
Aonde que eu disse que o capitalismo tem a ver com religião, que o judaico-cristianismo é o responsável por algo, que o individualismo é egoismo? Me mostra como você conseguiu chegar a essa conclusão.
Porque o capitalismo é, por essência, algo que prende o homem aos valores burgueses/cristãos, que são coisas que eu discordo na maior parte.
Valores burgueses/cristãos. Você junta as duas coisas, então as considera junto. Você disse, não eu.
E com isso confunde o conservadorismo, que defende valores dogmáticos cristãos com a atividade capitalista. Apesar de muitos conservadores serem capitalistas, muitos também são comunistas. Existe esta dualidade também dentro da Igreja. Marx defendia o fim da religião, mas um dos maiores centros de divulgação do marxismo no Brasil são ligadas à igreja católica.
Burguesia também não é ligado à religião, aliás, o que é burguês? Vivemos nos dias atuais em burgos com os artesãos participando de corporações mercantis e de serviços? Visão atrasada da realidade, até mesmo porque a revolução burguesa francesa era radicalmente contra a religião cristã oficial. Logo, ligar burguesia à igreja também é equivocado historicamente. Pode acontecer eventualmente, mas dizer que é essencialmente ligado é ter uma visão maniqueísta.
O que eu estou falando é que o capitalismo é fundado na moral burguesa/cristã. A moral do individualismo somada com a do dê a outra face e aceite as coisas como elas são. Toda a sociedade ocidental é fundada nessa moral e o capitalismo assumiu ela como sua.
Você diz que a moral do individualismo é a moral burguesa. Individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e liberdade do indivíduo frente a um grupo, especialmente à sociedade e ao Estado. Usualmente toma-se por base a liberdade no que concerne a propriedade privada e a limitação do poder do Estado. O individualismo em si opõe-se a toda forma de autoridade, ou controle sobre os indivíduos; Onde dar a outra face se relaciona a isso? Se o indivíduo lutar contra a autoridade, onde ele aceita as coisas como são? São pressupostos dissonantes em princípio, o que permite a interpretação que faz a ligação do senso comum do individualismo com o egoísmo.
Estou falando que o capitalismo adaptou a moral cristã/burguesa para si próprio. Nada mais.
Justamente o capitalismo se manifesta pela ausência de ideologia. As pessoas não sentam para criar o capitalismo, ele acontece naturalmente na troca de trabalho, bens e serviços, e é justamente a ação do estado e das pessoas que tenta diminuir isto, sempre em propósitos de controle e apropriação da riqueza produzida pelas outras pessoas.
Dizer que o capitalismo fez algo é insensato, ainda mais de adaptar uma moral cristã que é contra seus princípios.
Se foi feito, quem fez isso? A revolução comunista foi feita por indivíduos como Lênin e Trotsky. Quem fez a revolução capitalista cristã/burguesa?
As coisas não acontecem sem indivíduos produzindo isso. O liberalismo sim teve pensadores e expoentes, e justamente estes eram contra a religião em seus escritos ou justificativas. Os fundadores da américa foram os primeiros a definirem a divisão total do estado com a igreja.
Como pode ver, suas premissas são contraditórias.
E a aceitação de premissas contraditórias caracteriza a fé. Você tem fé em suas crenças por um mundo melhor feitas através do socialismo. Eu também tinha, até deixar de aceitar estas coisas.