"Arcanjo, você sabe que a relação dolar/padrão de vida é meio falha, né? que, por exemplo, enquanto aqui em sp o custo de vida é alto, em outro lugar ele é pode ser mais baixo, não é?
tenho um salário de R$ 5.000,00
Pago 700,00 de plano de saude --- isento em Cuba
Pago 1200,00 de escola p/filhos --- isento em Cuba
Pago 1100,00 de alimentação ----- muito barato em Cuba (não sei a proporção)
Pago +- 500,00 de trasporte (gasolina, etc..) - muito barato em Cuba
Pago +- 200,00 de livros --------- muito barato em Cuba
Pago 600,00 de financ. casa ----- isento em Cuba (1 dolar)
-----------------
4300,00 ---- despesas
"Regra geral é o padrão de vida. Os salários obedecem, seja qual for a profissão, às variações entre os 20 e 30 dólares por mês. Mas a realidade de vida lá é muito diferente, pois o custo de vida para um cubano é muito baixo. O aluguel é simbólico, coisa de um dólar, e todos tem direito a um conjunto de gêneros alimentícios e de higiene pessoal. As carências materiais são grandes, sejam de uso doméstico ou pessoal. Muitas delas, perceptíveis o tempo todo e em toda parte. Outras, capazes de fazer sabonete ou pasta dentes tornarem-se bens preciosos.
Há pouca mendicância, não há infância perambulando, não há gente esquálida, não há prostituição infantil. Os trabalhadores do açúcar e do tabaco, os lavradores, os trabalhadores urbanos não qualificados tiveram, todos, a ascensão representada por maior facilidade de moradia, por ensino, saúde pública e parte da alimentação. Nada foi feito de parecido com isso, nem de longe, na América Latina. "
(...)
"Nesses 42 anos, a vida tem sido dura para os cubanos. Não só nos aspectos econômicos. O regime cubano levou longe demais a sua recusa às liberdades civis. A abertura produz reflexos, já se pode ver em Havana jovens com cabelos longos, que antes podiam ser caçados pelo regime como homossexuais ou rebeldes sem causa.
Mas a liberalização não chaga e nem se aproxima, do direito a liberdade de expressão e de discordância crítica construtiva ao regime ou ao governo. E, assunto precisa de maior observação, em Cuba não há jornal e nem televisão. O “Granma” é um diário de proselitismo, com artigos que amplificam a voz oficial ou oficiosa, e sem notícia factual, ou seja é um jornal de propaganda do governo. Os dois canais de TVs seguem a mesma linha do Granma.
Mas a grande riqueza realmente de Cuba é seu povo, musical e alegre sempre disposta a conversar, e não é raro encontrar um cubano que fale mais de um idioma. Esse povo é delicioso, culto e muito amigável. "
Autor: Edison Barbieri
"Pago 700,00 de plano de saude --- isento em Cuba" = Hospital público igual aos brasileiros ou pior. Aqui vc tb pode ser atendido em um, mas sua opção foi coisa de burguês riquinho. :0)
"Pago 1200,00 de escola p/filhos --- isento em Cuba" = Escola pública brasileira ou pior. Aqui seus filhos podem frequentar uma tb, mas sua opção foi coisa de burguês riquinho. :0)
"Pago 1100,00 de alimentação ----- muito barato em Cuba (não sei a proporção)" se o item que existe na caderneta de racionamento existir nas prateleiras mesmo. E diga-se de passagem , aqui no Brasil a alimentação não é tão cara assim, conheço estrangeiros que me falam como é no exterior.
"Pago +- 500,00 de trasporte (gasolina, etc..) - muito barato em Cuba"..
Claro, vc já viu as carcaças de trailers puxadas por um trator que eles usam?Ou dois ônibus soldados em um só para caber mais gente como se fossem gado?
E vejo que vc prefere transporte de burguês ao invés de usar transporte público.
"Pago +- 200,00 de livros --------- muito barato em Cuba"= O autor de todos eles é o Fudeu fazendo campanha ideológica ou vc pode comprar qualquer um que queira sem restrição como acontece aqui?
"Pago 600,00 de financ. casa ----- isento em Cuba (1 dolar)", vc esqueceu de dizer que todos os imóveis particulares foram expropriados sem indenizações nos anos 50 e até pouco tempo ninguém era dono do imóvel que ocupava junto com desconhecidos , portanto não precisavam financiamento desde que não percam o emprego por criticar o Fudeu e sejam postos na rua.
O que vc acha de morar em uma casa estatal com alguém que vc mal conhece
dando em cima das suas filhas menores?
"Há pouca mendicância, não há infância perambulando, não há gente esquálida, não há prostituição infantil."
Mentira, cansei de ver vídeos onde professoras primárias se prostituem para sobreviver, até uma filha do Fudeu fugiu de Cuba e tem um programa de rádio em Miami onde afirmou isso.
Eu li a transcrição do que ela disse na net mas perdi o link para mostrar a vcs.
"Os trabalhadores do açúcar e do tabaco, os lavradores, os trabalhadores urbanos não qualificados tiveram, todos, a ascensão representada por maior facilidade de moradia, por ensino, saúde pública e parte da alimentação. Nada foi feito de parecido com isso, nem de longe, na América Latina. "
Outra mentira deslavada, um operário de fábrica de charutos recebe menos de 20 dólares e dois charutos mensais como pagamento e pode vende-los se quiser.
Para mim é trabalho escravo.