Autor Tópico: O Budismo não é melhor nem pior que as outras religiões  (Lida 30420 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:O Budismo não é melhor nem pior que as outras religiões
« Resposta #201 Online: 13 de Janeiro de 2014, 17:44:46 »
Eu até cheguei a pensar algo assim, mas são dos muçulmanos mais tranquilos os do Myanmar...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #202 Online: 17 de Março de 2014, 13:23:08 »
Não sou budista, já adianto, mas realizarei algumas críticas contra as suas:

o´tópico (../forum/topic=19100.0.html) saiu um pouco do contexto original e começamos a debater sobre a alegação feita por budistas de que essa religião seria superior às demais. Resolvi abrir este tópico para que seja especializado no tema.
O fato de uma pessoa se intitular como budista não significa que ela seja de fato. Hoje em dia parece ter virado moda se dizer praticante de uma doutrina religiosa/filosófica oriental, e muita gente passou a se dizer budista, confucionista e etc., sem no entanto conhecer a fundo, e mesmo praticar os ensinamentos destas doutrinas/filosofias, logo estas pessoas não são no sentido original da palavra, budistas de fato.

1- Críticas à religião: Eu posso fazer?
Como pergunta Dawkins, porque não podemos criticar a religião?  Podemos falar sobre investimentos, sobre a racionalidade de atos do governo, mas se eu questiono a religião já vem aquela patrulha que me diz que isso é um assunto de cunho pessoal e que eu devo respeito à religião do indivíduo.
O budismo é conhecido por ser uma doutrina religiosa/filosófica aberta a críticas, então evidentemente, para o budismo é perfeitamente aceitável, e mesmo desejável receber e debater as críticas realizadas a esta doutrina.

3- Um pouco de senso prático
Em uma discussão as vezes pautadas por afirmações como "A minha religião é superior, eu conheço e você não conhece", poderíamos tentar fugir de discutir questões teóricas e cair um pouco em coisas mais práticas.

O que se espera de alguém, um país, uma amostra populacional, que siga um preceito moral melhor, mais inteligente, menos fanático e mais adequado à evolução? Simples, que sejam mais morais, inteligentes, menos fanáticos e que evoluam mais. Dito isso:

A- Budistas participaram de genocídios em guerras, execuções sumárias e outras barbaridades? Claro, veja extermínios perpetrados por japoneses, chineses, etc..
Primeiramente, diferente das religiões monoteísta ocidentais (cristianismo, judaísmo e islamismo) nenhuma guerra fora travada em nome do budismo.

Segundo, ps países citados por você são compostos de uma minoria budista praticante, a maior parte da população ou não é religiosa ou se declara um religioso não praticante.

Como exemplo de um país composto por uma maioria budista praticante podemos citar o Tibete, que como exemplo de conflito (por eles não iniciado) podemos citar a invasão de sua nação pela China, onde apesar de eles estarem sendo as vítimas, a única forma de resistência oferecida foi a pacífica.

Hoje seu maior líder religiosos e político exilado no exterior, o Dalai Lama, tenta resolver este conflito de forma pacífica e diplomática, onde com base nos ensinamentos budistas coloca como critério para que ele continue como representante de seu povo, o fato de seu povo continuar a resistir somente de forma pacífica.

B- Há fanatismo religioso? Ex, Sri Lanka.
Carece de fontes.

C- Países de terceiro mundo budistas estão evoluindo melhor do que países de terceiro mundo cristãos? Não,
E porque devemos levar em conta o ideal de sucesso de uma nação os critérios utilizados no ocidente?

Cada um usa a si próprio como padrão para julgar os outros, evidentemente esta maneira de classificar as nações em desenvolvidas, emergentes e subdesenvolvidas é um reflexo do padrão ocidental que coloca a si mesmo como o topo e os demais como tentando se igualar a eles.

