Autor Tópico: Lei pede mais rigor para fumantes em São Paulo  (Lida 16415 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Lei pede mais rigor para fumantes em São Paulo
« Resposta #125 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:08:13 »
Entao fumar na calcada do restaurante da na mesma.... E aí? No fim mão muda nada....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:09:37 »
Ambientes "parcialmente" frechados também não permitem fumo. Para um bar poder colocar mesas de fumantes do laod de fora, se não me engano, precisa de autorização da vigilância sanitária, que depende de fatores como a ventilação.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #127 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:12:29 »
Se o bar ou restaurante não tiver área de fumantes própria as pessoas vão  fumar na porta do estabelecimento, mandando toda a fumaça pra dentro, do mesmo modo que o sistema de ventilação independente.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:13:56 »
E o estabelecimento pode ser igualmente denunciado à vigilância sanitária.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #129 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:16:25 »
Porque? O cara ta fumando de pe na rua, fora da responsabilidade do dono do estabelecimento.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #130 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:17:55 »
Eu realmente não entendo qual a grande dificuldade de permanecer sentado em um restaurante sem fumar.

Eu bebo e deve fazer já um bom tempo que não bebo fora de casa porque depois eu tenho que voltar dirigindo e isso não diminui em nada o prazer da saída.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:19:20 »
O cara fumando não é responsabilidade do estabelecimento, mas o estabelecimento pode pôr mesas na calçada? Conveniente.

Além disso, existe diferença entre um fumante ocasional que está passando na rua e clientes fumando lá o tempo todo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #132 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:19:53 »
Nao sei qual a dificuldade de criar ambientes separados por um vidro e porta e contratar garçons fumantes para esses locais e pagar adicional de insalubridade....

Adicional de insalubridade são para profissões onde o profissional se expõe a algo, mas ele precisa fazer isso. Um lixeiro precisa se expor ao lixo que ele limpa, mas um garçon não precisa se expor à fumaça dos fumantes. É só não fumarem, ou sair para fumar e voltar. Muito mais simples e eficiente.

Concordo que funcionários não fumantes tem que ser protegidos, mas existem outras maneiras que não seja a proibição total.

Enumere-as.

Contratar fumante pra ser garçom não pode, mas contratar um bebum pra ser experimentador de cerveja pode, contratar um obeso pra ser critico de comida pode.

Pode sim contratar fumantes pra ser garçon, o que não pode é deixar de contratar não fumantes porque naquele estabelecimento pode fumar.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:20:06 »
Eu realmente não entendo qual a grande dificuldade de permanecer sentado em um restaurante sem fumar.

É, tem isso também.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #134 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:27:15 »
N bar, imagina quantas pessoas vão pegar um copo de cerveja e ficar de pe na calcada fumando?

Pra mim dificuldade nenhuma, eu não fumo quando estou perto de comida, mas gosto de fumar enquanto to uma cerveja e pagaria mais caro pra ter esse prazer, seja num bar do pra fumantes, numa tabacaria ou coisa do tipo....

Mas pelo jeito morre muito garçom não fumante de câncer.......

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:29:45 »
N bar, imagina quantas pessoas vão pegar um copo de cerveja e ficar de pe na calcada fumando?
Esse é justamente o caso em que se pode denunciar à Vigilância sanitária.

Só citei pra dizer que não vou comentar.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #136 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:29:57 »
Só acho mau hábito e má educação insistir em fazer algo que causa mal a outras pessoas, fede pra burro e não traria prejuízo nenhum se fosse feito no lugar apropriado para tal.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #137 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:33:43 »
Esse é justamente o caso em que se pode denunciar à Vigilância sanitária.

Só citei pra dizer que não vou comentar.

Denunciar o que pra vigilância sanitária? Não posso fumar na calcada de pe tomando cerveja? A calcada se não houver mesas não e mais área do bar ou restaurante...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #138 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:36:51 »
Só acho mau hábito e má educação insistir em fazer algo que causa mal a outras pessoas, fede pra burro e não traria prejuízo nenhum se fosse feito no lugar apropriado para tal.

