Autor Tópico: O Budismo não é melhor nem pior que as outras religiões  (Lida 30415 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: O Budismo não é melhor nem pior que as outras religiões
« Resposta #75 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:23:00 »
O texto do Bikkhu? O que ele disse de adequado?
O do Devas? O que ele disse de adequado?

E se você fosse escrever de maneira racional, como faria? Seria mais eficiente? tocaria melhor nas questões?

Agnóstico, você está considerando textos de escolas budistas como se eles fossem a expressão do budismo de fato, e por tudo que tenho lido até agora, estou convencido de que não é.  Como o mrmirror já disse, é a mesma coisa que você fazer um juízo da mecânica quântica depois de ter assistido "What the Bleep Do We Know!?". Existem groselhas muito mais groselhadas do que essas que você postou e apontá-las não vai nos conduzir a lugar algum, será apenas um exercício de compilação de textos estúpidos, incoerentes e sem utilidade prática. Da mesma forma, também não concordo com a idéia do mrmirror de pinçar pontos positivos e negativos extraídos das práticas das diferentes escolas, desse modo estaríamos contruindo um budismo Frankesntein, um monstro nada representativo daquilo que de fato existe. Mas então, o que de fato existe?

Em primeiro lugar existem princípios que são comuns a todas as escolas que se consideram budistas, e acredite, existem dezenas delas. Esse é o fundamento da religião e que acredito que deve merecer o nosso esforço de análise. Todas as interpretações feitas a partir desse fundamento são irrelevantes porque não apenas opiniões, visões, propostas, sugestões, devaneios, pensamentos ou seja lá o que for, saídas da mente de discípulos, mestres, políticos, sábios, etc com as mais variadas intenções atendendo a objetivos e interesses circunstânciais.

Por isso, apresento o que achei como essência do budismo:

Four Noble Truths

1. Suffering exists
   2. Suffering arises from attachment to desires
   3. Suffering ceases when attachment to desire ceases
   4. Freedom from suffering is possible by practicing the Eightfold Path

Noble Eightfold Path

Three Qualities    Eightfold Path
 Wisdom (panna)    Right View
     Right Thought
 Morality (sila)    Right Speech
     Right Action
     Right Livelihood
 Meditation (samadhi)    Right Effort
     Right Mindfulness
     Right Contemplation

Three Characteristics of Existence

1. Transiency (anicca)
   2. Sorrow (dukkha)
   3. Selflessness (anatta)

Hindrances

1. Sensuous lust
   2. Aversion and ill will
   3. Sloth and torpor
   4. Restlessness and worry
   5. Sceptical doubt

Factors of Enlightenment

1. Mindfulness
   2. Investigation
   3. Energy
   4. Rapture
   5. Tranquillity
   6. Concentration
   7. Equanimity

http://www.buddhaweb.org/

Por favor, pontue as groselhas no texto acima, mas não esqueça que a sua opinião vale tanto quanto à daquele bikku dos sete pântanos.  :)

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:25:10 »
Um bom começo seria discutir os benefícios para os adeptos. O que acham?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #77 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:37:19 »

Todas as religiões trazem algum tipo de benefício para os adeptos.

Eu acho que o problema é que o pessoal fugiu do ponto. Estávamos discutindo o budismo e não os budistas e suas interpretações do mesmo.

Afinal, se formos levar em conta interpretações pessoais da doutrina, poderiamos (e deveriamos) fazer o mesmo ao analisar o espiritismo/cristianismo.

Agora, se nos concentrarmos apenas no Budismo, que é o que interessa aqui, podemos esquecer essa besteira de "os budistas do sul, da escola piriporó, não levam isso a sério...", poderemos ter uma discussão mais objetiva.

Qual era o ponto inicial? Era mostrar que o budismo, no que se refere a religião, não tem nada de muito diferente do espiritismo/cristianismo.  Ele faz alegações extraordinárias, sem possuir evidência alguma, e é cheio de groselhas.

Dito isso, citações do tipo "Mas os budistas legais e superiores ignoram o texto x e o texto y..." não é válido como argumento para se discutir a doutrina, pois como bem dito, estamos discutindo a doutrina e não seus seguidores. Até porque o mesmo poderia ser dito de qualquer outra religião: "Mas os espiritas legais e evoluidos ignoram texto x e texto y" ou "Mas os cristãos legais e iluminados pelo espírito santo ignoram a passagem x e a passagem y"

Espero ter me feito entender.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 17:40:41 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:37:39 »
Giga,

O core do cristianismo é "Amai-vos um aos outros", etc... e nem por isso deixamos de questionar suas besteiras.
Lembre-se isso aqui é um esforço comparativo.

O ponto é:
Aquilo que pontuei faz parte da doutrina? Sim.
Há fiéis que seguem? Sim
Há fiéis que não seguem? Sim

E quanto a esses conceitos, são apenas palavras de ordem, algumas interessantes e óbvias. Outras groselhas.

Os caras associam desejos a sofrimento e depois começam a viajar falando que tem que ter desapego, que não pode ter paixão, não pode ser humano. Pura bullshit.

Se você quer, abrimos outro tópico para questionar a doutrina, [analisar especificamente o core budista, se quer]. Aqui o ponto é: Não é melhor nem pior do que os outros;

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 17:54:03 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:38:34 »

Viu a parte de "Um pouco de senso prático" do meu post inicial?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:00:07 »
Giga, da um look

Isso é budismo?
../forum/topic=16822.0.html#msg338764

Sim.

E quanto a meu post?
../forum/topic=16822.100.html#msg339647

O que você quer que eu diga sobre ele?

