brought out The Language of God. Both these scientists, with a long track record of peer-reviewed publications, made the case for belief in God as the best and most satisfying explanation of the way things are.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 09:11:35 por AngeloItacare »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #270 Online: 13 de Setembro de 2009, 10:09:46 »
Seres não apenas inteligentes, mas também com um código moral. Sabemos instintivamente o que é o certo, o que é errado. Se não, poderíamos matar, mentir, trair, roubar, sem um pio de remorso. Se existe um código de moral estampado em nossa consciência, há um codificador. Deus.

Falando em pombos, eles também tem códigos de comportamento, como todo mamífero, como muitos outros animais.

Outras espécies demonstram inteligência também. Não é algo assim tão super supimpa.

Sobre o aparente ajuste do universo, tem muitos outros tópicos aqui respondendo isso, leia.

Agora, se para você faz sentido bilhões de anos de subpartículas dançando aqui e lá, trilhões de sóis, milhares de buracos negros em milhares de galáxias, só para criar o ser humano (e o neandertal, entre outros) para lhe dar inteligência para obrigá-los: "Me adorem, sou supimpa", então o que faz sentido para você, não faz sentido para mim.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #271 Online: 13 de Setembro de 2009, 11:11:39 »

hahahahaaaa.... talvez foi chapéu vermelho. Ou melhor : a pantéra cor de rosa ? não, melhor : o monstro spaghetti voador.
Errado. Foi um gigante, chamado Ymir. Ele criou aos deuses primordiais, estes o mataram e fizeram o Universo com suas carnes. Essa explicação é científica, sendo incluída inclusive na Wikipédia http://en.wikipedia.org/wiki/Poetic_Edda , e foi descoberta por sábios no século VI ANV (Antes das Navegações Víquingues), mas só foi compilado para escrita lá pelo século I NV.

Por que Ymir não dá as caras? Porque está morto.
Por que os deuses não dão as caras? Porque estão ocupados com a Ragnarøk.

A todos, cuidado. A Ragnarøk virá, e se vocês não estão do lado de Thor, Odin e Tyr, vocês são cavalos de Loki com certeza. Na dúvida, prestem suas devidas homenagens aos deuses.

Falando sério agora, incluir uma suposta entidade, supostamente inteligente mesmo sem depender de matéria (sendo que todas as evidências que temos é da inteligência advir de matéria - você tem evidências em contrário?), apenas para não dizer um digníssimo "não sei" não é científico nem aqui nem na China. Sem contar que uma entidade razoavelmente complexa teria uma entropia bastante alta (é, coisas complexas são mais entrópicas que coisas simples), então o Universo não teria surgido de um momento de entropia baixa.

Na ignorância do pré-Big Bang, chutar a hipótese que o Universo é auto-contido e de idade infinita (o que implicaria que o Big Bang seria uma trasformação, e não uma origem) é muitíssimo mais simples que atribuir sua criação a uma suposta entidade auto-contida e de idade infinita. Parsimônia, Ângelo. Parsimônia.
Latebra optima insania est.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #272 Online: 13 de Setembro de 2009, 11:12:53 »
Agora, indo pro tópico. Discutir com criacionistas é um teste para mim: tô medindo minha paciência.
Se os resultados do teste forem satisfatórios, volto a discutir política por aqui.
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:57:09 »
Citação de: Eremita
sendo que todas as evidências que temos é da inteligência advir de matéria - você tem evidências em contrário?

Eu acho engraçado que de vez em quando quando se levanta esse incômodo fato que todo tipo de inteligência conhecida é proveniente do cérebro, há aqueles que dizem "ha! lá vem os materialistas de novo com esse dogma não-provado que a memória e a inteligência são produto do cérebro". A alternativa proposta? Fantaaaaasma...

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #274 Online: 13 de Setembro de 2009, 19:35:41 »
O que ele está realmente perguntando, embora não tenha se expressado direito, é "por que o Universo começou num estado de tão baixa Entropia?". A resposta é um honesto "não sabemos. Ainda."

Mas de que adianta falar isso com um criacionista? Já discuti com um criacionista que dizia que nos SEMPRE devemos nos guiar pelas respostas mais simples (em respostas mais simples lei-se "Deus fez")

Mário Vargas Llosa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!