Autor Tópico: Re.: PUC  (Lida 21394 vezes)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Re.: PUC
« Resposta #150 Online: 18 de Julho de 2005, 08:50:00 »
Citação de: Nina
Citação de: raveiga

Falsa dicotomia. Não há uma escolha a ser feita entre lucro ou qualidade, como se fossem mutuamente excludentes. Muita gente pensa que a preocupação com os custos [do ensino superior público] não deveria ser o foco do Estado, mas sim a qualidade. Qualidade a qualquer preço!, diriam. Como é fácil gastar o dinheiro dos outros...

Ai, ai... começo a pensar que deveria sonegar impostos... aí não ia ter que escutar que a bolsa-esmola deve sair do meu imposto,  mas minha universidade não.

Onde eu defendi a bolsa-esmola?

Amigo, no caso da USP, eu não vejo como haveria ensino de qualidade sem a estrutura que há, e não vejo quem pagaria a mensalidade que ela valeria. Você poderia apresentar um projeto de quanto seria a mensalidade na biologia, por exemplo?

Quem teria de apresentá-lo é quem dirige a USP, que está por dentro dos seus custos. Quanto a pagar as mensalidades, paga durante o curso quem pode, quem não pode paga depois, em, sei lá, 20 anos. Exatamente como já ocorre hoje com o Sistema Financeiro de Habitação, nada impede que haja um Sistema Financeiro de Educação Superior.

Responda pra mim: onde está o diferencial entre a USP e uma particular qualquer? Vamos ver se você entende o que acontece na USP de diferente....  :roll:

Recursos humanos e materiais.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #151 Online: 18 de Julho de 2005, 09:13:56 »
Eu não acho que estudar em pública é um privilégio, pois eu não caí de para-quedas na universidade.

Não tem nada a ver com seu mérito pessoal, nem com a falta de mérito de outros. Reitero uma vez mais que tudo gira em torno da universalidade ou não do serviço.

Você acha viável que todos façam faculdade, pensando nos estratatos e funções em uma sociedade?

Não, não acho. De qualquer modo, não estamos falando de quem pode usufruir do serviço, mas de quem deve pagar por ele.

E tem a ver com mérito pessoal sim, como tudo na vida.

O direito de estudar na USP tem a ver com seu mérito (passar no vestibular, ser aceito(a) na pós, etc), o direito de estudar de graça, rateando os custos com o restante da sociedade, não.

Vocês parecem desplugar da realidade quando discutem uma coisa que depende da forma com nosso povo encara tudo na vida.

:?:  :?:  :?:

Até parece que é o imposto que o pobre paga (nem imposto de renda é) que vai pagar a faculdade dos ricos, como se estes também não pagassem impostos e como se não houvesse pobres estudando na USP, inclusive.

Particularmente, não gosto de reduzir esse tipo de discussão a ricos vs. pobres. Há uma classe média no meio.

É por isso que a gratuidade do ensino superior público configura-se como um privilégio: ele não possui o caráter de universalidade.

Eu acho que este caráter está garantido quando há uma forma de ingresso pelo qual qualquer um pode concorrer.

Evidente que não está. O direito universal é o de participar do processo seletivo, não a educação superior em si, que é direito só de quem é aprovado no processo. E o interessante é que para ter o direito universal (participar do processo seletivo), você normalmente paga  :)  

Simples assim. Agora, claro, qualquer um aqui pode discordar de mim, mas que pelo menos apresente a visão de Estado que sustenta seu ponto de vista, para que não fique parecendo que é a corporativista, a do Estado do que quem grita mais leva mais e quem grita menos que pague a conta.

Desculpe, mas qualquer um pode discordar, independente de apresentar uma visão de Estado.

Qualquer um pode discordar de qualquer coisa, claro. Afinal, todos podem ter a sua opinião própria sobre qualquer coisa, mas - agora é a minha vez de pedir desculpas - haverá sempre a distinção entre as opiniões embasadas e os "achismos". Responder a pergunta crucial do tópico (por que o Estado deve prover a caríssima educação superior de uma pequena parcela da população usando a receita de impostos?) sem recorrer a uma visão de Estado que a sustente (por visão de Estado, quero dizer o delineamento justificado daquelas funções que o Estado deve exercer) resulta numa argumentação capenga, pois desprovida de base.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: Universidade pública x privada
« Resposta #152 Online: 18 de Julho de 2005, 15:54:29 »
Bom, eu já enjoei dessa discussão interminável. Depois eu faço umas considerações finais ou algo do gênero e c'est fini.

Offline Pensador Amazonense

• Nível 10
  • *
« Resposta #153 Online: 21 de Julho de 2005, 21:22:29 »
Achei o tópico certo!

Eu tinha postado esse mesmo texto no tópico sobre a faculdade de medicina na UFSCar, mas agora que encontrei este trouxe para cá que é um lugar mais apropriado para essa discussão.

----------------------------------

Em relação a faculdades públicas e particulares eu tenho uma opinião bem radical. A idéia não é minha, é de um economista americano. Mas foi muito bem aceita por mim.

Ele propõe concorrência pura e simples entre as universidades públicas e particulares. Assim: todo o dinheiro que o Governo gasta com a educação passaria a alimentar um fundo de subsídio aos alunos. Seriam estabelecidos critérios, mas a essência é que todo aluno teria direito a um valor per capita. Sem dúvida que é um sistema bastante transparente. As escolas públicas passariam então a cobrar mensalidades. O aluno escolheria em que escola deseja se matricular. Qualquer uma, pública ou privada. O aluno indicaria aos órgãos governamentais a escola em que se matriculou e o Governo faria o repasse para a escola. Se a mensalidade da escola fosse um valor superior ao valor do subsídio, o aluno pagaria a diferença.

Fantástico, não? Haveria uma ferrenha disputa entre todas as escolas por esses alunos financiados pelo dinheiro público (que seriam todos). A concorrência geraria qualidade.

A maior dificuldade do sistema seria estabelecer o valor a ser disponibilizado para cada aluno. Um aluno rico receberia o mesmo tanto que um aluno pobre? Pode-se considerar que ele precisa menos. Mas também que ele paga mais impostos. Receber o mesmo tanto talvez fosse mais justo. Mas de uma coisa, pelo menos, eu não tenho dúvida: os melhores alunos deveriam receber valores maiores. (Na verdade em nenhum momento o dinheiro passaria pela mão do aluno. A transferência seria direta da conta do Governo para a conta da escola.)

Na área da assistência social a tendência no passado era a aquisição de alimentos, os quais tinham que ser transportados até as áreas carentes, e entregues à população. Os desvios eram enormes. Os custos de logística também. O governo FHC revolucionou a área ao estabelecer os repasses de dinheiro. Com isso conseguiu duas coisas muito importantes. Fez com que a ajuda fosse entregue diretamente nas mãos dos beneficiários, permitindo com isso uma grande redução nos desvios. E diminuiu os custos da ajuda, permitindo que um percentual maior do custo do programa chegue nas mãos do beneficiário. Se esse sistema fosse adotado na educação os resultados seriam semelhantes. O crédito chegaria diretamente ao aluno, permitindo maior racionalização nas despesas do Governo.

Se fosse tentada a aprovação dessa proposta, ela enfrentaria um obstáculo bastante significativo, que possivelmente inviabilizaria sua aprovação. É a questão regional. Os estados mais ricos iriam querer que seus alunos recebessem subsídios maiores, e os estados mais pobres iriam discordar disso. E ainda haveria o risco de que os estados mais pobres quererem que os seus alunos recebessem mais. Tem também o aspecto de que as universidades federais desenvolvem pesquisa. Mas isso poderia ser solucionado com uma verba do Governo a essas universidades, específica para a pesquisa. Mas aí tem a extensão...

Talvez seja complicado demais instalar esse sistema no ensino superior. Mas no ensino fundamental e médio seria bem fácil. Já seria um bom começo.

Aliás, uma outra vantagem desse sistema seria dar maior transparência ao gasto do Governo nos diferentes níveis de educação. A concentração de recursos no ensino superior é excessiva. Possivelmente diminuiria com o novo sistema. Haveria também maior transparência em relação ao que é despesa com a educação e o que é despesa previdenciária, para pagar aposentadoria de professores. Essa despesa seria transferida para o Ministério da Previdência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #154 Online: 22 de Julho de 2005, 19:40:29 »
Citação de: Gabriel dCF
Na verdade ele já paga, antes e depois. Mas já que teoricamente quem entra na universidade tem empregos melores e ganha mais, qual é o problema em cobrar mais dele, um dízimo?

O problema é que não poderia se instituir tal coisa retroativamente.

Que só fazem pesquisa aplicada... visão de engenheiro...

Eu tenho culpa se gosto de dinheiro?  :lol:  Pesquisa básica é extremamente importante, mas é bom para quem já tem dinheiro. Quem está tentando ganhar devia se preocupar mais com pesquisa aplicada mesmo.
Mas você está errada em dizer que nenhum desses institutos de pesquisa fazpesquisa básica.

A grande maioria de seus projetos tem fim comercial, não é pesquisa básica.

Não entendi o que você quis dizer com: "Quem está tentando ganhar devia se preocupar mais com pesquisa aplicada mesmo"....  :roll:

Pra mim significa que mandam pouco dinheiro pra universidade. Bom, não preciso falar pra você que se enviassem mais dinheiro, esses 95% não seriam 95%....

Esses dados são da Unicamp, que recebe orçamento de 900 milhões de reais por ano. É muito dinheiro! Você leu o link que eu indiquei falando sobre a crise na Unicamp? Lá ele explica os principais ralos por onde o dinheiro escorre.

Gabriel, você quer pagar aos professores o que a Uninove paga, por exemplo? Quer que eles tenham que ficar 40 horas em sala de aula pra conseguir o salário atual? Que tempo terão de fazer pesquisa? Acho que você ainda não percebeu que se acabar com a pesquisa acadêmica vai acabar com a pesquisa brasileira...