Os textos que o Dantas falou que é Budismo são aquelas groselhas que confirmamos. Ele como budista não nega que os textos sejam do budismo

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #81 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:11:21 »
Interessante esse tópico. O Dantas foi afastado e ele foi criado! Bela forma de discutir um assunto, realmente muito democrático!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:13:03 »
Mas até aí, pode-se extrair lições de vida úteis de quase qualquer coisa, desde que tenhamos o desejo de ler nas entrelinhas.

Então, podemos concluir que a utilidade do budismo depende de nós mesmos?

Giga, aqui temos um ponto interessante que não sei se deixei claro no meu post inicial.

Quanto mais abstrato e metafórico o texto, mais o valor dele vai depender de quem lê e não de quem escreve. Eu insisti nisso aqui:

Primeiro ponto: Quem quer se comunicar o faz se é capaz e se tem algo a comunicar. Essa questão de reputar qualquer afirmação que é um lixo como sendo uma metáfora de algo sábio/divino que é absolutamente reflexo da melhor capacidade e inspiração da pessoa que lê e acredita é meramente uma estratégia conveniente à manutenção da religião, um demérito a filósofos que não caíram na tentação de burlar sua falta de inteligência e capacidade de expressão e tiveram coragem de tocar de maneira direta no ponto chave que queriam defender, além de ser, como veremos, uma fábrica de alienados.

O dogmático religioso vai pegar aquelas citações que não dizem nada e vai dar um significado que ele acha maravilhoso. É basicamente uma contemplação de si próprio... e se pensar bem verá que isso é bem explicativo.

Já filósofos colocam sua tese de maneira explícita, se arriscam a colocar sua idéias no exato termo para sustentar sua proposição.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:14:22 »
Interessante esse tópico. O Dantas foi afastado e ele foi criado! Bela forma de discutir um assunto, realmente muito democrático!

E isso foi claro uma conspiração dos moderadores que não queriam que ele participasse do tópico e não por atitudes que eles consideraram impróprias. Faça me o favor... quando ele voltar é muito bem vindo para participar do tópico...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #84 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:15:40 »
Sei Agnóstico...sem comentários!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:17:32 »
quer dizer algo diga cara... para mim é exatamente isso. No meu ponto de vista, ele será muito bem vindo quando voltar. Temos uma tese, alguns pontos claros para serem debatidos, não é necessário esse nhen nhen

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:32:04 »
quer dizer algo diga cara... para mim é exatamente isso. No meu ponto de vista, ele será muito bem vindo quando voltar. Temos uma tese, alguns pontos claros para serem debatidos, não é necessário esse nhen nhen

:apoiado:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #87 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:52:00 »
Já vi a forma como o assunto é "discutido", e sei que não vale a pena tentar discutir aqui. Portanto, continuem...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #88 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:54:06 »
::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline mrmirror

• Nível 05
  • *
« Resposta #89 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:19:30 »
Deixe-me repetir: Não sou budista.
Sou agnóstico meio em cima do muro, teísta na maior parte do tempo e ateu em algumas ocasiões, tenho interesse no budismo mas nem sou tão entendido assim em budismo como aparentam ser o Luis Dantas (esse sim um budista) e o Maurício Rubio.
Me acusar de ser religioso e por isso interpretar minha religião de forma tendenciosa não é um bom começo, pois foge do assunto budismo e passa a discutir minha pessoa.

Quanto a questão de se estamos discutindo o budismo ou os budistas, o caro agnóstico insiste em discutir o comportamento dos budistas e cristãos e não o budismo e o cristianismo.

Qualquer texto pode ser mal interpretado, mesmo textos bons.
Já vi gente interpretando o "Penso, logo existo" de Descartes, como sendo a afirmação de que só existimos por pensarmos, sendo assim o pensamento precede a existência.
Não são incomuns discussões sobre o que esse ou aquele filosofo queriam ou não dizer em determinada obra.
Já citei mil vezes o "quem somos nós?" e suas interpretações e usos de conceitos da fisica quantica.

O Budismo tem textos modernos, a base do budismo eu mesmo aprendi lendo textos modernos, todos muito lógicos, estruturados e coerentes.
Os suttas on-line do canoni pali só fui começar a ler um anos atrás e são bem chatos por serem repetitivos. Mesmo assim, alguém com interesse na filosofia budista como eu, os lê numa boa, sem má vontade ou preconceito a linguagem usada.
Existe o contexto e a didática, sem mencionar o problema da tradução.
A imagem budista que postei, por exemplo, foi criada para ser colocada na frente dos monastérios, para assim facilitar a instrução dos analfabetos. (intuito similar ao dos vitrais.)

Atacar as idéias de Buda, afirmando que os textos que os próprios budistas não dão grande importância, são de baixa qualidade, textos que não foram escritos por ele e sim por terceiros a muitas mãos, que escreveram em uma linguagem que na visão deles é a mais adequada, não diz nada a respeito das idéias e conceitos apresentadas por Buda.
Tente levar um livro do Nietzsche, muito lógico e escrito em linguagem empolada, para alguns desses fulanos quase analfabetos funcionais aos quais você clama pela forma como eles interpretam a bíblia ou os suttas, veja o resultado e depois me conte.

Em nenhum momento eu usei da falacia do escocês de verdade que você por duas vezes citou, mas você usa do apelo a multidão, quando clama pela forma como a multidão interpreta os textos religiosos.
Não se discute uma filosofia com base em como os outros podem ou não interpreta-la.
Se em algum lugar budistas fazem sei lá o que e se é que usam de interpretações malucas dos suttas para justificar seus atos, isso não diz respeito aos conceitos e idéias apresentados, já que as coisas mais fortes no budismo são justamente questões como o desapego, a ilusão, a atenção plena e a conduta correta.

