Quanto a educação física... você deve estar brincando.
Vamos ver se você entende de uma vez por todas:
Eu pego um grupo de pessoas praticantes de eduação física;
Comparo com quem não faz
E o que vejo: Incrivelmente, algo que se propõe a emagrecer as pessoas, bingo, emagrece
Eu pego um grupo de budistas de um pais com IDH X
Eu pego um grupo de cristãos de um pais com IDH ~X
O que acontece?? Nada
Mirror, na boa, seu ponto não tem defesa... Qual o problema de sua religião ser igual a dos outros?
antes de responder, veja as evidências de outras religiões abaixo
E como você sabe se quem frequenta uma igreja ou diz pertencer a uma religião, a conhece ou a pratica?
Ao olhar IDH você não vai conseguir ver nada.
Idém para avaliar a importância da educação física.
Pegue o IDH de um país sem educação física no currículo e compare com um país que a tem no currículo.
Compare o número de obesos no Brasil terceiro mundista e compare com o EUA de primeiro mundo, com um sistema educacional muito melhor que o nosso, e tire dai conclusões sobre os métodos de ensino de educação física nos dois países.
Tal comparação vai dizer alguma coisa?
É o mesmo que olhar a obesidade americana e concluir que o ensino de educação física que é obrigatório nas escolas, simplesmente não serve pra nada.
A maioria dos católicos brasileiros se diz não praticante e nem ao menos leram a biblia, muitos dos frequentadores de igreja estão lá por motivos diversos de socialização.
Você acha que a religião deveria apresentar resultados visíveis no IDH de algum país?
Não percebe que outros fatores muito mais importantes são o que regem esses dados?
O budismo não é diferente de uma outra filosofia qualquer, talvez a exceção de alguns aspectos práticos, depende do individuo estudar, depende dele ter raciocínio lógico o suficiente para absorver o conteúdo e depende dele colocar aquilo em pratica.
Olhar o IDH de um país não vai mostrar nada sobre se as pessoas estão fazendo isso ou se nem ao menos ler elas sabem.
Não faz sentido nenhum sua proposta.
Modo espirita on: Textos que você julga inadequados pela linguagem, mas que transmitem conceitos ricos.
Isso poderia ter saido da boca de um espirta, é apenas algo para você, não diz nada...
Textos que você julga inadequados pela linguagem, mas que transmitem conceitos ricos.
Modo espirita on pra vote também.
Você ataca uma filosofia que claramente não conhece com base na sua opinião pessoal sobre a linguagem e didática usadas serem ruins pra você.
Como já disse existem textos modernos, então linguagem não é problema, você não se atem ao conteúdo e prefere criticar a forma... Sorry, só posso apontar seu erro.
Não era esse o ponto. Isso foi um comentário sobre a questão que estávamos discutindo que era a groselha de que seres iluminados tem que dar mensagens em parábolas porque não podem entender o raciocínio trivial dos mestres religiosos...
Tá bom, vai discutir Platão com um analfabeto então... e repetindo, os textos foram escritos pelos discípulos, não por buda e existem textos modernos em linguagem erudita.
Deu pra entender o ponto ou vai continuar batendo na mesma tecla?
Evidências ciêntíficas
Veja seu tipo de evidência http://www.aevb.org/component/content/article/81-externas/749-os-cientistas-ja-admitem-que-as-praticas-espirituais-fazem-bem-a-saude.html
Médiuns – A abrangência dos estudos também está aumentando. Se antes a maioria das pesquisas estudava populações protestantes, católicas e adeptos do judaísmo, agora começam a surgir trabalhos com praticantes de outras religiões. O psiquiatra Almeida, da USP, verificou a saúde mental de 115 médiuns espíritas. Descobriu que a incidência de transtornos como ansiedade e depressão nessa população fica em torno de 8%, um porcentual menor do que a estimativa encontrada na população em geral, de 15% de incidência.
Achei dezenas de links assim. E como disse, não vou entrar no mérito se o autodenominado cientista contemplativo usou boas amostras. O que estou dizendo aqui é... outras religões podem mostrar o mesmo... entenda, aqui é comparativo..
Como disse, tudo é igual... Sem olhar a qualidade do estudo, podemos inferir duas possíveis coisas:
1- Quando pessoas pensam que estam fazendo algo sagrado, seu humor melhora, sua psique melhora. Para ter esse bônus, eles arcam com vários problemas que já discutimos.
2- Esses estudos são normalmente feito por crentes que já tem o resultado na cabeça e querem arrumar dados para corroborar
Por isso, você deveria estar utilizando mais seu ceticismo.