Gabriel, no começo deste ano a UNIP demitiu mais de 1500 doutores. Contratou graduados, no lugar e instituiu aulas em auditórios, onde todos os cursos da área que tem a mesma disciplina assitem aulas juntos.

Eu não disse que a UNIP era um modelo a ser copiado. Os modelos que citei foram as universidades americanas.

Quanto ela paga por hora-aula, Gabriel, e quanto ela paga pelo tempo de pesquisa? Ela paga hora atividade, ou dá só 5% do valor da hora aula pra que um professor corrija provas e elabore aulas para turmas de 70 alunos?

Como o professor da escola particular só ganha enquanto está em sala de aula, ele precisa dar 40 horas por mês de aulas (em sala de aula) pra ganhar o equivalente a um recém contratado na USP. Sem contar que na particular, as turmas tem 70 alunos, e como os cursos geralmente são de um período, as disciplinas tem pouca carga horária, o que leva o professor a pegar muitas turmas. Vamos pensar num exemplo que você conhece: 16 turmas de 70 alunos por semana = 1120 alunos (ou seja, com três avaliações por semestre, vão ser 3360 provas pra corrigir... será que 5% de hora-atividade dão conta?).  Você ainda acha que há comparação?

É por isso que a UNIP não é Duke. Mas o que é que o cu tem a ver com as calças?

O ponto é que as particulares no Brasil são assim. Se você quer pagar aos professores das públicas tão bem quanto as privadas pagam, terá esse resultado. Agora me diga se você vai pagar hora extra pra eles fazerem pesquisa aos sábados e domingos....  :cry:

Estamos falando de quê universidade?

De qualquer negócio economicamente viável. Uma universidade não deixa de ser uma empresa estatal.

:?:

Gabriel, você tá andando muito com a turma do DCE, que ganha tudo e reclama do que não merece. Tem alojamento, tem bandejão, tem ajuda de custo da universidade pra tudo... queria ver esse pessoal fazendo faculade no sul.

Deus me livre dessas companhias? Eu já teria sido linchado na minha segunda mensagem pelas idéias que estou defendendo aqui.

:lol:

Na sala de professores. Pergunte pro seu amigo.

Quem?

Rubens Pazza.

De graça? E o imposto de renda que meu pai pagou a vida toda? E o que a minha mãe pagou? E todo o imposto que pagam todo mês? Eles pagaram bem mais imposto do que os favorecidos pela bolsa-esmola.

E é justo desse imposto que eu estava reclamando.

Ué, mas pelo seu argumento, mesmo tendo pago todo esse imposto, meus pais ainda teriam que pagar faculdade pra 3.

Queria ver os números... quanto paga de imposto um cidadão pobrezinho desse que você defende? Quanto retorna a ele, quando ele ganha os benefícios de ser pobre, e deixa de pagar imposto de renda? Será que é ele ou a classe média que paga a universidade?

E quem disse que eu não estou defendendo a classe média também?

Mas é a classe média que usufrui mais das escolas públicas.... Pareceu o tempo todo que você estava querendo ferrar (como de costume ocorre na nossa sociedade) com a classe que realmente gera recurso e trabalho no país.

Pra você ver como deveria ser ainda mais seletivo e não o contrário.

Beleza! Mas esqueceu que o que estou reclamando é da gratuidade da universidade, e não do processo seletivo propriamente?

Você tá tão confuso...

Se é a classe média quem mais usufrui das escolas públicas e é ela quem paga os maiores impostos (ganha mais, consome mais, etc), como é que argumentos do tipo "o pobrezinho paga a USP pro ricasso" estão de acordo com a realidade?

Mas você tem se repetido tanto....  :roll:

Dou as mesmas respostas porque você faz as mesmas perguntas, e vice-versa ad infinitum.   :lol:

Larga o rabo, Gabriel!!!  :lol:

Ih, é isso mesmo... :o  Você anda ficando muito tempo no DCE....

Não precisa ofender também  :x

Foi mal... mas tá parecendo!  :D

Pode continuar pública, só não precisa ser gratuita. Não é a elite que precisa chorar por esmola.

Afinal, é a elite ou é a classe que movimenta a economia do país (e que gera o dinheiro que paga essa educação)?

A função do Estado deveria ser promover igualdade de oportunidades.

É mesmo? Então porque alguns não pagam imposto de renda e outros pagam 27% do salário? Imagine o que é trabalhar uma semana do mês só pro governo...  :x

Pode, mas a mentalidade do pobre deve mudar. Você será capaz de fazer isso? Será que o pobre na Suiça pensa como o pobre no Brasil?  :roll:
Será que a própria condição de pobreza não afeta a percepção de mundo dos pobres também? Isso não pode ser significativo?

Não sei... mas o pobre da suíça pensa diferente do pobre do Brasil. Conheço pobres de lá e de cá e te afirmo com certeza.

Eu acho que se você quer ajudar aos pobres, dê aulas de física nos fins de semana pra quem quer prestar vestibular, numa favela. Ou vá lá e faça divulgação científica. Isso vai ser bem mais importante do que encher a caixinha.  :wink:

Eu não quero ajudar os pobres. Eu já pago o Estado para fazer isso. E o desgraçado ainda por cima atrapalha!

:o

Direito à opção há.

Não há. Da mesma forma que uma pessoa pobre não tem a opção de se tratar numa clínica particular enquanto uma de classe média tem opção pela particular ou pela pública. No caso da faculdade o limitante é a educação básica recebida e, mais diretamente, o vestibular.

Gabriel, todos podem optar por prestar ou não o vestibular. Se você não pode pagar, ainda ganha a inscrição. Você sabia que na USP sempre sobram auxílios-inscrição? A procura é menor que a oferta.... isso, por si só, já mostra muita coisa...

Tem gente que tem que atravessar quilômetros pra chegar na escola, passar dentro de rio, ir um pedaço a cavalo. E quem quer ir  ver o dotô, tem que fazer o mesmo trajeto. É a mesma coisa com a faculdade, só que a caminhada é diferente.

E os obstáculos para uns são muito maiores do que para outros. Isso é injusto, para não dizer imoral. A educação muda a vida de gerações.

Gabriel, você poderia me provar que é possível fazer tudo na vida justo?

Mas eu estava falando em retorno financeiro mesmo, e não nas conseqüências de seu trabalho. A menos que você trabalhe gratuitamente para o estado, economizando assim o dinheiro que ele gastaria contratando você, você não está dando retorno. Exceto, claro, nos impostos abusivos que ele já cobra, mas que cobraria de qualquer jeito, te contratando ou não.

Não concordo com uma palavra disso. A ocupação de cada um já é uma contribuição para a sociedade.

O que eu faço das demais horas, seja com projetos de divulgação científica, atendendo em meu escritório gratuitamente ou visitando velhinhos num asilo pra boas horas de conversa, é a contribuição da minha pessoa, não necessariamente da bióloga.

O Estado inve$tiu na formação da bióloga.

E quem disse que todas as atividades que citei demandam o diploma de bióloga?

Há quanto tempo você está na universidade pra dizer que elas estão em crise?  :o

Não fui eu quem disse, foi o tiozinho da Unicamp lá daquele link que passei. Ele está há mais tempo que eu. Grato pelo "você sabe com quem está falando?", anyway...

Quando você contar seu tempo de universidade em década também vai achar afirmações dos primeiros anos precipitadas.  :wink:

Não, ela não cobra, diretamente, uma vez que eu e minha família pagamos os impostos que a mantém.

Então o que esse exemplo tinha a ver com a história?

Putz, sinto que vc não lê o texto todo... isso que dá ficar dividindo o bolo em fatias...

Mas o ponto é que a crise das universidades pode ser causada por má gestão, por pouca verba ou ser multifatorial, mas decidamente não é culpa dos que nela estudam.

Deve ser a péssima gestão mesmo, o que eu disse é que quem estuda na universidade não deixa de ser um grande gasto.

Um gasto devidamente pago pelos 27% de imposto de renda que seu pai paga, entre outros.

Se são os ricos (deve estar falando da classe média, já que os pobrezinhos ficam na informalidade, e não rendem impostos em quantidade) os favorecidos com o ensino gratuito e são eles quem pagam mais impostos, não vejo problema em continar dessa forma.

Seria ainda mais justo para os ricos, então, se fossem cobradas mensalidades, já que assim eles não teriam que sustentar os pobres na faculdade também.

Ué... agora são os pobres os sustentados? Não eram os pobres quem sustentavam os ricos?

Engraçado... é essa elite que destina 1/4 do seu salário em imposto de renda.

Quem paga imposto de renda é a classe média. Para quem tem um pouco mais de posse compensa mais sonegar, pois é difícil cair na malha fina, e quem tem dinheiro paga multa na boa.

Gabriel, ou me falta uma parte do cérebro ou você acha que só milionário faz USP e CIA...

E eu disse que acho que um gestor competente resolve a questão.

Enquanto o gestor for decidido com base no partido ou no pistolão é bom esperar sentado.

Agora eu é que pergunto o que isso tem a ver...

Mas ela é responsável por quanto % dos alunos formados (em todos os níveis)?

Não tanto assim. A USP pode se gabar é da quantidade de pesquisa produzida.

Será mesmo?  :roll:

E depois, entrar nas outras é bem mais fácil. E o grande problema inicial é que os pobrezinhos não entram. Bom, no sul pobrezinho entra na faculdade sim.

Quem disse que não entra na USP também? Pelo menos em São Carlos estava cheio. Você tem contato com os estudantes de graduação?

Pqp, agora sim é que eu não entendo nada... cadê a história dos pobrezinhos pagando faculdade pros ricassos?

Não é exatamente isso... é que a política corrompe todos os meios. Dinheiro há, mas ele está sendo direcionado para o que aparece na TV e vende jornais.

É só lembrar da renda da FAPESP que dá pra perceber isso...  :cry:

Tá vendo? No final das contas p problema é sempre dinheiro...