Quanto a crenças agnóstico, você as tem si:
Eu não considero meditação util. Você considera porque você acredita no budismo. Mais uma vez, você coloca uma verdade budista como sendo uma verdade absoluta.
Se a mente após a meditação fica mais clara, sagaz, etc.. me mostre provas, com referências por favor, de alguém que tenha mostrado evidências disso. Inventores usam? Pessoas de alta performance usam?
(...)
Não disse isso. Falei que o contexto moral é rigido. O budismo vende auto-ilusão o tempo todo. Fim do sofrimento, paixão como ilusão, a verdadeira paz, a verdadeira justiça.
(...)
Nope, crença é dar como certo algo que não tem fundamentos nem evidências.
Eu tenho crença apenas se careca for um tipo de cabelo.

E porque as crenças fazem parte da vida? E quais crenças eu possuo?
Mais uma vez não tenha dúvida, eu menosprezo crenças.
Você acredita que a meditação é inútil e não conhece seus benefícios, mas isso até neurocientistas já conhecem: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/iluminacao_neuronal.html

Você acredita que o budismo vende auto-ilusão, mas acredita nisso sem ao menos conhece-lo, já que faz até comparações entre Papa e dalai lama.
O Budismo fala sobre desapego e sobre não se deixar levar por sentimentos, não se deixar levar pelo humor.
Isso é fácil de se evidenciar, basta notar como umas pessoas são mais possessivas que outras, mais irritáveis que outras, etc...
Você acredita que isso é besteira, mas é um fato não muito difícil de se notar, principalmente ao olhar para si e perceber que quando não nos deixamos levar por essas coisas, quando não damos muito importância a elas, aos humores e idéias negativas, elas logo se vão e levamos a vida com maior leveza.
Isso é fácil perceber, assim como é fácil perceber a paz profunda proporcionada por uma boa meditação.

O Budismo é claro leva essas idéias a níveis muito mais extremos, não pratico o budismo o bastante para saber se isso é papagaiada ou realidade, mas o budismo fala sobre se libertar completamente de ser levado por esses sentimentos e humores, fala também sobre manter permanentemente a paz da meditação.
Como disse, não sei se isso é verdade ou não, mas sei que a idéia é logica e tem sua base no real e observável.
Como não sou budista nem mesmo praticante de meditação (apesar de já ter praticado por algum tempo), não posso ir alem disso, mas ao menos sobre o que eu vi eu posso falar, e funciona muito bem na prática... só que é como exercício, eu sei que funciona e faz bem, mas tenho outras prioridades.

Uma crença não é algo simplesmente sem fundamentos, é uma idéia que pode ou não ser verdadeira e que se baseia em subjetividades ou mesmo em raciocínio não muito bem desenvolvidos, mas uma idéia que carece de comprovação.
E crenças tem sua utilidade, sem elas não poderíamos nem ao menos afirmar que estamos acordados e que as pessoas a nossa volta são reais, mas tomamos isso por certo, já que sem isso não podemos levar uma vida sã.

Crenças como a crença em vibrações e em atrair para si pessoas e acontecimentos em vibração energética semelhante, parecem pura baboseira misticuloide, mas tem intuitivamente um fundo de verdade. Quando estamos em um determinado estado de espirito (um estado mental de humor), deixamos isso transparecer via linguagem visual, o fazemos na forma em que nos vestimos, em nossos gestos, cortes de cabelo, tom da voz, etc... Além disso, em determinado estado de espirito buscamos certos lugares, ouvimos determinadas musicas, lemos livros específicos e acabamos buscando lugares e pessoas compatíveis ao nosso humor nesse momento.
Grande parte desse processo é inconsciente e assim acabamos sim de certa forma atraindo determinadas coisas e pessoas segundo nosso humor, nos metemos em situações segundo nosso humor.

Então simplesmente fazer pouco de crenças e idéias com as quais você especificamente não concorda, principalmente ao fazer isso sem um questionamento mais profundo, não é uma atitude muito adequada, parece mais a postura de alguém que se julga um grande sabedor de tudo.
Muitas crenças são fruto de intuição fruto da vivencia, algo que a pessoa não entende logicamente, mas que aprendeu ao lidar com a vida.
Conheço gente pouco racional, mas muito sabias e vividas, tem idéias corretas mas as tem como crença, já que não são lógicas o bastante para racionalisar tais entendimentos de uma forma mais profunda.

Como eu já disse, o budismo a meu ver tem papagaiadas, mas posso até estar errado sobre o que penso ser papagaiada. O grande ponto é que ele tem lógica, se baseia em coisas não muito difíceis de se observar e parte sua filosofia destas, além de ter praticas funcionais.
Agora, se essa ou aquela pessoa age dessa ou daquela forma e é um budista ou um cristão, isso se relaciona muito mais ao individuo em si que a religião.

A sua crença mais enganosa de todas é achar que pode avaliar uma filosofia com base no comportamento de religiosos de um país e de uma instituição.

