Enquete

Você ainda tem saco para discutir com criacionista?

Sim
23 (32.4%)
Não
48 (67.6%)

Votos Totais: 70

Autor Tópico: Você ainda tem saco para discutir com criacionista?  (Lida 26017 vezes)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Re: Você ainda tem saco para discutir com criacionista?
« Resposta #175 Online: 17 de Março de 2009, 21:47:12 »
Concordo com vc Contini, mas o ponto que eu estou questionando é:

Será que a comunidade científica está discutindo corretamente com os setores não científicos da sociedade?

Eu acho que não, estou escrevendo o porque e depois posto aqui neste fórum. Acho que em muitos casos a comunidade científica está acostumada a discutir dentro da comunidade, mas não tem muita "prática" de discutir com outros setores, como com os criacionistas.

É essa percepção que eu tenho que gostaria de saber se vcs também tem.

Realmente a comunidade cientifica não tem interesse em discutir com a sociedade, simplesmente pq a sociedade não tem o que discutir com a comunidade. O que é preciso fazer é levar a ciência até a sociedade, fazer-la entender como funciona e seus benefícios. Hoje por exemplo eu usei os princípios da termodinâmica pra fazer café gelado onde eu trabalho, o cara que trabalha comigo ficou admirado e quis saber como isso funcionava. É como Carl Sagan falou. Nascemos com uma mente aberta e uma curiosidade sobre o nosso mundo mas infelizmente somos desencorajados a fazer perguntas desde cedo :(.

<a href="http://www.youtube.com/v/lOyP44Xu5FA" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/lOyP44Xu5FA</a>
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #176 Online: 17 de Março de 2009, 22:07:47 »
Concordo com vc Contini, mas o ponto que eu estou questionando é:

Será que a comunidade científica está discutindo corretamente com os setores não científicos da sociedade?

Eu acho que não, estou escrevendo o porque e depois posto aqui neste fórum. Acho que em muitos casos a comunidade científica está acostumada a discutir dentro da comunidade, mas não tem muita "prática" de discutir com outros setores, como com os criacionistas.

É essa percepção que eu tenho que gostaria de saber se vcs também tem.

Realmente a comunidade cientifica não tem interesse em discutir com a sociedade, simplesmente pq a sociedade não tem o que discutir com a comunidade. O que é preciso fazer é levar a ciência até a sociedade, fazer-la entender como funciona e seus benefícios. Hoje por exemplo eu usei os princípios da termodinâmica pra fazer café gelado onde eu trabalho, o cara que trabalha comigo ficou admirado e quis saber como isso funcionava. É como Carl Sagan falou. Nascemos com uma mente aberta e uma curiosidade sobre o nosso mundo mas infelizmente somos desencorajados a fazer perguntas desde cedo :(.

<a href="http://www.youtube.com/v/lOyP44Xu5FA" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/lOyP44Xu5FA</a>

Então, biscoito1r,

esses últimos dias eu vi vários vídeos sobre o "debate" Evolução x Design Inteligente. Os mais esclarecedores que eu vi foram os das pessoas que participaram do último julgamento na justiça americana como o do link:

e para mim o DI foi perfeitamente refutado na esfera judicial americana.

Agora como eu já disse a minha impressão é que a comunidade científica que muito bem se defendeu nesse caso, soube refutar, mas não soube deixar um canal de discussão mais aberto. Ou seja, a comunidade científica venceu, mas não construiu um canal de conversa mais produtivo e amistoso. Parece que ficamos apenas na refutação e um pouco de ridicularização do "oponente".

Vou iniciar um novo tópico aqui com tudo o que eu escrevi no blog que eu comecei sobre o assunto.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 17 de Março de 2009, 22:19:43 »
Entendi o ponto Gilberto, e me alinho com a resposta do o biscoito.
Entender "de verdade" como a ciencia funciona´se faz necessário para uma melhor comunicação com a comunidade científica, mesmo que essa se esforçe para atingir um publico mais leigo!