Além disso, já que você citou o Japão como país budista, isso por si colocaria um exemplo de nação que segundo você é budista, nada menos entre as de maior IDH do mundo, além também de uma com um dos maiores PIB's do mundo.

A China poderia ser colocada como a segunda de maior PIB do mundo.

Tudo isso de certa forma contradiz a sua premissa de que países onde existe o budismo sejam menos desenvolvidos do que as demais nações.

D- Budistas são mais gentis do que cristãos, ao se comparar países com desenvolvimento humano similar (Japão e Suécia, Haiti e Sri Lanka). Não.
Isso é uma especulação sobre um conceito aberto e indefinido como o termo/conceito gentil.

E- Budistas que temos contato são mais calmos, se acham menos superiores, do que espíritas? Não.
Novamente uma especulação sem estudo/pesquisa alguma sobre termos/conceitos abertos indefinidos.

Levando isso em consideração, podemos afirmar que o Budismo mostra em seus textos um verdadeiro show de groselhas (e falamos sobre parábolas também no próximo ponto)
Ataques baseados apenas em especulações infundadas.

Citação de: Que tipo de utilidade tem isso?
"Verdadeiramente, bhikkhu, um nobre discípulo que é hábil e que compreendeu por ele mesmo, independente da fé em outros, que ‘Quando existe isso, aquilo existe; com o surgimento

disso, aquilo surge..."
ou
"Quem vê a origem dependente vê o Dhamma; quem vê o Dhamma vê a origem dependente"
ou
"Vejam, da ignorância como requisito necessário surgem as fabricações"
ou
"Porém, esta geração se delicia com a adesão, está excitada com a adesão, desfruta da adesão. Para uma geração que se delicia com a adesão, excitada pela adesão, desfrutando da adesão, esta verdade, isto é, a condicionalidade isto/aquilo e a origem dependente são difíceis de serem vistas. E também, é difícil de ver esta verdade, isto é, o silenciar de todas as formações, o abandono de todos apegos, o fim do desejo, desapego, cessação, Nibbana. Se eu fosse ensinar o Dhamma, os outros não me entenderiam e isso seria fatigante, enervante"
Nenhuma fonte de origem do texto é deixada, como saber se este texto é de fato um texto budista original?

Além disso, como já dito antes, só porque alguém se intitula budista isso não quer dizer que ele seja de fato.

Citação de: para que raciocínios esses conceitos são úteis?
Um deva (sânscrito e pali), no budismo, é um dos diferentes tipos de seres não-humanos. São mais poderosos, vivem mais e, no geral, tem uma existência mais satisfeita que a média dos seres humanos.
...
O termo deva não se refere a uma classe natural de seres mas é definida de modo antropocêntrico para incluir todos os seres mais poderosos ou mais bem-aventurados que os humanos. Ele inclui vários tipos bem diferentes de seres, seres estes que podem ser alinhados hierarquicamente. As classes inferiores desses seres são mais próximas em sua natureza com os humanos que com as classes superiores de devas.
...
Diz-se que os humanos originalmente tinham muitos dos poderes dos devas: não requerer comida, a habilidade de voar e brilhar pela sua própria luz. Com o tempo eles passaram a comer alimento sólido, seus corpos ficaram mais densos e seus poderes desapareceram.
Novamente as citações carecem de fontes.

O guia moral é rígido, descontextualizado de situações reais presentes em tratados de ética, e como prêmio propõe que a pessoa se tranforme em um super-homem. Os poderes que você ganha quando consegue seguir a proposição moral está aqui -> ../forum/topic=19100.150.html#msg418785
Um dos preceitos budistas é o desapego ao ego/eu, e isso implica em não super-valorizar suas conquistas, não se reconhecendo através delas. Logo se imaginar como um "super-homem" esta fora de questão, se isso realmente é traçado como objetivo o praticante em questão não é um budista de fato.