Não, o problema é hipocrisia.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #155 Online: 22 de Julho de 2005, 19:46:58 »

Falsa dicotomia. Não há uma escolha a ser feita entre lucro ou qualidade, como se fossem mutuamente excludentes. Muita gente pensa que a preocupação com os custos [do ensino superior público] não deveria ser o foco do Estado, mas sim a qualidade. Qualidade a qualquer preço!, diriam. Como é fácil gastar o dinheiro dos outros...

Ai, ai... começo a pensar que deveria sonegar impostos... aí não ia ter que escutar que a bolsa-esmola deve sair do meu imposto,  mas minha universidade não.

Onde eu defendi a bolsa-esmola?

:roll:

Seria uma questão de justiça, tão requerida quando o assunto é mensalidade... só estava divagando comigo mesma...  :wink:

Amigo, no caso da USP, eu não vejo como haveria ensino de qualidade sem a estrutura que há, e não vejo quem pagaria a mensalidade que ela valeria. Você poderia apresentar um projeto de quanto seria a mensalidade na biologia, por exemplo?

Quem teria de apresentá-lo é quem dirige a USP, que está por dentro dos seus custos. Quanto a pagar as mensalidades, paga durante o curso quem pode, quem não pode paga depois, em, sei lá, 20 anos. Exatamente como já ocorre hoje com o Sistema Financeiro de Habitação, nada impede que haja um Sistema Financeiro de Educação Superior.

E então o imposto que eu pago pode ser usado no mensalão ou nas bolsas-esmola... perfeito!  :D

Responda pra mim: onde está o diferencial entre a USP e uma particular qualquer? Vamos ver se você entende o que acontece na USP de diferente....  :roll:

Recursos humanos e materiais.

Você esqueceu que os recursos humanos e os materiais podem ser a base quando o sistema propicia isso. O sistema de ensino/pesquisa/extensão da USP é a torna a USP, usando dos recursos humanos e estruturais. Agora, esse sistema pode ser mantido cobrando mensalidades?  :roll:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #156 Online: 22 de Julho de 2005, 20:07:03 »

Não, não acho. De qualquer modo, não estamos falando de quem pode usufruir do serviço, mas de quem deve pagar por ele.

Quem paga por ele é a classe que mantém a economia, e não se trata dos pobrezinhos...

O direito de estudar na USP tem a ver com seu mérito (passar no vestibular, ser aceito(a) na pós, etc), o direito de estudar de graça, rateando os custos com o restante da sociedade, não.

De certa forma tem sim, uma vez que pelo mérito dos meus pais eles acabam pagando mais impostos que alguns outros.

Vocês parecem desplugar da realidade quando discutem uma coisa que depende da forma com nosso povo encara tudo na vida.

Nosso povo quer apenas assistencialismo. Puro assistencialismo, de preferência.

Particularmente, não gosto de reduzir esse tipo de discussão a ricos vs. pobres. Há uma classe média no meio.

Pra mim, em comparação com os pobres a clase média representaria os ricos. Os muito ricos estão bem acima disso. Eles são poucos e por isso inexpressivos.

Evidente que não está. O direito universal é o de participar do processo seletivo, não a educação superior em si, que é direito só de quem é aprovado no processo.

Ah, então o negócio é criar vagas pra todos?  :lol:

E o interessante é que para ter o direito universal (participar do processo seletivo), você normalmente paga  :)  

Interessante mesmo é que na USP sempre sobram inscrições grátis (fornecidas a quem precisa de auxílio...), sem contar que há auxílio moradia, bolsa alimentação e as bolsas-trabalho...

Isso sim torna a discussão interessante...  8-)

Qualquer um pode discordar de qualquer coisa, claro. Afinal, todos podem ter a sua opinião própria sobre qualquer coisa, mas - agora é a minha vez de pedir desculpas - haverá sempre a distinção entre as opiniões embasadas e os "achismos".

O que você pensa ser um achismo pode ser apenas um embasamento que você desconhece. Espero não ler numa mensagem sua que isso é impossível visto que você conhece tudo!  :roll:

Responder a pergunta crucial do tópico (por que o Estado deve prover a caríssima educação superior de uma pequena parcela da população usando a receita de impostos?) sem recorrer a uma visão de Estado que a sustente (por visão de Estado, quero dizer o delineamento justificado daquelas funções que o Estado deve exercer) resulta numa argumentação capenga, pois desprovida de base.

Você mostraria base se provasse que:

1. a educação é tão caríssima assim;
2. a mudança do mecanismo atual não acarretaria "nivelamento por baixo" ou seja, diminuição do padrão de qualidade;
3. a parcela da população que mais usufrui do serviço não é justamente a que mais paga impostos...

Podemos pensar em outras questões ainda...

:wink:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Re.: Universidade pública x privada
« Resposta #157 Online: 22 de Julho de 2005, 20:07:26 »
Bom, eu já enjoei dessa discussão interminável. Depois eu faço umas considerações finais ou algo do gênero e c'est fini.

:cry:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #158 Online: 22 de Julho de 2005, 20:10:07 »
Citação de: Pensador Amazonense
Achei o tópico certo!

Eu tinha postado esse mesmo texto no tópico sobre a faculdade de medicina na UFSCar, mas agora que encontrei este trouxe para cá que é um lugar mais apropriado para essa discussão.

Bastante interessante, mas pouco aplicável a idéia, na minha opinião...

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #159 Online: 25 de Julho de 2005, 10:14:46 »

Quem paga por ele é a classe que mantém a economia, e não se trata dos pobrezinhos...

Quem paga por ele é todo mundo. Uns pagam mais, outros pagam menos, mas todos pagam. E a maioria dos que pagam não usufrui do serviço.

No caso específico da USP (universidade estadual, mantida pelos impostos dos contribuintes paulistas), quantas pessoas de outros estados lá estudam(ram)? Não sei nem onde procurar, mas avalio que seja um número razoável, pela quantidade de ex-uspianos não-paulistas que conheço (se me perdoa a evidência anedota).

De certa forma tem sim, uma vez que pelo mérito dos meus pais eles acabam pagando mais impostos que alguns outros.

Há quem pague ainda mais que seus pais, e seus filhos mesmo assim não estudam(ram) na USP.

Nosso povo quer apenas assistencialismo. Puro assistencialismo, de preferência.

Generalização muito perigosa, ainda que tenha seu fundo de verdade.

Evidente que não está. O direito universal é o de participar do processo seletivo, não a educação superior em si, que é direito só de quem é aprovado no processo.

Ah, então o negócio é criar vagas pra todos?  :lol:

Não. O negócio é pagar pelo serviço educacional só quem usufrui dele.

Interessante mesmo é que na USP sempre sobram inscrições grátis (fornecidas a quem precisa de auxílio...), sem contar que há auxílio moradia, bolsa alimentação e as bolsas-trabalho...

Talvez o vestibular devesse ser gratuito para todos, ao menos nas universidades ditas públicas.

O que você pensa ser um achismo pode ser apenas um embasamento que você desconhece. Espero não ler numa mensagem sua que isso é impossível visto que você conhece tudo!  :roll:

Não conheço tudo  8-) Nem sou tão metido assim. Apenas repito que não vejo como discutir quais atribuições devem e quais não devem ser do Estado sem partir de uma visão de Estado que a sustente. A não ser que se adote, sem peso na consciência, a visão de Estado que, na prática, é a que temos hoje no Brasil: o Estado que se rende à pressão de grupos organizados (estudantes, grandes empresários, funcionários públicos, ONGs, sem-terra, lobistas de todo tipo), concendendo-lhes benesses em detrimento do restante da sociedade, não tão organizada. Nessa visão de Estado, deixa de haver uma necessidade de justificação moral ou prática para a intervenção estatal, e passa a valer a lei do quem pode mais, leva mais, quem não pode, além de não levar, tem que ajudar a pagar a conta  :x .

2. a mudança do mecanismo atual não acarretaria "nivelamento por baixo" ou seja, diminuição do padrão de qualidade;
3. a parcela da população que mais usufrui do serviço não é justamente a que mais paga impostos...

1 - Não faria diferença se o Estado gastasse uma mixaria com o ensino superior. Ele continuaria a ser um serviço prestado somente a alguns, mas cujos custos seriam rateados com o restante da população, que dele não usufruiria. Não há o que justifique isso.

2 - O padrão de qualidade já é baixo. Repito que não dá pegar alguns cursos desta ou daquela universidade pública e atestar que este é o padrão de qualidade do ensino público brasileiro. Se você sai dos grandes centros, então... Concordo com a análise do Prof. Roberto Mangabeira Unger sobre o ensino brasileiro: ele é ruim em todos os níveis.

3 - Você disse em outra mensagem que a quantidade de impostos que seus pais pagaram daria, segundo estimativa sua, pra que você fizesse uns três ou quatro cursos. Não seria melhor pagar só pelo único que você fez  :wink:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #160 Online: 25 de Julho de 2005, 22:19:46 »

Quem paga por ele é todo mundo. Uns pagam mais, outros pagam menos, mas todos pagam. E a maioria dos que pagam não usufrui do serviço.

No caso específico da USP (universidade estadual, mantida pelos impostos dos contribuintes paulistas), quantas pessoas de outros estados lá estudam(ram)? Não sei nem onde procurar, mas avalio que seja um número razoável, pela quantidade de ex-uspianos não-paulistas que conheço (se me perdoa a evidência anedota).

Não são muitos não. Garanto que muitos mais são os paulistas que estudam na UEM ou UEL. Afinal, você esquece quantas pessoas há só na capital paulista?

A maioria dos que pagam impostos são os que usufruem, a meu ver. Se os pobrezinhos não pagam tanto imposto como a classe média, não vejo qualquer problema em continuar como está.

Há quem pague ainda mais que seus pais, e seus filhos mesmo assim não estudam(ram) na USP.

E mesmo que pagassem sozinhos poderiam não estudar. Pode haver várias explicações para isso: não querer; querer mas não ter condições para tal; querer, ter condições e ainda assim não buscar.