Também acho, mas agora nao existe mais lugar pra isso, visto que nem numa tabacaria eu posso tomar cerveja.... Não se pode criar área pra fumantes, e logo logo eu não vou mem. Poder far em casa senão vou matar a domestica da câncer....

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #139 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:39:49 »

Também acho, mas agora nao existe mais lugar pra isso, visto que nem numa tabacaria eu posso tomar cerveja.... Não se pode criar área pra fumantes, e logo logo eu não vou mem. Poder far em casa senão vou matar a domestica da câncer....

Como não? Sua casa e ao ar livre. A única diferença é que o fumante não vai mais poder obrigar quem não quer ficar cheirando cigarro a fazê-lo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #140 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:46:49 »
Se eu não posso fumar num bar porque o garçom vai morrer de câncer (o único argumento sensato), eu deveria poder fumar nem em casa, já que existem pessoas que trabalha lá e podem morrer também. Na rua também existem pessoas que vão aspirar minha fumaça.

Já dei varias opções, bares e restaurantes só para fumantes(qual a diferença entre isso e a domestica da minha casa?), áreas separadas por parede, contratar garçons fumantes, mas nada e suficiente pra galera que quer acabar com o cigarro.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #141 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:57:51 »
Se eu não posso fumar num bar porque o garçom vai morrer de câncer (o único argumento sensato), eu deveria poder fumar nem em casa, já que existem pessoas que trabalha lá e podem morrer também. Na rua também existem pessoas que vão aspirar minha fumaça.

Não é só câncer, é cheiro desagradável, tossir, ser alérgico. É questão de bom senso para viver em sociedade não obrigar as pessoas a suportar maus hábitos alheios.

Sei lá, pra mim uma coisa que uma minoria da população usa sabendo que faz mal e ainda por cima quer obrigar pessoas em restaurantes que saíram pra se divertir e comer a suportarem é pura falta de educação e falta de bom senso.

Já dei varias opções, bares e restaurantes só para fumantes(qual a diferença entre isso e a domestica da minha casa?), áreas separadas por parede, contratar garçons fumantes, mas nada e suficiente pra galera que quer acabar com o cigarro.

Bem, por mim...
« Última modificação: 15 de Agosto de 2009, 13:01:59 por Diegojaf »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #142 Online: 15 de Agosto de 2009, 13:02:02 »
Você leu o post que vc quotou? Eu de opções pra evitar a fumaça, o mal cheiro e etc, mas nada e o suficiente.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #143 Online: 15 de Agosto de 2009, 13:23:35 »
Citação de: [url=http://]http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/cigarro-mata-sete-fumantes-passivos-dia-apontam-dados-inca-346904.shtml[/url]
08/04/2009 - 14:05
Agência Estado
Cigarro mata sete fumantes passivos por dia, apontam dados do Inca

São Paulo - Estatísticas para comprovar os males do tabaco para a saúde não faltam. Órgãos que estudam o tabagismo apontam que cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em razão do problemas causados pelo fumo. O impacto do cigarro entre os não-fumantes também é considerável. Cerca de sete não-fumantes morrem por dia em decorrência da inalação da fumaça do cigarro, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Ainda de acordo com o Inca, 22 pessoas morrem por hora vítimas do cigarro no País. Cerca de 90% dos pacientes com câncer de pulmão são fumantes. O tabagismo também favorece o surgimento de outros tipos de tumores, como os cânceres de esôfago, laringe, faringe, boca e mama. E, de acordo com o instituto, 24% das crianças são, de alguma forma, fumantes passivas e estão sujeitas aos efeitos nocivos do tabaco. O tratamento de pessoas com câncer em decorrência do tabaco consome cerca de R$ 373 mil dos cofres da Secretaria de Estado da Saúde por dia, segundo o governo.