Eu tenho uma formação cientifica, estudo bastante a filosofia ocidental, e um pouco de budismo e até um pouco de confucionismo.
Amanhã posso sair e matar alguém, posso iniciar uma revolução liberal armada ou qualquer coisa do gênero.
Meus atos não dizem nada a respeito daquilo que aprendi ou interpretei ao ler os filósofos ocidentais ou orientais.
Não é olhando o comportamento das pessoas que você vai poder analisar o budismo, para fazer isso é preciso estudar o budismo, seus textos, seus conceitos, suas idéias, sua filosofia. Claro, não basta ler, é preciso olhar a sua volta e analisar o mundo para identificar nele aquilo sobre o qual os textos falam e então avaliar se baseiam-se em fatos ou bobagens. Não gosta da linguagem dos suttas não os leia, existem bons textos modernos na net com uma linguagem muito mais próxima a da filosofia ocidental, assim como existem bons livros para iniciantes.

Acho que o ponto é esse, se quisermos que o tópico flua, vamos ter que analisar os conceitos budistas e a que eles se referem, mas sem apelar a como outros podem fazer bobagem ao intepreta-los de forma errada.
“Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.” - Bruce Calvert

Offline mrmirror

• Nível 05
  • *
« Resposta #90 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:32:59 »

Viu a parte de "Um pouco de senso prático" do meu post inicial?
Mas não se faz isso analisando as massas ou o desenvolvimento de paises de maioria budista.
É preciso apontar a idéia e o beneficio que aquele que a coloca em pratica pode colher.

O Budismo não é uma religião de fé, não basta "aceitar jezuis no coraçaum" e ficar de braços cruzados esperando a morte e na sequência o paraíso eterno de recompensa.

Nenhuma filosofia e pratica traz beneficios se não for própriamente entendida e utilizada.
Dou um exemplo.

Fulano frequenta um centro e aprende sobre como praticar exercicios, como se alimentar corretamente, recebe informações sobre calorias e pratos balanceados, etc... depois em casa faz legumes empanados e fritos em óleo, come isso aos montes, os exercicios ele pula por não achar importante. Como não entendeu bulhofas da proposta, não adianta achar que tudo o que foi ensinado no centro é inutil ao apontar para esse individuo e ver que nenhum beneficio ele colhe ao frequentar tal lugar e ser informado sobre essas coisas.
Receber informação nem sempre significa converter essa informação em conhecimento útil.
“Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.” - Bruce Calvert

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:54:13 »
Mirror, vamos fazer estruturadamente... já respondi estruturadamente sobre sua contestação completa a meu post inicial. Este ponto está la...
Mais uma vez, isso representa evi

Respondendo:

Ok,.. mas no caso do seu exemplo, se o cara começa a comer bem, ele vai emagrecer, vai ficar mais saudável. No caso do budismo, não há evidências de melhora como já foi pontuado.

Por isso, insisto em que você parte do princípio que é obvio que o que está escrito lá é bom. Eu lí e considero ruim.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline mrmirror

• Nível 05
  • *
« Resposta #92 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:55:59 »
Vamos então ao básico, ao inicio de tudo no budismo pego na wikipedia.
Que se discuta a lógica e os benefícios/maleficios de tal filosofia aos indivíduos que as levarem a sério, tanto os beneficios intelectuais quanto práticos.
(movido para outro tópico: ../forum//topic,19261.new.html#new )
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 23:07:38 por mrmirror »

Offline mrmirror

• Nível 05
  • *
« Resposta #93 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:58:57 »
Mirror, vamos fazer estruturadamente... já respondi estruturadamente sobre sua contestação completa a meu post inicial. Este ponto está la...
Mais uma vez, isso representa evi

Respondendo:

Ok,.. mas no caso do seu exemplo, se o cara começa a comer bem, ele vai emagrecer, vai ficar mais saudável. No caso do budismo, não há evidências de melhora como já foi pontuado.

Por isso, insisto em que você parte do princípio que é obvio que o que está escrito lá é bom. Eu lí e considero ruim.

A questão da meditação já mandei o link: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/iluminacao_neuronal.html

Quanto a questão dos conceitos serem bons ou ruins, é o que devemos discutir agora ao analisar esses conceitos do budismo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 21:23:49 »
respondendo acima e outros...

Eu vou responder esse post, mas peço que você responda estruturadamente ao meu. Fica mais fácil uma visão mais ampla do debate.

Deixe-me repetir: Não sou budista.
Sou agnóstico meio em cima do muro, teísta na maior parte do tempo e ateu em algumas ocasiões, tenho interesse no budismo mas nem sou tão entendido assim em budismo como aparentam ser o Luis Dantas (esse sim um budista) e o Maurício Rubio.
Me acusar de ser religioso e por isso interpretar minha religião de forma tendenciosa não é um bom começo, pois foge do assunto budismo e passa a discutir minha pessoa.

Quanto a questão de se estamos discutindo o budismo ou os budistas, o caro agnóstico insiste em discutir o comportamento dos budistas e cristãos e não o budismo e o cristianismo.

Eu não estou discutindo o comportamento dos budistas de maneira distinta do que faço com as outras religiões. A questão aqui é comparação.
A questão é que religiosos partem da premissa  de que é óbvio que o texto é excelente, para eles é gritante que alguém não reconheça isso. Para mim, todas suas afirmações batem contra a realidade quando vejo textos ruins, indicadores sociais iguais aos outros,  pessoas budistas exatamente iguais a cristãos, vejo que há tanto fanatismo como em outras religiões... então simplesmente não há evidências... há uma insistência em discutir filigranas como prova da superioridade do budismo.

Qualquer texto pode ser mal interpretado, mesmo textos bons.
Já vi gente interpretando o "Penso, logo existo" de Descartes, como sendo a afirmação de que só existimos por pensarmos, sendo assim o pensamento precede a existência.
Não são incomuns discussões sobre o que esse ou aquele filosofo queriam ou não dizer em determinada obra.
Já citei mil vezes o "quem somos nós?" e suas interpretações e usos de conceitos da fisica quantica.