Mas entendo que a iniciativa deve partir do público, pois existem canais disponíveis para isso. Infelizmente, como já citado anteriormente, é mais fácil acreditar que pensar, por isso existirem mais crentes que pensadores...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 17 de Março de 2009, 22:21:45 »
O forista biscoito mesmo faz um trabalho muito bacana "adaptando" vídeos explicativos do ingles para o portugues... Recomendo!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #179 Online: 17 de Março de 2009, 22:41:18 »
Contini e Biscoito,

eu criei um novo tópico:

A ciência é um poder? É um poder democrático?

onde coloco um pouco das minhas idéias, se vcs puderem deixem a sua opinião.

Offline inquisidor

• Nível 00
  • *
« Resposta #180 Online: 07 de Maio de 2009, 23:57:56 »
Respondendo a pergunta....

Sim, não só tenho saco, como adoro discutir com eles, é diversão garantida!!! Só tem um problema, eu me divirto sozinho. Os criacionistas tem, tipicamente, sérias falhas de cognição.
Não compreendem o método científico, não entendem ironias, acham que o infantilóide livro do gênesis foi escrito de forma literal. Deixo aqui uma pergunta:
"Há inteligência entre os criacionistas científicos?

Meus criacionistas favoritos são aqueles cheios de razão e que citam Adauto Lourenço como um grande cientista. Enfim, se não existissem criacionistas, eu perderia uma fonte de diversão.

Vamos lá amigos, confessem, tem algo melhor do vídeo do Adauto Lourenco para relaxar e dar boas gargalhadas?

« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 00:07:47 por inquisidor »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 08 de Maio de 2009, 09:31:39 »
"criacionistas científicos"

Na verdade esses são termos contraditórios...

Aconselho ver o tópico da "teoria" das hidroplacas, diversão garantida!

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #182 Online: 09 de Maio de 2009, 12:51:39 »
Vamos lá amigos, confessem, tem algo melhor do vídeo do Adauto Lourenco para relaxar e dar boas gargalhadas?

tem esse  :hihi:, o cara distroi a evolussão; é engraçado tmb os comentários que as crias colocam no vídeo.

<a href="http://www.youtube.com/v/hIQkCMe7IRw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/hIQkCMe7IRw</a>

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 11 de Maio de 2009, 16:40:51 »
Vc está fazendo isto de propósito? :?

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #184 Online: 11 de Maio de 2009, 20:56:49 »
Vc está fazendo isto de propósito? :?

Lei de Poe  :?

Offline Thanatos

• Nível 00
  • *
    • My Blog
« Resposta #185 Online: 13 de Maio de 2009, 14:33:44 »
Falando em criacionistas...

O Adauto Lourenço vai dar palestra sobre Evolução x Criação na minha faculdade dia 20....  :sleepy:

Não sei se devo ir, tô vendo que se eu for eu vou ficar meio possesso  :hihi:

Só nessas horas eu queria ter algum colega biólogo para me ajudar a refutá-lo...  :?
"Por mais longa que seja nossa existência temos nossas lembranças - pontos no tempo que o próprio tempo não consegue apagar. O sofrimento pode deturpar meus vislumbres do passado, mas mesmo diante do sofrimento algumas lembranças se recusam a perder seja o que for de sua beleza ou de seu esplendor. Pelo contrário,elas permanecem sólidas como pedras preciosas."
- Anne Rice

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #186 Online: 13 de Maio de 2009, 15:58:05 »

O Adauto Lourenço vai dar palestra sobre Evolução x Criação na minha faculdade dia 20....  :sleepy:

Só nessas horas eu queria ter algum colega biólogo para me ajudar a refutá-lo...  :?