O prejuízo à saúde também foi fator decisivo para que garçons se posicionassem a favor da lei antifumo, mesmo sob ameaça da redução de empregos no setor. O resultado de uma consulta feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Lanchonetes de São Paulo (Sinthoresp), foi unânime na categoria. "Não podemos ser contra a lei. Antes do trabalho vem a saúde do trabalhador”, diz o presidente do Sinthoresp, Francisco Lacerda.

Pesquisa feita pela equipe do médico Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa de Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1998, ou seja, já posterior à lei que instituiu uma área separada para fumantes em bares e restaurantes, apontou 50% mais monóxido de carbono no organismo de garçons do que de quem trabalha em locais sem cigarro. Com isso, os garçons teriam mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares e até câncer, diz o médico. Ele lembra que das 5 mil substâncias tóxicas do cigarro, 50 são cancerígenas. “O impacto na saúde de pessoas que trabalham ou moram onde há fumantes é inegável.”

Aprovação

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou por 69 a 18 votos ontem o projeto de lei que proíbe o fumo em locais fechados e parcialmente fechados, públicos e privados, em todo o Estado. O texto, que vai à sanção do governador José Serra (PSDB) dentro de 15 dias, não permite nem os fumódromos. Foram aprovadas ainda três emendas ao texto: a que prevê que a nova lei entra em vigor 90 dias após a sanção, a que diz que o governo deve oferecer tratamento a tabagistas que queiram deixar de fumar e a que determina que o Estado faça campanhas educativas sobre o tema. As informações são do Jornal da Tarde

Citação de: [url=http://]http://cpco.blog.terra.com.br/2008/11/03/fumante-passivo/[/url]
03.11.08
FUMANTE PASSIVO

Governo gasta R$ 37 milhões por ano com vítimas do fumo passivo

O Sistema Único de Saúde gasta pelo menos R$ 19,15 milhões por ano com diagnóstico e tratamento de doenças causadas pelo tabagismo passivo. E a despesa do governo federal não pára aí: o INSS desembolsa mais de R$ 18 milhões por ano com pensões e benefícios relacionados ao fumo passivo. Os dados do trabalho Impacto do Custo de Doenças relacionadas com o tabagismo passivo no Brasil foram divulgados dia 30/10 pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), durante a realização do Seminário Rede Ibero-Americana de Controle do Tabagismo (RIACT), no Rio de Janeiro.

O estudo, encomendado à Coordenação do Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e financiado pelo Projeto Iniciativa Bloomberg Brasil, constatou que a maior parte dos gastos com o tratamento de fumantes passivos é com pacientes de doenças isquêmicas do coração. “Cerca de 64% dos gastos são com diagnóstico, tratamento e remédios para vítimas de infarto do miocárdio e angina”, revelou o professor Alberto José de Araújo, responsável pelo estudo.

No estudo, foram avaliados os gastos com as três principais causas de adoecimento devido ao fumo passivo em pessoas acima de 35 anos que residem em aglomerados urbanos: doenças isquêmicas do coração, acidente vascular cerebral e câncer de pulmão. Os gastos do SUS devido a acidentes vasculares cerebrais nos fumantes passivos somam cerca de 31%, e com o câncer de pulmão, 5%.

Por ano, o tabagismo passivo mata 2.655 pessoas no país: 1.224 devido a doenças do coração; 1.359 por AVC e 72 em decorrência de câncer de pulmão (72).

As fontes de dados foram a pesquisa Estimativa de Mortalidade Atribuível à Exposição Passiva á Fumaça do Tabaco na População Residente em Aglomerados Urbanos, desenvolvida pelo INCA e Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, em agosto de 2008; a tese de doutorado Custo-efetividade das intervenções de controle do tabaco no Brasil (Coppe-UFRJ, 2008); e o Boletim Epidemiológico do INSS, de junho de 2008.