Cara, você não entendeu ainda.

Textos bons podem ser mal interpretados, mas não é o caso do budismo, nem do espirtismo, etc.. Os textos são ruins, perdem para tratados de ética, perdem para filósofos médios... podemos explicar o conteúdo dele de maneira simples e não alienante...

Não me venha com essa comparação porque é descabida..  não é transformar algo bom em ruim... é exatamente o contrário. Como o texto é impreciso e alienante, as pessoas tem que se esforçar para dar um significado a eles.

O Budismo tem textos modernos, a base do budismo eu mesmo aprendi lendo textos modernos, todos muito lógicos, estruturados e coerentes.
Os suttas on-line do canoni pali só fui começar a ler um anos atrás e são bem chatos por serem repetitivos. Mesmo assim, alguém com interesse na filosofia budista como eu, os lê numa boa, sem má vontade ou preconceito a linguagem usada.
Existe o contexto e a didática, sem mencionar o problema da tradução.
A imagem budista que postei, por exemplo, foi criada para ser colocada na frente dos monastérios, para assim facilitar a instrução dos analfabetos. (intuito similar ao dos vitrais.)

Te convido a abrir um tópico e postar esses textos. Podemos criticá-los lá. Já li textos e textos passados pelo Dantas, pelo Mauricyo, não me importo em ler os seus. Até agora só vi aquilo que você já sabe...

Atacar as idéias de Buda, afirmando que os textos que os próprios budistas não dão grande importância, são de baixa qualidade, textos que não foram escritos por ele e sim por terceiros a muitas mãos, que escreveram em uma linguagem que na visão deles é a mais adequada, não diz nada a respeito das idéias e conceitos apresentadas por Buda.
Tente levar um livro do Nietzsche, muito lógico e escrito em linguagem empolada, para alguns desses fulanos quase analfabetos funcionais aos quais você clama pela forma como eles interpretam a bíblia ou os suttas, veja o resultado e depois me conte.

Isso é basicamente um achismo. Falam que pessoas não podem compreender conceitos mais complexos, então continuam há 2000 anos passando textos pobres mesmo...

A grande questão é que até nisso a religião atrapalha. Governos não se esforçam ou não acham necessário dar aulas de filosofia à população, ética, princípios da política, porque há o senso comum que a religião consegue dar a ética que a população precisa, o código ético basicamente já existe.

Um dia alguém deveria questionar: Puts, será que estamos fazendo certo? Não necessitamos dar aula de lógica, ceticismo, etc..? Aí, vamos ter o mundo iniciando uma melhora...

Enquanto pensarmos assim, vai ter gente discutindo no  CC 2100 sobre esses problemas que enfrentamos..

Em nenhum momento eu usei da falacia do escocês de verdade que você por duas vezes citou, mas você usa do apelo a multidão, quando clama pela forma como a multidão interpreta os textos religiosos.
Não se discute uma filosofia com base em como os outros podem ou não interpreta-la.
Se em algum lugar budistas fazem sei lá o que e se é que usam de interpretações malucas dos suttas para justificar seus atos, isso não diz respeito aos conceitos e idéias apresentados, já que as coisas mais fortes no budismo são justamente questões como o desapego, a ilusão, a atenção plena e a conduta correta.

Isso é evidência apenas para você. Logicamente, eu devo bater suas afirmações com a realidade. Budistas não dão importância ao texto? Vamos procurar. Budistas são mais pacifistas? Vamos procurar.

Eu não estou discutindo filosofia. Estou discutindo algo muito simples. O budismo não é pior nem melhor do que outras religiões.

Se você quiser uma análise dos textos mais profunda, abra um tópico, post lá que criticamos.

Quanto a crenças agnóstico, você as tem si:
Eu não considero meditação util. Você considera porque você acredita no budismo. Mais uma vez, você coloca uma verdade budista como sendo uma verdade absoluta.
Se a mente após a meditação fica mais clara, sagaz, etc.. me mostre provas, com referências por favor, de alguém que tenha mostrado evidências disso. Inventores usam? Pessoas de alta performance usam?
(...)
Não disse isso. Falei que o contexto moral é rigido. O budismo vende auto-ilusão o tempo todo. Fim do sofrimento, paixão como ilusão, a verdadeira paz, a verdadeira justiça.
(...)
Nope, crença é dar como certo algo que não tem fundamentos nem evidências.
Eu tenho crença apenas se careca for um tipo de cabelo.

E porque as crenças fazem parte da vida? E quais crenças eu possuo?
Mais uma vez não tenha dúvida, eu menosprezo crenças.
Você acredita que a meditação é inútil e não conhece seus benefícios, mas isso até neurocientistas já conhecem: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/iluminacao_neuronal.html

Eu deveria apostar na loto. Eu já sabia que você iria postar uma groselha dessas.
Não vou questionar sobre a reportagem, que não mostra como foi feito o teste, a amostragem de pessoas,.. nem questionar que o cientista que fez esse teste era um cientista que decidiu pela "ciência contemplativa"... PQP...

Como esse é um tópico comparativo, cientistas já fizeram testes falando que a prece causa melhora para quem faz isso... (lembre-se, é a mesma coisa, este é o tópico)
Claro que faz, a pessoa acredita que está em compasso com deus, reserva um tempo para isso, bingo... é uma satisfação para ela..

Portanto meu amigo, vejo que seu ceticismo ainda é incipiente...