Agora, se você for andar por esse caminho na argumentação, Raveiga, precisará pegar cada um dos pobrezinhos pela mão... pois a maioria gosta é de ganhar o peixe, não de pescar. É por isso que bolsa-esmola é "bom demais"!

Talvez quem nunca tenha trabalhado com assistência social pense que é apenas uma generalização...

Então voltamos ao mesmo ponto da partida... por que na educação deveria ser assim, se pros outros serviços não é? Nem todos podem receber financiamento pra casa própria, ou participar de programas assistenciais... por que a busca por uma justiça falsa, que irá apenas sucatear a educação? Há meios mais genuínos de matar a universidade.

Talvez o vestibular devesse ser gratuito para todos, ao menos nas universidades ditas públicas.

... Engraçada essa solução.. Será que isso vai resolver o paradoxo entre a suposta procura à universidade pelos pobres, que nem usam de todas as inscrições gratuitas?

Você tem argumentado na justiça do acesso, mas quando o pobre tem meios de tentar o acesso e não usa, aí diz que simplesmente não deveria ser cobrado de ninguém? O que vc não percebeu, aparentemente, é que este dado é muito importante para entender que esta busca desesperada pela universidade não é real.

Não conheço tudo  8-) Nem sou tão metido assim. Apenas repito que não vejo como discutir quais atribuições devem e quais não devem ser do Estado sem partir de uma visão de Estado que a sustente. A não ser que se adote, sem peso na consciência, a visão de Estado que, na prática, é a que temos hoje no Brasil: o Estado que se rende à pressão de grupos organizados (estudantes, grandes empresários, funcionários públicos, ONGs, sem-terra, lobistas de todo tipo), concendendo-lhes benesses em detrimento do restante da sociedade, não tão organizada. Nessa visão de Estado, deixa de haver uma necessidade de justificação moral ou prática para a intervenção estatal, e passa a valer a lei do quem pode mais, leva mais, quem não pode, além de não levar, tem que ajudar a pagar a conta  :x .

Você está advogando por pessoas que não se interessam pelo que você quer lhes proporcionar. O fato de sobrarem inscrições gratuitas mostra bem isso. Essa revolta de os pobrezinhos não poderem fazer faculdade apenas mostra que talvez você e outros se importem, mas essa não é uma preocupação da sociedade.

Além disso, você entra em contradição quando não considera quem realmente paga pelo ensino superior e quem usufrui.

E infelizmente algumas coisas devem ser consideradas, como o fato de nem todos terem aptidão pro estudo, como nem todos têm aptidão para dança, pintura ou oratória.

1 - Não faria diferença se o Estado gastasse uma mixaria com o ensino superior. Ele continuaria a ser um serviço prestado somente a alguns, mas cujos custos seriam rateados com o restante da população, que dele não usufruiria. Não há o que justifique isso.

Os mesmos alguns que pagam pelo serviço, uma vez que é a classe média quem paga os maiores impostos...

Essa noção de injustiça absoluta é bastante enviesada.

2 - O padrão de qualidade já é baixo. Repito que não dá pegar alguns cursos desta ou daquela universidade pública e atestar que este é o padrão de qualidade do ensino público brasileiro. Se você sai dos grandes centros, então... Concordo com a análise do Prof. Roberto Mangabeira Unger sobre o ensino brasileiro: ele é ruim em todos os níveis.

Mas você não me provou que o que pretende não iria diminuir ainda mais o nível baixo do ensino brasleiro (segundo vc).

3 - Você disse em outra mensagem que a quantidade de impostos que seus pais pagaram daria, segundo estimativa sua, pra que você fizesse uns três ou quatro cursos. Não seria melhor pagar só pelo único que você fez  :wink:

Pra você ver... se eu sou tão boazinha, vc também poderia ser!

Amemos mais ao próximo, Raveiga!  :wink:

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #161 Online: 25 de Julho de 2005, 23:02:18 »
Algumas públicas estão pagando muito, e muito bem..
Meu pai por exemplo é professor na Unicamp a 23 anos e esta recebendo 140 hora/aula  :o
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Poindexter

• Visitante
« Resposta #162 Online: 25 de Julho de 2005, 23:35:56 »
Citação de: Perseus
Algumas públicas estão pagando muito, e muito bem..
Meu pai por exemplo é professor na Unicamp a 23 anos e esta recebendo 140 hora/aula  :o

Com verbas públicas ou com o dinheiro dos tais "mestrados profissionais" nos quais os alunos pagam?

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #163 Online: 25 de Julho de 2005, 23:40:57 »
Pois é.. sou suspeito para falar  :roll:
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #164 Online: 26 de Julho de 2005, 10:33:50 »
Não são muitos não. Garanto que muitos mais são os paulistas que estudam na UEM ou UEL. Afinal, você esquece quantas pessoas há só na capital paulista?

UEL e UEM: universidades estaduais paranaenses, sustentadas por contribuintes paranaenses, para usufruto de, como você disse, muitos paulistas. Mudou o lugar, permaneceu a injustiça.

A maioria dos que pagam impostos são os que usufruem, a meu ver. Se os pobrezinhos não pagam tanto imposto como a classe média, não vejo qualquer problema em continuar como está.

Quem usufrui de um privilégio, normalmente, não vê problema algum com a sua manutenção. Normalmente, tenta é até justificá-lo. Trabalhando há anos no serviço público, nunca vi um funcionário público que reclamasse do privilégio da estabilidade, que só eles têm. Também nunca ouvi falar de um empresário que reclamasse dos financiamentos de pai pra filho do BNDES, aos quais os reles mortais não têm acesso.

Talvez quem nunca tenha trabalhado com assistência social pense que é apenas uma generalização...

Eu disse que ela tem seu fundo de verdade, pois o que não falta é gente querendo viver às custas do imposto arrancado dos outros. Mas cabe lembrar que você se referiu ao "nosso povo", que é bem heterogêneo (eu e você fazemos parte dele tanto quanto os sedentos por um "bolsa-esmola").

Então voltamos ao mesmo ponto da partida... por que na educação deveria ser assim, se pros outros serviços não é?

Bem, primeiramente porque, por enquanto, estamos discutindo apenas o ensino superior. Nunca disse que a forma como está constituído o ensino superior estatal no Brasil era a única coisa errada neste país. Se formos passar para outro tema, penso que teríamos que abrir outro tópico ou procurar por um em que ele já estivesse sendo discutido.

Nem todos podem receber financiamento pra casa própria, ou participar de programas assistenciais... por que a busca por uma justiça falsa, que irá apenas sucatear a educação? Há meios mais genuínos de matar a universidade.

Faltou você demonstrar porque a cobrança de mensalidades sucatearia a educação, se é ela, por exemplo, que garante 1/4 das receitas da Universidade de Harvard, nos EUA, possivelmente a mais prestigiada universidade do mundo. O que está sucateando a educação, Nina, é justamente o contrário: enquanto a educação representar apenas custos para o Estado, sem receitas próprias que a acompanhem, será sempre um bom lugar para se fazer cortes. E é o que vem acontecendo desde a última década (se bem que, segundo alguns professores, o governo Lula esteja aparentemente revertendo a situação, por ora).

Repito: não tome a USP (que tem um percentual das receitas do Estado de São Paulo só pra ela... ao menos por enquanto!) como melhor exemplo do que seja a universidade pública brasileira. Na Federal de Uberlândia, certa feita, não tive como ter aula porque choveu e a sala alagou. Boa parte dos prédios da instituição está caindo aos pedaços. E quem já teve a oportunidade de ter aulas no bloco C no verão deve saber muito bem como se sente um frango assando dentro de um forno (se bem que o frango já entra lá morto!). Quando estive na UFMG, onde minha esposa ia fazer um concurso, passei por um bloco onde havia uma parede escorada por pedaços de pau. Os problemas de manutenção em prédios da UFRJ foram tema do Jornal Nacional, algum tempo atrás. Um professor universitário de uma instituição federal de ensino superior com doutorado ganha, hoje, metade do que ganha um auditor fiscal ou um procurador da fazenda (por sinal, cargos de instituições arrecadadoras). Enfim, sucateamento já está havendo e não é de hoje. E tende a piorar, se conseguirem desvincular os gastos com educação do percentual definido na Constituição (acho que é 18%, mas não tenho certeza).

Além disso, você entra em contradição quando não considera quem realmente paga pelo ensino superior e quem usufrui.

Todos pagam pelo ensino superior, tal como ele está constituído hoje no Brasil. Uns pagam mais, outros pagam menos, mas todos pagam. E quem usufrui certamente paga, mas não paga por todo ele: rateia os custos com quem não usufrui, não usufrui e nunca vai usufruir. Por que considero isso errado? Vou repetir: a justificativa dos defensores do Estado de Bem-Estar Social para a cobrança de impostos com finalidades outras que não o custeio das funções precípuas do Estado (justiça, segurança pública, defesa externa) é a universalização de determinados direitos (educação, saúde, habitação, etc). O ensino superior é mantido no Brasil com a receita de impostos, mas não é um direito universal.

E infelizmente algumas coisas devem ser consideradas, como o fato de nem todos terem aptidão pro estudo, como nem todos têm aptidão para dança, pintura ou oratória.

Concordo. Nem todo mundo tem aptidão para o ensino superior. Nem por isso, devem ajudar quem tem tal aptidão a pagar por ele.

Não é absoluta. É relativa a uma visão de Estado (o Estado de Bem-Estar Social), que sequer é a minha favorita.

Mas você não me provou que o que pretende não iria diminuir ainda mais o nível baixo do ensino brasleiro (segundo vc).

Não há o que relacione diretamente a cobrança de mensalidades com a piora no nível do ensino. Se assim fosse, Harvard, MIT, Stanford, Yale, Chicago, Oxford, Cambridge, London não estariam entre as mais conceituadas universidades do mundo, pois todas cobram pelos seus serviços educacionais.