Citação de: [url=http://]http://www.tabagismoumadoenca.hpg.ig.com.br/tabagismo_passivo.htm[/url]
Tabagismo Passivo

Absorção da Fumaça do Cigarro por Não-Fumantes

Os não-fumantes expostos à fumaça do cigarro absorvem nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias da mesma forma que os fumantes, embora em menor quantidade. A quantidade de tóxicos absorvidos depende da extensão e da intensidade da exposição, além da qualidade da ventilação do ambiente onde se encontra a pessoa.

Considerando-se o monóxido de carbono, sabe-se que o padrão de qualidade do ar bom é de 9ppm (partes por milhão) e que a concentração máxima permitida no ar urbano é de 30ppm. Nas cidades com altos índices de poluição ambiental, ao serem atingidas 40ppm de monóxido de carbono, são acionadas medidas de controle de poluição, a fim de proteger e alertar a população para o problema.

Nos ambientes de trabalho fechados, a Organização Internacional do Trabalho-OIT considera 50ppm como a concentração máxima a ser atingida, uma vez que o homem é um ser biológico capaz de suportar exposições dessa natureza por algum tempo. No entanto, colocando-se 25 fumantes consumindo 4 cigarros por hora em uma sala de 1.000 m³, rapidamente se atingirá 100ppm de monóxido de carbono, sem que haja nenhum controle ou preocupação em desencadear ações para o controle da poluição ambiental.

A permanência em um ambiente poluído faz com que se absorvam quantidades de substâncias tais como a nicotina em concentrações semelhantes às de quem fuma. Tal comprovação é feita através da medição da cotinina, principal produto da decomposição da nicotina. Esta substância pode ser encontrada no sangue e na urina de não-fumantes que moram ou trabalham com fumantes.

Tendo em vista que as pessoas passam 80% de seu tempo em locais fechados tais como trabalho, residência, locais de lazer e hospitais, o cigarro é considerado, pela Organização Mundial de Saúde, como o maior agente de poluição doméstica ambiental.

Cada vez mais autoridades governamentais estabelecem regulamentos que protegem o não-fumante. Além disso, houve um aumento da conscientização dos indivíduos sobre o ar que eles respiram, não só em casa, como nos ambientes de trabalho e locais públicos. No Brasil progressivamente surgem leis em nível estadual e municipal preservando os direitos dos não-fumantes, o que mostra um avanço na conscientização das autoridades no que tange à poluição tabágica ambiental.

Mas pode-se fazer mais, estimulando-se locais de trabalho, escolas, unidades hospitalares e outros setores da sociedade a desenvolverem uma política de proteção ao não-fumante em ambientes fechados.

Efeitos da Fumaça sobre a Saúde do Não-Fumante

Os fumantes passivos sofrem os efeitos imediatos da poluição tabágica ambiental, tais como irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento de seus problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias, e aumento de problemas cardíacos, principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito). Outros efeitos a médio e longo prazos são a redução da capacidade funcional respiratória (o quanto o pulmão é capaz de exercer a sua função), aumento do risco de ter artérioesclerose e aumento do número de infecções respiratórias em crianças. Além disso, os fumantes passivos morrem duas vezes mais por câncer de pulmão do que as pessoas não submetidas à poluição tabágica ambiental.

As crianças, principalmente as de baixa idade, são enormemente prejudicadas em sua convivência involuntária .

O que notei nessa discussão é que seu foco se reduz ao incômodo que o cigarro causa ou à possibilidade que um fumante passivo tem de adquirir um câncer de pulmão. Em razão disso, postei 3 notícias que abordam o assunto, falam sobre a perspectiva dos garçons (que acabam sendo fumantes passivos), sobre o custo que o fumo representa para o sistema de saúde e outros sintomas aos quais está submetido um fumante passivo.