Você acredita que o budismo vende auto-ilusão, mas acredita nisso sem ao menos conhece-lo, já que faz até comparações entre Papa e dalai lama.
O Budismo fala sobre desapego e sobre não se deixar levar por sentimentos, não se deixar levar pelo humor.
Isso é fácil de se evidenciar, basta notar como umas pessoas são mais possessivas que outras, mais irritáveis que outras, etc...
Você acredita que isso é besteira, mas é um fato não muito difícil de se notar, principalmente ao olhar para si e perceber que quando não nos deixamos levar por essas coisas, quando não damos muito importância a elas, aos humores e idéias negativas, elas logo se vão e levamos a vida com maior leveza.
Isso é fácil perceber, assim como é fácil perceber a paz profunda proporcionada por uma boa meditação.

Falácia do especialista.
E cara... você tem certeza que você não é  budista??

O Budismo é claro leva essas idéias a níveis muito mais extremos, não pratico o budismo o bastante para saber se isso é papagaiada ou realidade, mas o budismo fala sobre se libertar completamente de ser levado por esses sentimentos e humores, fala também sobre manter permanentemente a paz da meditação.
Como disse, não sei se isso é verdade ou não, mas sei que a idéia é logica e tem sua base no real e observável.
Como não sou budista nem mesmo praticante de meditação (apesar de já ter praticado por algum tempo), não posso ir alem disso, mas ao menos sobre o que eu vi eu posso falar, e funciona muito bem na prática... só que é como exercício, eu sei que funciona e faz bem, mas tenho outras prioridades.

Uma crença não é algo simplesmente sem fundamentos, é uma idéia que pode ou não ser verdadeira e que se baseia em subjetividades ou mesmo em raciocínio não muito bem desenvolvidos, mas uma idéia que carece de comprovação.
E crenças tem sua utilidade, sem elas não poderíamos nem ao menos afirmar que estamos acordados e que as pessoas a nossa volta são reais, mas tomamos isso por certo, já que sem isso não podemos levar uma vida sã.

tem besteiras como fundamento. Está pontuado até agora...

Crenças como a crença em vibrações e em atrair para si pessoas e acontecimentos em vibração energética semelhante, parecem pura baboseira misticuloide, mas tem intuitivamente um fundo de verdade. Quando estamos em um determinado estado de espirito (um estado mental de humor), deixamos isso transparecer via linguagem visual, o fazemos na forma em que nos vestimos, em nossos gestos, cortes de cabelo, tom da voz, etc... Além disso, em determinado estado de espirito buscamos certos lugares, ouvimos determinadas musicas, lemos livros específicos e acabamos buscando lugares e pessoas compatíveis ao nosso humor nesse momento.
Grande parte desse processo é inconsciente e assim acabamos sim de certa forma atraindo determinadas coisas e pessoas segundo nosso humor, nos metemos em situações segundo nosso humor.

Então não é energia. Não precisamos de conceitos alienantes. Podemos falar assim: Quando estamos de bem com a vida, confiante, mostramos uma postura que é vista como adequada e positiva pela sociedade. Assim, as pessoas normalmente tende a gostar mais de pessoas com essa atitude...
o resto é groselha... não precisamos de metáforas..

Então simplesmente fazer pouco de crenças e idéias com as quais você especificamente não concorda, principalmente ao fazer isso sem um questionamento mais profundo, não é uma atitude muito adequada, parece mais a postura de alguém que se julga um grande sabedor de tudo.
Muitas crenças são fruto de intuição fruto da vivencia, algo que a pessoa não entende logicamente, mas que aprendeu ao lidar com a vida.
Conheço gente pouco racional, mas muito sabias e vividas, tem idéias corretas mas as tem como crença, já que não são lógicas o bastante para racionalisar tais entendimentos de uma forma mais profunda.

Já comentado...

Como eu já disse, o budismo a meu ver tem papagaiadas, mas posso até estar errado sobre o que penso ser papagaiada. O grande ponto é que ele tem lógica, se baseia em coisas não muito difíceis de se observar e parte sua filosofia destas, além de ter praticas funcionais.
Agora, se essa ou aquela pessoa age dessa ou daquela forma e é um budista ou um cristão, isso se relaciona muito mais ao individuo em si que a religião.

A sua crença mais enganosa de todas é achar que pode avaliar uma filosofia com base no comportamento de religiosos de um país e de uma instituição.

Como disse, você não sabe o significado de crença.

Eu estou propondo critérios objetivos para mostrar que budismo é semelhante com o espiritismo por exemplo. Muita gente aqui concorda com isso, apesar de não terem saco para ficar debatendo...

Se você tem critérios melhores que podem ser avaliados sem perder a visão prática de resultados, sinta-se a vontade...

Eu tenho uma formação cientifica, estudo bastante a filosofia ocidental, e um pouco de budismo e até um pouco de confucionismo.
Amanhã posso sair e matar alguém, posso iniciar uma revolução liberal armada ou qualquer coisa do gênero.
Meus atos não dizem nada a respeito daquilo que aprendi ou interpretei ao ler os filósofos ocidentais ou orientais.
Não é olhando o comportamento das pessoas que você vai poder analisar o budismo, para fazer isso é preciso estudar o budismo, seus textos, seus conceitos, suas idéias, sua filosofia. Claro, não basta ler, é preciso olhar a sua volta e analisar o mundo para identificar nele aquilo sobre o qual os textos falam e então avaliar se baseiam-se em fatos ou bobagens. Não gosta da linguagem dos suttas não os leia, existem bons textos modernos na net com uma linguagem muito mais próxima a da filosofia ocidental, assim como existem bons livros para iniciantes.