As causas da má qualidade do sistema de ensino superior particular brasileiro devem ser buscadas em outro lugar que não no fato das instituições particulares cobrarem mensalidades. Penso que o determinante dessa má qualidade é o material humano (i.e., os alunos) pior, já que via de regra as particulares pegam é quem não passou no vestibular das públicas. Isso é tão mais verdade quanto menos "vedete" for o curso. E não dá nem daria pras particulares transformarem merda em ouro em quatro ou cinco anos, ainda que enchessem seu quadro docente de doutores.

Eu sou muito mau  8-)

Desde que o próximo se mantenha afastado do meu bolso...

Poindexter

• Visitante
« Resposta #165 Online: 26 de Julho de 2005, 12:05:48 »

Quem usufrui de um privilégio, normalmente, não vê problema algum com a sua manutenção. Normalmente, tenta é até justificá-lo. Trabalhando há anos no serviço público, nunca vi um funcionário público que reclamasse do privilégio da estabilidade, que só eles têm. Também nunca ouvi falar de um empresário que reclamasse dos financiamentos de pai pra filho do BNDES, aos quais os reles mortais não têm acesso.

Ad Hominem.

Todos pagam pelo ensino superior, tal como ele está constituído hoje no Brasil. Uns pagam mais, outros pagam menos, mas todos pagam. E quem usufrui certamente paga, mas não paga por todo ele: rateia os custos com quem não usufrui, não usufrui e nunca vai usufruir. Por que considero isso errado?

Troque "Brasil" por "E.U.A." que a tua frase continua válida.

Vou repetir: a justificativa dos defensores do Estado de Bem-Estar Social para a cobrança de impostos com finalidades outras que não o custeio das funções precípuas do Estado (justiça, segurança pública, defesa externa) é a universalização de determinados direitos (educação, saúde, habitação, etc). O ensino superior é mantido no Brasil com a receita de impostos, mas não é um direito universal.

É, sim. Sobram vagas nas Universidades Públicas Brasiuleoiras que ninguém quer!

Concordo. Nem todo mundo tem aptidão para o ensino superior. Nem por isso, devem ajudar quem tem tal aptidão a pagar por ele.

No Exterior, os que têm esta aptidão são ajudados... :roll:

Não é absoluta. É relativa a uma visão de Estado (o Estado de Bem-Estar Social), que sequer é a minha favorita.

Então, por quê considerar ela?

Não há o que relacione diretamente a cobrança de mensalidades com a piora no nível do ensino. Se assim fosse, Harvard, MIT, Stanford, Yale, Chicago, Oxford, Cambridge, London não estariam entre as mais conceituadas universidades do mundo, pois todas cobram pelos seus serviços educacionais.

Se apenas 25% vem das mensalidades, os estudantes não estão arcando com todos os seus custos, não é mesmo? :roll: Você disse que pagar uns 10% era muito pouco... 25% já te parece bom? E os que estão tendo que, indiretamente, financiar 3/4 dos estudos desses PRIVILEGIADOS, hein? Agora é justo? O "pobre coitado" brasileiro é um injustiçado mas o americano não?

E não dá nem daria pras particulares transformarem merda em ouro em quatro ou cinco anos, ainda que enchessem seu quadro docente de doutores.

Se não fosse praticamente proibido reprovar... :roll:

Você financia Harvard, sabia? O Brasil faz remessas aos E.U.A., que investem em Harvard! O preço daquele produto importado que você comprou pode embutir custos da empresa com Harvard! :roll:

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #166 Online: 26 de Julho de 2005, 13:24:11 »
Citação de: Poindexter

Ad Hominem.

Acaba sendo. Que posso eu fazer, se é assim que vejo as coisas acontecendo (e não é de hoje)?

Todos pagam pelo ensino superior, tal como ele está constituído hoje no Brasil. Uns pagam mais, outros pagam menos, mas todos pagam. E quem usufrui certamente paga, mas não paga por todo ele: rateia os custos com quem não usufrui, não usufrui e nunca vai usufruir. Por que considero isso errado?

Troque "Brasil" por "E.U.A." que a tua frase continua válida.

Até onde sei, não existe ensino superior gratuito nos EUA. Não há "fees" nas universidades estaduais lá?

Vou repetir: a justificativa dos defensores do Estado de Bem-Estar Social para a cobrança de impostos com finalidades outras que não o custeio das funções precípuas do Estado (justiça, segurança pública, defesa externa) é a universalização de determinados direitos (educação, saúde, habitação, etc). O ensino superior é mantido no Brasil com a receita de impostos, mas não é um direito universal.

É, sim. Sobram vagas nas Universidades Públicas Brasiuleoiras que ninguém quer!

E daí  :?:  :?:  :?: Pra assumir essas vagas basta chegar lá com o diploma do ensino médio e fazer a matrícula?

No Exterior, os que têm esta aptidão são ajudados... :roll:

No Brasil poderiam sê-lo também, se comprovadamente não apresentarem condições de pagar. Pra isso deve existir um programa de crédito educativo mais amplo. Lá vou eu me repetindo de novo...

Então, por quê considerar ela?

E qual é a sua? Como é que você quer discutir o que deve ser e o que não deve ser atribuição do Estado sem uma visão de Estado que a sustente?

Se apenas 25% vem das mensalidades, os estudantes não estão arcando com todos os seus custos, não é mesmo? :roll:

Não sei, já que não foi dito o quanto é gasto em pesquisa e o quanto é gasto em ensino em Harvard. Você sabe?

Você disse que pagar uns 10% era muito pouco... 25% já te parece bom? E os que estão tendo que, indiretamente, financiar 3/4 dos estudos desses PRIVILEGIADOS, hein? Agora é justo? O "pobre coitado" brasileiro é um injustiçado mas o americano não?

Sem contar que não há informação na "pizza" sobre a destinação, apenas sobre a origem das receitas de Harvard, e sem saber o quanto vem do governo americano (receita de impostos) e para financiar o quê, não há como discutir isso.

E não dá nem daria pras particulares transformarem merda em ouro em quatro ou cinco anos, ainda que enchessem seu quadro docente de doutores.

Se não fosse praticamente proibido reprovar... :roll:

Se não fosse praticamente proibido cobrar dos alunos no ensino fundamental e no médio dedicação aos estudos e disciplina no ambiente escolar...

Você financia Harvard, sabia? O Brasil faz remessas aos E.U.A., que investem em Harvard! O preço daquele produto importado que você comprou pode embutir custos da empresa com Harvard! :roll:

Você consegue enxergar alguma diferença entre troca voluntária (i.e., comércio) e pagamento de impostos? Se consegue, a gente prossegue na discussão. Se não consegue, se pra você não importa como quem deu aquele "gift" de não sei quantos milhões de dólares pra Harvard arrumou o dinheiro pra tal e como quem sustenta o orçamento da USP obteve suas receitas (afinal, tudo é dinheiro mesmo), então melhor não seguir adiante.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 26 de Julho de 2005, 16:58:22 »
ô Atheist, fica de olho, na UFABC vai ter curso de biologia, parece. Não sei como vai ser a seleção de professores, se interessar...  :wink:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #168 Online: 27 de Julho de 2005, 00:01:48 »

UEL e UEM: universidades estaduais paranaenses, sustentadas por contribuintes paranaenses, para usufruto de, como você disse, muitos paulistas. Mudou o lugar, permaneceu a injustiça.

Ué, você não disse que tem muita gente de fora de SP na USP? Então, do mesmo jeito há gente de SP em universidades paranaenses... E se você fosse colocar na ponta do lápis, talvez mesmo com mais paulistas estudando no Paraná o gasto pro Estado ainda poderia ser menor do que os não paulistas na USP, uma vez que ela paga bem melhor que a UEL ou UEM ou qualquer outra estadual paranaense, além dos investimentos que também são maiores em SP. Mas isso é irrelevante.

Essa visão de "isso é do Paraná, isso é de São Paulo" não se mantém em "uma visão de Estado que se sustente". Você bem sabe que o ICMS de SP mantém a folha de pagamento da USP, por exemplo. Agora, o único gerador de ICMS em SP são os paulistas? Os outros Estados brasileiros não compram açúcar e álcool de refinarias paulistas? Se você acha que isso é "uma visão de Estado que se sustente", então está faltando mais um imposto: um que cobre sobre importação e exportação entre Estados brasileiros, pois segundo você, cada Estado seria uma unidade funcional completamente diferente do que eles na realidade são.

Por isso não vejo como paulistas estudarem no Paraná ou paranaenses estudarem em SP possa ser uma injustiça, uma vez que estamos todos no mesmo país. As oportunidades de ingresso são iguais para todos. Vestibular não é proibido para alguns e nem pode ser, estamos no mesmo país. Paulistas fazem graduação na UEL e eu estudo na USP. E todos estamos felizes (menos os que não conseguiram passar no vestiba ou na prova de mestrado/doutorado).

Se você ainda estivesse sendo contrário aos extrangeiros estudando no Brasil e ganhando bolsa do CNPq eu poderia até concordar, mas dentro do mesmo país não.

Quem usufrui de um privilégio, normalmente, não vê problema algum com a sua manutenção.

Não é um privilégio, mas um direito, uma vez que paguei por ele e sou brasileira. Além disso, eu lutei para conquistar esse direito. O mérito e os reais são meus. Não é como uma  bolsa-esmola, em que luta alguma também resulta.

Normalmente, tenta é até justificá-lo. Trabalhando há anos no serviço público, nunca vi um funcionário público que reclamasse do privilégio da estabilidade, que só eles têm.

Pois eu já vi. Aqueles que não temem demissão fazem isso. Mas concordo que há mais gente crítica no Paraná do que em São Paulo e outros Estados, talvez pela própria colonização por povos mais exigentes.

Também nunca ouvi falar de um empresário que reclamasse dos financiamentos de pai pra filho do BNDES, aos quais os reles mortais não têm acesso.

Interessante seu raciocínio... pensando na direção contrária, você teria que assumir que quem reclama é porque não tem o "privilégio", mas o queria. Se é o caso, Raveiga, é só tentar outra vez. Vestibular tem todo ano!  :D

Eu disse que ela tem seu fundo de verdade, pois o que não falta é gente querendo viver às custas do imposto arrancado dos outros. Mas cabe lembrar que você se referiu ao "nosso povo", que é bem heterogêneo (eu e você fazemos parte dele tanto quanto os sedentos por um "bolsa-esmola").

