Uma coisa interessante, e também uma questão que eu considero pertinente.
As pessoas justificam a revolução como sendo uma resposta a um levante socialista no Brasil, muitos hoje dizem que salvaram milhões de vidas, porque evitaram a implantação do comunismo, daí eu pergunto:
Dada a característica da população é duvidoso que eles conseguissem apoio popular suficiente para a implementação de uma ditadura comunista no país, mas desconsiderando isso e supondo um cenário de ditadura comunista no país, não é impossível supor que o total de mortes ficasse na casa dos milhões, ou mesmo dezenas de milhões, vendo o que outros regimes semelhantes mataram.
Quantos pessoas os militares estavam dispostos a matar e qual seria o número aceitável de mortos para impedir o comunismo?
Não sei. Eu vejo a ditadura militar brasileira como o segundo pior de dois cenários, o pior seria uma ditadura comunista.
Não estou justificando a ditadura militar, só comparando dois cenários.
Eu acho que o número aceitável de mortos seria o número daqueles que fossem mortos em combate, os que fossem presos, que fossem sentenciados e presos ou talvez exilados.
Hoje seria aceitável exterminar todos os quadros do PT, PSOL, PCO e similares para impedir uma nova revolução?
Em um cenário ridiculamente improvável, onde esses partidos iniciem um movimento revolucionário, claro e aberto, com formação de unidades militares com o intuito de combater e impor a ordem deles, com o intuito de acabar com a democracia e implantar uma ditadura comunista, todos os que insistirem nisso devem ser presos ou mortos.
Apesar de que isso poderia ser considerado terrorismo, e não sei se pena de morte é permitida nessa situação.
Enquanto ficarem só falando e falando, eles tem o direito à livre-expressão, e portanto o direito de pregar que o socialismo é o melhor caminho, ou que papai noel existe, o que dá na mesma no final.
Como impedir que um regime que se apresenta como não sendo de esquerda, se torne tão ou mais brutal do que aquilo que enfrenta?
Não sei.
Mas é incorreto na minha opinião dizer que a ditadura brasileira foi tão brutal quanto seria um regime comunista.
Se a comparação for feita com os regimes comunistas que existiram, eles mataram muito mais tanto em números absolutos quanto proporcionais do que a ditadura brasileira matou.
Isso justifica a ditadura? Não.
Mas eu não era nascido à época e não sei qual era a percepção que os militares tinham do tamanho da ameaça comunista, se é que ela existia. O que não justifica o golpe, mas pode explicar em parte porque ele ocorreu.
E o poder corrompe, o que é mais um motivo para evitar que pessoas se perpetuem nele.
Eu sei que podem até considerar minhas perguntas como esquerdista, mas eu sempre vejo uma certa incongruência entre defender a liberdade, primeiramente suprimindo-a.
Depende do ponto de vista. Como disse, não era nascido na época, mas entre a ditadura militar brasileira E uma ditadura nos moldes de Cuba, eu certamente escolheria a militar, seria o menos pior dos cenários.
O ideal é um regime democrático, sempre é.