Autor Tópico: O Budismo não é melhor nem pior que as outras religiões  (Lida 30418 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: O Budismo não é melhor nem pior que as outras religiões
« Resposta #150 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:27:39 »
Acho essa análise do cristianismo discutível :-)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #151 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:31:33 »
Replay

Mais acusações Dante. Porque você não responde estruturadamente?  Você segue jogando informações desconexas no tópico. Não estamos aqui apenas para bater boca. Podemos bater boca na discussão ao menos.

Porque você não responde nada que não seja acusações?

Ninguém até agora propos superioridade e inferioridade. Muito pelo contrário Dante.  Estamos mostrando que não há motivos para alguém supor superioridade.

Agnóstico, a discussão é impossível dado que você e o Di estão assumindo uma premissa que eu não aceito, e ainda rejeitam minha premissa.

A premissa de vocês: as religiões devem ser julgadas pelas alegações sem embasamento que fazem.
Minha premissa: as religiões são expressões primitivas de valores e devem ser julgadas como tais.

Note que sua premissa não deixa espaço para discussão. Afinal, se toda religião é baseada em fé, então elas estariam todas no mesmo patamar.

Agora, se assumirmos a minha premissa (a qual você aparentemente rejeita e o Di parece incapaz de compreender), o que temos ao compararmos o cristianismo com o budismo? Temos que enquanto o budismo traz uma proposta de vida, o cristianismo faz uma promessa para após a morte. O cristianismo seria a expressão dos valores dos derrotados na vida, incapazes de desfrutar dos prazeres que os vencedores desfrutam, que se consolam na esperança de que na morte os perdedores sejam gratificados enquanto os vencedores sejam punidos. Já a proposta do budismo pode não servir para todos, mas gratifica muito bem a alguns logo em vida.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #152 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:31:44 »
Acho essa análise do cristianismo discutível :-)

Por que?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #153 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:34:39 »
Porque embora seja verdade que o cristianismo se preocupa um bocado com a recompensa do fiel após a morte ("Meu reino não é deste mundo", etc.) o meio de chegar até tal recompensa é tratar bem o próximo, evitar a violência, etc.

Sim, existem interpretações estritas de que nada disso basta sem a profissão de fé em Cristo, mas a fé sem obras é igualmente morta.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:35:13 »
Esclarecendo, na minha opinião (até o momento - que pode mudar )

1. não existem religiões melhores ou piores, mas apenas religiões diferentes.
2. filosofia da religião é diferente da liturgia religiosa e não devem ser confundidas.
3. a filosofia de uma religião é a base da religião e pode ter inúmeras interpretações originando seitas, escolas, credos, etc., no entanto, não posso dizer que uma interpretação específica é mais representativa da religião do que outra nem que o somatório das interpretações formam a religião como um todo.
4. atrocidades de religiosos não são atrocidades da religião, que mantém a sua filosofia (base da religião) imune e distante da possibilidade de julgamento que poderia colocá-la como melhor ou pior do que outras religiões.

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2009, 18:40:42 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #155 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:36:32 »
Esse foi o melhor post até agora nos dois tópicos, Giga :ok:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #156 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:37:04 »
Também achei que o Giga fez uma boa colocação.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #157 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:53:12 »

Mais acusações Dante. Porque você não responde estruturadamente?  Você segue jogando informações desconexas no tópico. Não estamos aqui apenas para bater boca. Podemos bater boca na discussão ao menos.

Porque você não responde nada que não seja acusações?

Ninguém até agora propos superioridade e inferioridade. Muito pelo contrário Dante.  Estamos mostrando que não há motivos para alguém supor superioridade.

Agnóstico, a discussão é impossível dado que você e o Di estão assumindo uma premissa que eu não aceito, e ainda rejeitam minha premissa.

A premissa de vocês: as religiões devem ser julgadas pelas alegações sem embasamento que fazem.
Minha premissa: as religiões são expressões primitivas de valores e devem ser julgadas como tais.