Mas qual a utilidade da genereralização (independente de ser falaciosa ou não) se não é esquecer os extremos e se firmar no comportamento geral? O brasileiro de forma geral sempre quer tirar vantagem em tudo, e isso não seria diferente com o imposto. É só parar num cruzamento com semáforo e ver quantos páram na faixa de contenção quando o sinal fica amarelo....  :roll:

Esse é um exemplo bobo, mas reflete bem o comportamento geral do nosso povo.

Então voltamos ao mesmo ponto da partida... por que na educação deveria ser assim, se pros outros serviços não é?

Bem, primeiramente porque, por enquanto, estamos discutindo apenas o ensino superior.

Ah, muito fácil falar em justiça compartimentalizada.... isso parece coisa de político, Raveiga... e de político da situação!

Nunca disse que a forma como está constituído o ensino superior estatal no Brasil era a única coisa errada neste país. Se formos passar para outro tema, penso que teríamos que abrir outro tópico ou procurar por um em que ele já estivesse sendo discutido.

Então a bandeira do "Justice for all" deveria ser arriada. A argumentação deveria tomar outro rumo, então.

Além disso, a idéia de justiça é completamente condizente com a realidade de ser a classe média quem paga e quem usufrui da educação superior pública.

Faltou você demonstrar porque a cobrança de mensalidades sucatearia a educação, se é ela, por exemplo, que garante 1/4 das receitas da Universidade de Harvard, nos EUA, possivelmente a mais prestigiada universidade do mundo. O que está sucateando a educação, Nina, é justamente o contrário: enquanto a educação representar apenas custos para o Estado, sem receitas próprias que a acompanhem, será sempre um bom lugar para se fazer cortes. E é o que vem acontecendo desde a última década (se bem que, segundo alguns professores, o governo Lula esteja aparentemente revertendo a situação, por ora).

Se isso fosse verdade, as universidades particulares seriam melhores do que as públicas no Brasil.  Elas são?????  :o

Você não leu o relato do Atheist sobre a realidade numa faculdade privada de SP?

Você quer aplicar um sistema que deu certo num local com uma cultura completamente diferente da nossa e não considera tais diferenças.... você realmente acha estas diferenças tão desprezíveis?

Repito: não tome a USP (que tem um percentual das receitas do Estado de São Paulo só pra ela... ao menos por enquanto!) como melhor exemplo do que seja a universidade pública brasileira. Na Federal de Uberlândia, certa feita, não tive como ter aula porque choveu e a sala alagou. Boa parte dos prédios da instituição está caindo aos pedaços. E quem já teve a oportunidade de ter aulas no bloco C no verão deve saber muito bem como se sente um frango assando dentro de um forno (se bem que o frango já entra lá morto!). Quando estive na UFMG, onde minha esposa ia fazer um concurso, passei por um bloco onde havia uma parede escorada por pedaços de pau. Os problemas de manutenção em prédios da UFRJ foram tema do Jornal Nacional, algum tempo atrás. Um professor universitário de uma instituição federal de ensino superior com doutorado ganha, hoje, metade do que ganha um auditor fiscal ou um procurador da fazenda (por sinal, cargos de instituições arrecadadoras). Enfim, sucateamento já está havendo e não é de hoje. E tende a piorar, se conseguirem desvincular os gastos com educação do percentual definido na Constituição (acho que é 18%, mas não tenho certeza).

Sem dúvida a USP é o que todas quereriam e deveriam ser.

E quanto à falta de estrutura das federais, isso não é novidade pra ninguém. Mas mesmo não tendo o luxo de algumas particulares, elas ainda são melhores que estas. O que prova que tem alguma coisa errada com seu raciocínio.

E não se engane achando que os professores vão ganhar mais nas particulares... você deve avaliar o valor da hora-aula, pois isso traz implicações enormes para a qualidade do ensino superior. A USP e a UNINOVE pagam o mesmo salário para um professor com 40 horas semanais. Mas na UNINOVE o professor só recebe por cada hora em sala de aula (o que significa que a pesquisa é inexistente) e  tem cerca de 3000 provas pra corrigir por semestre (o que significa que não tem finais de semana ou as outras 20 horas do dia passa corrigindo provas). Você acha que um profissional levado a esse extremo rende da mesma forma que um que tem uma ou duas turmas por semestre? Você acha que este professor doutor terá condições de orientar IC, MSc e DR, e supervisionar pos-docs? Se você pensa em acabar com a educação superior de vez, então acabe com as pós-graduações, e em 20 ou 30 anos não terá mais doutores pra dar aula na graduação em área alguma.

Se isso não for matar o ensino superior então nada matará... joga ácido pra ver de que cor fica!  :lol:

Isso é tão óbvio pra quem está na área acadêmica... pena que nem todos percebem.

Todos pagam pelo ensino superior, tal como ele está constituído hoje no Brasil. Uns pagam mais, outros pagam menos, mas todos pagam. E quem usufrui certamente paga, mas não paga por todo ele: rateia os custos com quem não usufrui, não usufrui e nunca vai usufruir.

Você teria como provar isso? (Levando-se em conta que claro, há pessoas que simplesmente abrem mão do direito quando não buscam entrar numa pública ou quando não utilizam as inscrições gratuitas....) Quem garante que o imposto que o pobrezinho paga vem pra universidade e não vai pra pagar posto de saúde pra ele?

Por que considero isso errado? Vou repetir: a justificativa dos defensores do Estado de Bem-Estar Social para a cobrança de impostos com finalidades outras que não o custeio das funções precípuas do Estado (justiça, segurança pública, defesa externa) é a universalização de determinados direitos (educação, saúde, habitação, etc). O ensino superior é mantido no Brasil com a receita de impostos, mas não é um direito universal.

Impostos que também não são pagos universalmente. Quem vende importados do Paraguai sem nota ou não trabalha com cateira assinada, ou ainda não paga 27% de imposto de renda, pouco contibui para os impostos em relação ao empresário e trabalhador que recolhem os respectivos impostos.

Raveiga.... Raveiga...

Do jeito que você fala, a USP deveria ter muito mais dinheiro... pois parece que o Brasil todo (vide o número de habitantes de SP) paga imposto pra sustentar os Uspianos... e que TODO imposto recolhido no Brasil vai pra custeá-los.

Você por acaso teria números pra provar seus argumentos?

Já entendi lá em cima... é que agora deve se buscar a justiça na educação.. nos outros setores deixa pra outra hora...  :P

No Brasil temos evidências bonitas.... quantas particulares estão entre as 500+ do mundo?

As causas da má qualidade do sistema de ensino superior particular brasileiro devem ser buscadas em outro lugar que não no fato das instituições particulares cobrarem mensalidades. Penso que o determinante dessa má qualidade é o material humano (i.e., os alunos) pior, já que via de regra as particulares pegam é quem não passou no vestibular das públicas. Isso é tão mais verdade quanto menos "vedete" for o curso. E não dá nem daria pras particulares transformarem merda em ouro em quatro ou cinco anos, ainda que enchessem seu quadro docente de doutores.

Agora você tá começando a entender onde está o problema... mas ainda está buscando a solução no lugar errado. Não é acabando com a universidade pública que você vai melhorar o nível das particulares.

Você só melhorará o nível do ensino superior brasileiro se melhorar o nível do ensino público de base. E pasme!!! Ele é um direito universal!!!!   :D

Eu sou muito mau  8-)

Percebi...  :P

Quanto ódio no coração... você não vai pro céu!!! 8-)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #169 Online: 27 de Julho de 2005, 00:05:08 »
Citação de: Ricardo M
ô Atheist, fica de olho, na UFABC vai ter curso de biologia, parece. Não sei como vai ser a seleção de professores, se interessar...  :wink:

B-)

Estamos de olho!!!

:D

Poindexter

• Visitante
« Resposta #170 Online: 27 de Julho de 2005, 02:01:13 »

Acaba sendo.

Bom que você reconhece. Aliás, só por curiosidade... você cursou Ensino Superior em universidade pública? Você pagou universidade particular?

Até onde sei, não existe ensino superior gratuito nos EUA. Não há "fees" nas universidades estaduais lá?

E desde quando essas fees cobrem os custos dos aluno para as universidades americanas?

Veja como fica perfeita a tua frase trocando "Brasil" por "E.U.A."...

"Todos pagam pelo ensino superior, tal como ele está constituído hoje nos E.U.A.. Uns pagam mais, outros pagam menos, mas todos pagam. E quem usufrui certamente paga, mas não paga por todo ele: rateia os custos com quem não usufrui, não usufrui e nunca vai usufruir. Por que considero isso errado?"

Não é isto verdade? Vai dizer que os estudantes pagam 100% de seus custos em Harvard, raveiga?

E qual é a sua? Como é que você quer discutir o que deve ser e o que não deve ser atribuição do Estado sem uma visão de Estado que a sustente?

Prove que eu não tenho uma visão de Estado por trás dos meus comentários. Diga-me onde leu que eu não estou me utilizando de visão alguma de Estado. Que espantalho mais feio!

Não sei, já que não foi dito o quanto é gasto em pesquisa e o quanto é gasto em ensino em Harvard. Você sabe?

Se você não sabe, como diz então que lá nos E.U.A. é o aluno que paga os seus estudos?

Sem contar que não há informação na "pizza" sobre a destinação, apenas sobre a origem das receitas de Harvard, e sem saber o quanto vem do governo americano (receita de impostos) e para financiar o quê, não há como discutir isso.

Se você não sabe, como diz então que lá nos E.U.A. é o aluno que paga os seus estudos?

Se não fosse praticamente proibido cobrar dos alunos no ensino fundamental e no médio dedicação aos estudos e disciplina no ambiente escolar...

Por quê os justamente os melhores alunos do Ensino Médio que têm que pagar pelas mazelas do Ensino Fundamental?