Mas de uma maneira geral, há a recusa de se debater a doutrina, basicamente porque seria algo como debater o livro cristão, não há muita solução no contexto da lógica e ceticismo.
Já conversei com mestres budistas e praticantes mais experientes, de escolas reconhecidas como autenticas dentro da comunidade budista, e todos eles estavam abertos ao dialogo, as criticas e ao debate sobre o ensinamento de sua doutrina. Logo, por dedução imagino que aqueles com os quais você debateu não eram budistas de fato, mas talvez simpatizantes da doutrina, ou mesmo esta turma que segue tendências, modismos, e como o budismo esta em alta no ocidente, muitas seitas não reconhecidas pela comunidade budista passaram a ensinar o que eles chamam de budismo alternativo, coisas de filosofia New Age. Não é porém reconhecidos pelas escolas tradicionais como budismo autentico. Desta forma suas afirmações não podem serem associadas ao budismo

Nas comparações que tenho visto, os budistas me colocam links mostrando grandes idiotices cristãs principalmente evangélicas. Não há nada o que se falar sobre essas idiotices a não ser que são idiotices.
Outro preceito budista é não atacar outras crenças religiosas, você não conseguirá encontrar provavelmente nenhuma crítica do Dalai Lama a outras doutrinas religiosas. Lhe lanço este desafio.

O problema é que usam isso para provar a superioridade do budismo frente ao cristianismo, o que é uma besteira.
Novamente, o desafio acima esta lançado.

A questão é que em paises onde há mais informação, educação e riqueza, esses textos são naturalmente reputados como parábolas ou metáforas pela maior parte da população. Em países onde a ignorância é mais acentuada, esses textos são levados mais ao pé da letra.
Novamente você esta apenas especulando.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 17 de Março de 2014, 15:07:51 »
Cara leia o tópico isso já foi debatido. Além disso, foi aberto outro tópico apenas com groselhas dos textos budistas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #204 Online: 17 de Março de 2014, 20:14:15 »
Cara leia o tópico isso já foi debatido. Além disso, foi aberto outro tópico apenas com groselhas dos textos budistas.
Até onde li as respostas ao tópico em questão não vi nada relacionado as críticas que por mim foram levantadas.

Além disso como sou novo no fórum não tive contato com este tópico  a que você se refere ai sobre groselhas dos textos budistas. E ao buscar na barra de pesquisa pelos termos groselhas, textos, budistas a única resposta que obtive fora a deste tópico aqui no qual escrevo esta resposta, termos que foram escritos por você na elaboração deste tópico. Então ajudaria se você me passasse um link que me levasse ao tópico no qual você se refere.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 17 de Março de 2014, 22:56:11 »
primeiro se você ler o tópico todos os pontos que abriu estão respondidos inclusive com exemplos.
aqui tem um primeiro com textos do budismo,  tenho outro que estou procurando

../forum/topic=16822.0.html
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 17 de Março de 2014, 23:19:53 »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #208 Online: 19 de Março de 2014, 13:51:30 »
primeiro se você ler o tópico todos os pontos que abriu estão respondidos inclusive com exemplos.
aqui tem um primeiro com textos do budismo,  tenho outro que estou procurando

../forum/topic=16822.0.html
Eu não diria um texto do budismo, mas talvez um texto escrito por alguém que se diz budista, e isto é uma diferença que faz toda diferença.

Assim como existe na ciência pseudocientistas, que produzem conhecimento não-científico posando como conhecimento científico, no budismo também possuem pseudo-budistas produzendo conhecimento não-budista posando como conhecimento budista.

Então eu lhe pergunto, o que lhe garante que as informações apresentadas neste texto representa de fato a filosófia budista, sendo que nenhuma fonte que remonte a textos tradicionais de escolas budistas é apresentada de forma que nos permitisse confrontar tal informação?