Note que sua premissa não deixa espaço para discussão. Afinal, se toda religião é baseada em fé, então elas estariam todas no mesmo patamar.

Agora, se assumirmos a minha premissa (a qual você aparentemente rejeita e o Di parece incapaz de compreender), o que temos ao compararmos o cristianismo com o budismo? Temos que enquanto o budismo traz uma proposta de vida, o cristianismo faz uma promessa para após a morte. O cristianismo seria a expressão dos valores dos derrotados na vida, incapazes de desfrutar dos prazeres que os vencedores desfrutam, que se consolam na esperança de que na morte os perdedores sejam gratificados enquanto os vencedores sejam punidos. Já a proposta do budismo pode não servir para todos, mas gratifica muito bem a alguns logo em vida.

Você se esquece que o budismo também supõem coisas pós-morte?

E o cristianismo também possui muitos valores para serem usados em vida. Ame o próximo como a si mesmo, dê a outra face, ajude os pobres, etc.

Mais uma vez, você enxerga apenas o que quer enxergar, enxerga apenas o que faria o seu argumento ser o correto. O que me parece é que você não gosta de estar errado.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 19:40:27 »
Quer dizer que nossa premissa é uma alegação sem embasamento mas você simplesmente não consegue contestar nenhuma. Faça me o favor Dante, pegue os pontos que coloquei e responda. Se não concorda, defina alguns critérios e post aqui.

Temos que enquanto o budismo traz uma proposta de vida, o cristianismo faz uma promessa para após a morte. O cristianismo seria a expressão dos valores dos derrotados na vida, incapazes de desfrutar dos prazeres que os vencedores desfrutam, que se consolam na esperança de que na morte os perdedores sejam gratificados enquanto os vencedores sejam punidos. Já a proposta do budismo pode não servir para todos, mas gratifica muito bem a alguns logo em vida.

Como sempre groselhas e espantalhos.
O espaço para a discussão das doutrinas é o outro tópico que discute a doutrina. Se você acha que consegue debater a doutrina, analise o que falamos lá, faça uma análise e complemente com esse resumo que é tosco porque pega o que você acha ruim de uma e compara com o que você acha de bom na outra. Vamos ao outro tópico?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 19:41:56 »

E o cristianismo também possui muitos valores para serem usados em vida. Ame o próximo como a si mesmo, dê a outra face, ajude os pobres, etc.

Mais uma vez, você enxerga apenas o que quer enxergar, enxerga apenas o que faria o seu argumento ser o correto. O que me parece é que você não gosta de estar errado.

Ele simplesmente insistem em pegar um pouco do texto que lhe convém, não utilizar sua capacidade crítica nele, e só pegar o que acha ruim nas outras.
Mas espero ele lá no tópico da doutrina.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #160 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 20:29:14 »

:inri:

Mesmo havendo soposições sobre o pós-morte na doutrina budista, isto não está no cerne desta religião. Havendo inclusive a negação ou a indiferença em relação à vida-após-a-morte dentro do pensamento budista. Ou seja, budistas não formulam coisas idiotas como a aposta de Pascal para fazer proselitismo.

Mas o que adianta explicar isto para alguém que acha que uma religião que constitui um grupo de ódio e outra que não estão no mesmo patamar por ambas alegarem existir seres imaginários?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #161 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 20:41:29 »

Quer dizer que nossa premissa é uma alegação sem embasamento mas você simplesmente não consegue contestar nenhuma.

Não. Sua premissa é um critério de julgamento do qual eu não compartilho porque eu tenho outro critério de julgamento.

Faça me o favor Dante, pegue os pontos que coloquei e responda. Se não concorda, defina alguns critérios e post aqui.

Pontos tais como este?