Você consegue enxergar alguma diferença entre troca voluntária (i.e., comércio) e pagamento de impostos? Se consegue, a gente prossegue na discussão. Se não consegue, se pra você não importa como quem deu aquele "gift" de não sei quantos milhões de dólares pra Harvard arrumou o dinheiro pra tal e como quem sustenta o orçamento da USP obteve suas receitas (afinal, tudo é dinheiro mesmo), então melhor não seguir adiante.

Você consegue enxergar alguma diferença de saldos finais entre bancar pesquisas de Harvard e bancar os custos de uma multinacional com pesquisas em Harvard? Se não consegue, a gente prossegue na discussão. Se consegue, se pra você as empresas não transferem seus custos para o preço que cobram do consumidor, então melhor não seguir adiante.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #171 Online: 27 de Julho de 2005, 02:20:45 »

Essa visão de "isso é do Paraná, isso é de São Paulo" não se mantém em "uma visão de Estado que se sustente". Você bem sabe que o ICMS de SP mantém a folha de pagamento da USP, por exemplo. Agora, o único gerador de ICMS em SP são os paulistas? Os outros Estados brasileiros não compram açúcar e álcool de refinarias paulistas? Se você acha que isso é "uma visão de Estado que se sustente", então está faltando mais um imposto: um que cobre sobre importação e exportação entre Estados brasileiros, pois segundo você, cada Estado seria uma unidade funcional completamente diferente do que eles na realidade são.

Teremos agora que usar passaporte para sairmos de um estado e entrarmos em outro? :roll:

Por isso não vejo como paulistas estudarem no Paraná ou paranaenses estudarem em SP possa ser uma injustiça, uma vez que estamos todos no mesmo país. As oportunidades de ingresso são iguais para todos. Vestibular não é proibido para alguns e nem pode ser, estamos no mesmo país. Paulistas fazem graduação na UEL e eu estudo na USP. E todos estamos felizes (menos os que não conseguiram passar no vestiba ou na prova de mestrado/doutorado).

:clap:

Se você ainda estivesse sendo contrário aos extrangeiros estudando no Brasil e ganhando bolsa do CNPq eu poderia até concordar, mas dentro do mesmo país não.

Pois é... só faltava essa...

Normalmente, tenta é até justificá-lo. Trabalhando há anos no serviço público, nunca vi um funcionário público que reclamasse do privilégio da estabilidade, que só eles têm.

Não ando me lembrando bem... você cursou universidade pública? E universidade particular... cursou?

Interessante seu raciocínio... pensando na direção contrária, você teria que assumir que quem reclama é porque não tem o "privilégio", mas o queria. Se é o caso, Raveiga, é só tentar outra vez. Vestibular tem todo ano!  :D

Sem dúvida a USP é o que todas quereriam e deveriam ser.

E quanto à falta de estrutura das federais, isso não é novidade pra ninguém. Mas mesmo não tendo o luxo de algumas particulares, elas ainda são melhores que estas. O que prova que tem alguma coisa errada com seu raciocínio.

E não se engane achando que os professores vão ganhar mais nas particulares... você deve avaliar o valor da hora-aula, pois isso traz implicações enormes para a qualidade do ensino superior. A USP e a UNINOVE pagam o mesmo salário para um professor com 40 horas semanais. Mas na UNINOVE o professor só recebe por cada hora em sala de aula (o que significa que a pesquisa é inexistente) e  tem cerca de 3000 provas pra corrigir por semestre (o que significa que não tem finais de semana ou as outras 20 horas do dia passa corrigindo provas). Você acha que um profissional levado a esse extremo rende da mesma forma que um que tem uma ou duas turmas por semestre? Você acha que este professor doutor terá condições de orientar IC, MSc e DR, e supervisionar pos-docs? Se você pensa em acabar com a educação superior de vez, então acabe com as pós-graduações, e em 20 ou 30 anos não terá mais doutores pra dar aula na graduação em área alguma.

Se isso não for matar o ensino superior então nada matará... joga ácido pra ver de que cor fica!  :lol:

Isso é tão óbvio pra quem está na área acadêmica... pena que nem todos percebem.

Putz... falou tudo!

E pasme!!! Ele é um direito universal!!!!   :D

Ah, Nina, mas ele é universal! :lol:

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #172 Online: 27 de Julho de 2005, 09:35:02 »
Bom que você reconhece.

Autocrítica é uma grande virtude. Pena que é de tão poucos  :wink: Mas, da mesma forma como reconheci que a generalização precipitada da Nina tinha seu fundo de verdade, você deveria reconhecer que meu ad hominem também tem.

Aliás, só por curiosidade... você cursou Ensino Superior em universidade pública? Você pagou universidade particular?

As duas coisas.

E desde quando essas fees cobrem os custos dos aluno para as universidades americanas?

Não sei se cobrem, mas acredito que sim, pelo montante (25% das receitas, no caso de Harvard) envolvido. É preciso lembrar que há os gastos com pesquisa também, que não sabemos de quanto são, só sabemos que são altos. E também investimentos, capacitação de pessoal, eventos mantidos por Harvard, diárias de eventos de professores em eventos nacionais e internacionais, etc. Que tal se não ficássemos fazendo suposições? Se tem os dados, mostre-os.

Veja como fica perfeita a tua frase trocando "Brasil" por "E.U.A."...

"Todos pagam pelo ensino superior, tal como ele está constituído hoje nos E.U.A.. Uns pagam mais, outros pagam menos, mas todos pagam. E quem usufrui certamente paga, mas não paga por todo ele: rateia os custos com quem não usufrui, não usufrui e nunca vai usufruir. Por que considero isso errado?"

Não é isto verdade? Vai dizer que os estudantes pagam 100% de seus custos em Harvard, raveiga?

Repito, não sei. Acho que 25% das receitas empregadas no custeio da infra-estrutura de ensino (laboratórios de ensino, biblioteca, manutenção predial, etc) e no pagamento do salário de funcionários tá de bom tamanho. De qualquer forma, não vi na "pizza" quanto o governo americano repassa de receita de impostos para Harvard vinculada ao custeio dos serviços educacionais que a instituição presta. Quanto é mesmo? Imagino que o governo americano deva financiar muitas pesquisas em Harvard e, de fato, deve conceder muitas bolsas de estudos, principalmente de pós. Mas com certeza não banca os serviços educacionais de todo mundo que é aceito em Harvard ou em qualquer outra universidade do país com dinheiro do contribuinte americano.

Prove que eu não tenho uma visão de Estado por trás dos meus comentários. Diga-me onde leu que eu não estou me utilizando de visão alguma de Estado. Que espantalho mais feio!

Não embaça, responda a pergunta. O que você entende que seja uma ação justificada do Estado? Assim, algo bem genérico mesmo.

Não estou lembrado de ter dito isso exatamente com essas palavras. O que eu me lembro de ter dito é que, nos EUA, os alunos pagam "fees", não estudam de graça. O objetivo de ter dito isso, se bem me lembro, é contrapôr a idéia da Nina de que cobrança de mensalidades nas universidades estatais resultaria no sucateamento delas, visto que as melhores universidades do mundo são pagas.

Não sei como Harvard, ou qualquer outra dessas grandes universidades americanas, determina as "fees" que seus alunos devem pagar, mas fica claro que não podem prescindir dessa receita que, acredito, deve sim cobrir os custos com ensino ao menos da maioria dos alunos (tem aqueles esquemas de bolsas para alunos afro-descendentes, hispânicos, de pós-graduação, e por aí vai). Evidentemente, pesquisa é um troço bem mais caro, e lá, como aqui, não dá pra cobrir gastos com pesquisa com as receitas provenientes dos alunos. Como já expliquei, o fato da única fonte de receita das particulares brasileiras ser as mensalidades dos alunos é o que impede que elas invistam em pesquisa.

Por quê os justamente os melhores alunos do Ensino Médio que têm que pagar pelas mazelas do Ensino Fundamental?

Não têm que pagar pelas mazelas do Ensino Fundamental. Têm que pagar pela educação superior que recebem.

Você consegue enxergar alguma diferença de saldos finais entre bancar pesquisas de Harvard e bancar os custos de uma multinacional com pesquisas em Harvard? Se não consegue, a gente prossegue na discussão. Se consegue, se pra você as empresas não transferem seus custos para o preço que cobram do consumidor, então melhor não seguir adiante.

Não foge da raia, Poindexter. A multinacional não toma seu dinheiro, ela te vende um produto ou serviço qualquer, que você compra se quer (ou  se pode). Se você aceitou pagar o preço da multinacional, não tem nada que ver com o que ela faz depois com o dinheiro: se ela o dá pra Harvard ou se ela o queima em fogueiras de São João, o problema dela, o dinheiro não é mais seu, é dela. Dinheiro público, meu amigo, tomado dos cidadãos por meio de impostos, é bem diferente: como o Estado vai gastá-lo é sim da nossa conta, o Estado não pode (ou, ao menos, não deveria, porque infelizmente é o que ocorre) gastá-lo como bem entender.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #173 Online: 27 de Julho de 2005, 11:05:16 »
Ué, você não disse que tem muita gente de fora de SP na USP? Então, do mesmo jeito há gente de SP em universidades paranaenses... E se você fosse colocar na ponta do lápis, talvez mesmo com mais paulistas estudando no Paraná o gasto pro Estado ainda poderia ser menor do que os não paulistas na USP, uma vez que ela paga bem melhor que a UEL ou UEM ou qualquer outra estadual paranaense, além dos investimentos que também são maiores em SP. Mas isso é irrelevante.

Concordo. O que é relevante é que o estado de São Paulo, ou o Paraná, ou qualquer outro, deveria aplicar suas receitas próprias (de impostos como o ICMS ou que sejam os repasses da União) em benefício das pessoas que lá vivem. Isso é federalismo, oras.

Essa visão de "isso é do Paraná, isso é de São Paulo" não se mantém em "uma visão de Estado que se sustente". Você bem sabe que o ICMS de SP mantém a folha de pagamento da USP, por exemplo. Agora, o único gerador de ICMS em SP são os paulistas?