Ignorar esses fatores e criar espantalhos como os que foram citados aqui (proibiu porque político passou a se incomodar, etc) não apenas representa uma fuga da realidade como demonstra a falta de pesquisa a respeito do assunto. O fumante passivo é exposto à uma fumaça rica em substâncias tóxicas capazes de alterar o funcionamento do seu organismo e provocar uma série de doenças. É uma questão de saúde pública evitar que não-fumantes estejam expostos à algo que será prejudicial à saúde deles.

Para quem discorda ou acha que o governo não tem mais o que fazer e resolveu mexer em algo que é uma 'besteira' diante de outros assuntos 'mais importantes', vale lembrar o art. 196 de nossa CF, que diz:
"Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e
econômicas
que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal
igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Até onde posso entender, a lei que dá as diretrizes para elaboração de todas as outras leis (estaduais, federais, municipais) afirma que é dever de todos e do Estado adotar políticas que reduzam o risco de doenças ou outros agravos. Se o fumante passivo está exposto a agentes tóxicos provenientes da fumaça do cigarro - que causam doenças e oneram o sistema de saúde -, é dever e prerrogativa do poder público agir de acordo a reduzir os riscos. Como se sabe, a redução dos riscos a que estão submetidos os não-fumantes está intimamente ligada ao não contato dessas pessoas com a fumaça do cigarro. E como tal é feito? Através da proibição de que fumantes consumam o cigarro em locais onde estão pessoas que não fumam.

À parte isso, penso que o cigarro incomoda quem não fuma. Não sou contra a criação de ambientes exclusivos para fumantes, mas isso resvalaria na questão dos garçons e demais profissionais que estarão em contato com a fumaça do cigarro. Confesso que já mudei de lugar em determinados ambientes só para não respirar a fumaça de cigarros... A comida perde o gosto, a bebida perde o gosto, a roupa e o cabelo ficam com aquele cheiro horrível - isso sem contar os efeitos prejudiciais à saúde.

Uma lei como essa não visa discriminar fumantes, mas dar aos não-fumantes a garantia de que algo está sendo feito para reduzir os riscos que o fumo passivo provoca.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2009, 13:25:59 por Lua »
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #144 Online: 15 de Agosto de 2009, 13:28:03 »

Citação de: [url=http://]http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/08/13/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=122693/em_noticia_interna.shtml[/url]

Lei antifumo é menos rigorosa em Minas

Aprovado em 1º turno pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na terça-feira, o Projeto de Lei 3.035/09, que proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo no estado, não tem a mesma restrição que a legislação recém-criada em São Paulo e a que está prestes a vigorar no Rio de Janeiro. Apesar de aprovado pelos legisladores, o texto mineiro não recebeu o mesmo aval de especialistas em tabagismo. “É um absurdo que os fumódromos sejam permitidos pelo projeto de Minas. Já se acreditou na funcionalidade desses ambientes no sentido de prevenir doenças. Mas os estudos atuais revelam que esses espaços são ruins para os fumantes e não fumantes”, condena o especialista antitabágico do Hospital Belo Horizonte Talvanes Ferrari Parizio.

A opinião é compartilhada pelo pneumologista e membro da Comissão de Tabagismo da Associação Médica de Minas Gerais Paulo César Rodrigues. Segundo ele, os chamados fumódromos concentram substâncias tóxicas do tabaco, prejudicando ainda mais a saúde do fumante. “Não existe sistema de ventilação que tire a substância tóxica do cigarro. Os sistemas tiram, no máximo, o cheiro de cigarro dos ambientes”, explica. O especialista diz ainda que o fumódromo não previne ninguém de doenças: abertas as portas, os gases saem do ambiente, contaminando os não fumantes.

A proposta dos deputados Alencar da Silveira Júnior (PDT) e Gilberto Abramo (PMDB) estabelece que “nos recintos coletivos fechados, públicos e privados, somente poderão ser destinadas à prática de tabagismo áreas isoladas por barreira física, com arejamento suficiente ou equipadas com aparelhos que garantam a exaustão do ar para o ambiente externo”. Assim, danceterias, bares e restaurantes só poderão admitir o fumo no recinto se houver área separada por barreira física para os que fumam.