Como disse, a falácia do especialista. Se você me der algo bom para ver, quem sabe eu possa me aprofundar....  Abra um tópico e poste o que o budismo tem de bom..  já li muita coisa, leio essas também..

Acho que o ponto é esse, se quisermos que o tópico flua, vamos ter que analisar os conceitos budistas e a que eles se referem, mas sem apelar a como outros podem fazer bobagem ao intepreta-los de forma errada.

Mais uma vez Mirror... entenda... é o mesmo que abrir um tópico de espiritismo para analisar os textos...  Vou achar algo bom, vou achar besteiras... como no budismo.

Se quer, abra o tópico, mas até aqui... continua tudo sendo a mesma coisa..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 21:25:24 »
Mirror, por favor abra outro tópico com a doutrina para não ter esse overloaded... coloque aquele texto lá que já argumento o porque acho infantil..., alias, PQP, só groselha...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 21:30:10 »

E no caso do budismo, se ele seguir a doutrina vai dar em...?  Provas...?   Indicadores...?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline mrmirror

• Nível 05
  • *
« Resposta #97 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 23:00:38 »
Eu não estou discutindo o comportamento dos budistas de maneira distinta do que faço com as outras religiões. A questão aqui é comparação.
A questão é que religiosos partem da premissa  de que é óbvio que o texto é excelente, para eles é gritante que alguém não reconheça isso. Para mim, todas suas afirmações batem contra a realidade quando vejo textos ruins, indicadores sociais iguais aos outros,  pessoas budistas exatamente iguais a cristãos, vejo que há tanto fanatismo como em outras religiões... então simplesmente não há evidências... há uma insistência em discutir filigranas como prova da superioridade do budismo.
E eu volto a repetir, apontar o comportamento dos outros não evidencia absolutamente nada.

Você não aceita qualquer comparação que eu faça, como o ensino de ciências e filosofia, então vamos a outra comparação.

É largamente difundido no currículo escolar mundo a fora, aulas de educação física.
O EUA é um dos países que tem isso como parte do currículo e é um país com problema grandes problemas de obesidade e sedentarismo, concluímos então que educação física é groselha.

Essa é sua lógica e a falha de tal raciocínio é evidente.
Cara, você não entendeu ainda.

Textos bons podem ser mal interpretados, mas não é o caso do budismo, nem do espirtismo, etc.. Os textos são ruins, perdem para tratados de ética, perdem para filósofos médios... podemos explicar o conteúdo dele de maneira simples e não alienante...

Não me venha com essa comparação porque é descabida..  não é transformar algo bom em ruim... é exatamente o contrário. Como o texto é impreciso e alienante, as pessoas tem que se esforçar para dar um significado a eles.
É você quem ainda não entendeu que os conceitos tem qualidade superior a didática e linguagem dos textos.
E ainda não entendeu que existem textos modernos de maior qualidade.

Isso é basicamente um achismo. Falam que pessoas não podem compreender conceitos mais complexos, então continuam há 2000 anos passando textos pobres mesmo...
Textos que você julga inadequados pela linguagem, mas que transmitem conceitos ricos.
A grande questão é que até nisso a religião atrapalha. Governos não se esforçam ou não acham necessário dar aulas de filosofia à população, ética, princípios da política, porque há o senso comum que a religião consegue dar a ética que a população precisa, o código ético basicamente já existe.

Um dia alguém deveria questionar: Puts, será que estamos fazendo certo? Não necessitamos dar aula de lógica, ceticismo, etc..? Aí, vamos ter o mundo iniciando uma melhora...

Enquanto pensarmos assim, vai ter gente discutindo no  CC 2100 sobre esses problemas que enfrentamos..
Está misturando problemas de governo com religião.
Em países laicos mais sérios e em países onde tentaram erradicar a religião, não fazem muito melhor, não por colocarem a religião como fonte de moral, mas por terem transformado a escola em um sistema de educação cientifica que forma o aluno para o mercado de trabalho.

Problemas educacionais não relacionados sempre a religião, mas a constante incompetência dos estados burocráticos e de instituições privadas de ensino voltadas a atender demanda de mercado e não preocupadas em formar seres pensantes.
Isso é evidência apenas para você. Logicamente, eu devo bater suas afirmações com a realidade. Budistas não dão importância ao texto? Vamos procurar. Budistas são mais pacifistas? Vamos procurar.
Eu não estou discutindo filosofia. Estou discutindo algo muito simples. O budismo não é pior nem melhor do que outras religiões.

Se você quiser uma análise dos textos mais profunda, abra um tópico, post lá que criticamos.
E aponta coisas que não são evidencias de nada, ao mesmo tempo em que se recusa a focar o tópico em algo que seja relevante para resolver a questão levantada por você mesmo.

Como já disse, observar a obesidade nos EUA não prova que o ensino de educação física seja groselha.

Eu deveria apostar na loto. Eu já sabia que você iria postar uma groselha dessas.
Não vou questionar sobre a reportagem, que não mostra como foi feito o teste, a amostragem de pessoas,.. nem questionar que o cientista que fez esse teste era um cientista que decidiu pela "ciência contemplativa"... PQP...

Como esse é um tópico comparativo, cientistas já fizeram testes falando que a prece causa melhora para quem faz isso... (lembre-se, é a mesma coisa, este é o tópico)
Claro que faz, a pessoa acredita que está em compasso com deus, reserva um tempo para isso, bingo... é uma satisfação para ela..