Pra te ser sincero, não sei nem a quantas anda a questão do ICMS  :?

Agora, repetindo (a repetição exaustiva acaba levando ao entendimento): a receita de impostos é do estado de São Paulo. Deveria, portanto, ser aplicada em benefício apenas dos paulistas. Idem para a receita de impostos do Paraná, para a de Minas, para a do Rio de Janeiro, e por aí vai. Que a receita de impostos da União seja aplicada em benefício de todos os brasileiros (como se isso fosse possível), vá lá. Mas com a receita própria dos estados, dentro de um modelo genuinamente federalista (que é aquele que nossa Constituição estabelece como sendo o nosso), não é assim.

Por isso não vejo como paulistas estudarem no Paraná ou paranaenses estudarem em SP possa ser uma injustiça, uma vez que estamos todos no mesmo país.

Uma vez mais: também não vejo injustiça nenhuma nisso. Só vejo injustiça em que estudem de graça  :wink:

Sei lá. Muitos brasileiros ganham bolsa pra estudar lá fora (do DAAD, por exemplo).

Não é um privilégio, mas um direito, uma vez que paguei por ele e sou brasileira.

O que é direito exclusivo de alguns, e não de todos, é privilégio (é esta a própria definição da palavra). Até aí, nenhum problema. O problema começa quando quem sustenta o privilégio é o Estado, com o dinheiro... de todos. Um Estado que se propõe a universalizar direitos já é algo questionável em muitos aspectos. Um Estado que sustenta privilégios, por outro lado, é simplesmente inaceitável. Ao menos pra mim, claro.

Eu já tive o privilégio (e "privilégio" é sem aspas mesmo  :P). Sei lá, gosto de ser a exceção que confirma a regra. Como disse ao Poindexter em mensagem anterior, autocrítica é pra poucos...

Mas qual a utilidade da genereralização (independente de ser falaciosa ou não) se não é esquecer os extremos e se firmar no comportamento geral? O brasileiro de forma geral sempre quer tirar vantagem em tudo, e isso não seria diferente com o imposto. É só parar num cruzamento com semáforo e ver quantos páram na faixa de contenção quando o sinal fica amarelo....  :roll:

Sem entrar no mérito da utilidade da generalização, vejo nela o perigo de criar estereótipos negativos, que afetam indistintamente quem se adequa e quem não se adequa a ele. Os favelados no Brasil que o digam.

Ah, muito fácil falar em justiça compartimentalizada.... isso parece coisa de político, Raveiga... e de político da situação!

Nina, injustiças não se anulam, resultando justiça daí. Pelo contrário, injustiças apenas se acumulam. Por isso não vejo sentido algum em você apontar a existência de outras injustiças que não te beneficiam(aram) como argumento para justificar a injustiça que te beneficia(ou). Continuo achando irrelevante mencionar bolsa-esmola e outros assistencialismos aqui, pois se são justos ou não não muda em nada quaisquer conclusões a que cheguemos em nossa discussão sobre o ensino superior gratuito ser justo ou não (e o contrário seria verdadeiro, se estivéssemos a discutir a bolsa-esmola).

Quero dizer, a menos que você também pense como eu, que uma injustiça não justifica a outra. Se você acha que justifica, aí realmente é outro "causo".

Nunca disse que a forma como está constituído o ensino superior estatal no Brasil era a única coisa errada neste país. Se formos passar para outro tema, penso que teríamos que abrir outro tópico ou procurar por um em que ele já estivesse sendo discutido.

Então a bandeira do "Justice for all" deveria ser arriada. A argumentação deveria tomar outro rumo, então.

E quando foi mesmo que eu a hasteei? Estou apresentando argumentos que, no meu entendimento, demonstram que o ensino superior tal como está constituído é injusto. A existência de outras injustiças é irrelevante para se concluir ou não isso (e tal conclusão é minha única pretensão).

Além disso, a idéia de justiça é completamente condizente com a realidade de ser a classe média quem paga e quem usufrui da educação superior pública.

Nem toda a classe média, Nina. Aliás, nem mesmo a maioria dela. Quem são os alunos das particulares, com suas mensalidades de 800 Reais? Quem ganha salário mínimo e mora em barraco na favela é que não é.

Se isso fosse verdade, as universidades particulares seriam melhores do que as públicas no Brasil.  Elas são?????  :o

Na minha opinião, que já expressei aqui, o determinante da melhor qualidade, em média, das públicas em relação às particulares é a melhor qualidade do corpo discente das primeiras. O que não muda em nada que está (ou estava) em curso um processo de sucateamento das IES estatais, o que era denunciado, por sinal, pelos seus funcionários e professores.

Você não leu o relato do Atheist sobre a realidade numa faculdade privada de SP?

A propósito, saiu concurso na Federal de Tocantis para professor assistente. Talvez haja uma vaga específica pra área dele.

Você quer aplicar um sistema que deu certo num local com uma cultura completamente diferente da nossa e não considera tais diferenças.... você realmente acha estas diferenças tão desprezíveis?

Uai, diferenças culturais agora servirão de pretexto pra inércia? Se o modelo é injusto e economicamente inadequado, não deve-se mexer nele porque nossa cultura é diferente da de locais que apresentam um modelo mais justo e economicamente viável?

Claro que levo em conta diferenças, não apenas culturais, entre o Brasil e os EUA ou a Inglaterra. Só não vejo em que tais diferenças seriam determinantes na hora de se cobrar ou não mensalidades nas universidades estatais.

Em média, sim: as federais costumam ter alunos melhores que a maioria das particulares. Mas eu já disse isso.

Concordo com quase tudo isso, mas continuo não vendo em que justifica a gratuidade do ensino superior público  :wink:

Particulares, com receita só de mensalidades dos alunos, não têm como manter pesquisa. É sempre bom dar uma olhada na "pizza" de Harvard pra lembra disso.

O que é óbvio? Imagino que não esteja se referindo à gratuidade do ensino superior público, porque tudo o que falta aí é obviedade.

Quem garante que o imposto que o pobrezinho paga vem pra universidade e não vai pra pagar posto de saúde pra ele?

Você se refere às notas ou às moedinhas de real que ele pagou de imposto? Se sim, não, não tenho como provar, não sei se aquela nota ou moedinha específica foi parar nos cofres de alguma IES. Mas se se refere ao montante de impostos pago por todos, ele vai pra um mesmo saco, e é desse saco que todos enchem que sai o dinheiro que sustenta o ensino superior gratuito de poucos. Assim, se a favelada paulistana dona Maria paga, por mês, 30 Reais de ICMS nas compras que ela faz no supermercado, pouco mais de 30 centavos vão pra USP. Evidentemente, outros tantos podem ir pro posto de saúde. E é fato que ela talvez gaste mais do que paga de impostos, em valores absolutos (ainda que em termos percentuais da sua renda, provavelmente ela pague mais que os ricos). Na verdade, o filho da dona Maria pode até estar na USP, e o filho da dona Marta, de classe média alta, que paga em termos absolutos muito mais do que seria preciso pra bancar dez USPs pro filho dela, não está.

Não tem jeito. Pra onde quer que se corra, a injustiça do sistema só faz ficar cada vez mais evidente. E as cotas vêm aí!

Raveiga.... Raveiga...

Do jeito que você fala, a USP deveria ter muito mais dinheiro... pois parece que o Brasil todo (vide o número de habitantes de SP) paga imposto pra sustentar os Uspianos... e que TODO imposto recolhido no Brasil vai pra custeá-los.

Não. Apenas os contribuintes paulistas. E não vejo em que qualquer coisa que eu tenha dito dê a entender que TODO o imposto vai pra custear a USP. Cadê o Poindexter, o caçador de espantalhos?

Você por acaso teria números pra provar seus argumentos?

Onde você vê a necessidade de números? Posso procurá-los, se tiver um tempinho, mas realmenta não vejo onde eles sejam estritamente necessários.

No Brasil temos evidências bonitas.... quantas particulares estão entre as 500+ do mundo?

Isso é evidência de que cobrar mensalidade piora o nível do ensino  :shock: Cadê o Poindexter, o caçador de non sequitur?

A propósito, quantas IES públicas brasileiras estão entre as 2000+?

Agora você tá começando a entender onde está o problema... mas ainda está buscando a solução no lugar errado. Não é acabando com a universidade pública que você vai melhorar o nível das particulares.

Que bom que você reconhece que eu entendi o problema  8-) Só falta agora você entender a minha solução, aí fica tudo de bom. Nunca disse que deveríamos acabar com a universidade estatal, apenas que elas deveriam cobrar mensalidades dos seus alunos para custear o ensino. Nada contra o Estado continuar a custeando a pesquisa, que é sim de interesse público.

Você só melhorará o nível do ensino superior brasileiro se melhorar o nível do ensino público de base. E pasme!!! Ele é um direito universal!!!!   :D

Pois é. O que é direito de todos, é ruim. O que é pra poucos, (ainda) é razoavelmente bom. Ê, Brasilzão, onde só o corporativismo e o patrimonialismo prosperam!

Percebi...  :P

Yeahhhhhhhhh  :evil:

Quanto ódio no coração... você não vai pro céu!!! 8-)

Graças a Deus. Só espero que o Capeta não me queira no Inferno. Vida eterna? Tô fora!

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #174 Online: 27 de Julho de 2005, 13:06:17 »
Além do mais, só ter mais dinheiro não é motivo para investir em pesquisa, algum retorno eles devem ter com isso. Será que é só para manter o nome, markeing?

Seria eu muito ingênuo se dissesse que eles têm interesse genuíno pelo progresso científico? Se os mantenedores de Harvard, que não sei quem são, estivessem numa realidade onde preponderasse a escassez de recursos, tal interesse teria que ser relegado a um segundo plano (sobrevivência em primeiro lugar). Mas se há recursos, por que não? Não me parece que Harvard ou qualquer outra grande instituição de ensino superior nos EUA vise o lucro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!