A pneumologista da organização não governamental Minas Não Quer o Fumo, Rogéria Martins acredita que a lei é o primeiro passo para uma política de conscientização sobre os malefícios do cigarro. “É uma proposta que pode ser melhorada, mas já representa um avanço na discussão sobre o fumo”, defende. Apesar do apoio, a médica também condena a permissão de fumódromos. Os empresários também não ficaram satisfeitos com a proposta. A desconfiança é de que a lei gere prejuízos para os estabelecimentos comerciais. Constranger o público fumante também é outro medo dos proprietários de danceterias e restaurantes.

Opine: Você é a favor da lei antifumo em Minas?

“Paredes cercando os fumantes é uma terrível intimidação para o consumidor. Além disso, não é viável porque diminui nossa área produtiva”, avalia Daniel Martins, dono de uma boate em BH. Agora, o projeto segue para a Comissão de Saúde da ALMG, que deverá emitir parecer de segundo turno, antes de retornar ao plenário. O deputado Alencar Silveira Júnior prevê que o trâmite leve 15 dias. Se aprovada, a proposta precisará da sanção do governador Aécio Neves para entrar em vigor.

Estados

No ano em que comemora 50 anos de carreira, o cantor Roberto Carlos está vendo seu hit É proibido fumar virar lei em vários estados do país. Em São Paulo, a lei antifumo entrou em vigor na sexta-feira passada e, diferentemente de Minas, não admite os fumódromos. A proibição vale para áreas fechadas de uso coletivo, como bares, restaurantes, casas noturnas, escolas, ambiente de trabalho, museus, shoppings, lojas, repartições públicas e táxis.

O fumante não será punido, mas pode ser obrigado a deixar o local. A multa fica para o proprietário do estabelecimento. O valor é de R$ 792,50 no primeiro flagrante. Em caso de reincidência, sobe para R$ 1.585. Caso o estabelecimento seja flagrado pela terceira vez, terá o alvará suspenso por 48 horas; na quarta, a interdição será de um mês.

No Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa aprovou terça-feira a proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos em locais públicos no estado. A proibição dos fumódromos também difere do projeto de lei mineiro. A proposta aguarda a sanção do governador Sérgio Cabral (PMDB). As multas para os responsáveis pelo estabelecimento poderão variar de R$ 3 mil a R$ 30 mil —penalidade que poderá ser contestada no prazo de 30 dias.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #145 Online: 15 de Agosto de 2009, 15:24:08 »
Sem contar o trânsito de entrada e saída de pessoas da área isolada. No fim das contas, essas separações são caras e, no máximo, paliativas: o cheiro pode diminuir, pode não arder o olho de quem está na área de nao fumante, mas as substâncias malucas do cigarro continuam lá.
Como se o ar da cidade fosse tão limpo que só o cigarro é que deixa substâncias malucas no ar.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 15 de Agosto de 2009, 16:33:02 »
Como se o ar da cidade fosse tão limpo que só o cigarro é que deixa substâncias malucas no ar.

Nunca falei que cigarro fosse a única fonte de substâncias nocivas no ar. Mas há substâncias nocivas cuja proveniência é exclusiva do cigarro (nicotina, por exemplo). O fato de existirem outros problemas não anula a existência de um deles (nem a necessidade de solução).  Um passo de cada vez.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #147 Online: 16 de Agosto de 2009, 14:41:04 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u610414.shtml

16/08/2009 - 08h47
Lei antifumo de São Paulo é aprovada por 88%

da Folha Online
A lei que proíbe fumar em lugares fechados de uso coletivo no Estado de São Paulo agradou os paulistas. Pesquisa Datafolha feita na semana passada aponta que 88% dos moradores do Estado aprovam a lei, informa reportagem de Evandro Spinelli, publicada neste domingo pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a pesquisa, outros 10% se declararam contra a restrição e 2% disseram ser indiferentes.