Como o ônus da prova cabe a quem afirma que algo é, você deve me provar que estes textos que você chama de budistas realmente são de fato textos budistas autênticos. E a partir dai podemos então debater as possíveis contradições destes textos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 19 de Março de 2014, 15:05:22 »
porque um budista nos passou como texto budistas nos links demonstrados. Perguntei isso especificamente já que minha afirmação é que a doutrina era tamanha groselha quanto às demais, o que se confirmou.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 19 de Março de 2014, 15:07:01 »
mas pode passar outros textos, caminhos óctuplos, é religião, logo groselha. A chance de não ser composta de 95% groselhas é mínima.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #211 Online: 19 de Março de 2014, 16:10:17 »
mas pode passar outros textos, caminhos óctuplos, é religião, logo groselha. A chance de não ser composta de 95% groselhas é mínima.
Eu não sou budista, logo pra mim seria difícil conseguir uma citação budista de fonte confiável, que nos leve a escritos de textos budistas de escolas tradicionais consideradas pela comunidade budista como autênticas.

Além disso não estou aqui para defender o budismo, mas simplesmente para elucidar falhas lógicas na sua argumentação que simplesmente as tornam insuficientes para comprovar a invalidade do budismo como doutrina consistentemente válida.

E como não sou eu quem esta atacando a validade da doutrina budista, não sou eu quem precisa apresentar textos budistas com evidências de que são realmente autênticos para poderem serem criticados em nome da doutrina em questão.

No entanto se você me apresentasse um texto com informações que nos levasse a sua fonte onde a autenticidade de tal texto poderia ser examinada e verificada por todos, confirmando se as informações presentes são de fato representantes da doutrina budista tradicional, isso abriria espaço para que as criticas a ele direcionada também se direcionem diretamente a doutrina budista. Ai sim, estaríamos com mais segurança debatendo sobre o budismo e não mais sobre um texto pretensamente budista que na verdade pode não o ser de fato.

E com base em que premissas e/ou dados você chega a conclusão de que religião é sempre groselhas e que as chances de ao menos 95% dos textos religiosos não serem compostos de groselhas ser mínima?

Imagino que você esteja apenas especulando e usando hipérbole como figura de linguagem afim de enfatizar sua repudia e falta de consideração para textos religiosos. Mas que não está de fato afirmando categoricamente e comprovadamente que toda forma de conhecimento religiosos seja de fato groselhas, como dito por você.

Abraços!
« Última modificação: 19 de Março de 2014, 16:12:54 por Skeptikós »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 19 de Março de 2014, 16:15:23 »
cara eu eu já fiz pesquisa sobre essa babaquice demais, se você não é budista image eu. Se quer colocar textos coloque aí ou refute os textos budistas explicitados (você não provou que não é budista já que Luis Dantas conhecia bem o assunto)  ou se provar que não são budistas coloque mais textos. O que não dá é não ler e não gostar.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 19 de Março de 2014, 16:21:26 »
No entanto se você me apresentasse um texto autêntico com informações que nos levasse a sua fonte, onde tal texto poderia ser examinado e verificado sua autenticidade por todos, confirmando se as informações presentes são de fato representantes da doutrina budista tradicional, o que pro tanto abriria espaço para que as criticas a ele direcionada também se direcionem diretamente a doutrina budista. Ai sim, estaríamos com mais segurança debatendo sobre o budismo e não mais sobre um texto pretensamente budista que na verdade pode não o ser de fato.

Então vamos proceder de modo diferente.

Eu peço a você que apresente textos budistas "verdadeiros" e aí poderemos avaliar a "consistência lógica da doutrina", sem incorrer no "viés preconceituoso" do forista Madiba. Estou muito curioso para verificar se o budismo apresenta esta "consistência lógica".
Foto USGS

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #214 Online: 19 de Março de 2014, 16:55:20 »
cara eu eu já fiz pesquisa sobre essa babaquice demais, se você não é budista image eu. Se quer colocar textos coloque aí ou refute os textos budistas explicitados (você não provou que não é budista já que Luis Dantas conhecia bem o assunto)  ou se provar que não são budistas coloque mais textos. O que não dá é não ler e não gostar.
Eu não preciso provar que são budistas, isso é inversão do ônus da prova. Primeiramente é o Luis Dantas que por afirmar que aqueles textos eram budistas que deveria provar que de fato o eram.