Portanto meu amigo, vejo que seu ceticismo ainda é incipiente...
Qual a relação entre preces e meditação?

Se você não aceita a explicação dos budistas do fórum, não estuda e testa você mesmo o budismo e não aceita evidencia cientifica, então não é um cético, é apenas alguém negando categoricamente a questão e que não está aberto a qualquer tipo de evidencia que derrube sua crença já formada sobre o assunto.

Falácia do especialista.
E cara... você tem certeza que você não é  budista??
Que falacia do especialista?
Eu dei um exemplo sobre como o humor afeta as pessoas e falei como o budismo se baseia nesse tipo de fato facilmente evidenciável e conhecido, assim como citei o conhecido beneficio da meditação no quesito relaxamento do corpo e da mente.
Você nega esse relaxamento e que acarreta em paz interior ao acalmar as ansiedades da pessoa durante o processo de meditação?
Eu não estou simplesmente te mandando estudar, estou mostrando exemplos fáceis de observar do qual a lógica do budismo parte.

tem besteiras como fundamento. Está pontuado até agora...
Que baboseiras?
As coisas que eu citei?
Não é fato que umas pessoas são mais ciumentas que outras ou mais irritáveis que outras?
Não é conhecido também a questão de que se não dermos forças a esse tipo de pensamento e sentimento, se voltarmos nossa atenção a coisas mais uteis, isso passa e podemos levar a vida com mais leveza, sem ficar batendo cabeça com coisa boba como ciúmes possessivo ou irritações sem sentido?

Isso não é baboseira e é desse tipo de coisa que o budismo parte, do apego e identificação do ego a esses sentimentos.
Agora se chama de baboseira a idéia de que o budismo leva o controle disso a níveis mais extremos, ai seria bom provar que é baboseira e não apenas afirmar isso. Eu mesmo não sei se isso é verdade ou não, entretanto, é lógico, possível e parte da bases reais.
Então não é energia. Não precisamos de conceitos alienantes. Podemos falar assim: Quando estamos de bem com a vida, confiante, mostramos uma postura que é vista como adequada e positiva pela sociedade. Assim, as pessoas normalmente tende a gostar mais de pessoas com essa atitude...
o resto é groselha... não precisamos de metáforas..
Você talvez não precise dessas e nem isso é certo, já que você também tem suas groselhas e talvez precise delas.
Nem todas as pessoas são capazes de entender raciocínios lógicos com a mesma facilidade de outros, nem todos tem o mesmo suporte emocional para lidar com certas coisas, então metáforas podem dar a elas um meio de ir além de suas limitações atuais, assim como crenças podem dar suporte para que se foquem no que precisam em um momento e não se percam em coisas que não podem entender.

Já comentado...
Não adianta apresentar um raciocínio lógico a quem não é capaz de entende-lo.
Como disse, você não sabe o significado de crença.

Eu estou propondo critérios objetivos para mostrar que budismo é semelhante com o espiritismo por exemplo. Muita gente aqui concorda com isso, apesar de não terem saco para ficar debatendo...

Se você tem critérios melhores que podem ser avaliados sem perder a visão prática de resultados, sinta-se a vontade...
Critério pratico como apontar a obesidade nos EUA e dizer que educação física é groselha?
Acho que já ficou claro que seu critério supostamente objetivo é irreal, não funciona e não evidencia nada sobre o budismo.

Tenho critérios melhores sim, apontar o que dizem as diferentes religiões, a forma como encaram seus textos, a lógica deles e no que se baseiam.
Isso é discutir budismo X cristianismo, já o que você propõe é discutir situação de países e comportamento de pessoas.

Como disse, a falácia do especialista. Se você me der algo bom para ver, quem sabe eu possa me aprofundar....  Abra um tópico e poste o que o budismo tem de bom..  já li muita coisa, leio essas também..
Como falacia do especialista?
Eu apenas citei que meu conhecimento sobre filosofia ocidental frente meu comportamento é irrelevante para julgar o conteúdo da filosofia ocidental.

Pergunto: Se amanhã eu matar alguém o que isso vai demonstrar sobre a filosofia ocidental? Nada.
Meu comportamento não mostra nada sobre a filosofia ocidental, mostra apenas sobre minha pessoa.

É por isso que argumento, não se analisa o budismo observando o comportamento de massas em países com essa religião como predominante. Se analisa o budismo estudando e questionando seus textos.

Comece comentando as quatro nobres verdades.
Mais uma vez Mirror... entenda... é o mesmo que abrir um tópico de espiritismo para analisar os textos...  Vou achar algo bom, vou achar besteiras... como no budismo.

Se quer, abra o tópico, mas até aqui... continua tudo sendo a mesma coisa..

E veremos qual tem mais besteiras, não é isso o que quer? Comparar?
Não é olhando o comportamento das massas que vai conseguir comparar qualquer coisa.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 23:10:47 por mrmirror »

Offline mrmirror

• Nível 05
  • *
« Resposta #98 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 23:03:07 »

E no caso do budismo, se ele seguir a doutrina vai dar em...?  Provas...?   Indicadores...?
Se eu argumentar através de exemplos ou citar estudos cientificos você aceita-los ou vai negar as evidencias e continuar pedindo por elas?

Iluminação neuronal: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/iluminacao_neuronal.html
O texto fala sobre varias pesquisas, não se limita a um estudo de um pesquisador.
Se quiser refute os estudos cientificamente, apenas negar não funciona no ceticismo.

Offline mrmirror

• Nível 05
  • *
« Resposta #99 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 23:23:22 »
erro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!