Sua faculdade não deve ter muita credibilidade; quem sabe eu tmb vou la um dia dar palestra sobre Gravidade x Queda Inteligente ou Cegonha x Gravides

Offline Thanatos

• Nível 00
  • *
    • My Blog
« Resposta #187 Online: 13 de Maio de 2009, 17:26:24 »

Sua faculdade não deve ter muita credibilidade; quem sabe eu tmb vou la um dia dar palestra sobre Gravidade x Queda Inteligente ou Cegonha x Gravides

Eu estudo numa faculdade pública, a Unesp... :lol:

detalhe: quem chamou ele pra fazer uma palestra foi a Aliança Bíblica Universitária.  :P
"Por mais longa que seja nossa existência temos nossas lembranças - pontos no tempo que o próprio tempo não consegue apagar. O sofrimento pode deturpar meus vislumbres do passado, mas mesmo diante do sofrimento algumas lembranças se recusam a perder seja o que for de sua beleza ou de seu esplendor. Pelo contrário,elas permanecem sólidas como pedras preciosas."
- Anne Rice

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #188 Online: 14 de Maio de 2009, 04:57:09 »

Pergunte sobre as pedras de Ica. Não deixe de perguntar sobre as pedras de Ica!

Dinossauros e homens andaram juntos sobre a Terra?

Afinal seria o desenho animado dos Flinstones um retrato acurado do nosso passado pré-histórico?

Tire estas e outras dúvidas assistindo ao vídeo:

feature=related

Nesta provocante palestra o Físico Adauto Lourenço, um dos maiores expoentes do criacionismo científico brasileiro,
depois de subverter a lógica e os fatos científicos - e tb o bom senso - que nos dizem que organismos complexos têm mais
dificuldade de se adaptarem a mudanças bruscas do ambiente, derruba completamente a teoria do Nobel de Física Luis Alvarez segundo a qual dinossauros teriam desaparecido há 65 milhões de anos como decorrência do impacto de um grande asteróide.

Segundo esta teoria ridícula, certamente proposta por alguém que não tem credenciais a altura do Sr. Adauto mas mesmo
assim convenientemente aceita pela conspiração científica mundial, que como todos já sabem tem como único objetivo
esconder do público a verdade do grande dilúvio, e baseada única e exclusivamente em indícios não conclusivos como uma
cratera de 180 km de diâmetro encontrada na costa da península de Yucatán, condizente com o choque de um asteróide de 10 km que liberaria uma energia de 100 milhões de megatons e rochas vitrificadas do local, fundidas por um calor intenso instantaneamente, além do fato desprezível de não haver sinais de vida nos sedimentos superiores,o que sugere interrupção abrupta da vida e alta concentração de irídio, elemento bastante raro aqui na Terra, os dinossauros teriam desaparecido em consequência de uma gigantesca nuvem dispersada na atmosfera que teria bloqueado a luz solar.

Sabemos que todas estas evidências são inconclusivas e contraditórias porque a bíblia nos ensina que a Terra tem 6 mil anos e nós, seres humanos, estamos aqui desde os primeiros dias. Portanto uma colisão como esta não poderia ter ocorrido sem dizimar a nossa espécie. A menos que fossemos poupados por um milagre de Deus, mas se fosse este o caso teria que estar na bíblia e não está! Portanto fica assim cientificamente demonstrada a inexistência do impacto, e esta cratera só pode ter se formado durante o Dilúvio.

Cientistas inescrupulosos do mundo inteiro têm trabalhado para que esta informação não chegue ao conhecimento geral.

Porém nesta palestra o pesquisador Adauto Lourenço derruba definitivamente este e outros mitos exibindo para uma platéia evangélica provas irrefutáveis da coexistência do homem ao lado de dinossauros.

Primeiro ele nos mostra um impressionante slide com pegadas humanas fossilizadas ao lado de pegadas de dinossauro. Mas
em seguida, com a honestidade característica do homem cristão, nos adverte que embora os criacionistas usem e abusem destas imagens na verdade trata-se de um equívoco já desfeito pelos cientitas, pois o que os criacionistas confundem com pegadas humanas são na verdade pegadas de dinossauros. Porém, Adauto nos garante, haveria mais dois lugares onde pegadas como estas existiriam de fato. Dessa vez ele não mostra os slides e nem menciona onde seriam estes lugares.

