Só um minuto aí, a opinião é do cubano, não minha.
Ok, e eu discordei da opinião dele.
Só coloquei ela aqui porque até agora só discutimos o lado negativo de Cuba, como se ela fosse uma grande prisão a céu aberto. Apresentei o ponto de vista de um sujeito que gosta de onde vive, mas isso não significa que concordo com ele. É simples assim.
E quais são os lados positivos de Cuba, nos aspectos econômico, político e de liberdade de expressão?
O sujeito pode perfeitamente ter sido condicionado a gostar de lá. O que não significa que Cuba seja um país bom.
Tem gente que quer fugir de lá? Claro que tem, mas até agora ninguém apresentou um percentual de quantos desejariam ir embora, estão supondo que a maioria de Cuba quer fugir de lá. E se a maioria quiser ficar lá?
O problema nem é quantos querem fugir de lá. O problema é que simplesmente não podem sair do país, nem a passeio. Não existe liberdade. E há de se convir que a situação, para os que fugiram ou tentaram, deve ser desesperadora para enfrentar o mar até Miami em balsas improvisadas, se tantos querem fazer isso, é porque há algo errado demais no país.
Por essa linha de raciocínio, a de imaginar a vontade do povo, é possível justificar qualquer coisa: desde a invasão de um país, até a implantação da ditadura, como foi aqui no Brasil.
Justificar? Dificilmente.
Explicar? Ai sim, concordo. A vontade do povo explica muita coisa.
Conheci um velho que fez parte da Wehrmacht, e jurava que os anos sob a direção do partido nazista foram os melhores que ele tinha presenciado, como disse antes, é tudo uma questão de ponto de vista vinda de quem está nesses países, e não apenas de quem lê sobre eles.
Isso influi na questão, mas não afeta o juízo de valor que faço sobre Fidel, julgo ele de acordo com meus parâmetros.
Se as pessoas acham bom viver em um país assim, e não tenho dúvidas de que muitos, senão a maioria, pensam assim, não vejo porque estamos discutindo sob o quanto eles estão sofrendo, se nem eles mesmos consideram isso sofrimento.
Não sei até que ponto acham bom, não sei até que ponto foram condicionados pelo sistema educacional a achar bom, e não sei de onde você tira a certeza de que a maioria pensa assim. O simples fato de que não existe liberdade de expressão em Cuba, existe censura estatal, o que põe em duvida qualquer afirmação sobre o que a população da ilha realmente acha.
Um russo (conhecido meu) disse que, na época do regime comunista, não havia crimes e nem prostituição na antiga URSS, muito menos tráfico de drogas, por outro lado, na minha cidade existem colônias russas, formadas por pessoas que fugiram do regime comunista devido a perseguição religiosa que sofreram.
O que não torna o regime bom, aceitável. E crimes ocorreram sim, só que foram cometidos pelo governo, como o assassinato de dissidentes políticos, perseguição religiosa. E dado o grau de controle estatal, ele não pode afirmar que não existiam crimes, tráfico ou prostituição. Ele não via isso, o que não quer dizer que não existisse.
É aquilo que eu falei, a percepção que as pessoas tem do regime em que vivem é que conta, e para muitos, os assassinatos de milhões ou milhares só foram conhecidos depois da queda desses regimes, antes ninguém nem mesmo sabia que existiam.
Você está relativizando aqui. Se eles acham bom, é bom. Seguindo sua linha de raciocinio, se uma nação indígena no brasil tiver o hábito de matar bebês, "a percepção que as pessoas tem do regime em que vivem é que conta" pode ser usado para justificar isso. Não pode. Explica o que fazem, mas não justifica.
Eles, que vivem em regimes comunistas, tem o direito a autodeterminação, e nós temos o direito de ter nossa opinião a respeito. E a opinião de que Cuba é muito pior do que poderia ser é facilmente demonstrada economica e politicamente.
O que eu acho errado são coisas do tipo:
- O Lula deve cair porque nem roubar soube.
- O Pinochet não é assassino, morreu quem merecia morrer.
- A revolução matará quantos forem necessários até que o regime se consolide.
- O comunismo é mal em sua essência, toda pessoa de esquerda é um assassino em potencial.
Lula deve sair se o povo assim decidir OU quando seu mandato atual terminar, respeitando as regras do jogo democrático.
Pinochet foi um assassino. Ponto. Morreu muita gente, e pelo que eu sei da ditadura chilena, morreu muita gente que não merecia morrer.
Revoluções e ditaduras são terríveis e condenáveis. Mas nem toda ditadura é igual e se eu tivesse que escolher qual mal eu teria que suportar entre Chile, Brasil, Cuba e Camboja (Pol Pot), eu escolheria, pela ordem : Brasil, Chile, Um tiro na cabeça, Cuba, Camboja. Me refiro ao período de ditadura(Chile e Brasil) ou domínio comunista de Cuba (até hoje) e Camboja (sobre Pol Pot, não tenho informações de como é hoje).
Em tempo, isso não significa que eu prefiro um regime ditatorial. Apenas é uma situação hipotética em que teria que escolher o mal menor. Eu prefiro uma democracia, mesmo uma como a brasileira atual antes de qualquer ditadura.
O Comunismo é um mal em sua essência sim. Onde ele foi instalado milhares ou milhões morreram. Claro que sempre vão existir os que afirmam que 'Aquele não foi o Comunismo de verdade'. Devem ser os mesmos que aceitam a 'argumentação' teísta típica 'Os Inquisidores não eram cristãos praticando o cristianismo de verdade' ou coisa semelhante.
Nem toda pessoa de esquerda é um assassino em potencial. Mas aqueles que defendem Pol Pot, Stalin, Fidel são no mínimo entusiastas de assassinos.
Como são os que defendem Pinochet, Ditadores argentinos e mesmo os que defendem os crimes da ditadura militar brasileira.
E por aí, vai.
Como cético, não estou interessado em defender o meu ponto de vista, já disse aqui várias vezes que tenho dificuldades em me enquadrar politicamente, mas sim descobrir informações que me levem o mais próximo possível da verdade.
É a sua opinião. A minha é de que é possível julgar o que Cuba é sim, de acordo com parâmetros e comparações possíveis baseadas nos escassos dados disponíveis.
E até hoje não encontro subsídios para afirmar com certeza se Cuba é um inferno para todos os cubanos ou um paraíso para eles (aqui me refiro ao que eles pensam do regime) . Tenho plena convicção de que o regime está errado, só que essa é a minha análise sobre o caso, mas só saberemos a opinião dos cubanos quando pudermos ter acesso a ela.
Os cubanos poderiam ter mais liberdade de expressão, mais liberdade e mais desenvolvimento econômico em outro regime. Ponto. Se eles realmente preferem o regime comunista, paciência, não vou deixar de achar errado ou pior se julgado nos parâmetros que eu julgo corretos.
E é por terem direito a autodeterminação que eu sou contra a invasões da ilha, como já ouvi ser sugerido (não aqui no CC, antes que alguém pense algo). A mudança é responsabilidade deles, deve partir deles.