A relação entre a prece e a meditação: Ambas as religiões tem algo que "cientificamente" é comprovado como bom para a pessoa.
Esqueceu do foco do debate: São todas iguais...
E o que isso tem a ver com a meditação ser comprovadamente útil e até causar alterações na massa cinzenta e em suas conexões neuronais?
Percebe que, primeiro foi você quem a principio negou qualquer utilidade a meditação e só por isso citei o artigo.
Depois, o artigo trata de diversos estudos e por fim o conteúdo abordado por esses diferentes estudos são de tipos diferentes.
É sabido que dar um cachorro a um paciente altera o seu humor e assim ajuda em determinados tratamentos, o que você citou é semelhante a isso. E isso é inclusive parte da proposta budista, mas com a diferença que no budismo se trata de dirigir a mente de forma consciente por esse tipo de processo.
Já a questão da meditação é distinta da oração, já que a primeira não se limita a mudança de humor, trata de questões como controlar de forma consciente coisas que antes se pensava apenas de controle inconsciente e de alterações na massa cinzenta.
Fora o já conhecido efeito calmante.
Então são coisas diferentes e tal coisa só foi citada porque você negou que a meditação tenha alguma utilidade, ou seja, afirmou algo falso em relação a isso... mas agora está querendo comparar com alterações de humor causadas por crenças especificas.
A fé sempre foi útil pra isso, não preciso nem de pesquisa para me dizer tamanha obviedade.
O que eu disse é que é igual para todas as religiões.
Já dei bom exemplos para você ver que as outras religiões também tem essa mesma promessa certificada..
Cadê?
Onde está seu post onde cita uma outra religião como cristianismo ou espiritismo ensinando meditação e propondo a eliminação do sofrimento por via da identificação de como surgem as formações mentais?
Você desviou do assunto isso sim.
Vou repetir o trecho do post:
EU:
Você acredita que o budismo vende auto-ilusão, mas acredita nisso sem ao menos conhece-lo, já que faz até comparações entre Papa e dalai lama.
O Budismo fala sobre desapego e sobre não se deixar levar por sentimentos, não se deixar levar pelo humor.
Isso é fácil de se evidenciar, basta notar como umas pessoas são mais possessivas que outras, mais irritáveis que outras, etc...
Você acredita que isso é besteira, mas é um fato não muito difícil de se notar, principalmente ao olhar para si e perceber que quando não nos deixamos levar por essas coisas, quando não damos muito importância a elas, aos humores e idéias negativas, elas logo se vão e levamos a vida com maior leveza.
Isso é fácil perceber, assim como é fácil perceber a paz profunda proporcionada por uma boa meditação.
VOCÊ:
Falácia do especialista.
EU:
Que falacia do especialista?
Eu dei um exemplo sobre como o humor afeta as pessoas e falei como o budismo se baseia nesse tipo de fato facilmente evidenciável e conhecido, assim como citei o conhecido beneficio da meditação no quesito relaxamento do corpo e da mente.Mostre então onde essa proposta, a parte grifada, é apresentada no cristianismo.
O cristianismo fala em aceitar jesus e esperar pelo paraíso depois que morrer.
Porque é tão ruim para o religioso ver alguém afirmando que sua religião é igual a dos outros???
Não sei, não sou religioso... mas posso imaginar que quando o "critico" baseia suas afirmações em groselhas, qualquer um vai achar ruim.
Puts... o que dizem as outras religiões para você é assim:
1- Pego poucos textos que falam uma coisa que eu acho boa e falo que é budismo
2- Ignoro todas as groselhas que outros budistas seguem e digo que não é verdadeiro budismo..
3- Falo que todos os textos das denominações cristãs são piores, e não importa quem usa o que
Faça me o favor Mirror....
O resto é: abra um tópico sobre os textos bom do budismo
Aponte onde no tópico eu fiz essas coisas.
Você não está discutindo o budismo, nem discutindo comigo, está até refutando o que eu não falei...
Fez um comentário típico aqueles direcionados a quem usa de falacias como a do escocês de verdade... deve estar me confundindo com alguém... ou está subintendendo idéias que não são minhas, da mesma forma que faz com o budismo.
O nome disso é falacia do homem de palha.É a técnica de deturpar as idéias do oponente, para em seguida atacar essas idéias e concluir que foram refutadas. É uma falácia porque deixa de lidar com os argumentos verdadeiros do oponente e lida com um espantalho criado pela própria pessoa que está na verdade a refutar o que ela mesma criou.