Por esquecimento, certamente.

Descuido que ele não comete ao apresentar a sua próxima evidência. Desta vez a sua platéia pôde observar atentamente
por alguns segundos duas fotografias desfocadas com pinturas rupestres que retratariam dinossauros, muito embora
eu já tenha visto figuras de animais em nuvens mais nítidas do que aquelas. Novamente o cientista Adauto Lourenço se
esquece de dar a referência sobre as fotos e os lugares onde foram tiradas.

Mas tudo isto se torna insignificante diante da revelação bombástica que viria a seguir! As pedras de Ica! Agora sim,
podemos ver com bastante nitidez e por um bom tempo um destemido guerreiro inca montando um trisseratopos adestrado
como se fosse um cavalinho.

O professor Adauto nos ensina: "O povo inca tinha o hábito de fazer desenhos em pedrinhas como se fossem fotografias."

Well... não é bem assim. Na verdade ninguém sabe a origem dessas pedras já que nunca foram encontradas pedras como
estas em nenhuma ruína inca ou escavação arqueológica. O mundo veio a conhecer essas misteriosas pedras por intermédio de um tal Dr. Cabrera nos anos 60, que diz as ter recebido de um camponês, sem porém revelar a origem. Mais tarde o camponês foi preso por vende-las a turistas e confessou tê-las falsificado, mas um cientista tarimbado como o Dr. Adauto sabe que isto não é razão suficiente para desmerecê-las como evidência científica.

Além disso o pesquisador Adauto não chega a mencionar (afinal o tema da palestra era apenas sobre dinossauros), mas nessas pedras também podemos ver um mapa do continente perdido de Atlântida, naves espaciais, seres aparentemente humanóides olhando por telescópios e homens realizando todo tipo de cirurgias, inclusive transplante de cérebros.

Seguindo firme em sua linha de raciocínio Adauto Lourenço desafia a platéia: "O que estaria fazendo um inca há 600
anos atrás usando um trisseratopos como tanque de guerra?"

Boa pergunta!

E ele prossegue: "Ou seja, quando Pedro Álvares Cabral estava no Brasil os incas já estavam fazendo suas guerras usando trisseratopos."

Quando os espanhóis chegaram a América algo que espantou e causou muita admiração aos incas foi ver os europeus montando cavalos. Não entendo por quê. O que é um cavalinho pra quem estava acostumado a domesticar trisseratopos e voar montado em pterodáctilos, como nos mostram as pedras de Ica?

"Eu tenho trabalhado muito nisso porque o grupo é muito grande."

De fato o Dr. Cabrera largou a medicina e vive de um museu que montou e já conta com 11 mil peças e não pára de crescer. Ele também ganhou dinheiro publicando livros com a sua própria teoria segundo a qual o povo que fez estas pedras teria obtido alta tecnologia de civilizações extra-terrestres e seria o percurssor dos incas.

"A tinta foi datada de 600 anos."

Aqui o Dr. Adauto comete o seu primeiro e único equívoco.

Na verdade as misteriosas pedras nunca foram datadas porque o lugar onde elas foram encontradas nunca foi revelado. (Por que será?) Além disso não há tinta. As pedras não são pintadas, as inscrições foram entalhadas em uma camada de oxidação que recobre as pedras.

Neil Steede, um arqueólogo, investigou o mistério e acabou por concluir que eram inscrições recentes. As rochas tinham uma pátina - causada pela idade - mas as inscrições tinham superfícies limpas, indicando que eram novas.

Em 1998 outro estudo foi feito por Vicente Paris, concluindo que era uma fraude.

Porém criacionistas devem desconfiar destes estudos porque sabemos que cientistas evolucionistas mentirosos são capazes de qualquer coisa para esconder a verdade sobre os dinossauros.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #189 Online: 14 de Maio de 2009, 05:00:36 »
Aliás tem um tópico ali sobre a "teorias" das hidroplacas.

