Que não pensem que eu ache o capitalismo uma maravilha incriticável, muito pelo contrário... algumas vezes faço críticas bastante ácidas até e penso que o capitalismo tem muito a evoluir ainda para encontrar uma formatação ideal... mas este é justamente o X da questão.
Enquanto ao capitalismo existe a possibilidade de ajustar o sistema para buscar um ponto de equilíbrio, o comunismo é hermeticamente dogmático... não abre mão dos conceitos que a própria história mostrou como fracassados. É o nivelamento pela mediocridade... priva a liberdade de cidadãos mais aptos/talentosos/empenhados buscarem sua realização pessoal... nivela-se por baixo, muitooooo baixo (vide Cuba).
No capitalismo existe a possibilidade do individuo progredir... não são poucos os exemplos de pessoas que, mesmo com extrema dificuldade, conseguiram superar a barreira que separa a base do topo... pessoas que vieram do nada e que passaram por privações terríveis mas que venceram as adversidades. Ninguém diz que é fácil, não é, mas ninguém pode te obrigar a ficares estagnado, depende apenas de cada um e de seus méritos.
Tu queres mais? Então faz por onde, filhote! - Este é o bordão do capitalismo..
Tu queres mais? Então desiste porque é isto que determinamos que é o ideal para ti! é o bordão do comunismo.
Eu prefiro o primeiro... mesmo com todos seus erros e dificuldades.