E agora que você os tomou como base de sua crítica ao budismo é você que deve provar que eles de fato são textos que representam a linha de pensamento de escolas consideradas autênticas pela comunidade budista, pois somente assim as críticas por você realizadas contra a doutrina budista com base neste texto pretensamente budista faria sentido, por de fato ter sido provado que tal texto é um representante oficial da doutrina em questão.

No entanto se você me apresentasse um texto autêntico com informações que nos levasse a sua fonte, onde tal texto poderia ser examinado e verificado sua autenticidade por todos, confirmando se as informações presentes são de fato representantes da doutrina budista tradicional, o que pro tanto abriria espaço para que as criticas a ele direcionada também se direcionem diretamente a doutrina budista. Ai sim, estaríamos com mais segurança debatendo sobre o budismo e não mais sobre um texto pretensamente budista que na verdade pode não o ser de fato.

Eu peço a você que apresente textos budistas "verdadeiros" e aí poderemos avaliar a "consistência lógica da doutrina", sem incorrer no "viés preconceituoso" do forista Madiba. Estou muito curioso para verificar se o budismo apresenta esta "consistência lógica".
Aqui no Brasil é muito fácil criticar a religião cristão pois ela faz parte de nossa cultura e é muito fácil encontrar fontes que nos direcionam a textos considerados autênticos pelas próprias religiões cristãs.

Mas o problema do budismo é que ele é muito pouco difundido nos países ocidentais, a exemplo dos de língua portuguesa, o que já torna difícil a citação feita por um budista praticante de de um texto autêntico oficialmente traduzido para a língua portuguesa, que dirá então uma citação desta feita por uma pessoa que além de não ser budista não é de forma alguma ligada diretamente a esta doutrina.

Então eu não tenho recursos para conseguir uma citação de um texto tradicional budista autêntico para critica.

O máximo que eu poderia conseguir com algum esforço seria algum texto de algum monge ou mestre ordenado de alguma escola budista no brasil reconhecida por alguma tradição tida como autêntica pela comunidade budista no mundo. Mas isso de certa forma empobreceria o debate, que seria mais rico se os textos primeiros e tradicionais fossem de fato os debatidos. Pois como sabemos os discípulos posteriores quase sempre distorcem/modificam o sentido de uma doutrina quando as relatam com suas próprias palavras.

Além disso como dito antes, não estou aqui para defender o budismo, mas simplesmente para alertar que as críticas feitas a ele neste tópico não são válidas pelo fato de que as informações/textos que a ele (budismo) relacionadas e criticadas não tem sua ligação com o budismo tradicional/autêntico confirmadas por fonte alguma. E por isso (as críticas) caem por terra.

Abraços!

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 19 de Março de 2014, 18:21:53 »
Citação de: Skeptikós
Além disso como dito antes, não estou aqui para defender o budismo, mas simplesmente para alertar que as críticas feitas a ele neste tópico não são válidas pelo fato de que as informações/textos que a ele (budismo) relacionadas e criticadas não tem sua ligação com o budismo tradicional/autêntico confirmadas por fonte alguma. E por isso (as críticas) caem por terra.

Não é budismo de verdade  :umm:...

Além disso como dito antes, não estou aqui para defender o comunismo, mas simplesmente para alertar que as críticas feitas a ele neste tópico não são válidas pelo fato de que as informações/textos que a ele (comunismo) relacionadas e criticadas não tem sua ligação com o comunismo tradicional/autêntico confirmadas por fonte alguma. E por isso (as críticas) caem por terra.

Além disso como dito antes, não estou aqui para defender o vegetarianismo, mas simplesmente para alertar que as críticas feitas a ele neste tópico não são válidas pelo fato de que as informações/textos que a ele (vegetarianismo) relacionadas e criticadas não tem sua ligação com o vegetarianismo tradicional/autêntico confirmadas por fonte alguma. E por isso (as críticas) caem por terra.