Adauto é árduo defensor dessa sandice também. Vale a pena dar uma olhada nesse tópico.

Mostra para o Adauto um mapinha com as placas tectônicas e pede para ele explicar como foi que os continentes se separaram nos 360 dias em que Noé enfrentava as águas turbulentas do Grande Dilúvio.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #190 Online: 03 de Junho de 2009, 08:40:34 »
Nao tenho mais saco nao, ainda mais depois que eu ouvi de um crente que o simples fato da vida querer sobreviver e persistir já é algo divino e que se ela  fosse por acaso simplesmente poderia ter desaparecido no instante seguinte

:(

Offline Saori

• Nível 02
  • *
« Resposta #191 Online: 03 de Junho de 2009, 10:53:12 »
Mas neeem! Se eles pelo menos estivessem dispostos a tentar entender algo, mas sempre usam a biblia como prova, os mesmos argumentos ridículos de sempre...não tenho paciencia pra isso não.
"A ignorância suplica confiança mais freqüentemente do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não os que sabem muito, que afirmam tão positivamente que esse ou aquele problema nunca serão resolvidos pela ciência."
(Charles Darwin)

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #192 Online: 03 de Junho de 2009, 12:56:34 »
Saori, na seção Papo Furado tem um tópico chamado Novo por aqui? Apresente-se!.
Dá uma passadinha lá e diga oi pro pessoal te dar as boas-vindas.

Ah, e bem-vinda! :ok:
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #193 Online: 04 de Junho de 2009, 01:15:48 »
Hoje por exemplo eu usei os princípios da termodinâmica pra fazer café gelado
What? O que você fez? Não entendi...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #194 Online: 04 de Junho de 2009, 09:24:31 »
Hoje por exemplo eu usei os princípios da termodinâmica pra fazer café gelado
What? O que você fez? Não entendi...

Café gelado, nunca tomou café gelado na sua vida ? Iced Coffee

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #195 Online: 04 de Junho de 2009, 17:46:36 »
Respondendo a pergunta....

Sim, não só tenho saco, como adoro discutir com eles, é diversão garantida!!! Só tem um problema, eu me divirto sozinho. Os criacionistas tem, tipicamente, sérias falhas de cognição.
Não compreendem o método científico, não entendem ironias, acham que o infantilóide livro do gênesis foi escrito de forma literal. Deixo aqui uma pergunta:
"Há inteligência entre os criacionistas científicos?

Meus criacionistas favoritos são aqueles cheios de razão e que citam Adauto Lourenço como um grande cientista. Enfim, se não existissem criacionistas, eu perderia uma fonte de diversão.

Também acho bastante divertido. Principalmente quando declaramos alguma coisa e eles repondem "mas o senhor..."

Acho bacana alguém defender um ponto de vista, mesmo que seja controverso. Mas a forma como os criacionistas o fazem é patética.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 04 de Junho de 2009, 17:55:13 »
Resumiu muito bem!  :ok:

Patética é o termo mais apropriado realmente!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #197 Online: 07 de Junho de 2009, 17:48:50 »
Café gelado, nunca tomou café gelado na sua vida ? Iced Coffee
No, nunca tomei café gelado. Não tomo café.

:lol:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Saori

• Nível 02
  • *
« Resposta #198 Online: 07 de Junho de 2009, 18:10:18 »
Nunca tomei café gelado, parece bom.
Alguém ensina como faz.
"A ignorância suplica confiança mais freqüentemente do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não os que sabem muito, que afirmam tão positivamente que esse ou aquele problema nunca serão resolvidos pela ciência."
(Charles Darwin)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #199 Online: 07 de Junho de 2009, 21:07:57 »
A Nestle lançou um café líquido pra pôr no leite gelado. Só que só lançaram no sul... aqui em MG não achei pra comprar não.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!