A restrição agradou até mesmo os próprios fumantes, que agora precisam sair de bares e restaurantes para fumar na calçada ou outros locais ao ar livre --os fumódromos também estão proibidos. O Datafolha indica que 71% dos fumantes estão a favor da lei, 26% são contra e 3% se declaram indiferentes.

A lei entrou em vigor no dia 7 deste mês. A pesquisa ouviu 2.052 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 13, após o primeiro fim de semana da restrição, em 56 cidades do Estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #148 Online: 19 de Novembro de 2009, 20:08:40 »
E no Rio a lei também continua válida.

Procuradoria Geral do RJ derruba liminar contra a Lei Antifumo

Liminar isentava cerca de dois mil estabelecimentos da ação fiscalizadora.
Lei entrou em vigor no início desta semana em todo o estado.

A Procuradoria Geral do Estado o Rio informou nesta quinta-feira (19) que suspendeu a liminar contra a Lei Antifumo que havia sido dada ao Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio). A liminar isentava cerca de dois mil estabelecimentos da ação fiscalizadora.

O juiz Luiz Henrique Oliveira Marques, 1ª Vara da Fazenda Pública, que havia dado a liminar ao Sindicato, voltou atrás e a anulou a liminar.

A fiscalização da Lei Antifumo entrou em vigor na última quarta-feira (18), e proíbe o fumo nos ambientes total ou parcialmente fechados, onde haja permanência ou circulação de pessoas.

Governador parou de fumar há 48h

O governador do Rio, Sergio Cabral, afirmou nesta quinta-feira, um dia após o início da fiscalização da Lei Antifumo, que parou de fumar há 48 horas por causa da nova lei.

“Dei o exemplo e parei de fumar há 48 horas. Fumar em um local fechado é falta de respeito com a saúde pública. Quando eu era fumante tinha essa preocupação”, afirmou Cabral.

Multas variam de R$ 3 mil a R$30 mil

As blitzes educativas duraram cerca de três semanas no Rio, mas, a partir da última quarta-feira, quem insistir em fumar em lugares não autorizados está sujeito a multa, que varia de R$ 3 mil a R$ 30 mil, de acordo com a nova lei.

Pela nova lei, é proibido fumar em áreas de esporte e lazer, em espaços comuns de condomínios, em casa de espetáculos e em templos religiosos onde o fumo não faz parte do culto. Ainda de acordo com a lei, fica proibida a criação de fumódromos.

Segundo a coordenadora do programa de tabagismo da Secretaria estadual de Saúde, Sabrina Presman, as blitzes educativas não serão interrompidas.

“Vamos continuar levando material de sinalização aos bares e restaurantes, mas aqueles que não cumprirem ficam sujeitos a um ato de infração. E, a gente vai continuar trabalhando porque é muito importante essa conscientização”, disse ela em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira.

Segundo Sabrina, a fiscalização vai ser intensificada não apenas agora no começo da vigência da nova lei.

“A ideia é a gente mudar um pouco essa cultura e poder salvar muitas vida daqui pra frente. Então não é só agora, a gente tá tendo blitz em diversos horários inclusive noturno, e que a gente possa fazer isso a longo prazo até a sociedade se adequar às novas regras”, explicou Presman.

<a href="http://g1.globo.com/FlashShow/0,,24083,00.swf" target="_blank" class="new_win">http://g1.globo.com/FlashShow/0,,24083,00.swf</a>

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1385537-5606,00.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 20 de Novembro de 2009, 01:54:29 »
Espera: as tabacarias têm que comprovar que 50% da renda deles vem de produtos derivados ou não do tabaco? Mas 100% da renda de qualquer comércio é de produtos derivados ou não do tabaco!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!