Além disso como dito antes, não estou aqui para defender a homeopatia, mas simplesmente para alertar que as críticas feitas a ela neste tópico não são válidas pelo fato de que as informações/textos que a ela (homeopatia) relacionadas e criticadas não tem sua ligação com a homeopatia tradicional/autêntico confirmadas por fonte alguma. E por isso (as críticas) caem por terra.

Skeptikós, se você acha que os textos são ruins, faça como o Geo sugeriu.
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 19 de Março de 2014, 18:31:27 »

exato. Malandro o molecão, quero debater, não gostei dos textos budistas mesmo sem conhecer então Madiba que prove que são budistas ainda que os 3 budistas da discussão os considerem budista. solta um ônus da prova do além (eu não sou budista)  e ele fica com a bunda sentada.

skeptics leia o tópico e faça suas colocações sobre o que já tem ou que que acha importante colocar de novo. se não acredita nos budistas que me deram os posts coloque outros. Te vira negão.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 19 de Março de 2014, 18:37:09 »
Concordo com o Skeptikós, principalmente quando ele chama a atenção para a variável cultural presente em todas as religiões.

Gostaria que o Skeptikós apresentasse as falhas lógicas da argumentação que ele identificou, talvez um novo olhar crítico possa reacender a discussão.
« Última modificação: 19 de Março de 2014, 18:40:00 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 19 de Março de 2014, 18:39:07 »
Por que malandro e molecão, Madiba? Negão?
« Última modificação: 19 de Março de 2014, 18:45:17 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 19 de Março de 2014, 19:26:23 »
porque é fácil ficar pedindo para os outros estudarem mais do que já fizeram sobre a argumentação do ônus da prova.  o texto que me foi passado foi como budistas por budistas se ele não concorda então ele que pesquise.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 19 de Março de 2014, 19:34:28 »

exato. Malandro o molecão, quero debater, não gostei dos textos budistas mesmo sem conhecer então Madiba que prove que são budistas ainda que os 3 budistas da discussão os considerem budista. solta um ônus da prova do além (eu não sou budista)  e ele fica com a bunda sentada.

skeptics leia o tópico e faça suas colocações sobre o que já tem ou que que acha importante colocar de novo. se não acredita nos budistas que me deram os posts coloque outros. Te vira negão.

Não adianta colocar texto algum, sempre vai ser ilógico e rotulado como bullshit aqui pelos especialistas anti-budistas. Conheço ateus ralando em curso de antropologia social na especialidade de religiões comparadas em uma famosa universidade inglesa que se divertem lendo as imbecilidades (opinião deles) que são ditas sobre o budismo em fóruns ateus.

De qualquer forma, já dei a minha opinião algumas páginas atrás.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 19 de Março de 2014, 20:15:45 »
sim e foi pela linha do BS.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 19 de Março de 2014, 20:18:47 »
sim e foi pela linha do BS.

BS? O que é isso?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #223 Online: 19 de Março de 2014, 20:22:47 »
Bull shit

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 19 de Março de 2014, 20:56:25 »
Não me surpreende a sua observação e sinceramente não tem a menor importância.  Você já mostrou claramente que não entende nada de budismo, de filosofia, de neurociência, etc, etc, etc, para ficar fazendo afirmações duvidosas em frases mal construídas, rasas, cheias de palavrões, de duplo sentido e ficar batendo o pé com pose de sabe-tudo e de quem tem a certeza que está sempre certo, que possui os argumentos mais lógicos e inteligentes e que, por definição, é imbatível nos debates. Na realidade não é nada disso, muito pelo contrário, chega a ser vexaminoso. Arrogância tem limite. Aposto que a maioria aqui concorda comigo.
« Última modificação: 19 de Março de 2014, 21:08:19 por Gigaview »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!