Uma sociedade mais justa para todos.
Nunca existiu nem existirá uma sociedade totalmente justa.
É bem fácil entender: Se toda a riqueza do mundo fosse distribuída,todos seriam pobres a e ainda assim haveriam miseráveis mais pobres ainda.
Se todos no mundo fossem chefes, quem seria o faxineiro ou se sujeitaria a fazer um trabalho assim? Ou se todos fossem faxineiros, quem tomaria as decisões que podem quebrar ou levantar sua empresa?
Sempre vai haver diferenças, fim.
Mas então você acha justo que alguns que chegaram numa terra primeiro ou estavam melhor armados e escravizaram outros, dominem para todo o sempre ? Você acha justo que uns poucos tenham muito e muitos briguem por migalhas ? Não, não existe um sistema TOTALMENTE justo, mas há sistemas mais justos do que outros.
Independente de aproveitadores populistas como Fidel ou Luis Inácio ou psicopatas como Stálin, o ideal socialista é tentar partilhar mais do que todos fazemos. numa sociedade justa, um faxineiro poderia se limitar a ser faxineiro, sem tomar grandes decisões, mas não sendo obrigado a morrer de fome -ele e seus filhos, e os filhos de seus filhos.
Dar oportunidades a todos é o lema.
No caso das esquerdas na América Latina, elas nasceram de injustiça social na qual portugueses e espanhóis dominaram por gerações, escravizando milhares de índios e negros e gerando castas sociais. Veja que o problema não é 'capitalismo' e sim injustiça.
E muitos pensadores de esquerda, ou meros trabalhadores liberais como eu, detestam ditaduras porque perpetram a injustiça que começou essa época. E muitos pensadores de esquerda como eu abominam o que foi feito na Rússia principalmente por ser uma ditadura, e por terem criado uma elite de pseudo-libertadores do povo exatamente iguais ou piores àqueles que diziam estar lutando por erradicar. Isso porque a natureza humana é assim, adoramos líderes, e gostamos de sobreviver pisando nos nossos iguais.
Os humanos temos esse conflito: por um lado acreditamos numa sociedade de iguais, e paralelamente gostaríamos de um milímetro de privilégios para nós mesmos -ou mais, dependendo de quem é o primata que está no poder.
No meu caso detesto ditaduras porque a ditadura no meu país mergulhou um país inteiro no atraso econômico, mandou um país à guerra para manter o poder, torturou inocentes para inventar um inimigo , ale de criar uma elite de militares que só acabou depois de muitos anos de abusos.
Mas com certeza se tivesse nascido numa ditadura de esquerda, a abominaria igualmente. E é isso que sinto pelos cubanos.
Agora, falando em torturar inocentes ... você se lembra do filme 'Brazil' ? Você acha que Terry Gilliam colocou o nome do filme só pelo tema de fundo ? Não acha que pode ter havido exagero sobre o poder de fogo dos guerrilheiros e de sua quantidade ? (20 anos! Isso não é uma dica boa?)
É a isso que aponto quando digo que esperaria que tivéssemos mais olho cético, principalmente para ideologias que sabemos, como religiões, estarem repletas de falácias para humanos dominarem humanos.