Citação de: Agnóstico
Comunismo é a mesma coisa... fé em livre mercado é a mesma coisa...  não deveria haver espaço para nenhuma crença

Como sempre groselhas e espantalhos.
O espaço para a discussão das doutrinas é o outro tópico que discute a doutrina.
Se este tópico é para discutir se o budismo é ou não superior às outras religiões, então é aqui que eu devo expor meus motivos para justificar minha opinião sobre o assunto.

Se você acha que consegue debater a doutrina, analise o que falamos lá, faça uma análise e complemente com esse resumo que é tosco porque pega o que você acha ruim de uma e compara com o que você acha de bom na outra. Vamos ao outro tópico?

O que eu peguei é o que eu considero o cerne de cada uma. Eu poderia muito bem dizer que quem é tendencioso é você, que desvia do cerne falando de cristão escandinavo e budista do Sri Lanka.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 22:33:19 »
Ok, então vamos. Responda estruturadamente aos pontos que coloquei aqui. Eu respondo a seus "pontos" muito bem formulados de duas linhas após isso. Vamos?

E se quer debater a doutrina aqui simplesmente porque não quer debater no outro tópico que fala sobre a doutrina, OK. O freguês tem sempre razão. Mas por organização, assuntos de doutrina são colocados lá.

No aguardo de sua análise dos pontos citados no início deste tópico. Por favor, leve em consideração as respostas já dados para formular sua hipótese para não termos que repetir argumentos.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2009, 22:43:54 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 22:51:49 »

:inri:

Mesmo havendo soposições sobre o pós-morte na doutrina budista, isto não está no cerne desta religião. Havendo inclusive a negação ou a indiferença em relação à vida-após-a-morte dentro do pensamento budista. Ou seja, budistas não formulam coisas idiotas como a aposta de Pascal para fazer proselitismo.

Mas o que adianta explicar isto para alguém que acha que uma religião que constitui um grupo de ódio e outra que não estão no mesmo patamar por ambas alegarem existir seres imaginários?

Caro admirador da doutrina budista mas não budista

Não está no cerne da religião para que religioso Dante? para o do Sri Lanka???
Quem define o que é o cerne da religião senão a prática estabelecida sobre uma interpretação do texto que, no caso, é vago?
O que te faz pensar que todos os cristãos ficam discutindo sobre a vida após a morte?

Ah..., e ainda esperando sua resposta ao post acima.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #164 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 00:43:36 »
Isso me lembra o Erivelton e seus cernes... Religiosos são tão parecidos, não são? :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #165 Online: 01 de Março de 2009, 19:09:10 »
Só um asterisco......

... aonde ou quando na tradução traduziram as faculdades mentais para "mundo espírita" ja cagou tudo, a partir dali toooooodo budismo ficou distorcido, e proliferaram a distorção... ...e hoje... ...ja nem adianta mais discutir isso, afirmamos erros pesquisando em erros....... achando que sabemos  alguma coisa.... quando voltarem a falar do budismo e da mente, aí a coisa deixa de ser piada...
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 01 de Março de 2009, 19:32:29 »
nao entendi nada, se era para entender algo. Pode ser mais especifico? Ha textos originais que nao estao sujeitos a erros?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #167 Online: 05 de Março de 2009, 15:36:47 »
Olá,

Uma pergunta singela: o budismo é uma religião?

Ou seria mais algo como uma filosofia que usa um discurso mítico para expressar sua visão de mundo?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 05 de Março de 2009, 20:36:05 »
O budismo é uma religião. Boa parte dos budistas (e admiradores incondicionais do budismo mas não budistas) aqui afirmam isso.
Como ele está na moda hoje, muita gente gosta de seguí-lo e diz que é uma filosofia para não qualificar a si mesmo como religioso. Mas conversando com as pessoas, a postura é exatamente o que se poderia esperar de um religioso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
« Resposta #169 Online: 09 de Março de 2009, 11:21:03 »
O budismo é uma religião. Boa parte dos budistas (e admiradores incondicionais do budismo mas não budistas) aqui afirmam isso.
Como ele está na moda hoje, muita gente gosta de seguí-lo e diz que é uma filosofia para não qualificar a si mesmo como religioso. Mas conversando com as pessoas, a postura é exatamente o que se poderia esperar de um religioso.

Você está afirmando que o budismo é uma religião por causa da postura que as pessoas tem?
"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 09 de Março de 2009, 17:16:46 »
nope. Ele é uma religião porque tem uma prática religiosa, uma doutrina, uma liturgia... todos os elementos que uma religião deve ter.
Budistas não negam que o budismo seja uma religião.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Re:O Budismo não é melhor nem pior que as outras religiões
« Resposta #171 Online: 25 de Janeiro de 2012, 11:37:59 »

É verdade. Há muitos budistas ocidentais que falam que a reencarnação espírita é brega que a reencarnação budista é que é chique, só um renascimento chique, mas nos filmes 'kundun" e "O pequeno Buda" se mostra os budistas tendo uma visão de reencarnação tão brega quanto a espírita e no entanto as organizações budistas pelo mundo, inclusive as de outras correntes budistas que não a tibetana, não só não reclamaram desse filme, como ainda elogiaram....

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 25 de Janeiro de 2012, 11:40:09 »
nope. Ele é uma religião porque tem uma prática religiosa, uma doutrina, uma liturgia... todos os elementos que uma religião deve ter.

O que me parece que se encaixa um pouco mais nisso de "não-religião, ou quase" é o taoísmo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 25 de Janeiro de 2012, 13:10:52 »

É verdade. Há muitos budistas ocidentais que falam que a reencarnação espírita é brega que a reencarnação budista é que é chique, só um renascimento chique, mas nos filmes 'kundun" e "O pequeno Buda" se mostra os budistas tendo uma visão de reencarnação tão brega quanto a espírita e no entanto as organizações budistas pelo mundo, inclusive as de outras correntes budistas que não a tibetana, não só não reclamaram desse filme, como ainda elogiaram....

LaraAS, você está totalmente desinformada. Está confundindo a reencarnação espírita com o renascimento budista e desconhece as caracteristicas peculiares do lamaismo sobre essa questão. Kardec tentou copiar as idéias compiladas por Blavtsky e fez uma salada monumental.

"Segundo o ensinamento budista, há um ciclo de mortes e renascimentos para os seres vivos chamado Moksha. Esse ciclo pode e deve ser transcendido por meio da prática do Nobre Caminho Óctuplo.

Algumas fontes, principalmente advindas da Teosofia, atribuem a esses renascimentos características similares às da reencarnação e a palavra reencarnação é inclusive usada com frequência para se referir aos renascimentos. No entanto, é geralmente aceito pelos instrutores budistas atuais que, em vista das doutrinas budistas de anatta (não-eu) e anicca (impermanência), reencarnação é um conceito considerado por muitos como incompatível com o ensinamento budista.

O renascimento (ou emanação) descrito pelo Budismo é em vez disso uma herança de agregados impermanentes, não de uma verdadeira identidade permanente.

Note-se que o conceito do não-eu (anatta) não significa que o indivíduo seja inexistente e sim que se deve renunciar ao apego, àquilo que psicologicamente se considera como "eu" e "meu". Segundo o texto Anatta-lakkhana Sutta (SN 44.10), devemos nos desapegar dos agregados com os quais nos identificamos porque, sendo esses impermanentes, o apego nos leva à insatisfação (Dukkha)."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento_%28budismo%29
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 25 de Janeiro de 2012, 13:17:03 »

O que me parece que se encaixa um pouco mais nisso de "não-religião, ou quase" é o taoísmo.

Sim. O taoísmo filosófico.

A religião taoísta me lembra um pouco a umbanda.

O zen incorporou o taoísmo filosófico e nesse sentido é o melhor exemplo para o que você quis dizer.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!